Aprenda como funciona o algoritmo do TikTok para seus vídeos bombarem!

por Elissandro Dias Atualizado em 18 de setembro de 2020
Atualizado em 18 de setembro de 2020

Neste artigo vamos aprender como funciona o algoritmo do TikTok e como usá-lo para viralizar os nossos vídeos.

É fato que o TikTok é uma plataforma completamente diferente de todas as outras que conhecemos. Mais ainda no que diz respeito a como funciona o seu algoritmo. Isto é, o TikTok apresenta novas possibilidades quando comparado a mídias sociais como Instagram e Facebook.

Enquanto o Instagram e o Facebook condicionam a exibição de uma publicação quase que exclusivamente ao número de seguidores do criador, no TikTok é muito diferente.

Isso porque o algoritmo do TikTok, ao contrário das outras mídias sociais, distribui o conteúdo diferente. Ele não impõe essa condição. Na verdade, ele exibe uma publicação para um grande volume de usuários, ainda que o criador não tenha muitos seguidores.

Isso cria uma gama de oportunidades para influenciadores iniciantes, pois o alcance das publicações do TikTok, aparentemente, são mais democráticas e virais para os usuários.

Leia também:

Vantagens do algoritmo do TikTok

Para se ter uma ideia de como funciona o algoritmo do TikTok vamos apresentar alguns dados que revelam como o aplicativo tem obtido grandes resultados.

Em 2019, os usuários do TikTok gastaram em média 52 minutos na plataforma assistindo a mais de 1 milhão de vídeos de 15 segundos. Como parâmetro, podemos usar o Instagram cujo os usuários atualmente gastam por dia em média 53 minutos.

Ou seja, a diferença é quase nenhuma. E ainda, o mais impressionante é que o Instagram levou anos para atingir esse tempo médio, enquanto o TikTok é muito recente.

Além disso o TikTok tem como diferencial o estímulo aos criadores de conteúdo do aplicativo. Para isso o TikTok investiu em um fundo para criadores de conteúdo, cerca de mais de R$ 1 bilhão para remunerar diretamente alguns dos criadores que publicam conteúdo na plataforma.

Ou seja, a empresa está investindo pesado para atrair mais e mais pessoas para o aplicativo que já é sucesso. Daí a importância de sabermos como funciona o algoritmo do TikTok e como tirar vantagem dele.

Leia também:

Como funciona o algoritmo do TikTok

O algoritmo do TikTok exibe os vídeos com base na experiência de cada usuário no aplicativo. Isto é, a plataforma identifica o que provavelmente alguém gosta e exibe mais publicações semelhantes para este mesmo usuário.

Basicamente, o algoritmo do TikTok analisa sete pontos-chave para exibição de um conteúdo para outros usuários. São eles: visualizações de vídeos, curtidas e comentários, seguidores, encaminhamentos, compartilhamentos, salvamentos, tempo médio de exibição, taxa de conclusão e conteúdo do vídeo.

O mais difícil deles (conteúdo de vídeo) está relacionado a direitos autorais de áudios, conteúdo violento ou de apelo sexual.

O algoritmo do TikTok funciona do seguinte modo: primeiro ele exibe para um pequeno grupo de pessoas (geralmente em sua área local). O algoritmo observa as visualizações, comentários e taxa média de tempo assistido.

Se o engajamento do seu vídeo for positivo, ele será veiculado para um público geográfico maior. Quanto mais dados o TikTok recebe, mais ampla é a distribuição do vídeo.

Leia também:

Como usar o algoritmo do TikTok para viralizar meus vídeos?

Diferentemente do Instagram, um vídeo do TikTok não está sujeito a uma vida útil curta. Em vez disso, parecido com o YouTube, um vídeo TikTok de 30 segundos pode continuar a ser exibido por semanas ou meses.

Nesse contexto, existem algumas estratégias que podemos usar para trabalhar os vídeos em harmonia com o algoritmo do TikTok.

Assim, para conseguirmos o melhor desempenho do conteúdo, uma dica é não lançar muitos vídeos em uma pequena janela de tempo.

O algoritmo do TikTok precisa de tempo para avaliar um vídeo. Se publicarmos cinco ou seis vídeos em um curto espaço de tempo, basicamente estaremos colocando nossos vídeos um contra o outro.

Além disso, é importante a constância de publicações no perfil. O TikTok gosta disso. Por isso, o ideal é publicar, pelo menos, dois vídeos por dia. À medida que os vídeos receberem engajamento positivo, podemos aumentar o volume de publicações diárias.

Se em 48 horas o vídeo não tiver um volume considerável de visualizações, provavelmente ele não foi bem recebido. Ainda assim, não há necessidade de excluí-lo.

Isso porque, mesmo que não tenha recebido visualizações dentro desse período, pode ser que o TikTok leve mais tempo para encontrar pessoas que gostem dele.

Usando os vídeos do TikTok para direcionar o tráfego

Para direcionar o tráfego no aplicativo, podemos adotar algumas estratégias utilizando o algoritmo do TikTok.

Em vez de usarmos o compartilhamento de links do TikTok, usamos o vídeo para apresentar Por que ir para o outro canal, e não Como, e então, usamos um gatilho para direcionar o tráfego, como: “Ei, se você quiser ver mais sobre isso, dê uma olhada no meu Instagram …”

Assim podemos usar o algoritmo do TikTok a nosso favor para garantir mais visualizações dos vídeos e levar o público para outros canais.

Conclusão

Conhecer como funciona o algoritmo do TikTok é muito importante para quem deseja ser um criador de conteúdo da plataforma.

Como vimos, o algoritmo do TikTok difere de algoritmos de outras plataformas, a exemplo do Instagram.

O TikTok apresenta novas oportunidades para os seus usuários, pois o algoritmo possibilita que qualquer pessoa possa alcançar um grande volume de visualizações sem depender do seu número de seguidores.

Por fim, se desejamos crescer no TikTok, devemos observar pontos importantes como constância de publicações e qualidade de conteúdo. Dessa forma, o sucesso é garantido.

Comentários

LEIA TAMBÉM

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. Aceitar Leia mais...