Como monetizar página do Facebook e lucrar com conteúdo

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Você descobriu que o Facebook está cheio de oportunidades quando o assunto é ganhar dinheiro e agora quer aproveitá-las o quanto antes, certo?

Bem, a plataforma tem um leque de possibilidades para que se consiga ganhar uma grana.

Falaremos sobre as principais neste conteúdo.

Também abordaremos algumas regras que você precisa tomar cuidado para não descumprir.

Caso contrário, a violação delas vai acabar impedindo a tão desejada monetização da página (e você não quer bater cabeça com isso).

Ah, e não importa se você quer monetizar no Facebook apenas para tirar uma grana extra, fazer disso a sua principal fonte de renda e muito menos se nem sequer sabe por onde começar.

Está tudo aqui.

Só continue deslizando a tela.

Quais são as regras para monetizar no Facebook?

Se você já é um criador de conteúdo no Facebook (ou pretende ser) e quer ganhar dinheiro na rede social, precisa conhecer as regras de monetização.

Elas, as Políticas de Monetização para Parceiros, serão um guia para que você tenha a certeza de que está trilhando o caminho certo.

Isso se dá porque tais regras são aplicadas para diversos tipos de conteúdos, sejam os postados em páginas, eventos ou grupos.

Conhecê-las e praticá-las, portanto, evitará que se adote práticas que impedirão você de monetizar no Facebook.

Por exemplo, algumas regras básicas que você precisa ficar de olho são postar conteúdos em locais da plataforma que permitem a monetização (páginas, grupos e eventos) e estabelecer uma presença fixa de, pelo menos, 30 dias na plataforma para que, só então, consiga monetizar.

Além dessas regras, porém, você precisa considerar outros quesitos para conseguir monetizar no Facebook. Veja.

More em país qualificado

Você precisa residir em um país em que o recurso de monetização esteja disponível.

Se morar em um país qualificado, mas se mudar para outro não qualificado, irá perder a capacidade de monetização.

Siga os Padrões da Comunidade do Facebook

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Os Padrões da Comunidade são regras que se aplicam a todo tipo de publicação e interação na plataforma.

Alguns exemplos delas são aquelas que se referem a discurso de ódio, incitação à violência, comportamento sexual e conteúdo não autêntico.

Se o criador de conteúdo violar essas regras, também perderá a qualificação para a monetização.

Então, se você acredita que violou essas regras (porque isso pode acabar acontecendo de forma não intencional), é só conferir se recebeu alguma notificação.

Siga as Políticas de Monetização

Além dos Padrões da Comunidade, você também precisa cumprir com as regras adicionais que estão nas Políticas de Monetização.

Elas são um pouco mais rígidas, seja quanto ao conteúdo em si, seja quanto ao formato do conteúdo.

Compartilhe conteúdo autêntico

Algumas atitudes podem fazer você não ser qualificado para monetizar no Facebook.

Publicar conteúdos sinalizados como desinformação, notícia falsa, iscas de cliques, sensacionalismo e qualquer conteúdo tido como ilegal por uma entidade autorizada são exemplos disso.

Compartilhe conteúdo original

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Também só é possível monetizar no Facebook caso se compartilhe conteúdos que você mesmo criou, esteve envolvido de alguma forma no processo ou nos quais aparece diretamente como criador.

Monetizar engajamento autêntico

Para que monetize conteúdos na plataforma, eles precisam ser consumidos de forma autêntica, isto é, pelo seu público natural e autêntico.

Por isso, se você usar algum método para amplificar os seus seguidores, visualizações e engajamento, vai estar automaticamente violando esta regra, pois trata-se de engajamento artificial.

Exemplos disso são as publicações cruzadas e compartilhamento fabricado.

Siga os Termos de Páginas, grupos e eventos

Se você postar conteúdos em sua página, grupos ou eventos, é crucial que saiba os termos específicos para cada um desses recursos.

Diante disso, agora que sabe essas regras básicas de monetização no Facebook (e você pode conferir outras aqui), hora de saber como começar a ganhar dinheiro de fato.

3 formas de monetizar no Facebook

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A seguir, confira as 3 maneiras de monetizar no Facebook e ganhar dinheiro com a sua página.

