Como automatizar WhatsApp para atendimento ao cliente e 8 dicas de ferramentas

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Você não tem ideia do quão vantajoso é para o seu negócio automatizar WhatsApp.

Um dos benefícios que precisamos colocar sobre a mesa refere-se ao ganho de tempo, afinal, se você automatiza o atendimento, não precisa investir muito tempo para responder às dúvidas comuns que os clientes possuem, por exemplo.

Apesar dessa vantagem, é crucial que essa automação seja implementada de forma correta, caso contrário, fará os clientes terem uma péssima experiência de atendimento — e você já deve imaginar a avalanche de prejuízos que esse tipo de insatisfação causa.

Por isso, elaboramos um conteúdo completo sobre o assunto: você saberá exatamente o que fazer, quando fazer e, claro, de que forma automatizar WhatsApp.

Vamos lá?

O que é automatizar WhatsApp?

De forma simplificada, ao automatizar WhatsApp, você cria meios de certas tarefas serem feitas de forma automática. Isso quer dizer que, na maior parte do atendimento ao cliente no WhatsApp, não haverá necessidade de intervenção humana.

Na prática, a automação do Whatsapp se apresenta das seguintes formas: possibilidade de criar fluxos de respostas automáticas para cada tipo de mensagem que os clientes mandam, enviar mensagens em massa e executar automaticamente tarefas específicas.

Esse é o primeiro ponto. O segundo diz respeito às formas com as quais você conseguirá fazer esse processo de automação.

Para isso, existem ferramentas desenvolvidas para interagir com todas as funções do WhatsApp e, desse modo, criar um atendimento automatizado para o cliente.

Explicaremos melhor sobre algumas alternativas de ferramentas ainda neste conteúdo.

Vantagens e desvantagens de automatizar WhatsApp

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Automatizar o WhatsApp da sua empresa trará uma série de pontos positivos para ela, sobretudo no que diz respeito a melhoria da experiência dos clientes no atendimento.

Entretanto, o processo de automação tem certas desvantagens que, se ignoradas, podem ser bastante prejudiciais.

Detalhamos cada um desses dois extremos a seguir. Confira.

Vantagens

O ganho de produtividade é o primeiro fator promissor de automatizar WhatsApp, afinal de contas, torna-se possível enviar mensagens em massa e com agilidade para os clientes.

Ou seja, nem você nem a sua equipe terão de investir tempo para responder a maior parte dos questionamentos dos clientes, por exemplo. Isso será feito de forma automatizada.

Como resultado, haverá mais tempo para dedicar na execução de tarefas mais estratégicas.

Também há o aprimoramento do atendimento ao cliente, que, por ser automatizado, será capaz de ajudar os clientes a qualquer momento, inclusive fora do horário comercial.

Junto a isso, os clientes também recebem respostas com rapidez, diminuindo o tempo de espera deles e os deixando mais satisfeitos.

Outros lados vantajosos de automatizar WhatsApp são:

  • Alcançar grande quantidade de clientes de uma só vez nos momentos que quiser informá-los sobre as novidades da empresa ou de alguma oferta especial. Isso, consequentemente, aumenta as taxas de conversão em vendas;
  • Segmentar os contatos dos clientes e lhes enviar mensagens personalizadas (quando falamos “personalizadas”, nos referimos a mensagens baseadas no histórico de compras do cliente, por exemplo, assim como nas suas preferências e comportamento).

Desvantagens

Aqui está o outro lado da moeda: a parte negativa de automatizar WhatsApp sobre a qual você precisa estar ciente.

Aliás, o primeiro aspecto negativo de fazer a automação do WhatsApp da sua empresa para atender os clientes é o risco da perda de humanização.

As interações automatizadas, apesar de economizarem tempo, podem sim soar impessoais, frias demais. Isso vai contra o que os clientes desejam: uma comunicação mais humana, empática e personalizada.

Junto a isso, também tem-se a complexidade de determinadas interações, que, justamente por serem mais complexas, exigem maior compreensão e empatia, dois componentes que a automação tem dificuldade de proporcionar.

Outras desvantagens são os problemas técnicos da automação, que vão gerar interrupções desagradáveis no meio de uma interação, e a má implementação da automação do WhatsApp, que, ao invés de deixar os clientes satisfeitos no atendimento, faz o oposto.

8 melhores ferramentas para automatizar WhatsApp

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Agora que conhece sobre como ocorre a automação do WhatsApp, bem como os pontos positivos e negativos dela, hora de ficar por dentro das melhores ferramentas que ajudam nesse processo. Veja:

1 – HubSpot

A HubSpot é uma poderosa solução de CRM completa, sendo uma das plataformas de automação de marketing mais confiáveis do mercado.

Se tem um ponto alto que a sua empresa consegue alcançar ao automatizar WhatsApp com a integração da HubSpot é o aprimoramento do atendimento aos clientes, fidelizando-os.

Isso fica claro quando nos voltamos para todas as funcionalidades que essa alternativa dá, como enviar mensagens para os clientes de acordo com as compras que eles já fizeram e elaborar sequências de textos automáticos para quando eles abandonarem o carrinho.

hubspot

2 – Socialmaker

Você está diante de uma solução robusta quando o assunto é automatizar WhatsApp.

