Como fazer Tráfego Pago no Facebook e otimizar seus anúncios com 5 dicas profissionais

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Com 2,9 bilhões de usuários ativos mensais, o Facebook é atualmente a maior rede social do mundo, e utilizar essa rede para publicidade – tráfego pago – pode ser muito vantajoso.

Quer saber o que é tráfego pago no Facebook? Quer descobrir como funciona?

Então leia até o final e descubra.

O que é tráfego pago no Facebook?

De foma resumida, tráfego pago no Facebook são visitantes adquiridos por meio de publicidade paga na rede social Facebook.

Na prática, o tráfego pago é uma estratégia na qual você cria anúncios no Facebook para atrair interessados ​​para o seu determinado canal, que pode ser um site, aplicativo e outros.

O fato das redes sociais abrigarem bilhões de usuários, faz com que elas sejam um espaço valioso para se conectar com novos públicos por meio da publicidade.

Além disso, o tráfego pago no Facebook é uma alternativa ao tráfego orgânico.

Enquanto o tráfego orgânico tem a vantagem de ser gratuito – mas depende de muitos fatores que fogem do controle do usuário – o tráfego pago oferece ao anunciante inúmeras configurações para controlar a veiculação da publicidade.

Para que serve e como funciona o tráfego pago no Facebook?

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O tráfego pago serve para quem deseja mais alcance de públicos relevantes com objetividade.

Em outras palavras, você alcança pessoas sem depender de fatores externos e subjetivos de algoritmos de redes sociais e outras plataformas.

Pondo isso em perspectiva, suponha que você deseja aumentar seu público no TikTok.

Você pode criar um anúncio no Facebook, enviar esse tráfego para um destino com um Pixel do TikTok instalado e depois exibir anúncios no TikTok para essas mesmas pessoas.

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Dessa forma, você aumenta sua base de seguidores na rede vizinha sem depender do tráfego orgânico.

Embora a vantagem do tráfego orgânico é ser gratuito, esse tipo de tráfego depende da otimização de publicações.

Essa otimização é o que determina como os algoritmos vão exibir a sua publicação para os usuários.

Porém, mesmo que seja possível otimizar as publicações para ter bons resultados orgânicos, o alcance é limitado por vários fatores que fogem do conhecimento até mesmo dos mais experientes usuários.

Com o tráfego pago, você pode oferecer seu produto/serviço diretamente para pessoas que tem interesse nele por meio de configurações de públicos-alvo.

Com isso, você é capaz de direcionar publicidade para seu público e atraí-lo para onde você quer.

Muitos anunciantes usam o tráfego pago, sendo os objetivos mais comuns:

Com pode notar, há muitas maneiras de obter mais sucesso em um negócio por meio do tráfego pago no Facebook.

Quanto custa o tráfego pago no Facebook?

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O custo é você quem define!

No momento em que for criar sua campanha, você determinará o valor do orçamento e como deseja gastá-lo, podendo escolher entre duas formas de gasto: diário ou vitalício.

No entanto, a depender do tamanho, do período da campanha e do valor do seu orçamento, o Facebook poderá acusar estabelecer um orçamento mínimo para sua configuração de anúncio funcionar.

Os principais fatores que afetam o custo dos anúncios do Facebook são:

  • Tempo: o mês, o dia e até mesmo a hora podem afetar o custo do anúncio.
  • Estratégia de lance: se você escolher o menor custo, limite de lance específico ou maximizar resultados.
  • Posicionamento de anúncios: posicionamentos de maior concorrência custam mais.
  • Relevância do anúncio: pontuações baixas para o ranking de engajamento do seu anúncio, classificação de qualidade ou classificação de conversão podem elevar os custos.
  • Público-alvo: o público mais mais jovem ou de alta concorrência custa mais.

Na prática, o que encarece uma campanha de tráfego pago no Facebook é a qualidade do seu anúncio, configurações de público e otimização de conversões.

Por um simples erro, qualquer um destes fatores podem encarecer além do necessário uma campanha de tráfego.

Quais são os formatos de anúncio para tráfego pago no Facebook e Instagram?

O Facebook dispõe de vários formatos de campanhas para os anunciantes e cada formato é ideal para um determinado objetivo.

Sendo assim, é importante escolher bem qual será o formato da campanha.

Tipos de anúncios no Facebook.

