Canais do WhatsApp: o que é, como usar e como criar o seu próprio canal

Publicidade

Canais do WhatsApp: um novo recurso que o aplicativo de mensagens instantâneas implementou recentemente e que você vai querer saber como usar.

Como ficará claro ao longo da leitura, essa nova ferramenta traz inúmeros pontos positivos, seja você só uma pessoa comum que usa o WhatsApp para falar com os amigos, seja você o dono de um negócio que usa o WhatsApp para gerar oportunidades de vendas.

É por esses motivos que saber o que é um canal do WhatsApp, como funciona, de que forma usá-lo e outros aspectos relevantes sobre o tema serão abordados a seguir.

Continue acompanhando e boa leitura!

O que é um canal do WhatsApp?

Um canal do WhatsApp trata-se de um recurso de transmissão simples, privado e unidirecional cujo foco está no envio de textos, fotos, vídeos, figurinhas, etc.

Sabe aquela opção em grupos do WhatsApp que os administradores usam quando querem que, temporariamente, somente eles enviem mensagens?

É isso que acontece nos canais do WhatsApp, só que de forma permanente.

Até a atualização mais recente, ainda não é possível enviar áudios.

As mensagens também não são protegidas pela tecnologia de criptografia de ponta a ponta — apesar disso, o aplicativo já assegurou que está considerando isso como uma opção futura.

Os canais têm essa característica unidirecional porque somente o administrador do canal é quem pode enviar as atualizações.

É uma via de mão única.

As pessoas que se inscrevem neles só podem receber as atualizações e reagir a elas com emojis (como acontece atualmente em mensagens de grupos e de conversas privadas).

Como funciona o canal do WhatsApp?

Publicidade

O canal do WhatsApp, recurso que você pode conferir clicando na seção “Atualizações” (mesmo local em que ficava a antiga seção “Status”) e que não tem limite de seguidores, funciona de uma forma simples.

Se você é seguidor de um canal, o máximo que consegue fazer é reagir com emojis às atualizações.

Isso é uma forma de os inscritos darem retorno para o administrador relativo à experiência e satisfação que estão tendo com o canal.

No entanto, se você é o administrador de um canal, terá algumas funcionalidades a mais ao seu dispor, como a possibilidade de bloquear a captura de tela.

Você também pode decidir quais pessoas poderão seguir o canal e quais não, bem como se deseja que ele seja encontrado por elas ou se prefere deixá-lo privado.

Outros detalhes sobre o funcionamento do canal no WhatsApp

Além desses aspectos, há outros quatro pontos importantes a respeito do funcionamento dos canais do WhatsApp que você precisa saber.

Primeiro: todo o conteúdo enviado fica no histórico do canal por apenas 30 dias.

Segundo: como afirma a própria plataforma, o canal do WhatsApp tem o objetivo de oferecer um “maior nível de privacidade” para os membros e administradores.

Dessa forma, nenhum dado pessoal, como o número e a foto de perfil, pode ser visto por ninguém — a não ser que o inscrito tenha configurado que a sua foto de perfil fique visível para “Todos”.

Junto a isso, ninguém pode ver quais foram as suas reações das outras pessoas às mensagens do canal e vice-versa.

Terceiro: os canais do WhatsApp são similares aos canais do Telegram, no entanto, com uma menor quantidade de recursos.

Os do WhatsApp, por exemplo, não permitem vários administradores nem discussão entre os seguidores em dado tópico.

E, por último, o quarto ponto: os canais oficiais recebem um selo de verificação, o que é ótimo em um mundo em que as fake news têm ganhado cada vez mais força e gerado impactos negativos na vida das pessoas.

Além disso, com a verificação, você terá a certeza de que está recebendo atualizações de um canal comprometido com a verdade, sobretudo daqueles canais focados em enviar conteúdos mais sérios, como notícias e descobertas científicas.

Como usar o canal do WhatsApp?

Publicidade

O canal do WhatsApp pode ser usado para diversas finalidades, sejam elas pessoais, como quando se quer receber atualizações sobre novos filmes que serão lançados no cinema ou séries em alta, por exemplo, sejam empresariais, como quando se quer engajar potenciais clientes por meio do envio de conteúdos estratégicos.

