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Turbinar publicação no Instagram: o que é e como funciona

Se você tem uma conta profissional, certamente já percebeu a existência de um botão azul, abaixo da postagem, para turbinar sua publicação do Instagram.

Esse botão misterioso aparece em todas as postagens que você fizer, e em alguns momentos, você até pode receber uma notificação sugerindo que turbine uma certa postagem.

Mas, afinal, o que esse botão de fato faz? O que significa turbinar no Instagram? Isso melhora o engajamento? Quanto custa?

Neste guia, você descobrirá tudo sobre o botão turbinar publicação do Instagram, além de como e quando usá-lo. Confira.

O que é turbinar publicação no Instagram?

Turbinar no Instagram significa transformar uma publicação em anúncio. Esse recurso está disponível apenas para contas empresariais e de criadores de conteúdo no Instagram.

O recurso turbinar torna possível transformar uma postagem comum do seu feed em um anúncio, o que faz ser possível alcançar novas pessoas além do alcance orgânico.

Turbinar é um recurso simples, que demanda poucos passos e foi criado para que as pessoas possam criar anúncios facilmente sem realizar configurações complexas.

Ao tocar no botão turbinar, você precisará de poucas etapas para configurar e concluir a solicitação de veiculação de uma das suas publicações como um anúncio.

Quase todas as postagens podem ser turbinadas, no entanto, Reels e stories apresentam um pouco mais de critérios para serem aprovadas.

Esses critérios variam desde a data da postagem até os elementos embutidos no vídeo ou story. A depender desses fatores, é possível que esse recurso fique indisponível.

No restante (feed de fotos e vídeos), o botão está disponível e você poderá turbinar essas postagens com muita facilidade e rapidez.

Como funciona turbinar publicação no Instagram?

O recurso turbinar veicula sua publicação em forma de anúncio em toda rede Instagram, conforme você configurou o anúncio.

Você não precisa ter sua conta do Instagram conectada a uma página para turbinar uma postagem, embora será pedido que você faça a conexão no momento em que estiver configurando a turbinada.

Se você não tiver uma página, poderá pular essa etapa e partir diretamente para as configurações finais do anúncio.

Ao término, seu anúncio ficará com o status de ‘Em análise’ e você precisará aguardar a aprovação do anúncio pela Meta para então ele começar a veicular.

Se aprovado, ele começará a ser veiculado para o público que você definiu e terá a duração que estipulou. Enquanto estiver em veiculação, você será capaz de acompanhar o seu desempenho dentro do aplicativo.

Turbinar publicação no Instagram aumenta o engajamento?

Como dito, ao turbinar uma postagem, sua publicação – que até então foi entregue pela plataforma de forma puramente orgânica – passa ser entregue de forma patrocinada.

Naturalmente, o engajamento da sua publicação poderá aumentar, pois sua postagem é exibida para mais pessoas e, dependendo da segmentação de público que fizer, ela aparece para públicos relevantes com chances maiores de se engajar com ela.

Eis alguns fatores que podem influenciar no ganho de engajamento da sua postagem patrocinada:

  • Conteúdo da publicação: sua postagem deve ser relevante para o seu público, isto é, deve conter informações, dicas ou alertas úteis para sua audiência.
  • Qualidade da publicação: ela deve atrair a atenção de quem a vê, sem que seja apelativa ao ponto de arriscar sofrer repulsa dos espectadores.
  • Segmentação de público: se você optou por segmentar o público manualmente, então deve estar munido de informações sobre ele para direcionar às pessoas certas.
  • Orçamento/tempo: quanto maior for o investimento e o tempo de veiculação, mais engajamento você terá, pois os algoritmos terão mais tempo para aprender quais públicos convertem mais.

Em nível de conta, é provável que seu engajamento também melhore, pois, ao turbinar, você estará dando aos algoritmos mais dados sobre sua conta, postagem e pessoas interessadas em seu conteúdo.

Mas, isso não é garantia. Existem muitos fatores envolvidos, tais como o nicho do seu conteúdo, público, sua postagem e outros.

Quanto mais definida for sua estratégia, maior é a possibilidade de você obter resultados melhores.

