Postar conteúdo no TikTok ou Kwai: descubra qual é o melhor para lucrar e crescer

tiktok ou kwai
Publicidade

“TikTok ou Kwai: qual o melhor?” é, sem sombra de dúvida, uma pergunta que a maioria das pessoas que usa redes sociais com foco em vídeos rápidos já se fez em algum momento.

Afinal de contas, investir em apenas uma rede social já requer bastante tempo, esforço, paciência e consistência. Agora imagine o desafio que é fazer isso em mais de uma.

Entretanto, esse não é o único ponto. Também tem o fator “sucesso”.

Isso porque, ainda que o TikTok e o Kwai sejam similares em diversos aspectos, em especial no que diz respeito ao formato de conteúdo e ao tipo de público que está nelas, as duas plataformas possuem determinadas particularidades.

E é nessas particularidades que mora a resposta para qual das duas é a melhor.

Então, se você quer descobrir isso, continue lendo (e diminua as chances de acabar escolhendo uma rede social errada e perder tempo).

Kwai é um concorrente do TikTok?

Definitivamente, sim.

O motivo disso se dá em especial por conta de o TikTok e o Kwai serem aplicativos nos quais os usuários gostam de fazer basicamente duas coisas: postar vídeos curtos e assistir a vídeos curtos.

É o que todos buscam quando começam a deslizar o feed infinito de qualquer um dos dois aplicativos.

Diante disso, se mais de uma plataforma surge no mercado e passa a atender ao mesmo público que outra plataforma, a concorrência (e das grandes!) dá as caras.

Não é à toa que as duas mídias sociais têm diversos recursos semelhantes, como os filtros de vídeo, as trilhas sonoras e a capacidade de as pessoas interagirem de várias maneiras com outras e com os conteúdos em si.

Qual paga mais os criadores de conteúdo: TikTok ou Kwai?

Publicidade

Essa pergunta é bem inteligente, sobretudo se você está em busca de ser um criador de conteúdo de sucesso.

No entanto, ela possui um certo grau de complexidade, já que depende de vários elementos.

Quer ver um exemplo disso?

Vamos supor que o TikTok paga bem mais aos criadores de conteúdo. Certo? Do outro lado, temos o Kwai, que paga bem menos.

Imagine que, nesse cenário, determinado criador de conteúdo não dedica tanto tempo para criar vídeos no TikTok, ao passo que um criador de conteúdo do Kwai faz o inverso: investe bastante na produção de vídeos e está sempre ativo na plataforma.

Você está percebendo onde queremos chegar, não?

Ainda que as duas plataformas possibilitem para os usuários ganharem dinheiro, seja assistindo a vídeos, produzindo conteúdos, cumprindo desafios ou convidando amigos para o plataforma por meio de códigos, o fator “criador de conteúdo dedicado” têm uma gigantesca influência nos ganhos.

E isso é só um exemplo, já que há outros fatores envolvidos nessa conta, tais como a produção de conteúdos virais, a aplicação de estratégias técnicas de SEO e a implementação das melhores práticas de engajamento específicas para cada rede social.

Comparando TikTok e Kwai: qual é o melhor?

Publicidade

Bem, ao contrário da pergunta anterior, que se relaciona ao aspecto “dinheiro”, aqui, outros elementos entram na jogada.

Entender todos esses elementos também vai ajudar no entendimento do questionamento — TikTok e Kwai: qual o melhor?

Por isso, para descomplicar de vez essa dúvida, listamos algumas das diferenças entre o TikTok e o Kwai mais pertinentes.

Confira a seguir:

Popularidade

Se você perguntar para qualquer pessoa que esteja envolvida no mercado de vídeos curtos, como os que trabalham no TikTok, Kwai e até mesmo no YouTube Shorts, é possível que eles digam que a popularidade do TikTok é bem maior em relação a dos outros dois.

Isso se faz verdade quando você olha para a grande base de usuários do TikTok espalhadas ao redor de todo o mundo: Estados Unidos, Europa, Ásia e, claro, América do Sul, onde estamos.

Vamos aos dados: enquanto o Kwai tem mais de 1 bilhão de usuários no mundo, o TikTok passa a frente com os seus 4,48 bilhões, sendo 1 bilhão deles regularmente ativos na rede.