Anúncios de imagem.

Esses anúncios simples são uma ótima maneira de começar com anúncios no Facebook. Você pode criar um com apenas alguns cliques turbinando uma publicação existente com uma imagem da sua página do Facebook.

Anúncios em vídeo.

Anúncios em vídeo podem ser executados no Feed de notícias e Stories, ou podem aparecer como anúncios no feed de vídeos mais longos do Facebook.

Você também pode patrocinar seus vídeos Reels para obter mais engajamento e ganhar seguidores em sua publicação.

Anúncios de enquete.

Este formato de anúncio do Facebook – apenas para dispositivos móveis – incorpora um componente interativo adicionando uma enquete de duas opções a um anúncio de imagem ou vídeo.

Você pode adicionar um link separado para cada escolha de enquete.

Anúncios de carrossel.

Um anúncio de carrossel usa até 10 imagens ou vídeos para mostrar seu produto ou serviço.

Você pode usar este formato para destacar diferentes benefícios de um produto, vários produtos diferentes ou até mesmo usar todas as fotos juntas para criar uma grande imagem panorâmica.

Cada imagem ou vídeo pode ter seu próprio link.

Anúncios de apresentação de slides.

Os anúncios de apresentação de slides oferecem uma maneira fácil de criar anúncios de vídeos curtos a partir de uma coleção de fotos, textos ou vídeo existentes.

Os anúncios de slideshow têm movimento atraente, assim como vídeos, mas usam cinco vezes menos dados. Então, eles carregam bem até mesmo para pessoas em conexões lentas de internet.

Eles são uma maneira fácil e eficaz de chamar a atenção.

Anúncios de coleção.

Esses anúncios pagos do Facebook, que são oferecidos apenas para dispositivos móveis, permitem que você mostre cinco imagens ou vídeos que os clientes podem clicar para comprar um produto ou serviço.

Este formato de anúncio combina com experiências instantâneas e permite que as pessoas comprem seus produtos sem precisar sair do Facebook.

Isso facilita as compras on-line quando as pessoas estão ocupadas.

Anúncios de Experiência Instantânea.

Os anúncios da Experiência Instantânea são um formato de anúncio em tela cheia que carrega 15 vezes mais rápido do que um site móvel fora do Facebook.

Como criar campanha de tráfego pago no Facebook

Partiremos do pressuposto de que você já criou e configurou uma conta de Gerenciador de Negócios do Facebook e uma conta de anúncios – se não, clique no link e siga o tutorial.

A partir disso, você deve acessar sua conta no Gerenciador de negócios e clicar em Gerenciador de Anúncios.

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No painel principal, localize e clique no botão Criar.

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Selecione o tipo de campanha Tráfego. Depois, clique na seta para baixo e insira o nome da campanha, nome do conjunto de anúncios e nome do anúncio.

Em seguida, clique em Continuar.

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Nesta primeira tela, não há nada a fazer. Sendo assim, toque em Avançar.

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A guia de configurações do conjunto de anúncios é uma das etapas principais no momento de criar sua campanha.

Inicie escolhendo para onde deseja direcionar o tráfego.

Neste exemplo, selecionamos a opção Site. Isso significa que o objetivo da campanha é enviar pessoas para uma página de um site.

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A próxima etapa é configurar como o Facebook gastará o seu orçamento.

Clique na seta e escolha entre as opções Orçamento diário e Orçamento total, depois insira o valor correspondente ao orçamento da campanha.

Neste exemplo, selecionamos a opção Orçamento total.

Isso significa que o Facebook terá autonomia para gastar o orçamento durante todo período que durar a campanha, assim podendo gastar mais em alguns dias e menos em outros, porém nunca gastará todo o orçamento antes da data fim.

Na seção Programar, escolha a data e hora de início e a data e hora de término da campanha.

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Observe que, na coluna à sua direita, é exibido um painel com a estimativa do tamanho do público e do alcance diário da campanha.

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Na seção Público, defina os parâmetros do seu público-alvo. Escolha o local, depois a idade, gênero e, por fim, selecione interesses relacionados ao seu público.

Nessa seção você ainda pode limitar o seu público incluindo a condição “e“, além de poder excluir interesses, comportamentos e outros afim de refinar o seu público.

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Na etapa a seguir, escolha os posicionamentos dos seus anúncios. Aqui, você pode selecionar em quais produtos da Meta deseja exibir os seus anúncios.

