SEO no Instagram: 5 formas de otimizar seu perfil

SEO Instagram
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Quer descobrir como implementar uma estratégia de SEO no seu perfil do Instagram? Então aprenda neste artigo como fazer do SEO uma chave que abrirá portas para aumentar o alcance no Instagram.

Uma estratégia poderosa de SEO (Search Engine Optimization) do Instagram é uma das melhores formas de aumentar sua presença na plataforma.

Por isso, suas habilidades de SEO é de grande importância, pois tornará seu perfil mais pesquisável, além de ajudar a conectar e construir uma rede robusta de seguidores.

Neste guia completo, mostraremos a você como aplicar técnicas de SEO em sua estratégia do Instagram para que você possa alcançar públicos relevantes dentro do aplicativo.

O que é SEO no Instagram?

O SEO no Instagram pode se resumir em personalizar (otimizar) seu conteúdo para aparecer em tantos lugares quanto possível – desde resultados de pesquisa até feeds sugeridos.

Essa é uma estratégia importante para melhorar suas oportunidades de descobertas por outros perfis no aplicativo.

Quanto mais pessoas descobrirem suas postagens, mais chances você terá de ganhar novos seguidores e consolidar sua audiência no Instagram.

Como o SEO do Instagram realmente funciona?

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Os algoritmos do Instagram processam cada fragmento do conteúdo do aplicativo, obtendo informações que podem ser usadas para definir sobre o que é a postagem e, por meio de proxies, determinar quem pode achá-la interessante.

Embora os algoritmos possam automatizar essa tarefa, existem algumas técnicas eficazes que você pode aplicar e se adequar aos requisitos de forma mais assertiva.

A seguir, conheça cinco estratégias para melhorar sua oportunidade de descoberta do seu perfil por públicos relevantes. Continue lendo para saber como.

Por que o SEO do Instagram é importante?

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Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais no Instagram, o SEO desempenha um papel importante no alcance e descoberta na plataforma.

Integrado à página Explorar, a Pesquisa do Instagram é um diretório de todas as contas do Instagram no aplicativo.

Assim como você busca certos termos no Google, você pode usar a barra de pesquisa na parte superior da página Explorar para encontrar e descobrir contas, hashtags e locais.

Ao adaptar suas publicações e perfil do Instagram, você pode explorar o que seu público-alvo está procurando.

Mas não para por aí!

O SEO também desempenha um papel importante no que os usuários recebem como sugestão de postagens em seus feeds. Essas sugestões são um espaço dedicado a mostrar coleções de postagens de contas que você não segue.

De acordo com o Instagram, as sugestões são “baseadas em postagens de contas que você segue e postagens semelhantes às que você gosta ou salva”.

Com uma boa estratégia de SEO do Instagram, você pode garantir que suas postagens apareçam em resultados de pesquisa relevantes e feeds de conteúdo sugeridos na página Explorar do seu público.

Essa é a estratégia certa para alcançar um público relevante e dar ao seu conteúdo a visibilidade que ele almeija.

Ranking de SEO do Instagram: fatores-chave.

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Otimizar suas postagens do Instagram para SEO é apenas parte disso.

Os algoritmos do Instagram levam em conta muitas outras informações na hora de classificar os resultados da pesquisa por palavras-chave na página Explorar.

De acordo com o Instagram, na hora de classificar os resultados da pesquisa por palavras-chave na página Explorar, os principais critérios são:

  • Relevância para a consulta de pesquisa: o algoritmo tentará corresponder sua pesquisa a postagens, contas, áudio, tags e localização (cada um em guias separadas).
  • Atividade do usuário: se o Instagram achar que alguém está mais interessado em uma postagem do que em outra, ele prioriza essa postagem nos resultados da pesquisa. Ele determina isso com base na atividade anterior dos pesquisadores no aplicativo.
  • Informações sobre resultados de pesquisa: quando um termo de pesquisa tem um grande número de resultados relevantes, pode haver uma disputa por popularidade. O número de curtidas, compartilhamentos e seguidores de uma conta ou postagem também pode afetar a classificação dos resultados de pesquisa.

Quando se trata de sua estratégia de SEO no Instagram, a principal coisa que você pode fazer para melhorar sua posição nos resultados é ajudar o algoritmo a identificar corretamente seu conteúdo.

Então, da próxima vez que alguém fizer uma pesquisa, o Instagram saberá incluir sua postagem nos resultados.

5 estratégias de SEO do Instagram para melhorar sua descoberta

Saber usar o SEO a seu favor pode aumentar sua visibilidade no Instagram.

Veja a seguir cinco maneiras de melhorar suas oportunidades de descoberta na pesquisa do Instagram:

1 – Use palavras-chave em suas legendas.

