Como obter leads: descubra a melhor forma de conseguir

como obter leads

Se você está envolvido em projetos de marketing digital, provavelmente, já ouviu falar em lead. Se você quer saber como fazer para obter leads, então leia esse artigo até o final.

Aqui, você aprenderá o que é lead, como ele funciona, para que ele serve, e como obtê-lo. Confira.

O que é lead?

É possível que em algum momento, enquanto você estava na internet, tenha se deparado com algum anúncio que ofereceu gratuitamente um curso ou um download de e-book e, para acessar a oferta, era necessário preencher um cadastro com suas informações pessoais.

Pois, bem! Saiba que se você enviou um formulário com seus dados para obter a oferta, você se tornou um lead.

Ou seja, cria-se um lead toda vez que alguém fornece suas informações pessoais, preenchendo um formulário de cadastro ou inscrição.

Geralmente, os maiores interessados em leads são empresas. Elas criam estratégias com o objetivo de induzir pessoas a fornecerem suas informações pessoais, tais como: nome completo, endereço de e-mail, telefone celular e localização.

Com esses leads, as empresas criam uma base própria de dados do seu público-alvo para futuramente ofertarem seus produtos e serviços.

Para que serve um lead?

Suponha que você é dono de um negócio e deseja expandir seu público para oferecer seu produto. No entanto, você não sabe onde e como encontrar essas pessoas.

Além disso, você não quer perder o seu tempo oferecendo o seu produto para quem não tem interesse nele. Então você precisará encontrar uma forma eficaz de encontrar pessoas que possam se interessar no seu produto para então oferecê-lo.

Sendo assim, a melhora forma de você encontrar potenciais clientes é usando a estratégia de obtenção de leads.

Para isso, você deverá atrair interessados oferecendo a eles alguma vantagem, e em troca, eles fornecerão a você seus dados pessoais para que você possa contatá-los.

Como funciona uma estratégia de lead?

Como dito antes, quem deseja obter leads, geralmente, usa uma estratégia de troca. Isto é, em troca das informações de alguém, ele oferece uma vantagem.

De praxe, as empresas que buscam capturar leads oferecem uma experiência gratuita aos interessados.

Por exemplo, empresas que oferecem cursos e querem novos alunos, costumam oferecer aulas gratuitas experimentais.

Sendo assim, eles criam anúncios de aulas grátis para atrair interessados, e dessa forma obtêm leads.

Outra estratégia muito utilizada é oferecer o download gratuito de e-books em troca de leads.

Como pode notar, para obter leads, você deve oferecer uma moeda de troca pelas informações. Dessa forma, você consegue encontrar potenciais clientes para o seu negócio.

Como obter leads?

O primeiro passo para obter leads é pensar qual será a moeda de troca que você oferecerá pelas informações das pessoas.

Preferencialmente, ofereça a elas uma experiência gratuita. Dessa forma, você terá mais chances de obter leads de alto valor, isto é, de clientes com grande potencial.

Se você não oferecer a moeda de troca adequada, correrá o risco de obter leads de pessoas que não têm o perfil do público-alvo desejado.

Se isso acontecer, você pode gastar tempo com quem não devia. Por essa razão, você deve pensar bem o que utilizará para atrair os leads.

Sendo assim, ofereça uma experiência gratuita. Você também pode disponibilizar downloads de materiais digitais como e-book, manuais, livros, etc.

Atraindo pessoas para conquistar leads

Após isso, você deve pensar em como encontrar pessoas que vão se tornar leads. Sendo assim, você deverá encontrar o modelo apropriado de como chamar atenção das pessoas.

Nesse sentido, você precisará utilizar gatilhos mentais com o fim de atrair as pessoas a gerarem leads. O ideal é aproveitar as mídias sociais para direcionar anúncios a elas.

Descontos e ofertas especiais não são eficazes para capturar leads, pois as pessoas entendem que isso é algo comum de receber.

Por isso, o ideal é oferecer produtos ou serviços gratuitos. Após isso, depois que ganhar a pessoa com a experiência gratuita, no momento certo, você oferta o produto completo.

Como criar uma estratégia de leads com anúncios?

A princípio, você precisa ter em mente que é necessário atingir um grande público para conseguir leads.

Basicamente, a estratégia consiste em criar anúncios direcionados a perfis com interesses específicos, e depois ganhá-los por meio da vantagem oferecida.

Nesse sentido, as mídias sociais são um lugar perfeito para obter esses leads. A razão é que essas plataformas são acessadas diariamente por milhões de pessoas, além disso, elas são capazes de segmentar todos esses usuários com base em vários comportamentos.

Portanto, por meio das mídias sociais, você será capaz de definir quais são os prováveis interesses do público que você acredita que possa gerar leads para você.

1- Defina seu público-alvo para os leads

Boa parcela do seu sucesso dependerá da sua estratégia de direcionamento de anúncios. Tudo será em vão se a sua oferta não chegar a potenciais interessados nela.

