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Marketing Digital: 5 tópicos para estudar e começar

Marketing Digital ali, Marketing Digital aqui. Por todo o lado você encontra algo relacionado ao Marketing Digital. Mas o que realmente ele é? Como funciona? É furada? Dá dinheiro?

Eu tenho alguma experiência nesse universo e, sinceramente, fico incomodado com tantos equívocos por aí que só atrapalham quem genuinamente deseja aprender.

Neste artigo, vou compartilhar com você minha experiência. Você vai conhecer o que estudar para começar no Marketing Digital.

Tentarei ajudá-lo a entender esse universo que envolve as plataformas digitais e assombram os negócios.

O que é Marketing Digital?

É estranho, mas de tanto algo assumir um papel ou significado diferente do que realmente é, com o tempo, ele transforma seu significado.

No meu entender, isso aconteceu com o Marketing Digital – que possui um conceito um tanto complexo – que recebeu um significado diferente do seu real conceito. 

Ele parece ter assumido um papel mais técnico. Então não adianta muito falar dele como a academia diz ser se a internet entende ele de outra maneira. 

A seguir, vou trazer para você os principais tópicos entorno do Marketing Digital.

O que é Marketing Digital na prática?

Marketing Digital é o marketing atuando em qualquer meio digital com o desafiador papel de promover a defesa da marca. Seria semelhante ao marketing boca a boca, só que nas plataformas digitais.

Esse conceito é apresentado no livro Marketing 4.0 por Klotler, Kartajaya e Setiawan, 2017.

No entanto, na prática, ele tornou-se um conjunto de estratégias que visam vender produtos ou serviços para públicos relevantes, alcançados organicamente ou pagos, por meio de conteúdos em formato digital.

Isso engloba anúncios, postagens com fotos, vídeos, transmissões ao vivo, eventos on-line e outros. Usa-se as ferramentas e recursos disponíveis para vender algo e ganhar dinheiro.

Está errado? Não exatamente. Tudo isso está dentro do Marketing Digital, mas não é ele de fato. Por isso, existe tanto equívoco de quem atua nesse universo do marketing.

A grande maioria o enxerga como um recurso, e não entende que trata-se de algo maior. É um rompimento do Marketing Tradicional que vigorou por tanto tempo e hoje está quase obsoleto.

O que não é Marketing digital?

Ele com certeza não é só uma tática para obter mais vendas. Marketing Digital vai além disso. Se alguém pensa que marketing digital é sobre dominar as ferramentas digitais e vender com elas, engana-se.

Essa visão sobre o Marketing Digital é altamente perigosa, pois enquanto alguém se convence de que é um recurso para vender, o potencial cliente se vê como um mero produto.

Fazer alguém consumir algo demanda muito trabalho. É mais do que só mostrar a ela os benefícios ou o preço. Sei que isso soa utópico, mas quem lida com vendas na internet sabe como o consumidor pode ser difícil de ser compreendido.

Retomando a ideia, esse modelo não funciona mais atualmente. As pessoas querem mais. Elas querem estarem envolvidas com a marca, recomendar o que usam, mostrar às pessoas que fazem parte de uma ideia.

Quando elas são vistas como um produto a ser alcançado, tudo isso se perde e o resultado é o fracasso de todo o trabalho e recurso dedicado para isso.

Marketing Digital x Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados é uma extensão desse conceito deturpado de Marketing Digital. O que é na prática? É um sistema piramidal de vendas de produtos digitais por meio de plataformas como hotmart.

Como qualquer sistema piramidal, você entra com pouco com promessas de possibilidades para ganhar muito. Tudo depende do seu desempenho.

Isso soa muito interessante aos ouvidos, não concorda? É por isso que muita gente é enganado.

Na real, alguém estará ganhando muito dinheiro, enquanto o outros não sairão do lugar, pois o sistema satura fácil com o volume monstruoso de novos integrantes.

Onde quer que você esteja, fuja dessa coisa de marketing de afiliados. Sim, é furada! Se você ver algo do tipo “ganhe dinheiro usando apenas o celular e internet” passe longe.

Na maior parte das vezes, você vai acabar comprando um curso de como vender o curso que você acabou de comprar.

No entanto, não confunda essa aberração com alguns sistemas afiliados sérios. Existem plataformas em que é possível atuar como um afiliado e entregar algo de valor aos consumidores.

