aparecer na fy do TikTok
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Como fazer vídeo aparecer na For You (fy) do TikTok

Quer descobrir como fazer seu vídeo TikTok aparecer no FY? Neste guia, aprenda o que fazer para ter seu vídeo exibido na página de descoberta do TikTok.

O TikTok já é uma das principais redes sociais usadas no Brasil e no mundo.

Segundo o Statista, no ranking dos países com mais usuários do TikTok em 2022, o Brasil está em terceiro lugar com 74 milhões de usuários, ficando atrás dos Estados Unidos (131 milhões) e Indonésia (92 milhões).

Nesse sentido, milhões de vídeos são publicados diariamente no TikTok e, embora a maioria dos vídeos sejam curtos, criar um vídeo do zero no TikTok costuma ser trabalhoso, principalmente quando você se concentra em edições complexas.

Além disso, todo esse volume de usuários desenvolve uma forte competição por visualizações em torno de diversos tópicos.

Diante de tanta competição e muito trabalho, aprender como fazer seu vídeo aparecer na página For You (FY) é uma forma de otimizar seus esforços para conquistar os melhores resultados.

Por isso, neste guia, você aprenderá como fazer seu vídeo aparecer – ou enviá-lo – para a FY do TikTok e conquistar muitas visualizações e seguidores.

O que significa FY do TikTok?

FY é a sigla que representa For You – traduzido para o português do Brasil “Para você”. FY é a página do TikTok onde usuários podem encontrar recomendações de vídeos feitas pelo próprio TikTok.

Embora em nosso idioma o aplicativo TikTok chame essa página de “Para você”, ela é mais conhecida como FY, provavelmente devido as hashtags #fyp e #foryoupage que estão entre as hashtags mais populares do TikTok.

Os vídeos exibidos no FY não são os mesmos para todos. Como dito, os vídeos exibidos no FY são recomendados pelo TikTok.

Essa recomendação tem como fundamento o seu histórico de interações, isto é, curtidas, comentários, tempo de visualização de vídeo, visitas a perfis e também sua localização.

Um ponto interessante é que a localização parece ser um fator muito importante para um vídeo aparecer no FY do TikTok. Se você reparar, muitas pessoas dentro da sua localização veem alguns vídeos em comum na sua FY.

Discutiremos isso com mais detalhes à frente. Continuando, essa página de descoberta (FY) tem como objetivo de trazer ao conhecimento do usuário tendências de vídeo em torno do seu histórico de interesses.

Mesmo quando você não curte ou comenta um vídeo, o algoritmo traduz o tempo que você gastou assistindo e sua visita ao perfil como uma ação de interesse. Isso será usado no futuro para recomendar vídeos a você.

Como fazer um vídeo aparecer no fy do TikTok?

Antes de mostrar para você como enviar seu vídeo para a FY do TikTok, é importante ressaltar que não existe um método 100% eficaz para isso.

O que existe são práticas recomendadas que aumentam a probabilidade do seu vídeo aparecer. No entanto, de modo geral, é bem provável que seu vídeo seja exibido para alguém no FY do TikTok, então o foco deve ser encontrar formas de ampliar o alcance do vídeo.

Isso é o que você pode fazer para que seu vídeo apareça no FY do TikTok:

  1. Encontre tópicos de interesse do seu público.
  2. Use sons que estão em alta no momento.
  3. Combine hashtags de alta e média popularidade.
  4. Use legendas no seu vídeo.
  5. Use as ferramentas nativas de edição do TikTok.
  6. Crie vídeos com base nas tendências.
  7. Publique com regularidade.
  8. Poste nos melhores horários.

A seguir, vamos falar com mais detalhes sobre cada tópico para descobrir como enviar um vídeo para a FY do TikTok.

Encontre tópicos de interesse do seu público.

Já se foi o tempo em que as redes sociais se limitavam apenas ao entretenimento dos usuários. Atualmente, quase todas estão incorporando à sua estrutura recursos de motores de buscas para os usuários.

O que isso significa? Significa que assim como as pessoas usam o Google, Bing ou YouTube para pesquisarem conteúdos específicos, as redes sociais também disponibilizam a mesma ferramenta.

Segundo a Forbes, o TikTok é uma das redes sociais preferidas da geração Z para consumo de conteúdo digital de entretenimento e educação. Isso indica que há um grande público usando o TikTok para descoberta de conteúdo.

No TikTok e Instagram é possível localizar na página de descoberta um campo de pesquisa. Nele, você digita um termo de pesquisa e o aplicativo fornece diversos resultados como postagens, locais, usuários e hashtags.

