engajamento no TikTok
engajamento no TikTok

Como ganhar mais engajamento no TikTok: 8 dicas comprovadas

Quer descobrir como ganhar mais engajamento no TikTok? Então fique, leia até o final e descubra.

Não resta dúvidas de que o aplicativo de vídeos curtos TikTok está sob a mira dos mais diversos influenciadores e criadores de conteúdo do mundo todo.

A razão disso é o seu algoritmo poderoso que, o tempo todo, lança novas tendências e alcança milhões de pessoas diariamente.

Segundo uma pesquisa publicada pela Statista, em abril de 2021, em todo o mundo, seis por cento dos usuários do TikTok passavam mais de dez horas por semana na plataforma. 

Outros 11% usaram o aplicativo TikTok por cinco a dez horas por semana, enquanto 30% dos entrevistados gastaram menos de uma hora semanal na plataforma.

Com tantos usuários ativos assistindo vídeos no TikTok por tanto tempo, é interessante pensar no que fazer para tirar o máximo de proveito do aplicativo e se dar bem.

Descubra como aumentar o engajamento do seu TikTok de forma eficaz. Confira.

Como aumentar o engajamento do TikTok?

Aumentar engajamento no TikTok não se resume em aplicar técnicas ou truques isolados no momento de publicar um vídeo. 

Obter mais engajamento demanda um conjunto de práticas que, quando combinadas, se completam para chegar ao resultado final que é mais engajamento.

A seguir, saiba o que fazer para aumentar o engajamento dos seus vídeos TikTok.

1 – Poste com regularidade

Postar com regularidade é parte indispensável desse conjunto de práticas. O algoritmo do TikTok não se limita a usar apenas os dados dos vídeos para exibir conteúdos para os usuários.

Ele também analisa os dados completos do perfil do criador para decidir se vale ou não a pena mostrar o vídeo para mais pessoas.

Quanto mais você se mostra regular em criar conteúdo no TikTok, mais a plataforma promoverá seus vídeos.

E por quê? Ora, porque quanto mais conteúdo gerado pelo usuário, mais as pessoas permanecem ativas e mais dinheiro ganha o aplicativo.

Então não é do interesse do TikTok que você fique parado só assistindo. Ele realmente deseja que você continue criando vídeos diariamente e, sem dúvidas, ele encontrará formas de aumentar o engajamento do seus vídeos TikTok para incentivá-lo a continuar criando.

2 – Fique por dentro das tendências

Já reparou que quando um vídeo viraliza no TikTok, o aplicativo mostra mais vídeos do mesmo conteúdo ou semelhantes para você com mais frequência?

Isso acontece porque o algoritmo do TikTok quer elevar uma tendência de vídeo até seu limite de engajamento no aplicativo. 

À medida que um vídeo acumula engajamento, mais pessoas tendem a criar vídeos semelhantes, e assim uma tendência forte surge no TikTok.

Nesse sentido, quando um vídeo viraliza, o TikTok favorece conteúdos relacionados ou semelhantes para os usuários. Ele quer incentivar o máximo de pessoas possíveis a criarem vídeos iguais.

Por isso, seguir as tendências é uma excelente forma de aumentar o engajamento no TikTok, pois o aplicativo promoverá o seu vídeo também.

Uma boa maneira de fazer isso é incluir em seu vídeo áudio ou música de fundo que esteja em alta, além das hashtags também.

3 – Seja original

Uma estratégia poderosa para mais engajamento no TikTok é combinar conteúdos originais com elementos de tendências como sons e hits musicais. 

Você pode incluir em seu próximo vídeo um som ou música que viralizou com uma abordagem totalmente nova. Sem dúvidas, você experimentará ótimos resultados se fizer isso.

Inspire-se nos vídeos que aparecem para você na sua página “Para você” e também na página “Descobrir”. Pense em como remodelar um vídeo que você gostou para publicar como seu próprio vídeo original.