Nesse sentido, você precisa saber bem definir o seu público de anúncios. Reúna o máximo de informações precisas do seu público e use-as quando definir o público de anúncios.

Quanto mais segmentado for o público, maiores são as oportunidades de você conquistar leads de alta qualidade.

Finalmente, à medida que você for captando leads, use o público que engajou com o seu anúncio como base para gerar novos públicos semelhantes e aprimorar o direcionamento dos próximos anúncios.

2- Escolha a melhor plataforma de anúncios para obter os leads

Uma boa definição do público de anúncios, naturalmente, também o ajudará a definir a plataforma mais adequada para buscar esses leads.

O ideal é que você conquiste seus leads em plataformas populares, pois, muito provavelmente, seu público está nelas. Além disso, essas plataformas acumulam mais experiências com anúncios, o que garante mais qualidade no direcionamento deles.

Para ilustrar, se o seu público é formado por pessoas muito jovens, talvez você deva considerar obter leads em plataformas como TikTok e Instagram.

Agora, se o público-alvo é formado por pessoas de meia-idade, você pode focar seus anúncios no Facebook ou YouTube.

Finalmente, se o público, o qual você deseja obter leads, são de pessoas mais envolvidas com assuntos profissionais, você pode considerar captar leads no LinkedIn.

3 – Defina o melhor prêmio que o lead receberá

Como já dito, o prêmio que você definir será aquilo que atrairá as pessoas e motivá-las a ceder suas informações a você.

Seja estratégico na escolha do que oferecerá como prêmio para os seus leads. Para garantir que você consiga leads de alta qualidade e conquiste uma quantidade significativa, é necessário que você seja ousado.

Caso contrário, pode não explorar o máximo do seu público. Embora nossa recomendação é que você ouse, também aconselhamos você ter cautela em suas primeiras campanhas.

As primeiras campanhas para obter leads servirão mais para você conhecer e entender o seu público do que conquistar leads.

Se possível, experimente usar o recurso de campanhas “Testes A/B” para testar suas hipóteses e, dessa forma, aprender qual é a melhor estratégia.

4 – Tenha uma política clara de privacidade e uso dos dados

Nos últimos anos muitos negócios vêm enfrentando problemas de privacidade dos usuários. Nesse sentido, é importante ressaltar que você deve ter o máximo de cuidado com a posse de dados pessoais.

Para não violar a LGPD, certifique-se de obter o consentimento dos seus leads sobre a sua política de privacidade e uso dos dados deles.

Sendo assim, no formulário que usará para obter os leads, insira um campo onde o interessado pode consultar a política de privacidade, uso dos dados e, ao mesmo tempo, possa manifestar seu consentimento.

5 – Use as melhores estratégias para obter informações reais dos leads

Com tanta gente solicitando informações pessoais por aí, as pessoas cada vez mais estão criando estratégias para burlar essas solicitações.

Muitas delas criam e-mails apenas para usar em solicitações que não são tão interessantes para elas. Por isso, você precisa considerar essa possibilidade e buscar formas de obter informações fiéis dos seus leads.

Uma dica é, por exemplo, no campo em que você solicita o endereço de e-mail, inserir a informação “Insira aqui o seu melhor e-mail”, e também solicitar, pelo menos, dois telefones.

Com isso, você amplia suas possibilidades de obter informações reais dos leads que conquistar. Além disso, é importante não cansar os seus leads com muitas solicitações de informações.

Peça apenas as informações mais importantes, que são geralmente: nome, e-mail, telefone (WhatsApp ou Telegram) e região.

6 – Crie o melhor anúncio para conseguir leads

Por fim, você precisa criar um anúncio que seja capaz de atrair a atenção das pessoas. Procure criar anúncios que possam veicular em diversos posicionamentos das mídias sociais.

Fazendo isso, você aumenta suas chances de obter leads de qualidade. Além disso, considere que as pessoas costumam ignorar anúncios nas mídias sociais.

Por essa razão, faça criativos contendo apenas as informações mais importantes, e que também contenham elementos que atraiam a atenção visual dos espectadores.

Experimente usar cores com destaque, enfatize o prêmio com uma boa fonte e bom tamanho.  E ainda, evite legendas longas com muitos detalhes.

Conclusão

Nesse artigo, você aprendeu a melhor forma de conseguir obter leads para o seu negócio. Como vimos, você deve se concentrar em oferecer uma vantagem atrativa como moeda de troca pelos leads e usar anúncios para captá-los.

As mídias sociais são plataformas perfeitas para você obter os leads que busca, e também podem oferecer os recursos que precisa para captá-los com sucesso.

Você está pronto para começar a obter leads agora? Se você gostou das dicas, deixe um comentário e não se esqueça de compartilhar nas mídias sociais e com seus amigos empreendedores.

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