melhor horário para postar Reels
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Melhores Horários para postar Reels no Instagram

Quer descobrir quais são os melhores horários para postar Reels? Quer saber como obter o máximo de engajamento em seus vídeos do Reels? Então leia até o final e descubra!

O que é o Reels do Instagram?

Reels é um recurso do Instagram – criado em resposta ao TikTok – desenvolvido para publicação exclusiva de vídeos curtos de 15 a 30 segundos de duração.

Esse recurso do Instagram conta com diversas configurações e ferramentas de edição para criar e editar vídeos.

Além disso, os Reels publicados são exibidos em uma guia própria no perfil do usuário e podem ser compartilhados na página Explorar e Stories.

Uma curiosidade desse recurso do Instagram é que as funcionalidades e aparência são muito semelhantes aos do aplicativo chinês TikTok.

Assim como o TikTok tem a guia Para você, o Reels possui um feed próprio que pode ser acessado na página Explorar e por meio do botão localizado na barra inferior de navegação do aplicativo.

Nesse feed, você encontra vídeos e tendências que estão em alta no Instagram.

Tal como o aplicativo chinês, o Reels parece ser influenciado por quem você já segue, com que conteúdo você interage e onde você está localizado.

Como funciona o algoritmo do Reels?

O Reels conta com um algoritmo exclusivo. Até onde se sabe, ele favorece vídeos que:

  • São divertidos (ou seja, encanta as pessoas, chama sua atenção, as faz rir, ou tem uma surpresa).
  • São inspiradores (ou seja, iniciam uma tendência na qual outros podem facilmente participar).
  • Use ferramentas criativas como efeitos de texto, filtro ou câmera.
  • Usa vídeo no modo vertical.
  • Use música da biblioteca de música do Instagram e/ou áudio original que você cria ou encontra em Reels.

Por outro lado, o algoritmo desfavorece vídeos Reels que:

  • Estão embaçados devido à baixa resolução.
  • São carregados com uma fronteira ao seu redor.
  • Tenha a maioria da imagem coberta por texto.
  • Não atenda às diretrizes comunitárias do Instagram.

Além disso, vale ressaltar que o Instagram confirmou que o conteúdo reciclado de outros aplicativos (contendo logotipos ou marcas d’água) será menos visível no feed do Reels.

Para obter o máximo de retorno dos seus esforços no Instagram, postar Reels nos melhores horários pode multiplicar o engajamento dos seus vídeos.

Um dos principais benefícios de você publicar seu Reels nos melhores horários é que você explora todo o potencial de alcance do seu vídeo.

Em outras palavras, você multiplica as oportunidades dos seus Reels viralizarem no Instagram.

Isso porque você alcança mais pessoas e, dessa forma, pode conquistar mais seguidores para o seu perfil.

Desde o seu lançamento, o Reels conquistou as marcas e influenciadores. Eles aderiram ao recurso com muito entusiasmo desde o seu surgimento.

Atualmente, o Reels é muito popular entre os usuários. O recurso simplesmente encantou as pessoas, assim como aconteceu com os vídeos curtos no TikTok.

Então se você deseja se destacar, deve se concentrar na criação de conteúdo de qualidade e relevante para os seus seguidores.

E, para isso, conhecer os melhores horários para postar Reels é crucial.

A seguir, descubra quais são os melhores horários para postar Reels no Instagram.

Os dois principais fatores são: onde seu público está e por quanto tempo ele está acordado e ativo na plataforma.

Quais são os Melhores Horários para postar Reels?

Segundo o MarketingHub, após analisar mais de 100 mil postagens Reels para encontrar os horários com as maiores taxas de engajamento, os melhores horários para postar Reels são:

  • Terça-feira às 9h.
  • Quinta-feira às 12h.
  • Sexta-feira às 5h.

No demais dias, os horários de maiores taxas de engajamento ao publicar Reels são:

  • Segunda-feira, às 6h, 10h e 22h.
  • Quarta-feira, às 7h, 8h e 23h.
  • Sábado, às 11h, 19h e 20h.
  • Domingo, às 7h, 8h e 16h.

Veja no quadro abaixo a relação completa dos dias e melhores horários para postar Reels.

melhor horário para postar reels
Fonte: Influencer MarketingHub.

Estes horários estão no fuso horário EST – Eastern Standard Time – que é o fuso horário da costa leste dos Estados Unidos e Canadá.

Por isso, antes de postar Reels nestes horários, é necessário que você converta o fuso horário EST em GMT-3 para encontrar a exata hora correspondente no Brasil.

Estes são os melhores horários para postar Reels no fuso horário brasileiro (GMT-3):

  • Terça-feira às 11h.
  • Quinta-feira às 14h.
  • Sexta-feira às 7h.