4 – Faça duetos no TikTok

Os duetos no TikTok funcionam da seguinte maneira: primeiro, alguém cria um vídeo, depois outros usuários respondem este vídeo com seu próprio vídeo por meio do recurso “Dueto”. 

Você saberá que se trata de um dueto quando ver dois vídeos aparecendo lado a lado na tela em formato quadrado.

Os duetos são uma ótima maneira de você aumentar seu engajamento no TikTok duetando vídeos que se popularizaram.

Com o recurso dueto, você pode responder a algum desafio proposto pelo criador do vídeo inicial ou reagir ao vídeo expondo sua opinião e etc.

Ao criar seus próprios vídeos, deixe a opção dueto ativa para que outros usuários respondam o seu vídeo também. Assim, você poderá aumentar seu engajamento.

5 – Analise as métricas

O desafio é muito maior quando você trabalha no “escuro”, ou seja, sem nenhuma informação que mostre a você se está ou não no caminho certo.

Por isso, analisar as métricas é essencial para avaliar os resultados dos seus vídeos do TikTok. É por meio das métricas que você pode obter insights que vão ajudá-lo(a) a melhorar seus próximos vídeos.

Nesse sentido, aprender como analisar cada métrica é crucial para efetuar as correções e ajustes necessários para obter um melhor engajamento dos espectadores do TikTok.

Temos um guia completo sobre o TikTok análise em que você pode aprender mais sobre cada informação da sua conta, como interpretá-las e o que fazer.

Sendo assim, acompanhe sempre os dados relacionados aos seus vídeos. Aprenda com essas informações e melhore seu conteúdo.

6 – Poste na hora certa

Sim, existem alguns horários em que seus vídeos podem experimentar melhores taxas de engajamento e você deve postar preferencialmente neles.

Em nosso artigo completo você encontra os melhores horários para postar no TikTok. Leia, escolha os melhores horários e comece a postar neles.

Obs: Vale lembrar que estes horários devem ser combinados com os horários de atividade dos seus espectadores presentes nas informações da sua conta Pro.

7 – Use hashtags que estão em alta

Hashtags sempre foram e, até o momento, continuam sendo a chave para alcançar novos públicos e ganhar mais engajamento.

Elas são úteis pois categorizam conteúdos e indicam ao algoritmo para quais públicos você criou o seu vídeo TikTok.

Como dica, sempre combine as hashtags que estão em alta no momento com as hashtags mais populares do aplicativo.

Temos um guia completo em que você encontra as melhores hashtags para postar no TikTok. Identifique o seu nicho e inclua essas hashtags no seu próximo vídeo.

8 – Faça lives no TikTok

Se você é usuário do TikTok, na página “Para você”, certamente já notou como o tempo todo aparecem lives de perfis que você não segue.

Isso acontece porque as lives também são formas de conteúdo que geram muito engajamento no TikTok. Por meio das lives, você pode conquistar muitos seguidores e até ganhar dinheiro com os presentes dos seus espectadores.

Por isso, para aumentar o engajamento do seu perfil TikTok, faça lives e peça à sua audiência que convide amigos e interaja com o seu vídeo ao vivo.

À medida que você obter mais interações em sua live, mais o algoritmo nutrirá informações que indicarão que o seu perfil é relevante para aquela audiência.

Conclusão: agora que você sabe como aumentar o engajamento do seu TikTok

Aumentar o engajamento é sempre um grande desafio. Infelizmente, não existe uma fórmula infalível para isso, mas, com certeza, existem estratégias que já provaram serem eficazes.

Neste artigo, você conheceu 8 dicas para aumentar o engajamento do seu TikTok. Lembre-se: combinadas, essas dicas realmente podem ter um efeito espantoso no seu engajamento.

Então, você já conhecia alguma das dicas que apresentamos? Quer compartilhar sua estratégia particular? Conte para nós nos comentários abaixo.

Você curtiu?