Por essa razão, é muito importante trabalhar estratégias de SEO na estrutura dos seus vídeos se quiser que eles apareçam no FY do TikTok.

Ao otimizar seu vídeo para as pesquisas dos usuários, seu perfil poderá ser descoberto por novos públicos que possuem interesse no seu tipo de conteúdo.

Mas como encontrar os tópicos de pesquisa do meu público? Essa é uma tarefa trabalhosa e você terá que buscar sua própria estratégia para encontrar os termos pesquisados.

Um bom início é você inserir as palavras chave relacionadas ao seu setor no campo de pesquisa. Pondo isso em perspectiva, suponha que você aborde em seu perfil assuntos relacionados a saúde e musculação.

Neste caso, você pode inserir no campo de pesquisa da página de Descoberta temos como “dicas de dieta” ou dicas de “dicas de treino”. Você verá que antes de fazer a pesquisa, outros termos de buscas serão sugeridos.

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Fonte: autor.

Depois, role mais um pouco e você encontrará a seção Pesquisas similares.

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Fonte: autor.

Lá você pode encontrar outras pesquisas feitas por usuários. Qualquer uma das sugestões podem ser usadas como tópico de conteúdo do seu próximo vídeo.

Ao fazer isso, você estará criando conteúdo relevante para sua audiência e aumentará suas oportunidades do seu vídeo aparecer no FY do TikTok.

Use sons que estão em alta.

Essa é uma das dicas mais velhas que existem para fazer seu vídeo aparecer no FY do TikTok. Porém, é importante enfatizar que você deve seguir essa dica.

Encontrar os hits do momento no TikTok não é difícil. Uma rápida rolagem na página do FY e você já será capaz de identificar qual som está fazendo sucesso.

Além disso, no momento de criar seu vídeo, ao tocar em “adicionar som” você pode encontrar uma página com várias categorias de sons, como: Top BR, Viralizou BR e Lançamentos.

Escolha um deles e adicione ao seu vídeo. Se houver uma hashtag relacionada, use-a também. E se você não planeja inserir som no seu vídeo por algum motivo, você pode reduzir seu volume para que fique imperceptível.

Combine hashtags de alta e média popularidade.

Temos um guia completo com as melhores hashtags TikTok onde você pode localizar quais são as principais hashtags do aplicativo.

As hashtags possuem o importante papel de categorizar seu conteúdo. Usá-las é importante para indicar ao algoritmo o conteúdo abordado no vídeo.

Com essa informação, o algoritmo do TikTok encontra as pessoas que apresentam maior probabilidade de gostarem do seu vídeo. É assim que seu vídeo TikTok pode aparecer no FY e ser visto por novos públicos.

No entanto, você deve selecionar as hashtags com estratégia. Não se trata apenas de escolher as mais populares. Você realmente deve selecionar tags que descrevem o seu conteúdo e que possuam relação.

Sim, elas também precisam ter relação entre si. Como você imagina que o algoritmo pode entender de que trata seu vídeo se ele possui hashtags #saude e #marketingdigital? Quanto mais relacionadas, melhor é a categorização do seu vídeo.

Além disso, vale você observar o nível de competitividade das hashtags. Quanto mais popular ela é, maior é a competição pelas visualizações, o que significa que seu vídeo pode sumir em poucos milésimos de segundos ao ser incluído na página da hashtag.

Por isso, faça uma combinação inteligente. Recomendamos que você combine tags de alta e média popularidade.

Use legendas nos seus vídeos.

Nem todos podem ouvir o áudio de seu vídeo no momento em que ele aparece no FY. Existe também o problema de acessibilidade ou simplesmente dificuldade em entender o diálogo do vídeo. Por isso, as legendas são uma ótima forma de você contornar esse problema.

Elas não só contribuem para descrever o conteúdo do vídeo como também servem para fornecer informações valiosas para o algoritmo.

Por meio dos recursos de leitura, a partir das legendas do seu vídeo, o algoritmo pode localizar dados importantes para segmentação do vídeo.

Use as ferramentas nativas de edição do TikTok.

Se você usa ferramentas externas para editar seus vídeos, pode ser que esteja perdendo a oportunidade de otimizar seu vídeo TikTok usando ferramentas nativas do aplicativo.

Embora o TikTok use uma moderna tecnologia de leitura de dados, as ferramentas nativas são mais apropriadas para realizar alguns tipos de edições, pois ela facilita a leitura pelo algoritmo.

Como exemplo, se você costuma inserir títulos ou textos durante o seu vídeo, dê preferência à ferramenta de texto nativa do TikTok ao invés de usar um aplicativo externo.

Isso ajudará o algoritmo do TikTok a interpretar o texto inserido e fornecer informações valiosas que poderão ajudar a fazer seu vídeo aparecer no FY do TikTok.

