Imagine que você acabou de produzir um vídeo de qualidade para o seu perfil no TikTok.
O tipo de conteúdo viral capaz de reter maravilhosamente bem o público, assim, quando os usuários caem nele, não saem até o assistirem por completo.
Mas tem um problema!
Você precisa achar um jeito de fazer esse vídeo aparecer na pesquisa, posicioná-lo bem de modo que seja visto por inúmeras pessoas.
Porque… honestamente?
Ainda que ele seja um ótimo vídeo, pode facilmente se perder em meio a avassaladora quantidade de outros vídeos postados todos os dias no TikTok.
Complicado, não?
Por isso, entender sobre SEO no TikTok é um fator indispensável quando se quer fazer os vídeos aparecerem na pesquisa da plataforma.
Se você não sabe nada sobre o assunto ou até sabe alguma coisa, mas não o suficiente, não precisa se preocupar.
Preparamos um conteúdo descomplicado a seguir.
O que é SEO no TikTok?
Independentemente sobre qual plataforma estejamos falando (Instagram, Google, YouTube, Pinterest, TikTok), a sigla SEO vem da expressão em inglês “Search Engine Optimization”, cuja tradução quer dizer “Otimização para Mecanismos de Busca”.
Quando nos voltamos para o SEO no TikTok, nos referimos ao conjunto de técnicas que, quando aplicadas (e aplicadas da forma correta, como você irá aprender mais adiante), são responsáveis por fazer os vídeos alcançarem ótimos posicionamentos na rede social.
Em outras palavras, o SEO no TikTok é a forma de você otimizar os seus vídeos para que, assim, as pessoas possam encontrá-los facilmente por aqueles usuários que usam a rede social como ferramenta de busca.
Por exemplo: se você produzir um passo a passo de como fazer caldos de ovos e aplicar as técnicas de SEO, quando um usuário pesquisar por “Receitas caseiras para fazer caldo de ovos” ou algo similar, há maiores chances de ele encontrar e clicar primeiro no vídeo que você fez, e não no que a concorrência produziu.
Entende?
Outro ponto é: se você usa o TikTok para promover a sua empresa, como a venda de produtos do seu e-commerce, otimizar os vídeos de forma assertiva é o que fará você ter sucesso com vendas.
Fatores de classificação de SEO no TikTok
Se você conhece (mesmo que só um pouco) sobre como funciona o SEO para o Google, vai notar que os fatores de classificação de SEO no TikTok são bem parecidos.
Sabe as famosas palavras-chaves? Elas também estão presentes aqui.
O TikTok não é um mecanismo de busca como o Google. Fato. É uma rede social.
No entanto, as pessoas também a utilizam para fazer pesquisas, e é por isso que aprender as técnicas de SEO para TikTok é tão importante.
Entre os fatores que ajudam diretamente no ranqueamento de um vídeo no TikTok estão a interação com o usuário, a informação do vídeo e as informações da conta e do dispositivo.
Sem esses fatores, você não vai conseguir fazer o seu conteúdo ser encontrado na pesquisa da rede social.
Ah, e é bom destacar que a quantidade de seguidores não é um fator de ranqueamento, como algumas pessoas podem pensar.
A seguir, entenda melhor sobre cada um dos fatores mencionados:
Interação com o usuário
Quando aconselham que você precisa achar formas de fazer as pessoas interagirem com os vídeos que você posta, é porque essa interação é uma das melhores formas de aumentar o engajamento de um conteúdo e, a partir disso, ranqueá-lo.
A lógica é simples: se muitas pessoas interagem, o vídeo é, no mínimo, interessante.
Por isso, o TikTok, assim como outras redes sociais, entende esse engajamento orgânico dos usuários como uma bandeira verde que diz: “Divulgue mais esse conteúdo para outras pessoas, pois ele as manterá vidradas até o fim, o que significa que elas vão usar a plataforma por mais tempo.
Por interação, nos referimos à curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos, vídeos assistidos até o fim e escondidos.
Informação do vídeo
Quando você posta um vídeo, o TikTok solicita que você coloque algumas informações antes de fazer isso, como inserir as melhores hashtags, digitar uma descrição, escolher uma música e efeito, entre outras informações.
Ainda que não seja uma decisão estratégica, você pode, se quiser, não inserir esses dados.
O ponto, no entanto, é: por estarem diretamente relacionados ao SEO no TikTok, o mais recomendado a se fazer é preencher todos eles.
