Anúncio no TikTok Ads: aprenda como criar e configurar

por Elissandro Dias

No início de 2019, o TikTok lançou uma versão teste de sua oferta de anúncios. A partir de então, grandes marcas como Grubhub, Nike, Fenty Beauty e Apple Music têm usado anúncios do TikTok Ads para promover produtos em campanhas publicitárias.

Contando com uma segmentação avançada e recursos exclusivos para fazer anúncios, o TikTok Ads é diferente de muitas das plataformas digitais concorrentes. E, quando usado de forma correta, pode trazer excelentes resultados.

Porém, nem todos os negócios estão prontos para fazerem os anúncios no TikTok Ads. Por isso, antes de investir seu tempo e esforço em publicidade no TikTok Ads, sugerimos que faça a si mesmo duas perguntas para decidir se essa plataforma de anúncios é adequada para seus negócios:

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Qual é o objetivo do seu negócio quanto a público-alvo?

Se o seu público é composto por jovens, fazer anúncios TikTok Ads pode ser um bom investimento. Isso porque 66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos, e 41% têm entre 16 e 24 anos.

Nesse aspecto, o TikTok Ads não é a plataforma adequada para quem possui um público de mais idade.

Você tem orçamento para anunciar no TikTok?

Embora grande marcas como Nike, Disney e Grubhub abraçaram velozmente a publicidade no TikTok Ads, os anúncios podem ser menos acessíveis para empresas menores.

Isso porque anunciar no TikTok Ads é algo ainda muito novo. Além disso, os custos mínimos são em média de $ 10 por CPM e podem chegar a $ 300.000 em orçamento total para campanhas maiores.

Ademais, as campanhas do TikTok exigem um investimento mínimo de $ 500, portanto, avalie bem este aspecto, pois criar campanhas no TikTok Ads pode não ser uma boa opção para o seu negócio.

Se ainda assim você decidir que os anúncios TikTok é uma boa para os seus negócios, veja como começar.

Como criar anúncio no TikTok ads

A primeira etapa para fazer anúncio no TikTok Ads é criar uma conta através de um cadastro gratuito no TikTok Ads. A página inicial está disponível apenas em alguns idiomas como inglês e espanhol.

Após realizar o cadastro, é necessário aguardar a aprovação que pode levar até 48 horas. Depois disso, o processo de criação de anúncios é relativamente direto.

Assim, escolha o país e objetivo (comercial ou pessoal).

Como fazer anúncio no TikTok ads

Preencha a ficha com seus dados pessoais e responda algumas perguntas sobre o seu negócio, como área de atuação e o que deseja promover.

Como fazer anúncio no TikTok ads

Após aprovado, você deverá efetuar login na conta e então poderá criar os anúncios no TikTok Ads.

O processo de criação de anúncio no TikTok é parecido com os de outras mídias sociais. O primeiro passo é entrar no TikTok Ads, clicar em “Campaign tab” e depois no botão “Create”.

Em seguida, você deve escolher a meta do anúncio entre as opções: Tráfego, Conversão ou Instalação de Aplicativo (Traffic, Conversion ou App Install) e dar nome a campanha.

Como fazer anúncio no tiktok ads

Na sequência, é necessário escolher o formato do orçamento, ou seja, como o orçamento será gasto, podendo ser diário ou o valor total.

Observe que o orçamento diário e o orçamento total tem um valor mínimo de $ 500.

Como fazer anúncio no tiktok ads orçamento

 

Escolha seus canais, detalhes e segmentação de anúncios do TikTok

O TikTok faz parte de uma Startup que inclui não apenas o TikTok, mas também toda a sua família de aplicativos como o Vigo Vídeo (apenas na Índia), BuzzVideo, News Republic e outros.

Portanto, na próxima etapa, no painel do TikTok Ads, você poderá selecionar as plataformas nas quais você deseja exibir seus anúncios.

Além disso, o TikTok Ads disponibiliza uma opção para veiculações automáticas, desse modo, o TikTok determinará o desempenho do seu anúncio e onde aparecerá.

Como fazer anúncio no TikTok

Em seguida, siga os passos para inserir todos os detalhes necessários para começar a exibir seu anúncio no TikTok Ads, incluindo URLs, nomes de exibição, imagens e categorias relevantes.

Além disso, é também possível selecionar até 20 palavras-chave para descrever seu site ou aplicativo, que serão usadas encontrar de forma certeira o seu público-alvo.

Na seção “Segmentação” você pode definir o público-alvo dos seus anúncios. Desse modo, escolha parâmetros para local, idade, sexo, idiomas, interesses, dispositivos e outros para levar seu anúncio para o público-alvo.

Seguimentação tiktok ads

Ah, e você também pode carregar um arquivo contendo os IDs dos usuários existentes do TikTok, e assim, exibir seus anúncios do TikTok Ads para um grupo específico de pessoas. Para isso, basta fazer o upload dos IDs como um arquivo CSV, TXT ou ZIP.

Determine um orçamento e cronograma para seus anúncios no TikTok Ads

Na seção Orçamento e programação, defina o orçamento para o grupo de anúncios. Nele, você pode selecionar entre orçamento diário (o valor que você deseja gastar todos os dias) ou um orçamento total (o valor total que você deseja gastar durante o período da programação).

É importante saber que há um valor mínimo de $ 50 para o orçamento diário e o orçamento total no nível do grupo de anúncios.

Observação: no momento da redação deste artigo, o orçamento diário mínimo no nível do grupo de anúncios era cotado em $ 50 (conforme mostrado na captura de tela abaixo).