Com o Socialmaker, a sua empresa consegue segmentar o envio de mensagens por grupos, além de personalizá-las com base nas necessidades de cada cliente.

Outras características dessa ferramenta que potencializam a eficiência operacional do atendimento ao cliente são a possibilidade que ela dá em direcionar os clientes, quando necessário, para o atendimento humano da empresa.

Isso, a propósito, é uma das soluções para aquelas duas desvantagens que abordamos antes: as interações complexas e a perda de humanização.

socialmarker

3- SendPulse

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A Sendpulse oferece ferramentas para criação e gerenciamento de chatbots.

Atualmente, a plataforma oferece suporte a todos os canais de mensagem online e, o mais importante, suporta WhatsApp.

Ele é gratuito para as primeiras 1.000 sessões mensais e não cobra taxas de configuração ou adicionais para o WhatsApp Business API, uma vez que essa é uma plataforma oficial vinculada ao WhatsApp Business API.

A ferramenta oferece vários benefícios, incluindo um engajamento aprimorado, o chatbot pode alcançar clientes diretamente em suas caixas de entrada do WhatsApp, onde eles estão mais propensos a responder.

As conversões são facilitadas, ele também pode automatizar o processo de conversão de leads em clientes, fornecendo informações e suporte instantaneamente.

Além disso, você também recebe feedback dos clientes, ajudando a aprimorar produtos e serviços.

Oferece um suporte ininterrupto, para que os clientes possam obter assistência sempre que precisarem.

Isso sem contar outros recursos, o chatbot oferece widgets de inscrição, um editor de arrasta e solta para a criação de chatbots, modelos de mensagem personalizáveis, capacidade de bate-papo com assinantes, análises detalhadas e uma API flexível para integrações avançadas.

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4 – ZapFácil

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O ZapFácil é, certamente, uma das melhores plataformas para automatizar WhatsApp que você encontrará navegando na internet.

E se der uma olhada em tudo o que ela faz, fica fácil entender o porquê.

Com ela, por exemplo, dá para ter vários atendentes da empresa conectados ao mesmo número, centralizando o atendimento.

Também é possível monitorar em tempo real as conversas e, ainda, distribuir os atendimentos por departamento, o que agiliza o processo e evita retrabalhos.

Ah, e você também pode criar funis com fluxos de mensagens.

zapfacil

5 – Take Blip (Blip)

Enviar boletos, atendimento 24 horas e WhatsApp com vários atendentes: esses são só alguns dos benefícios que o Take Blip proporciona para o atendimento aos clientes do seu negócio.

Com essa ferramenta, dá para enviar o status de pedidos, além de, conforme a própria plataforma assegura, aumentar em 10 vezes a conversão em vendas e fazer até 80% dos chamados sem precisar de atendimento humano.

Ao acessar o Take Blip, você verá como é fácil criar fluxos de conversas claros e assertivos para os clientes.

Tudo isso por conta da abordagem visual que ele adota.

E você poderá, ainda, analisar dados a partir de cada conversa, o que é ótimo para construir novos fluxos personalizados de mensagens automáticas, aprimorando o atendimento.

takeblip

Outras 3 ferramentas para automatizar WhatsApp que também merecem destaque

Junto às alternativas que detalhamos até aqui, há outras que ajudarão a sua empresa no atendimento ao cliente por meio da automação do WhatsApp.

Listamos elas abaixo:

  • RD Station Marketing;
  • Zenvia;
  • Movidesk.

Dicas ao automatizar WhatsApp

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Automatizar WhatsApp requer a adoção de determinadas dicas para que esse processo seja efetivo no dia a dia da empresa, criando uma experiência de atendimento ao cliente que seja, de fato, promissora.

Sendo assim, uma dica indispensável é criar mensagens o mais personalizadas possível.

Elas devem parecer naturais, não robóticas, pois isso criará maior conexão com os clientes.

Outros conselhos são oferecer a opção de o cliente ter um atendimento humano para quando precisar resolver questões mais complicadas e sensíveis, e, nesse mesmo sentido, não automatizar todas as situações, pois algumas delas só podem ser solucionadas com eficiência por meio do atendimento humano.

E, ei, não se esqueça de adotar uma linguagem simples e clara ao montar fluxos de mensagens automáticas.

Hora de automatizar o WhatsApp do seu negócio

Você e o seu time não precisam mais se preocupar em entrar no WhatsApp e serem engolidos por uma gigantesca quantidade de mensagens dos clientes (todas elas saltando da tela, sedentas por respostas rápidas e assertivas).

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Como visto ao longo deste conteúdo, automatizar WhatsApp evita justamente problemas como esse, ao mesmo tempo que gera vantagens, como o aumento da produtividade e a melhoria do atendimento ao cliente.

Agora que sabe disso, escolha a ferramenta que mais agrada você e inicie o processo de automação do WhatsApp da sua empresa.

Será um novo mundo após fazer isso.

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