Há também a opção Posicionamentos automáticos. Ao selecionar essa opção, a Meta otimizará a veiculação do seu anúncio para ser exibido em posicionamentos que apresentam boa performasse.

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Em Otimização e veiculação, escolha o tipo de conversão para qual deseja otimizar a campanha.

Para tráfego pago no Facebook, a melhor opção é otimizar para Visualizações da página de destino.

Embora a opção Cliques no link pareça interessante, ela não é a mais adequada, pois uma pessoa pode clicar no link do anúncio e, por qualquer motivo, não ver o conteúdo da página.

Ao selecionar a otimização para Visualizações da página de destino, você garante que os algoritmos do Facebook otimizará a veiculação de anúncios para pessoas com chances de visualizar o conteúdo da sua página.

Obs: para usar a opção de otimização para Visualização da página de destino, você precisará instalar o Pixel do Facebook na página de destino. Assim, o Pixel enviará eventos de conversão (visualização de página) toda vez que alguém visitar sua página por meio da sua campanha.

Por fim, clique em Avançar.

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Na tela de configurações de anúncios, escolha suas mídias como Página do Facebook e Conta do Instagram.

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Siga o fluxo de configurações e crie o anúncio. Depois, clique em Publicar.

Sua campanha será enviada para análise e, caso seja aprovada, começará a veicular.

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Para onde enviar tráfego pago do Facebook?

Se você está interessado em tráfego pago, então deve saber que precisa ter um destino para ele, podendo ser uma rede social, uma landing page, um site ou uma página.

Como já dissemos, um dos principais fatores que impactam no preço do tráfego pago é o acompanhamento das conversões.

Quando você configura uma tag de acompanhamento de conversão, você dá ao Facebook informações do desempenho do seu anúncio, como resultado, o Facebook aprimora sua veiculação.

Neste ponto, alguns destinos para o seu tráfego pago podem não fornecer a oportunidade de acompanhamento de conversões.

São por exemplo: redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e outros parecidos.

Sem o devido acompanhamento das conversões, você fica no “escuro”, principalmente se sua campanha estiver configurada para otimização com base nas visualizações da página.

Mas há uma ferramenta excelente para você resolver este problema e direcionar seu tráfego, são as páginas de biolink.

Você pode criar sua página de biolink com a nossa ferramenta Aveli Biolink e configurar o seu Pixel de forma fácil.

Criando uma página de biolink, você pode adicionar produtos diretamente na página e ter acesso as informações de conversão.

Agora, se você comercializa produtos ou serviços, o tráfego pago pode ser o impulso que você precisava para lançar o seu e-commerce ou site.

Então, soluções como a Shopify e Nuvemshop ressoam como excelentes alternativas para você mesmo criar sua loja virtual de forma simples, a baixo custo e totalmente profissional.

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Como conseguir tráfego pago barato no Facebook?

Como dissemos, existem muitos fatores que afetam o valor da sua campanha de anúncio no Facebook. No entanto, existem alguns métodos que podem ajudar você a ter custos menores.

Basicamente, há cinco fatores que vão determinar o custo da sua campanha, são eles: criativo, copywriting, segmentação de público, valor e tipo de lance, e otimização de conversão.

Vejamos com mais detalhes cada um destes elementos.

1 – Criativos.

O seu criativo é o primeiro ponto de contato com o público. Por isso, ele deve ser o mais atrativo possível. Seu papel é fisgar a atenção da audiência.

Isso porque, nos primeiros dias da veiculação do seu anúncio, ele estará em fase de aprendizado, testando diversos fatores para encontrar o melhor desempenho.

Quanto maior for a dificuldade em obter conversões, mais ele concorrerá em leilões mais caros (com públicos mais qualificados), até o limite do seu lance, ou o quanto for necessário – se optou por maximizar as conversões.

Se o seu criativo for atraente, ele conseguirá atrair cliques com facilidade, fazendo com que o algoritmo o exiba cada vez mais em leilões mais baratos.

2 – Copywriting.

O criativo, por si só, não faz todo o trabalho. Ele captura a atenção, mas o que convence é a copy do seu anúncio. Boas copys aliadas a criativos atraentes aumentam as conversões nos anúncios.

3 – Segmentação de público.

