Vale a pena promover no TikTok? 4 razões para você começar anunciar

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O poder que os anúncios possuem é inegável: eles geram clientes, tornam uma marca mais conhecida, despertam o interesse de compra em potenciais consumidores, aumentam as taxas de conversão em vendas, elevam o número de seguidores de um perfil…

É por isso que, considerando esses pontos, é vantajoso sim anunciar — desde que, claro, você tenha o orçamento necessário para fazer isso e aplique boas práticas de tráfego pago.

Mas… e no que diz respeito a se vale a pena promover no TikTok?

Os anúncios têm a mesma eficiência nessa plataforma? É uma jogada assertiva ou a pior decisão que você poderia tomar?

É isso que vamos descobrir a seguir. Boa leitura!

O que é promover no TikTok e quem pode fazer isso?

Promover no TikTok refere-se ao recurso que permite você fazer publicidade de um vídeo, como aquele com grande potencial de engajamento.

Ou seja, promover é criar um anúncio.

Ao longo deste conteúdo, você perceberá que vale a pena promover no TikTok por diversas razões.

Entre elas, está a de fazer com que mais usuários consigam encontrar os vídeos que você investiu tanto tempo e esforço para criar.

Você também pode criar anúncios para direcionar os usuários a outros canais, como um e-commerce, caso tenha, e blog.

Ou, ainda, criar anúncios para aumentar o seu número de seguidores no TikTok.

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Afinal, isso fará com que os seus vídeos ganhem ainda mais engajamento, gerando mais visitas no perfil, curtidas, vídeos salvos, compartilhamentos, entre outros benefícios.

Tudo o que terá de fazer é seguir o passo a passo correto para anunciar no TikTok Ads, bem como aplicar as melhores estratégias para que o seu anúncio traga bons resultados.

Mas quem pode promover no TikTok?

Se você tem uma empresa, é um criador de conteúdo, dono de loja virtual no Instagram ou um desenvolvedor de jogos, por exemplo, pode (e deve) promover no TikTok.

Na verdade, se o TikTok estiver bastante alinhado com o segmento da sua empresa, fazer publicidade nele será uma das melhores decisões que você tomará.

E a lista de quem pode anunciar na plataforma é gigantesca: músicos, artistas, designers gráficos, fotógrafos, videomakers, agências de publicidade, entre outros.

Além do mais, a rede social dá aos usuários um leque de alternativas envolvendo a criação de anúncios promissores, como a possibilidade de segmentar o público-alvo de forma assertiva e de optar por formatos diferentes.

Quanto custa promover vídeo no TikTok?

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Quando se trata do valor que você terá de investir para promover no TikTok, existem alguns aspectos importantes.

O primeiro deles é que você pode definir um orçamento diário ou vitalício do vídeo que será promovido.

Assim que fizer o processo de promoção de um vídeo, o TikTok, na etapa de orçamento, permitirá que você escolha o orçamento por dia, dando um valor mínimo e máximo, e também da duração da promoção, que pode ser de 1 a 7 dias.

Como funciona o processo de promover no TikTok?

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Há diversas maneiras de você promover no TikTok. A melhor é por meio da plataforma TikTok Ads.

Isso porque só na plataforma do TikTok Ads você acessa todos os recursos completos para anunciar, incluindo opções avançadas de segmentação de público e outros.

promover no tiktok

Além da plataforma especializada do TikTok, é possível promover vídeos direto do aplicativo.

Você pode acessar a ferramenta de Promoção de várias formas, como indo direto nas Ferramentas do Criador (Perfil > Menu > Ferramentas do Criador > Promoção) ou no Pacote Corporativo (Menu > Pacote Corporativo > Promoção).

Se quiser descomplicar ainda mais o processo, pode simplesmente acessar o vídeo que deseja promover (Mais opções > Promoção).

A partir do momento que promover um vídeo, irá conseguir visualizar certas informações sobre ele, como o número de pessoas que visitaram o link que você inseriu no anúncio e os dados demográficos das pessoas que interagiram com ele (curtidas, comentários, compartilhamentos, etc.).

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Aliás, durante o processo de promover um vídeo, você passará pela etapa em que deverá configurá-lo de certas maneiras.