Algoritmo e descoberta de conteúdo

Publicidade

Tanto o TikTok quanto o Kwai têm algoritmos promissores.

Ou seja, eles têm a capacidade de personalizar a experiência de um usuário na plataforma de forma eficiente, tornando-a o mais agradável possível e, dessa forma, mantendo ele por bastante tempo consumindo conteúdo.

No entanto, quando falamos de forma específica do algoritmo do TikTok, ele tem sido bem mais elogiado do que o Kwai, já que consegue, em pouco tempo, saber o que você gosta de assistir, o que não gera tanto interesse em você e o que é totalmente irrelevante.

Em outras palavras, o TikTok consegue fazer um mapeamento estratégico das preferências de um usuário e, a partir disso, personalizar toda a experiência dele.

É isso mesmo que você deve ter pensado: o cardápio de vídeos mais saboroso que existe na face da Terra.

Alguns dos componentes nos quais esse eficiente algoritmo do TikTok se fundamenta são:

  • Feedback contínuo: a plataforma leva em conta todas as interações do usuário, como as curtidas, os comentários e as reações, para adaptar as recomendações;
  • Valorização do conteúdo novo: você já deve ter ouvido falar que usuários novos no TikTok podem facilmente viralizar se aplicarem dicas básicas. Bem, isso é verdade, afinal, a plataforma valoriza a descoberta e a divulgação de conteúdos novos — mesmo que você tenha poucos seguidores;
  • Aprendizado de máquina e inteligência artificial avançada: por meio dessas tecnologias, o TikTok analisa, de forma contínua, os padrões de comportamento dos usuários, personalizando ainda mais a experiência de consumo de conteúdo.

Recursos e ferramentas

Publicidade

As duas redes sociais possuem recursos e ferramentas de edição de vídeo, contudo, há certas particularidades que, no final das contas, acabam tornando um melhor do que o outro.

O que queremos dizer é que o TikTok ganha essa corrida, visto que ele é composto por uma gama de ferramentas que dão para os seus usuários diversas possibilidades de edição.

Filtros especiais (e inovadores), recursos avançados de edição que farão você pensar “Como isso é possível!?” e trilhas sonoras são só alguns exemplos.

Assim que começar a usar a plataforma, verá a gigantesca prateleira de recursos se descortinando à sua frente.

Resumindo, o TikTok, por conta da sua composição, acaba ajudando os usuários na criação de vídeos mais criativos, ao contrário do Kwai, que, mesmo também tendo ferramentas nesse sentido, fica um pouco atrás.

Tendências e cultura da rede social

Você sabe do que estamos falando: aqueles desafios virais que caem no gosto das pessoas em poucos minutos — e quando você se dá conta, é você quem já está criando vídeos seguindo a mesma “vibe”.

Publicidade

Bem, esses desafios virais e tendência de cultura acontecem em ambas as mídias sociais.

Apesar disso, o TikTok novamente está algumas casas à frente no jogo de tabuleiro, afinal, ele tem uma popularidade maior, o que faz os seus desafios se destacarem mais.

O Kwai, do outro lado da mesa, foca bem mais em comunidades temáticas e em eventos especiais do que, necessariamente, nessa cultura de tendências e de desafios virais.

E então: qual o melhor?

Como foi possível perceber ao longo do conteúdo, ambas as plataformas têm diversas características e uma gigantesca comunidade.

Fato!

Se olharmos só para o aspecto “monetização”, definir qual das duas plataformas é a melhor torna-se um questionamento mais complexo. Como dito, há muitas variáveis envolvidas.

No entanto, quando colocamos outras peças na jogada, como a popularidade, a cultura de tendência, os desafios virais, o tamanho da comunidade de usuários, as chances de um criador de conteúdo se destacar em pouco tempo (mesmo com uma pequena quantidade de seguidores) e o algoritmo mais promissor, não resta dúvida…

O TikTok brilha feito um diamante.

Claro, é importante ressaltar que tudo isso não anula as possibilidades de sucesso se você criar um perfil no Kwai e produzir conteúdo lá. Como falamos: depende.

Porém, as cartas estão sobre a mesa, todas viradas para você e dizendo claramente onde está a melhor chance de se tornar um criador de conteúdo de sucesso.

Cabe a você fazer a jogada certa!

Publicidade

Você curtiu?

×