Nos outros dias, os melhores horários são:

  • Segunda-feira, às 8h, 12h e 0h.
  • Quarta-feira, às 9h, 10h e 1h.
  • Sábado, às 13h, 21h e 22h.
  • Domingo, às 9h, 10h e 18h.

Embora esse levantamento indique que estes são os melhores horários para postar Reels no Instagram, o ideal é você combinar essas informações com os insights da sua conta.

As métricas disponíveis em sua conta indicam quais são os dias e horários em que seus seguidores estão mais ativos, isto é, os melhores dias e horários para você publicar seus vídeos Reels.

Ao combinar ambas informações, você obterá mais chances de receber mais engajamento nos seus vídeos.

Como encontrar os melhores horários para postar Reels?

Como recomendado acima, você pode combinar esses horários de engajamento com os horários em que seus seguidores estão mais ativos.

Provavelmente, seu objetivo ao postar Reels é alcançar novos públicos e conquistar mais engajamento e seguidores.

Então saber quais horários o seu público está mais ativo lhe dará uma pista dos momentos em que públicos semelhantes estão on-line no Instagram.

Para encontrar os horários em que seus seguidores estão mais ativos, siga estes passos:

  1. Entre na sua conta e vá para o seu perfil.
  2. Toque no ícone das três linhas no canto superior à sua direita.
  3. Toque em Insights.
  4. Na parte superior, defina o período de abrangência para análise. Ainda na parte superior da página, deslize as opções para a esquerda, selecione o período máximo últimos 90 dias e toque em Atualizar.
  5. De volta ao painel Insights. Na seção Visão geral dos insights, toque em Total de seguidores.
  6. Role a página até o final e localize a seção Períodos mais ativos.
  7. Use as setas para navegar entre os dias e visualize os horários de maior atividade.

Após encontrar os horários em que seus seguidores estão mais ativos, compare os dados com os horários de pico de engajamento para postar Reels indicados.

Veja se existe horários em comum e com base no seu conhecimento sobre o seu público, escolha os melhores horários para postar.

Dica: não poste no momento exato em que seus seguidores estão mais ativos. Poste aproximadamente uma ou duas horas antes. Dessa forma, quando seus seguidores e o público-alvo abrir o aplicativo, as chances do seu Reels ser exibido aumenta.

Quantas vezes por dia devo postar Reels?

Como o Reels é baseado em vídeo, é importante lembrar que criar conteúdo de alta qualidade requer mais tempo e esforço do que criar postagens baseadas em texto para o Facebook ou Twitter, ou mesmo postagens baseadas em imagens.

Felizmente, em termos de conteúdo de vídeo curto, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade.

Mesmo que os vídeos sejam curtos, eles devem valer a pena, caso contrário, seu público-alvo não dará atenção. Então para ter um público que engaja em suas publicações, o ideal é postar pelo menos uma vez por dia.

Mas como foi dito, a prioridade é publicar conteúdo relevante e de qualidade. Sendo assim, priorize a qualidade e deixe a frequência das postagens em segundo plano.

Atualmente o Instagram ainda não disponibiliza meios para monetização de conteúdo gerado no Reels.

Porém, o Instagram estuda a possibilidade de um novo recurso de “bônus”. Esse recurso permitirá que criadores de conteúdo obtenham receita por meio do Reels.

Um informante popular, Alessandro Paluzzi, publicou prints deste novo recurso em desenvolvimento que se encontra ainda na fase de testes.

A captura de tela também dá detalhes sobre como o Instagram planeja monetizar o Reels.

Embora ainda não exista a possibilidade de monetização, influenciadores ganham dinheiro no Reels por meio de ações publicitárias em seus vídeos.

Um ponto interessante sobre isso é que a não monetização dos conteúdos do Reels pode ser um motivo importante pelo qual influenciadores e marcas ainda não entraram na plataforma.

Por enquanto, só o Instagram ganha dinheiro com vendas de publicidade e postagens patrocinadas, semelhante à publicidade no Facebook.

Conclusão

Encontrar o melhor horário para postar Reels no Instagram não só tornará mais fácil você se conectar com os seguidores existentes, mas também renderá mais seguidores no Instagram.

Antes de usar os horários sugeridos, descubra onde está seu público para encontrar o melhor horário de publicação (o horário em que seu público tem mais probabilidade de estar ativo na plataforma).

Afinal, você não quer apenas postar conteúdo sem receber feedback!

Então para aumentar seu número de seguidores, você precisa produzir mais conteúdo de qualidade para obter mais atenção.

Ao aplicar as técnicas descritas neste artigo, você será capaz de atrair e manter engajamento no Reels do Instagram.

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