Esse tipo de afiliação realmente vale a pena e você pode realmente alcançar ótimos resultados, pois tratam-se de produtos e serviços legítimos, entregando valor real ao cliente.

O que é Marketing de Conteúdo?

Kotler (2017) ensina que marketing de conteúdo é:

um conjunto de atividades relacionadas a criar e distribuir conteúdo que seja relevante para a vida dos consumidores, mas também fortemente associado a determinada marca.

O Marketing de Conteúdo é a espinha dorsal do Marketing Digital. É o Marketing de conteúdo que envolve a audiência para que esta defenda a marca nos meios digitais.

E essa defesa se estende por qualquer atitude que vise qualificar positivamente uma marca.

Pondo em perspectiva, é algo parecido com as discussões entre usuários do Android e do iOS, ou do Xbox com os usuários do PlayStation.

Seus consumidores voluntariamente promovem os produtos por meio de recomendações baseadas na sua experiência particular de uso.

O Marketing de Conteúdo tem o papel de educar e engajar as pessoas por meio das mídias sociais e plataformas semelhantes.

Vai além de entreter. O Marketing de Conteúdo constrói uma ideia envolta do produto em questão e incentiva as pessoas a compartilharem essa ideia como algo útil. 

O que estudar para começar no Marketing Digital?

Pelo que você já leu até aqui, saberá que a maioria das indicações sobre o que estudar para começar no Marketing Digital não tem relação com o que de fato é Marketing Digital.

Boa parte dos blogs vão dizer que você precisa dominar tópicos como SEO, Inboud Marketing e ferramentas como algoritmos de Mídias Sociais, Google Analytics, Google Ads, entre outros.

Mas agora que você entende melhor o Marketing Digital, é provável que esteja mais preparado para ingressar nesse universo e de fato experimentar resultados satisfatórios.

O primeiro ponto já foi esclarecido acima. Marketing Digital é um conjunto de ações e estratégias complexas, não é só meios de realizar vendas, mas indo além, é um investimento na construção de uma audiência que defenda sua marca.

Começe estudando os seguintes tópicos para aprender sobre marketing digital:

1. Leia livros.

Indico os livros Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital e 5.0: Tecnologia para a humanidadeNeuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores; O Poder do Hábito, O Novo Poder e quanto mais livros você conseguir.

Sei que você pode desanimar em saber que precisa ler livros para aprender, mas tenha em mente que você precisa construir uma visão holística sobre o Marketing Digital.

Entenda como funciona a mente do seu público. Isso fará com que você construa estratégias mais assertivas para o seus projetos.

2 – Estude o funcionamento de mecanismos digitais.

Entender o funcionamento das principais ferramentas digitais é útil para obter insights por meio de dados e resultados conquistados ao longo do seu trabalho.

Ao contrário do que se prega por aí, entender o funcionamento das ferramentas não significa que você domina o Marketing Digital.

Aprenda como funciona ferramentas como:

Você pode aprender como essas ferramentas trabalham e então aliar seus conhecimentos adquiridos com a aplicabilidade desses recursos nos seus projetos.

3 – Esteja atento às mudanças tecnológicas.

Estamos vivenciando a eminencia da entrada de várias novas tecnologias. Então é essencial que você esteja atento a essas novidades para não perder o time das oportunidades.

No momento, temos algumas tecnologias importantes que você deve aprender sobre:

  • Metaverso: promete aprofundar ainda mais nossa experiência social nas plataformas digitais.
  • Tokens Sociais: vem para criar novos meios de conectar audiência com o seu ator por meio de trocas de valor mais oportunas para ambos.
  • NFT: vem para transformar ativos digitais em patrimônios e romper com os excessos de intermediários que tiram fatias consideráveis de tudo o que se tenta vender na internet.
  • Tecnologia 5G: não é só para ter uma internet mais rápida, mas carrega a ideia de tornar algumas soluções realmente viáveis até mesmo no âmbito da saúde.
  • Tecnologia Blockchain: vem com a ideia de um rompimento total com a dependência de intermediários como os governos em diversas questões.

Cada uma dessas tecnologias vem com uma proposta de ruptura da dinâmica social atual.  Aprender sobre cada uma delas dará a você a vantagem de visualizar as oportunidades que estão prestes a surgirem e assim ingressar no momento certo.

