aplicativo vizinho
aplicativo vizinho

Aplicativo vizinho: 5 razões para usar a expressão

Se você está aqui, significa que, em algum conteúdo que você encontrou no Instagram ou TikTok, alguém usou a expressão “App vizinho” ou  “Aplicativo vizinho”.

Essa expressão tem despertado a curiosidade de muitos usuários. Mas afinal, o que ela significa? Por que usam essa expressão?

A seguir, você conhecerá com todos os detalhes. E mais, descobrirá quando e como usar essa expressão em seus conteúdos.

O que significa aplicativo vizinho?

O Instagram e o TikTok estão travando uma grande disputa entre si por atenção e preferência dos usuários.

Embora o TikTok seja muito recente, vários usuários já abraçaram o aplicativo chinês desde o seu lançamento, e vem ganhando usuários com muita rapidez.

Todo esse avanço do TikTok praticamente obrigou o Instagram a reconhecer o valor do seu concorrente. Por isso, em resposta, o Instagram lançou o Reels para competir diretamente com o TikTok.

Mas o lançamento do Reels trouxe alguns novos problemas. Muitos usuários do TikTok e do Kwai passaram a reciclar seus vídeos para o Reels.

Essa prática, de certa maneira, se transformou em uma propaganda para os concorrentes do Instagram em seu próprio aplicativo.

Então o Instagram decidiu implementar medidas mais severas para conter a propagação de conteúdo dos seus concorrentes dentro do próprio Instagram.

Como os vídeos reciclados de aplicativos como TikTok e Kwai exibem suas marcas, o Instagram decidiu modificar o seus algoritmos para reduzir o alcance de vídeos que possuírem marcas d’agua de outros aplicativos.

O próprio Instagram anunciou a nova regra por meio do perfil @creators, o que imediatamente obrigou os usuários a buscarem novas formas de reciclarem seus vídeos de outros aplicativos sem suas respectivas marcas d’água.

Além disso, a simples menção nominal do aplicativo concorrente, passou a ser visto pelos usuários como uma atitude que poderia prejudicar o desempenho das publicações.

Embora somente o Instagram tenha adotado essa regra oficialmente, os usuários também estenderam essa regra para o TikTok.

Por esse motivo, criou-se a expressão “aplicativo vizinho” ou “app vizinho” a fim de referenciar o aplicativo concorrente sem fazer menção dele abertamente.

Por que dizem aplicativo vizinho no TikTok e no Instagram?

A princípio, é importante saber que não há problema em falar do TikTok no Instagram ou vice versa. A simples menção do TikTok em suas legendas ou em comentários não é proibida pelo Instagram e nem pelo TikTok.

No entanto, usar vídeos do TikTok no Instagram pode resultar em perda de engajamento, e muitos usuários tem o hábito de reciclar seus vídeos publicados do TikTok no Instagram.

Embora o Reels seja uma resposta do Instagram ao seu concorrente, é fato que o TikTok é uma plataforma que caiu no gosto das pessoas – principalmente por causa dos seus inúmeros recursos que possibilitam explorar toda a criatividade dos usuários – por isso, naturalmente, muitos preferem se dedicar a criação de vídeos no TikTok e depois republicá-los no Reels.

Logicamente, o Instagram, percebendo a popularidade do TikTok e a reciclagem de vídeos no Reels, já se moveu para desestimular essa prática em sua plataforma.

Ou seja, o Instagram quer minar as oportunidades dos usuários de falarem do TikTok no Instagram.

Em sua conta, o Instagram, por meio do perfil @creators do aplicativo, divulgou uma série de recomendações aos criadores de conteúdo.

Entre as recomendações, há orientações com respeito a qualidade gráfica dos vídeos publicados, e também sobre a reciclagem – isto é, falar do TikTok no Instagram – de vídeos publicados em aplicativos de terceiros no Reels do Instagram.

Na publicação acima, o Instagram explica que estudou as preferencias dos usuários com relação a publicações no Reels e concluiu que:

Também ouvimos que os Reels de baixa qualidade de vídeo (ou seja, borrados devido à baixa resolução) ou conteúdo que é visivelmente reciclado de outros aplicativos (ou seja, contém logotipos ou marcas d’água) tornam a experiência do Reels menos satisfatória.

E ainda no mesmo post, prosseguiu dizendo:

“Portanto, estamos tornando esse conteúdo menos detectável em lugares como a guia Reels.”

Como dito, o Reels entrou em cena em 2020 em competição direta com o TikTok.

A última atualização do algoritmo se concentrou fortemente no Instagram Reels, incentivando o uso do Reels em vez de reciclar vídeos do TikTok.