Pondo em perspectiva, se em algum momento você postar conteúdo sobre nicho X e em outro sobre nicho Y, é mais difícil os algoritmos ter um aprendizado do que converte melhor do que postar somente conteúdos do nicho X ou Y.

Sendo assim, seja fiel ao seu setor de atuação, conheça bem o seu público e concentre-se em criar uma postagem relevante.

Turbinar publicação pode aumentar os seguidores no Instagram?

Sim. Mas isso depende não só da postagem turbinada, mas, principalmente, do conteúdo do seu perfil.

Se um visualizador do seu post turbinado resolver visitar o seu perfil e lá encontrar postagens relevantes para ele, as chances de seguir sua conta são grandes.

No exemplo abaixo, nós turbinamos uma postagem durante alguns dias, e veja que ganhamos facilmente em 3 dias 30 novos seguidores.

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Fonte: autor.

4 dicas ao turbinar uma publicação no Instagram

Já demos alguns sinais do que influencia no engajamento e ganho de seguidores em sua publicação turbinada. Mas vamos entrar em mais detalhes.

1 – Crie uma postagem relevante para sua audiência.

Conteúdos promocionais não costumam ter desempenho superior quando comparado com conteúdos educativos. Então, a dica é focar no que gera melhor desempenho, que é conteúdos educativos.

Busque entender quais são as principais dúvidas do seu setor e crie uma postagem sobre isso. Você pode criar um carrossel de imagens abordando cada dúvida.

Carrosséis são ótimos formatos de postagem porque é possível criar uma sequência sobre qualquer assunto em várias imagens.

As pessoas costumam salvar carrosséis para verem depois. Por isso, se deseja o melhor desempenho, crie uma postagem em carrossel com conteúdo educativo.

2 – Crie uma postagem com layout atraente.

O conteúdo não atrai por si só a atenção das pessoas, o que fará isso em grande parte será o layout da postagem. Você deve se certificar que ele tenha esse efeito nos espectadores.

Use uma imagem atraente e crie um título curto que chame a atenção (mas não use clickbait). Dê atenção aos primeiros caracteres da descrição da sua postagem, pois ele é determinante nesse processo.

Divida a descrição em trechos curtos, com uma linguagem de fácil compreensão e estimule as pessoas a interagirem com sua postagem.

3 – Use os públicos automáticos do Instagram.

Durante a configuração para turbinar sua postagem, haverá o momento de configurar o direcionamento desse anúncio para públicos.

Nesse momento, é oferecido duas opções: públicos automáticos (semelhantes aos seus seguidores) e públicos personalizados. Você deve saber com precisão qual é o melhor a escolher.

Se você está tendo problemas com Instagram flopado, recomendamos que defina o público do seu anúncio usando o recurso público automático. Essa opção permite que o próprio Instagram faça a entrega do seu anúncio com base nos dados que possui.

Isso pode ajudar os algoritmos a terem mais oportunidades de aprender quem são os públicos que podem se interessar mais por seu conteúdo.

Turbine algumas publicações e depois experimente fazer postagens normalmente. Compare o antes de turbinar publicações com o depois de turbinar para identificar se houve ou não melhoria do alcance das suas postagens.

4 – Tenha um orçamento e tempo adequados.

Qualquer plataforma de anúncios tem um período de aprendizagem de máquina até que os algoritmos aprendem e comecem a escalar o anúncio.

Não é diferente com anúncios no Instagram. Nesse sentido, você precisa fornecer orçamento e tempo adequado para a plataforma aprender até começar a escalar corretamente o seu anúncio.

Sendo assim, ao turbinar sua postagem, considere um orçamento e tempo adequado para o aprendizado da máquina. Isso possibilitará um desempenho melhor.

Conclusão

Neste guia, você aprendeu o que é, para que serve e como funciona o recurso Turbinar publicação do Instagram. Como visto, turbinar uma publicação significa transformá-la em um anúncio.

Esse recurso oferece a oportunidade de escalar uma publicação para mais pessoas potencialmente interessadas, podendo ser muito benéfico para o ganho de engajamento e seguidores no Instagram.

Seguindo nossas dicas, você pode se beneficiar das vantagens desse recurso e atingir ótimos resultados com a estratégia certa.

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