Aprenda como definir públicos para anúncios com o Facebook Ads

Saiba como não errar na escolha do público ideal para os seus anúncios no facebook

definir públicos para anúncios no Facebook ads

Todos sabemos que os anúncios no Facebook e em seus produtos são muito úteis para os negócios que atuam na plataforma. Nesse sentido, saber definir o público para anúncios no Facebook, é crucial para o sucesso das ações de marketing.

Nesse artigo, você vai aprender como construir um público para os seus anúncios do Facebook, e ainda, quais as ferramentas que pode utilizar para isso. Confira.

Definição correta de público em anúncios do Facebook Ads

Que os anúncios do Facebook são uma ótima forma de alcançar novos públicos e realizar vendas, isso não há dúvidas. No entanto, para obter sucesso com as ações de marketing na plataforma, os anúncios, antes de tudo, dependem de um bom direcionamento. Ou seja, é necessário que eles sejam veiculados para, de fato, um público em potencial.

Embora pareça óbvio, segmentar um público no Facebook Ads demanda alguns passos técnicos que podem fazer toda a diferença na hora de direcionar os anúncios.

Tipos de construtores de públicos no Facebook Ads

  • Públicos personalizados.
  • Públicos Semelhantes.
  • Público salvo.
  • Público de anúncio especial.

Públicos personalizados:

Usando o criador de públicos personalizados, é possível criar públicos para se conectar com pessoas que mostraram interesse em sua empresa ou produto. Dessa forma, você pode criar públicos a partir do cadastro dos seus clientes, visitas a sites ou aplicativos.

Públicos Semelhantes:

Com o criador de Públicos Semelhantes, é possível atingir pessoas que sejam similares aos públicos que já são do seu interesse. Você pode criar um público semelhante baseado nas pessoas que curtiram a sua Página, foram capturadas pelo Pixel do Facebook ou qualquer um de seus Públicos Personalizados existentes.

Público salvo:

Nessa opção, você cria públicos com base em interesses e comportamentos. Após isso, o público fica salvo para reutilização em anúncios.

Público de anúncio especial

Aqui, você pode definir um público com base em categorias que envolvam temas especiais. Para usar esse público, é necessário que o anúncio esteja qualificado na categoria de anúncios especiais.

Como definir um público para anúncios no Facebook Ads

A primeira etapa para definir um público é encontrar uma referência de dados ou informações dele. Essas informações ajudarão na construção do perfil do seu público-alvo.

Mesmo que você queira criar um público novo para seus anúncios, será necessário ter as informações para definição do perfil do público.

Sendo assim, use a sua base de dados de clientes para isso. Se você usa ferramentas como o Pixel do Facebook, isso será perfeito. Caso não, essas informações podem ser extraídas de um cadastro de clientes.

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Existe também a opção de criar públicos contendo todos os usuários que interagiram com seu conteúdo no Instagram ou página do Facebook. Essa é uma boa base de dados, pois com ela é possível encontrar novos públicos criando um público semelhante ou simplesmente para remarketing.

Criando um público de anúncios no Facebook ads

Após isso, acesse a página inicial do gerenciador de negócios do Facebook.

Na coluna à esquerda, vá em “Públicos”.

publicos personalizados

Após isso, você verá as opções de públicos que poderá criar.

público anúncios facebook
Tela de públicos para anúncios no Facebook

Em seguida, de posse dos dados, você poderá escolher uma ou mais opções de público. Caso você deseje direcionar anúncios para um público específico, o ideal é usar a opção dos públicos personalizados. Nele, você poderá usar o público capturado pelo Pixel do Facebook ou por meio das interações com a sua fanpage ou perfil do Instagram.

Você pode escolher um público para anúncios selecionando uma das opções de origem de público. Por exemplo, se você possui um cadastro de clientes, pode usar os dados deles para criar uma lista. Essa lista é convertida em dados de público pelo Facebook que encontrará seus clientes.

Há também a possibilidade de criar e escolher seu público de anúncios a partir dos dados de interações capturados pelo Facebook, como: vídeos, eventos, fanpage, perfil do Instagram e outros.

publicos personalizados facebook
Painel de criação de público personalizado do Facebook.

Caso queira alcançar novos públicos, use a opção públicos semelhantes. Dessa forma, o Facebook criará automaticamente um público que possui interesses e comportamentos semelhantes aos da base de dados.

Contudo, o Facebook cria um público muito grande. Então, se o seu objetivo se restringir a determinada região, essa opção pode não ser interessante para você.

publico anúncio facebook
Painel de criação de públicos semelhantes do Facebook.

Assim também, há a opção de públicos especiais. Nessa opção, o público deve apresentar relação com temas que envolvam política, eleições, crédito, oferta de emprego ou de moradia.

Público anúncio especial facebook
Guia de criação de público para anúncios especiais do Facebook.

Por fim, caso deseje criar um público com restrições de região, sem precisar usar uma base de dados, você pode usar os públicos salvos. Com eles, você pode escolher seu público para anúncios do facebook definindo características que sejam inerentes a eles.

Público anúncio facebook
Painel de criação de público salvo do Facebook.

Conclusão

Nesse artigo, você aprendeu como definir um público-alvo para anúncios no Facebook. Você viu que o Facebook disponibiliza diversas opções de criação de públicos, sendo elas os públicos personalizados, semelhantes, salvos ou especiais.

Usando o Facebook Ads, você pode criar e escolher públicos de anúncios para suas ações de marketing no próprio Facebook ou Instagram. Por isso, escolher a forma de criação de público correta é o passo principal para o sucesso de um anúncio. Finalmente, analise qual melhor se adapta a sua estratégia e objetivo e defina o público para os seus anúncios.

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