Alguns públicos do Facebook são mais caros porque são mais concorridos. Tenha em mente que você estará concorrendo por conversões com grandes empresas do seu setor.

Por isso, é importante que você configure uma segmentação de público correta. Por exemplo, se você vai anunciar um curso de maquiagem, não é uma boa ideia incluir homens no seu público.

A segmentação do seu anúncio terá mais sucesso para o público feminino. Além disso, normalmente, as interessadas são mulheres mais jovens.

Se você anunciar para públicos errados, sua campanha fica mais cara, pois as conversões se tornam mais difíceis.

4 – Valor e tipo de lance.

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Você pode ser tentando a pensar que uma maneira de tornar sua campanha barata seja limitar o valor do seu lance, mas, na prática, isso pode dar muito errado.

Para limitar o valor do seu lance, você precisa saber aproximadamente qual é o valor do custo por conversão do seu público – o que você só aprende com a experiência de outros anúncios.

Se você usar um valor inferior, seu anúncio não é exibido. Simples assim.

Então, se você não sabe qual é o custo por conversão para usar como base para o seu lance, opte por usar o custo por ação desejado.

Essa estratégia permite que o Facebook busque por conversões considerando o custo que você deseja para sua campanha.

5 – Otimização das conversões.

A depender do tipo de conversão que você deseja, sua campanha pode encarecer. A conversão mais barata por exemplo é o clique, mas ele não reflete um resultado sólido.

Se você está investindo em tráfego pago no Facebook, então você quer visitas no seu site, aplicativo ou canal. Intuitivamente você pode pensar que o ideal seja otimizar para cliques, certo? Errado!

O ideal é otimizar para Visualização de página, pois, embora seu anúncio receba um clique, isso não significa que a página do seu site/aplicativo/canal foi visualizada.

Se você está em busca de uma compra, você otimiza para vendas, se quer cadastros, você otimiza para leads. Para isso, o Pixel do Facebook será seu aliado.

Crie e insira códigos de rastreio de conversão na sua página de destino para rastrear as conversões do seu anúncio, pois, dessa forma, você evita gastar dinheiro com sua campanha obtendo resultados inúteis.

Dicas extras

Para obter sucesso com o tráfego pago no Facebook, é importante você direcionar seu anúncio para as pessoas certas. Então uma boa estratégia é inserir o Pixel do Facebook no canal que deseja direcionar o clique dessas pessoas.

Com o Pixel do Facebook você poderá exibir o anúncio para pessoas que já demonstraram algum interesse no seu produto.

Além disso, você pode criar um público semelhante a partir do público criado com o Pixel. O público semelhante possibilitará você exibir seus anúncios futuros aos usuários do Facebook que têm semelhança com sua audiência.

Se você não tem um site, uma boa opção é criar e usar uma página de Link Bio. Nela você pode inserir o Pixel do Facebook com facilidade, além de formulários como os do MailChimp e outros recursos.

Conclusão

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Como vimos, o tráfego pago no Facebook é uma ótima maneira de obter visitantes para um canal específico. Essa estratégia permite que você economize tempo e vá direto ao ponto para oferecer seu produto.

Usar o Facebook para direcionar tráfego é uma estratégia muito usada pelos marqueteiros, pois o Facebook é a maior mídia social do mundo e um lugar propício para encontrar novos clientes.

Há vários formatos de campanha que você pode utilizar para criar veicular seus anúncios e obter tráfego para o seu canal.

E aí, gostou das dicas? Conte nos comentários.

Perguntas frequentes

O que é trafego pago no Facebook?

Tráfego pago no Facebook são visitantes adquiridos por meio de publicidade paga veiculada na rede social Facebook.

Quais são os tipos de anúncio do Facebook?

Há cerca de 7 modalidades de anúncio que você veicular no Facebook, elas são: 1. Anúncios de imagem. 2. Anúncios em vídeo. 3. Anúncios de enquete. 4. Anúncios de carrossel. 5. Anúncios de apresentação de slides. 6. Anúncios de coleção. 7. Anúncios de Experiência Instantânea.

Com conseguir tráfego pago barato no Facebook?

Há cinco fatores que vão determinar o custo da sua campanha, são eles: criativo, copywriting, segmentação de público, valor e tipo de lance, e otimização de conversão. Otimizando cada um deles, você obtém custos menores para sua campanha.

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