1 – Monetizar grupos de Facebook

A monetização em grupos de Facebook se dá por meio da assinatura de fãs, que funciona como um apoio financeiro em que os usuários pagam mensalmente determinada quantia ao criador de conteúdo.

Eles pagarão pela assinatura em troca de recursos exclusivos, como a possibilidade de participarem de grupos mais restritos nos quais ganharão maior proximidade com você.

2 – Monetizar Facebook Live

As lives são outra forma de monetizar na plataforma. Com este recurso, você cria conteúdos interessantes e os transmite ao vivo: stream de jogos, lançamento de produtos, eventos.

As possibilidades do que você apresentar em uma live são diversas.

Para que os produtores de conteúdo consigam monetizar no Facebook por meio das lives, existem alguns jeitos.

O mais comum deles (muito utilizado em outras plataformas que monetizam por meio de live) são as estrelas: os usuários as compram e enviam durante a transmissão como forma de valorizar e agradecer pelo conteúdo que estão consumindo.

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Aliás, uma tática para estimular os usuários e fazê-los enviar mais estrelas é estabelecer uma meta de estrelas durante a live.

Ao esclarecer isso e dizer que conta com a ajuda dos espectadores, você aumenta as chances de se ganhar mais estrelas.

Quando acumular determinada quantidade de estrelas, o criador pode, então, convertê-las em grana: o Facebook paga USD $ 0,01 por estrela.

Leia também: Como adicionar saldo em conta de anúncios no Facebook

3 – Monetizar com anúncios de streams

Essa monetização funciona de modo parecido com a monetização do YouTube.

Aqui, o Facebook irá exibir anúncios dos seus parceiros antes, durante e depois dos vídeos que você publicar em sua página.

Caso o público interaja com os anúncios, você ganha certa quantia.

Além dessa forma, você também pode ganhar dinheiro por meio dos anúncios que aparecem durante as transmissões ao vivo da sua página.

Neste caso, como se trata de criação de conteúdo em tempo real, os anúncios são exibidos na live, mas os usuários ainda podem ver o criador em uma tela menor.

Isso evita que eles percam o conteúdo.

Além disso, agora também é possível monetizar alguns vídeos localizados no feed de notícias ou Watch.

Por último, você só precisa se atentar para alguns pontos referentes a essa monetização.

Por exemplo, para vídeos sob demanda, a sua página deve ter no mínimo 10 mil seguidores, 600 mil minutos de visualização ao longo dos últimos 2 meses e, pelo menos, 5 vídeos ativos.

Já para os vídeos ao vivo, você também precisa ter 600 mil minutos de visualização, porém, 60 mil deles precisam ser de vídeos ao vivo, e também 5 vídeos ativos, sendo 3 deles ao vivo.

Como saber se minha página está qualificada para a  monetização do Facebook?

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O primeiro passo rumo a monetização de uma página do Facebook é entender as regras de monetização. Isso você aprendeu há pouco.

O segundo é verificar se a sua página está qualificada.

Para isso, você precisa acessar o “Estúdio de Criação”, ir em “Monetização”, escolher a Página que quer conferir e depois clicar em “Aplicar”.

Após isso, você será direcionado para o Verificador de Qualificação para Monetização, onde poderá ver o status da sua página: verde (pronta para ativar a monetização), amarelo (ainda não pode ser monetizada, há alguns problemas para serem consertados) e vermelho (há graves problemas, impossível de monetizar no momento).

Leia também: Tráfego pago no Facebook: como fazer e 5 dicas para otimizar

Siga estes passos para monetizar no Facebook

Como você viu, existem diversas formas de se ganhar dinheiro produzindo conteúdo em sua página no Facebook.

Talvez algumas delas tenham chamado mais atenção. Talvez você (ainda) não consiga monetizar por meio de outras.

Tudo bem, vá aos poucos.

Agora que sabe como monetizar no Facebook, continue produzindo conteúdo, preze sempre pelas políticas da plataforma e fique de olho quando o status de qualificação da sua página brilhar com aquele verdinho reconfortante que significa uma coisa só:

“Consegui!”

Gostou deste conteúdo? Talvez você também queira dar uma olhada aqui: Anúncio rejeitado no Facebook? Saiba como solucionar

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