O algoritmo da rede social vai usar cada uma dessas informações, como as hastags que você escolheu e as palavras-chaves que colocou imersas na descrição, para ranquear o seu vídeo.
Informação da conta e do dispositivo
Outros componentes que também têm peso no SEO no TikTok diz respeito às informações da conta e do dispositivo.
Ou seja, configurações como país do usuário, preferência de linguagem, tipo de dispositivo móvel usado e categorias de interesse ajudam a ranquear vídeos.
Como fazer SEO no TikTok em 5 passos
O SEO no TikTok, para funcionar, deve envolver a prática conjunta de várias técnicas de otimização, como o uso de palavras-chave e o conhecimento detalhado do público-alvo. Confira.
1 – Conheça o seu público-alvo.
No mundo das vendas, se você não sabe para quem irá comercializar os seus produtos e serviços, dificilmente terá sucesso.
Se você vende roupas masculinas, por exemplo, mas não sabe quais modelos o público mais procura no momento, terá poucas ou nenhuma conversão em vendas.
Algo semelhante acontece quando o assunto é SEO no TikTok: se você não conhece o público-alvo para quem quer produzir vídeos, não conseguirá produzir conteúdo relevante, criar títulos atraentes e escrever descrições estratégicas.
“E como conhecer o público-alvo?”
Veja com quais vídeos eles estão interagindo e quais hashtags estes conteúdos usam.
Conferir os comentários que o público-alvo escreve e as mensagens que envia de forma privada também é um bom jeito de fazer isso.
2 – Pesquise as melhores palavras-chaves.
Ao conhecer o público-alvo, além de saber as preferências deles no que diz respeito ao tipo de conteúdo que gostam de assistir, você também descobre as palavras-chave e expressões que mais usam na hora que vão pesquisar por algo no TikTok.
Uma das melhores ferramentas para você descobrir quais são os assuntos mais buscados na internet é a Semrush.
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Além disso, é claro, você pode — e deve — usar a própria barra de pesquisa do TikTok para descobrir as palavras-chaves que o seu público mais busca.
Em nosso teste, por exemplo, ao inserir a palavra-chave “vídeos engraçados”, a rede social mostrou outros termos relacionados bastante pesquisados: vídeos engraçados para rir muito, vídeos engraçados de animais, vídeos engraçados para status, vídeos engraçados memes, entre outros.
3 – Insira estrategicamente as palavras-chave no conteúdo.
Depois que você identificar quais são as palavras-chaves que o seu público-alvo mais busca, é hora de inseri-las de forma estratégica no conteúdo.
Nessa etapa, você precisa colocá-las nos títulos, legendas, descrições, hashtags e em outras seções da plataforma nas quais seja possível inserir um texto, como na própria tela.
Dizer as palavras-chave de forma clara e “limpa” também ajuda os algoritmos da rede social a “escutar” e, a partir disso, usá-las na otimização.
Ah, e lembre-se de usar variações da palavra-chave principal e de não exagerar no uso delas.
4 – Use os seus vídeos em outras plataformas.
Se você tem um blog, pode usá-lo para impulsionar os seus vídeos no TikTok.
Aqui, o que você fará é incorporar o vídeo como uma mídia.
Se não tiver um artigo de blog relacionado a algum dos seus vídeos no TikTok, pode criar uma postagem com esse propósito.
Ao aplicar essa técnica, no entanto, apenas certifique-se de também aplicar técnicas de SEO para o Google, como inserir a palavra-chave no título, subtítulos e ao longo do texto.
5 – Faça o monitoramento de resultados (sempre!).
Aplicadas todas essas técnicas de SEO para TikTok, faça o monitoramento dos resultados que elas irão gerar.
É a maneira de descobrir se estão funcionando ou não.
Além disso, esse monitoramento também ajudará na descoberta de novos aspectos que você pode abordar em seus vídeos e nas técnicas de ranqueamento.
Pratique as melhores técnicas de SEO para TikTok
É isso que irá colocar os seus vídeos em destaque.
É o que irá torná-los fáceis de encontrar.
Aplique, então, as técnicas de SEO aprendidas neste conteúdo, monitore-as e, quando possível, aprimore.
Ao fazer isso, quer você tenha um perfil pessoal ou profissional, irá conseguir ótimos resultados.
Se você gostou deste conteúdo, vai querer dar uma olha em como fazer seu TikTok aparecer na Fy em 5 passos.