Até recentemente, você só podia pesquisar no Instagram por hashtag, localização, nome de usuário e nome de perfil.

Porém isso mudou! Agora você pode pesquisar usando palavras-chave.

Isso quer dizer que escrever legendas usando as palavras-chave de sua escolha pode influenciar na descoberta do seu conteúdo.

Embora algumas dessas palavras-chave possam vir de nomes de contas, nomes de usuário e biografias, a maioria delas vem das legendas que você cria.

Pegue a palavra-chave “dicas Instagram”, por exemplo. A pesquisa na página Explorar fornece como resultado postagens relevantes.

Ao usar palavras-chave relevantes e descritivas em sua legenda do Instagram, é mais provável que você apareça na página Explorar e receba mais atenção ao seu conteúdo.

Se você não sabe quais palavras-chave incluir, use a ferramenta Semrush.

Com a ferramenta Semrush, você descobre as melhores palavras-chave do seu setor, além de tendências de termos de pesquisa do seu público.

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2 – adicione palavras-chave ao nome do seu perfil do Instagram.

Se você quer aumentar seus seguidores e aproveitar a pesquisa do Instagram, precisa otimizar seu perfil do Instagram.

Se você deseja classificar uma palavra-chave específica, é uma boa ideia incorporar essa palavra-chave em seu nome ou nome de usuário, pois ambos são pesquisáveis ​​no Instagram.

Se você não puder adicionar palavras-chave ao seu nome de usuário, tente adicionar palavras-chave ao seu campo de nome e  biografia.

Por exemplo, nosso nome de usuário (@aveli.com.br) não contém a palavra-chave “Empreendedorismo, Marketing Digital”, mas nossa biografia sim.

Essa é uma ótima maneira de melhorar suas chances de aparecer nos principais resultados se alguém pesquisar sua palavra-chave de destino.

3 – inclua até 30 hashtags relevantes.

Usar hashtags relevantes e direcionadas em suas publicações e Stories continua sendo uma das melhores formas de ser descoberto por novos públicos no Instagram.

Se você tiver uma conta pública do Instagram e adicionar uma hashtag a uma postagem, a postagem aparecerá na página de resultados dessa hashtag.

Como as hashtags são usadas para descobrir novos conteúdos, usar as hashtags certas pode facilitar a conexão com seu público-alvo, mesmo que eles não tenham entrado interagido com você antes.

Portanto, é importante ter uma boa estratégia de hashtag. Dessa forma, você não corre o risco de perder oportunidades de otimizar sua conta, gerar mais engajamento e ganhar seguidores.

4 – adicione texto alternativo descritivo às suas postagens do Instagram.

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O Instagram Alt Text é um recurso que permite que você escreva um texto alternativo personalizado para descrever suas fotos com mais detalhes.

Embora o recurso seja direcionado principalmente para melhorar a acessibilidade da plataforma, ele também pode ser usado para fins de SEO.

Atualmente, o Instagram gera automaticamente o texto alternativo para que as pessoas possam ouvir as descrições do conteúdo por meio de leitores de tela.

Ele usa tecnologia de reconhecimento de objetos para gerar descrições automáticas de fotos com vários níveis de sucesso.

No entanto, você também pode inserir texto alternativo manualmente ao criar uma publicação, adicionando detalhes e palavras-chave importantes para você.

Como adicionar texto alternativo em postagens do Instagram:

  • Para adicionar texto alternativo à sua postagem, toque em “Configurações avançadas” na parte inferior da tela antes de postar.
  • Em seguida, toque em “Escrever texto alternativo”.
  • Escreva seu texto alternativo na caixa e toque em “Concluído”.
  • Para alterar ou adicionar texto alternativo à sua postagem publicada, role até a foto, toque nos três pontos no canto superior direito e toque em “Editar”.

Criar uma experiência mais inclusiva no Instagram não é difícil, e o melhor é que você ainda melhora sua estratégia de SEO.

5 – alinhe-se com seu nicho.

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Por fim, uma estratégia de visibilidade importante é alinhar-se às suas práticas de SEO no Instagram.

Quanto mais você seguir as práticas recomendadas mencionadas, mais o algoritmo aprenderá sobre o que é sua conta.

Essa consistência fornece ao Instagram informações sobre quem você é e o que você faz; o que significa que seu perfil e conteúdo estarão disponíveis para usuários relevantes enquanto eles usam o Instagram.

Adotando uma estratégia de SEO para o seu perfil, você será imediatamente beneficiado com maior descoberta e alcance!

Com alguns ajustes e melhorias, você pode até aparecer nas postagens sugeridas.

Agora que você conheceu as dicas de SEO do Instagram acima, você pode aplicá-las e angariar um público maior, relevante e engajado com seu perfil.

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