Você, por exemplo, poderá escolher a opção de “Mais visitas ao site” caso queira que as pessoas, ao assistirem ao anúncio, sejam direcionados para um website.

Nesse caso, a publicidade mostrará aos usuários botões de ação como “Saiba mais” ou “Compre agora”.

Com relação ao público que verá o anúncio, você terá duas alternativas: automática, ou seja, é o TikTok quem escolhe a audiência; personalizado, é você quem segmenta o público-alvo, escolhendo faixa etária, interesses, gênero, etc.

Por fim, na hora de configurar o vídeo, você também terá de especificar tanto o seu orçamento quanto a duração do vídeo, além de incluir as informações relativas ao pagamento.

4 motivos para promover vídeo no TikTok

São inúmeros os motivos que demonstram que vale a pena promover no TikTok.

Listamos algumas deles a seguir:

  • Perfil com maior alcance, elevando as chances de você fechar parcerias com marcas;
  • Divulgação de produtos e serviços de forma mais assertiva, o que aumenta a lucratividade do seu negócio;
  • Mais engajamento, destacando o seu perfil em relação aos demais ao mesmo nicho;
  • Construção de audiência, o que significa maior base de seguidores tanto no TikTok como fora dele (se você direcioná-los a outros locais, como seu perfil no Instagram).

Dicas essenciais para promover conteúdo no TikTok e ter sucesso

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É importante que você esteja ciente de algumas dicas para aumentar as chances de sucesso com anúncios.

É isso que, no final das contas, definirá se vale a pena promover no TikTok ou não.

Algumas dessas dicas estão atreladas às regras da plataforma, ao passo que outras dizem respeito a boas práticas que tornarão o seu anúncio mais atraente. Confira a seguir.

Cumpra as regras básicas do TikTok

O primeiro ponto importante sobre promover no TikTok é que você só pode fazer isso com vídeos públicos.

Seguido disso, eles têm que conter sons originais.

Você até pode usar sons que não são originais, porém, eles têm de estar liberados para uso com fins comerciais.

Dá para achá-los facilmente acessando a biblioteca do TikTok, que conta com mais de 1 milhão de músicas.

Além disso, outros aspectos relevantes envolvem a sua idade, já que você só pode promover a partir dos 18 anos, bem como ter uma conta corporativa ou ser um criador.

Promova um vídeo com grande potencial

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Se ainda vai elaborar um vídeo para promover, é vital que produza um alinhado com as principais boas práticas da criação de vídeos atraentes.

Vamos pontuar algumas delas?

  • Primeiros segundos: seja lá o que terá no meio ou fim do vídeo, foque logo em fisgar os usuários nos primeiros segundos. Se isso não acontecer, eles vão deslizar rapidamente para o próximo vídeo;
  • Faça um apelo visual usando cores vibrantes (há geradores de paleta de cores que podem ajudar você com isso), figurinos chamativos e cenários interessantes;
  • Use uma edição dinâmica, como cortes rápidos e movimentos de câmera que fazem os usuários permanecerem vidrados no anúncio;
  • Use as tendências da plataforma a seu favor na hora de criar um anúncio;
  • Já ouviu sobre Storytelling? Simplificando, é quando você conta uma história capaz de manter a atenção das pessoas voltadas só para o seu vídeo (Exemplo de Storytelling de um anúncio sobre produtos faciais: “O que eu faria se soubesse o resultado desse produto no meu rosto? Deixa eu te contar o que percebi ontem…”)

Essas são as dicas caso você ainda vá criar um vídeo, no entanto, se já tiver um publicado, aconselhamos que promova aquele que possui um excelente desempenho orgânico.

Dessa forma, o ato de promovê-lo vai potencializar ainda mais o seu engajamento.

Afinal, se ele já gerou tantas visualizações e curtidas aparecendo só para uma parcela de pessoas, imagine o que vai acontecer quando você aumentar a visibilidade dele na plataforma.

Hora de criar anúncios de sucesso

Agora que entende como funciona o processo de criar um anúncio e todas as vantagens disso, certamente sabe que vale a pena promover no TikTok.

Portanto, não perca tempo e promova vídeos o quanto antes. É um processo rápido e promissor.

Mas atenção: certifique-se de aplicar as boas práticas, seguir as regras do TikTok e sempre aprimorar a criação de anúncios.

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