Crie vídeos com base nas tendências.

Como dito, o FY é uma página de recomendações. Nela é comum serem exibidos vídeos que estão ganhando engajamento com rapidez e se tornando tendências.

Então se você criar vídeos com base em tópicos que estão em alta no momento, suas chances de ter seu vídeo exibido no FY aumentam consideravelmente.

Sendo assim, fique antenado nas tendências do aplicativo. Use a página de descoberta e pesquise usando hashtags do seu nicho para encontrar vídeos que estão em alta.

Inspire-se neles para criar o seu próprio vídeo. Dessa forma, você multiplica suas oportunidades do seu vídeo aparecer no FY.

Publique com regularidade.

Seu histórico de publicações também fornece dados importantes para o algoritmo do TikTok. Mesmo que seus vídeos individualmente possuam poucas visualizações, se você postar com regularidade, o agregado de interações acumuladas somará a seu favor.

Quanto mais curtidas, comentários e visualizações você obter com o seu perfil, mais informações o TikTok terá e poderá usá-las para dar mais alcance para os seus vídeos novos.

Portanto, publique com regularidade. Se possível, poste no TikTok todos os dias. Em pouco tempo você notará que seus vídeos receberão mais visualizações.

Poste nos melhores horários.

Sim, existem alguns horários em que é possível obter mais engajamento em seus vídeos do TikTok. Então é importante você considerar postar nestes horários para checar se eles funcionam para você.

Temos um guia com os melhores horários para postar no TikTok. Você pode encontrar nele um levantamento realizado em que é possível ver os momentos de pico de engajamento.

Porém, antes, é importante avaliar os dados de atividade do seu público disponíveis no aplicativo. No painel de análise do TikTok Pro você encontra dados sobre seus seguidores, entre eles os horários de maior atividade deles.

Busque postar algumas horas antes dos horários em que seu público está mais ativo. Ao fazer isso, você provavelmente terá seu vídeo mostrado no FY de públicos potenciais.

Como saber se meu vídeo foi para a FY do TikTok?

Você pode descobrir se o seu vídeo apareceu ou não no FY por meio do painel de análise da conta TikTok Pro. No painel de análise, você encontra as informações de distribuição do seu vídeo para a rede do TikTok.

Lá você encontra o percentual de exibição do seu vídeo na página Para você, que é o FY do TikTok como dito antes. Para isso acesse a sua conta do TikTok e siga estes passos:

  1. Vá para o seu perfil.
  2. Toque no ícone das três linhas na parte superior à sua direita.
  3. Toque em Ferramentas do criador, em seguida toque em Análise.
  4. Defina um período para análise podendo ser no máximo de 60 dias.
  5. Toque na guia Conteúdo localizada na parte superior.
  6. Vá para a seção Vídeos populares e toque no vídeo que deseja analisar.
  7. Role a tela e localize a seção Visualização do vídeo por seção.

Se o seu vídeo tiver aparecido no FY do TikTok, você será capaz de ver a informação do percentual correspondente as visualizações obtidas na página Para você.

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Fonte: autor.

Como sua localização afeta os vídeos que aparecem no FY?

Como abordado no inicio do artigo, aparentemente as pessoas que estão dentro da sua localização veem em sua página do FY alguns vídeos em comum com você.

Um sinal para essa observação é as configurações de privacidade do TikTok. Ao acessar as configurações, na seção Serviços de localização, é possível encontrar a informação de que o TikTok usa a localização aproximada do dispositivo para melhorar o conteúdo do TikTok e experiências de anúncios.

Quando você posta um vídeo, inicialmente ele é exibido para um pequeno grupo de pessoas dentro da sua localização. À medida que recebe mais engajamento, ele é exibido para mais pessoas.

Sendo assim, considere verificar o impacto dessa configuração nos seus vídeos. Você pode testar desligá-lo para ver se o seu vídeo é exibido em outros locais pelo aplicativo.

Conclusão

Neste guia, você aprendeu como fazer seu vídeo aparecer no FY do TikTok. Como visto, existem algumas práticas que você pode usar para que seu vídeo seja exibido.

Nem sempre os seus vídeos aparecerão no FY, por isso, é importante você sempre ser constante nas suas postagens no TikTok. Seu histórico de publicações é altamente relevante para o algoritmo mostrar seus vídeos na página For You.

Além disso, é importante ficar sempre de olho nas tendências. Elas são cruciais para que seu vídeo apareça no FY, pois o FY é uma página de recomendações, então se você estiver trazendo vídeos com sinais de tendências, as chances dele ser exibido aumentam consideravelmente.

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