Entenda melhor sobre essas duas formas de usar o canal do WhatsApp a seguir.

Uso pessoal

O uso pessoal dos canais do WhatsApp é bem amplo, uma vez que as pessoas podem seguir canais por diversos motivos. Isso vai desde a busca por entretenimento e informação até notícias e estudos.

Na prática, você pode seguir os canais de formadores de opinião, séries que gosta de assistir, fofocas, esportes, filmes, literatura e assim por diante.

Ah, e se ainda não segue nenhum canal e não tem ideia de quais fazer parte, talvez seja uma boa ideia buscar canais por meio de filtros, como canais novos, mais populares e mais ativos.

E se gostar de um canal em específico, pode facilmente encaminhar alguma atualização dele para uma conversa privada com um amigo ou mesmo um grupo.

Todos que visualizarem a mensagem encaminhada verão um link referente ao canal de onde ela foi enviada e, assim, fazer parte dele caso queiram.

Uso para o seu negócio

Publicidade

Quando se trata de negócios, há um leque de opções para usar os canais do WhatsApp.

Tudo é questão de estratégia.

Se você é um afiliado digital, por exemplo, pode usar esse novo recurso da plataforma como um meio de gerar oportunidades de venda.

Isso pode ser feito através de uma das melhores estratégias do Marketing de Afiliado, ou seja, a criação de conteúdos de valor.

Nesse sentido, você pode criar um canal, selecionar as pessoas que entram nele (criando um sentimento de exclusividade naqueles que fizerem parte) e enviar guias, conteúdos informativos, análise de produtos, tutoriais, entre outros tipos de conteúdo.

Se é dono de uma empresa, também pode usar os canais do WhatsApp com alguns objetivos específicos, como enviar atualizações exclusivas para os clientes, já que, como dito acima, você pode aceitar quem pode seguir o canal e quem não.

Por conta disso, essa alternativa pode ser usada em diversos momentos, como quando a empresa realiza promoções relâmpagos, tem novidades na estante ou está prestes a fazer um lançamento.

Também pode ser uma forma de nutrir os futuros clientes com conteúdos de valor por determinado tempo (similar ao que o afiliado digital faz).

Desse modo, quando a empresa finalmente identificar que eles estão engajados o suficiente, pode abordá-los com propostas de venda estratégicas e persuasivas.

Como criar canais no WhatsApp?

Publicidade

Criar um canal do WhatsApp é mais simples do que parece.

Você pode fazer todo o processo tanto pelo aplicativo quanto pelo WhatsApp Web. Ambas as formas são fáceis.

Siga os passos a seguir e terá um canal em poucos instantes:

Por meio do aplicativo:

  • Clique em “Atualizações”;
  • Deslize até a seção “Canais”;
  • Clique em “+”, depois em “Criar canal”;
  • Adicione a foto, nome e descrição do canal;
  • Finalize o processo clicando em “Criar canal”.

Por meio do WhatsApp Web:

  • Na tela inicial, clique no botão de Canais;
  • Clique em “+” e siga todos os passos abordados anteriormente.

Canais do WhatsApp: crie, participe dos melhores e aproveite

Como você notou algo ao longo do conteúdo, os canais do WhatsApp são um novo e promissor recurso para você usar.

Pode criar um, inscrever-se, ou as duas coisas.

Se você tem uma empresa, viu o potencial estratégico que essa nova ferramenta de transmissão tem quando se trata de aumentar os lucros de um negócio.

Publicidade

Afinal, criar um canal no WhatsApp fará com que você alcance um público amplo.

E depois que alcançá-los? Você só precisará criar conteúdos valiosos para manter os seus leads engajados, preparando-os eficientemente para a conversão em vendas.

E se você é só alguém em busca de canais para se divertir ou ficar informado sobre algum tema específico, como jogos eletrônicos e novidades tecnológicas, existe um punhado de canais nesse sentido.

Vá até a seção “Atualizações”, busque pelos melhores canais e aproveite!

Publicidade

Você curtiu?

×