Os arquivos de ajuda atuais dos anúncios TikTok agora incluem o orçamento diário mínimo no nível do grupo de anúncios como $ 20.

Valores no TikTok

 

Escolha uma opção de ritmo

Em seguida, defina o ritmo do seu orçamento determinando a velocidade com que seu orçamento será gasto.

A opção “Padrão” distribui seu orçamento uniformemente por toda a duração da campanha, enquanto a opção “Acelerar” gasta o orçamento o mais rápido possível durante o período programado.

Como fazer anúncio no TkTok

Selecione sua meta de otimização

Quando você define uma meta de otimização, você diz qual é a principal métrica que deseja acompanhar em sua campanha.

Nesse sentido, em anúncios no TikTok Ads, você pode otimizar seus anúncios para conversão, clique ou impressão, e seus lances serão otimizados com base na meta que você escolher.

Ao escolher, por exemplo, a conversão como sua meta, seu anúncio será veiculado para as pessoas com maior probabilidade de conversão para seu produto ou serviço.

Neste caso, para rastrear todas as ações que significam uma conversão (por exemplo, downloads de aplicativos ou envios de formulários), você deve criar eventos de conversão clicando em Biblioteca e selecionando Conversões.

Então, a partir daqui, determine se você deseja configurar o acompanhamento de conversões para instalações de aplicativos ou determinados elementos da sua página de destino por pixel.

Para criar um anúncio no TikTok ads para conversão de instalação de aplicativo, insira um nome para o seu evento de conversão, insira o link para seu aplicativo no Google Play ou na App Store e defina um parceiro de rastreamento para começar a avaliar as conversões do seu anúncio.

Conversão no TikTok

Os preços das metas de Conversão são definidas através do método de lance CPC (custo de otimização por clique), cuja função é que seus anúncios sejam exibidos para os usuários com maior probabilidade de executar as ações que você anseia.

Desse modo, com CPC, ao fazer anúncios no TikTok Ads, você determina lances para o custo de conversão individual esperado, mas paga por CPC (custo por clique).

Portanto, o TikTok Ads adéqua automaticamente os lances baseado nas suas configurações, assim aproximando o custo da sua campanha do seu preço-alvo.

Agora, se você optar em fazer anúncio no TikTok Ads usando a meta Clique, o custo será calculado e cobrado com base no CPC, com o anúncio sendo otimizado para gerar o maior número possível de cliques.

Por fim, se você escolher a meta Impressão como sua meta, seu anúncio será cobrado com base em CPM (custo por mil), o que indica o preço de mil impressões.

Otimização inteligente: ativar ou desativar?

O TikTok Ads também oferece a opção Otimização inteligente que, estando ativada, seus lances serão constantemente ajustados e otimizados para aumentar as conversões.

Caso você opte por clique ou a impressão como sua meta, recomendamos que é melhor desativar a otimização inteligente.

Usando o Kit de criação de vídeos do TikTok

No TikTok Ads é possível ajustar as dimensões do anúncio para projetar o criativo da melhor forma possível. Assim, os anúncios no TikTok Ads podem ser vídeos e imagens horizontais, verticais ou quadrados.

Algo muito interessante também é a função Kit de criação de vídeo, com modelos de vídeo e imagem personalizável usando suas imagens existentes. Além disso, ele conta também com mais de 300 opções de músicas de fundo gratuitas.

No momento, os anúncios no TikTok Ads possibilitam os seguintes modelos de anúncio: aquisições de marca, anúncios no feed e desafios de hashtag.

Aquisições de marca

Quando um usuário abrir o TikTok, um anúncio será exibido para ele instantaneamente, e se o usuário executar uma ação, será redirecionado para um link interno ou externo.

Anúncios no feed

Anúncios no feed são anúncios nativos que aparecem na parte inferior dos vídeos orgânicos do TikTok ou no feed, dependendo do tipo de produto. Esses anúncios também redirecionam para o seu site ou aplicativo.

Desafios Hashtag

Você pode fazer parceria com a equipe de marketing da TikTok para criar um desafio de hashtag patrocinado. Dessa forma, você incentiva os usuários a compartilhar conteúdo no TikTok em nome da sua marca. Os desafios geralmente duram 6 dias.

Otimize seu anúncio do TikTok

Foque em apenas uma chamada de ação para aproveitar todo potencial para o seu link de redirecionamento. Por exemplo, se você deseja downloads do seu aplicativo, distraia os espectadores redirecionando-os para a tela de download do aplicativo.

A descrição nos anúncios do TikTok Ads é limitada a 80 caracteres. Portanto, use gatilhos mentais estratégicos na chamada de ação usando o Kit de criação de vídeo.

Como todas as descrições de anúncio são exibidas na parte inferior da tela, coloque seus principais elementos criativos no meio da tela para evitar poluição visual.

Busque também explorar as várias opções de segmentação e elementos criativos antes de restringir o anúncio às combinações de elementos mais bem-sucedidas.

Dica profissional

Além do Kit de criação de vídeo, explore a ferramenta Automação otimizada de criativos. Ela aceita fazer upload de até 10 imagens ou 5 vídeos, 5 textos de anúncios e 1 CTA.

Após isso, a ferramenta combinará seus recursos de criativos em vários anúncios. Ele testará uma variedade desses anúncios em toda a sua campanha e, no final, te dará a melhor combinação possível ao seu público-alvo.

Por fim, temos a ferramenta Página de destino. Ela utiliza as imagens da URL inserida e combina essas imagens com a música para gerar automaticamente anúncios em vídeo.

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