4 – Estude sobre privacidade de dados (LGPD e GDPR).

Atualmente, estamos vivenciando uma onda de manifestações sobre a preocupação com a privacidade de dados na internet. Infelizmente, muitos profissionais de marketing estão ignorando isso.

A privacidade é algo muito sério. Estamos vendo pelo mundo os impactos que o desrespeito à privacidade de dados tem causado, influenciando até mesmo eleições presidenciais como foi a dos EUA.

Talvez você não saiba, mas existe muita coisa acontecento em torno disso e que impacta profundamente a atividade de quem atua com o Marketing Digital.

A Apple por exemplo, recentemente, atualizou o seu sistema e restringiu a coleta de dados pelo Facebook.

Enquanto isso, no Brasil, o Projeto de Lei 2630 prevê regras sobre a privacidade de dados que tem preocupado os principais mecanismos de pesquisa.

Na minha opinião, ainda estamos muito confortáveis aqui no Brasil em relação a privacidade de dados se comparado com outros países.

Além disso, os brasileiros ainda não estão atentos as essas questões, embora já vivenciem abusos resultantes do desrespeito à sua privacidade de dados.

Mas isso não deve demorar muito. Logo vamos ter que nos ajustar para atender a uma LGPD com mais restrições de como preservamos a privacidade das pessoas.

Então leia e estude sobre isso. Marketing Digital sem dúvidas passa por esse tópico um tanto delicado do qual o mundo está aprendendo a lidar com ele.

5 – Estude vendas.

Marketing Digital demanda que você também tenha domínio sobre como vender. Nos dias atuais, vender é completamente diferente do que já foi no passado.

Com a abundância de informações disponíveis na internet, as milhões de avaliações de outros clientes e os diversos reviews disponíveis em blogs e no YouTube, o consumidor dispara no vendedor muitas questões que podem definir totalmente uma venda.

As táticas antigas não funcionam mais. Os vendedores devem ser modernos e muito preparados para lidar com as inúmeras dúvidas do consumidor.

Por isso, saber vender é crucial para o Marketing Digital. Ter conhecimento de vendas é útil para saber quais e como responder as principais dúvidas dos clientes, seja presencialmente ou até mesmo por um aplicativo de mensagens.

Desmistificando o Marketing Digital

Marketing Digital é furada?

Quando alguém procura saber se Marketing Digital é furada, certamente, desconhece o seu verdadeiro conceito.

Geralmente, é alguém que ouviu (ou só viu), em algum lugar, alguém dizendo que é possível obter renda extra na internet por meio do Marketing Digital.

Como abordado aqui neste artigo, essa é uma ideia equivocada de que Marketing Digital é a venda de produtos digitais na internet por afiliados.

Marketing de Afiliados sim, é furada. O Marketing Digital verdadeiro não. 

Marketing Digital dá dinheiro?

Na mesma perspectiva da confusão de Marketing de Afiliados com Marketing Digital, existe a dúvida se realmente dá dinheiro trabalhar com Marketing Digital.

Esse falso conceito de “Marketing Digital” é na verdade uma pirâmide. Como sempre, pessoas mal intencionadas convencem pessoas de que é possível ganhar muito dinheiro com comissões de vendas de produtos afiliados.

Na verdade, ela compra um curso que ensina ela a vender o curso que ela adquiriu, e assim ganha uma comissão sobre as vendas realizadas.

É um esquema velho, que sempre prejudica quem está na base e favorece quem está no topo.

Conclusão

Tentei aqui desmistificar esse falso conceito de Marketing Digital que circula na internet. O tema, sem dúvidas, não se esgota aqui. Há muito mais.

O Marketing Digital muda constantemente. Ele é uma extensão do Marketing — e não veio para substituí-lo — uma nova abordagem nos ambientes digitais e qualquer pessoa que deseja sucesso na era da economia digital precisa entendê-lo

Se você deseja atuar como um profissional, vá além das técnicas e aprenda o conceito.

Embora os meios pareçam importantes, acredite, por experiência, entender o conceito que o ajudará a encontrar as oportunidades que poucos enxergam.

Espero que você tenha entendido e por favor, se tiver algo para contribuir, deixe seu comentário abaixo.

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