O Instagram trabalha para que seu algoritmo identifique marcas d’água de aplicativos de terceiros, e assim priorize conteúdo nativo da plataforma.

Sendo assim, os usuários do Instagram e do TikTok usam a expressão “aplicativo vizinho” para referenciar o aplicativo concorrente e não serem punidos pelo algoritmo com a perda de engajamento.

Quando devo usar “app vizinho” no Instagram ou TikTok?

É recomendado que você use essa expressão no Instagram ou TikTok quando for necessário se referir ao seu concorrente.

Embora existam muitos conteúdos no Instagram e no TikTok em que criadores falam nominalmente do concorrente sem perder engajamento, não vale a pena arriscar.

Essa expressão já é popular e as pessoas entendem quando ela é usada. Por isso, você não precisa ter receio em utilizá-la.

No entanto, isso não quer dizer que você não deva ter cuidado. Você não tem que falar do concorrente sem necessidade.

Veja alguns motivos ou situações para você usar a expressão “app vizinho” ou “aplicativo vizinho” no Instagram e TikTok:

  1. Quando for pedir à sua audiência que sigam seu perfil em outra rede.
  2. Quando tiver que referenciar o concorrente durante sua fala em algum tópico que você abordar em seu conteúdo.
  3. Quando você quiser usar uma hashtag para fazer menção do concorrente. Ex: #appvizinho.
  4. Quando você precisar adicionar um texto à sua postagem para mencionar o aplicativo concorrente.
  5. Quando você incluir legendas em seu vídeo e for preciso mencionar o concorrente.

Existem várias outras situações, mas as relacionadas acima são as mais comuns para usar a expressão “app vizinho”.

Como remover a marca d’água do TikTok

Aqui estão três métodos para remover a logo do TikTok de seus vídeos:

1 – Usando o SnapTik no desktop

Se você é como nós e usa notebook ou computador desktop durante a maior parte do dia, então este hack é para você.

  1. Abra sua conta do TikTok no seu computador ou notebook.
  2. Clique no vídeo que deseja remover a marca d’água do TikTok.
  3. Copie o link do vídeo.
  4. Vá para o site snaptik.app, cole o link do seu vídeo na caixa e clique no botão verde ‘download’.
  5. Clique no primeiro botão azul ‘Download Server 01‘ e o vídeo será baixado diretamente em seu computador sem a logo do TikTok.

2 – Usando o SaveTok para usuários de iPhone

Este hack é para aqueles usuários de iPhone que preferem ter o vídeo salvo diretamente em seu dispositivo (este aplicativo está chegando em breve ao Google Play).

  1. Vá até a App Store e baixe SaveTok.
  2. Vá para o seu perfil do TikTok, toque no vídeo que deseja salvar e copie seu link.
  3. Entre no aplicativo SaveTok e toque no botão vermelho ‘Save TikTok‘. O link do vídeo será colado automaticamente.
  4. Em seguida, certifique-se de que a opção ‘No Watermark‘ esteja marcada e clique no botão vermelho ‘Save Now‘. 
  5. Aguarde o processo e depois você poderá encontrar o vídeo, sem a logo do TikTok, em sua galeria de fotos.

3 –  Usando o MusicallyDown para usuários de Android

Este aplicativo para usuários de Android funciona de forma semelhante ao SaveTok.

  1. Vá para o Google Play e baixe o app MusicallyDown.
  2. Vá para o seu perfil do TikTok, toque no vídeo que deseja salvar e copie seu link.
  3. Entre no aplicativo MusicallyDown e toque no botão ‘Save TikTok‘. O link do vídeo será colado automaticamente.
  4. Em seguida, clique no botão ‘Save Now‘. 
  5. Aguarde o processo do aplicativo e depois você poderá encontrar o vídeo sem a logo do TikTok em sua galeria de fotos.

Conclusão

Como pode ver, não há proibição em falar ou usar (reciclar) vídeos do TikTok no Instagram ou vice versa. No entanto, o Instagram deixa claro que os usuários que têm essa prática perderão engajamento.

Por essa razão, muitos usuários, ao pedirem para serem seguidos no aplicativo concorrente, usam a expressão aplicativo vizinho.

Lembre-se, promover seu conteúdo em várias plataformas é uma ótima maneira de aumentar seu alcance e impressões, impulsionar mais engajamento nas mídias sociais, ganhar mais seguidores e reconhecimento pelo tempo gasto na criação desse conteúdo.

Experimente qualquer um desses hacks para remover a marca d’água do TikTok antes de reciclar vídeos do TikTok para o Reels e observe os insights dos seus vídeos.

Conte nos comentários se você usou as dicas e se deu tudo certo! Até a próxima!

Você curtiu?