Marketing digital: aprenda como usá-lo e ganhar dinheiro

marketing digital o que é

Já ouviu falar em marketing digital? Quer saber o que é o marketing digital, como funciona e como ganhar dinheiro com ele? Então confira esse guia completo com tudo o que você precisa saber sobre marketing digital.

O que é marketing digital?

Em termos técnicos, marketing digital não tem uma definição precisa. Ele é uma extensão do marketing operando em um ambiente digital. Sendo assim, podemos pensar na definição do que é marketing e, então, entender o papel dele nos ambientes digitais.

A definição de marketing da American Marketing Association é que:

“o marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo.”

Nesse sentido, o marketing nos ambientes digitais mantêm o seu papel de entregar valor ao consumidor.

Considerando que, atualmente, o digital faz parte de quase tudo, o marketing digital busca promover ação e a defesa da marca. Ele tem o papel de promover resultados, diferente do marketing tradicional, cujo o papel é a interação com os clientes.

Em termos práticos, o marketing digital visa promover os negócios nos ambientes digitais. Nesse sentido, o marketing digital atua mais enfaticamente nas mídias digitais e aplicativos.

O marketing digital é aplicado as plataformas digitais como aplicativos em geral, mídias sociais, sites, blogs e outros.

Nessas plataformas, cria-se um coletivo de seguidores que são influenciados pelas marcas. Ao angariar seguidores dentro de uma plataforma, pode-se trabalhar intensamente a imagem de um negócio e promovê-lo de modo que os usuários tornem-se expectadores.

Diferenças do marketing digital para o marketing tradicional

Antes de surgir a internet, tínhamos um modelo de marketing que é conhecido como o marketing tradicional. Tratava-se de um modelo de marketing que atuava em mídias tradicionais de comunicação, como o rádio, televisão, revistas e outros.

O marketing tradicional via o consumidor como agente passivo, isto é, alguém cuja a ideia sobre uma marca poderia ser construída a partir de ações de publicidade.

O consumidor não tinha qualquer meio disponível para manifestar suas opiniões e compartilhar as suas experiências com uma marca.

Com o advento do digital, essa realidade mudou. As mídias sociais, fóruns de debates, reviews de vídeos, grupos e comunidades on-line, os consumidores passaram a compartilharem suas experiências com as marcas.

Essas mudanças fizeram com que o marketing digital surgisse, pois com ele foi possível inserir os negócios nos ambientes digitais e acompanhar essas mudanças.

O marketing digital substitui o marketing tradicional?

Não. Pensar que o marketing digital veio para substituir o marketing tradicional é um pensamento comum de muitos profissionais de marketing.

O marketing digital e o marketing tradicional devem trabalhar juntos no brandig dos negócios. Isto é, não pense que usando o marketing digital você pode dispensar o tradicional, o ideal é ambos coexistirem no seu negócio.

Isso porque, embora o marketing digital possa ampliar a presença de um negócio ao se propagar nos ambientes digitais, ele dificilmente pode entregar uma sensação física ao cliente.

Isso é importante, pois os clientes também esperam que os negócios possam interagir com presença real, e isso é um papel exclusivo do marketing tradicional.

Como surgiu o marketing digital

À medida que as tecnologias avançaram, surgiu a necessidade das organizações se adaptarem a nova realidade, que agora passou a ser digital.

Com o passar do tempo, as novas gerações deixaram de ter contato com mídias tradicionais como a televisão e rádio, e migraram para o uso da internet.

Além disso, a internet evoluiu a experiência do usuário. Ela passou a conectar as pessoas através das comunidades virtuais que, posteriormente, evoluíram para as atuais mídias sociais, e mais tarde, em grupos de aplicativos de mensagens instantâneas.

A mídia social desempenhou um papel importante nessa mudança do marketing tradicional para o digital. No passado, os consumidores ouviam atentamente a transmissão de conteúdo por meio da mídia tradicional e não tinham escolha. A mídia social mudou isso.

Hoje em dia, o consumidor pode acessar uma grande quantidade de conteúdo gerado por outros usuários, que eles acreditam ser mais confiável e atraente do que o conteúdo fornecido pela mídia tradicional.

O que torna o conteúdo de mídia social atraente é que ele é voluntário e acessível sob demanda, o que significa que os consumidores escolhem consumir o conteúdo a qualquer hora e onde quiserem.

Profissionais de marketing digital: tipos

Nessa nova realidade, encontramos diversos tipos de profissionais que atuam na área do marketing digital. Vejamos alguns deles.

marketing digital o que é

Social media

O social media é um profissional que atua como um gestor de mídias sociais. Sua função abrange desde a publicação regular de conteúdo nos perfis de mídias sociais dos negócios, à gestão do brandig da marca nos ambientes virtuais.

Influenciadores

O influenciador digital é um profissional dedicado a produção de conteúdo pessoal em mídias sociais e plataformas como o YouTube. Esse profissional se beneficia do seu carisma e fama para ganhar dinheiro com divulgação de produtos, marcas e monetização do seu conteúdo.

Designer gráfico

Esses profissionais costumam trabalhar distantes dos holofotes das mídias sociais e demais plataformas digitais. Eles atuam na produção e venda de mídias digitais (flyers, banners, vídeos e outros) para organizações em geral.

Blogueiros

Os blogueiros são proprietários de blogs que criam blogposts com o fim de darem dicas, receitas ou fazem tutoriais que ajudam outras pessoas. Esses profissionais ganham com a monetização do seu conteúdo na internet por meio de programas como o Google AdSense.

Além disso, os bloggers não necessariamente são proprietários de blogs na web. Eles também podem atuar como freelancers que ganham para escreverem blogposts para outros blogs na internet.

Webmasters

Assim como os sociais mídias, os webmasters também atuam como gestores de negócios de terceiros. Esse profissional é responsável pela gestão de websites de empresas, tanto na publicação de conteúdo como manutenção do website em geral.

[wp_ad_camp_4]

Marketing digital de afiliados, o que é?

Certamente você viu em algum lugar algo do tipo “Ganhe de R$ 100 a R$ 200 trabalhando poucas horas por dia usando apenas o celular e internet.”. Pois bem, essa frase resume e muito o que vemos atualmente sobre o marketing de afiliados.

A pouco tempo, aconteceu uma popularização do marketing de afiliados de uma plataforma conhecida como Hotmart. O Hotmart é um site que une vendedores e pessoas interessadas em ganhar dinheiro trabalhando como afiliados.

Basicamente, no Hotmart, um afiliado recebe uma fatia das vendas que ele fizer dos produtos de terceiros. Os produtos vendidos são os conhecidos “infoprodutos” que comumente são cursos.

Muito semelhante a uma pirâmide, alguém oferece a outro a oportunidade de ganhar dinheiro com o marketing digital. Então, o interessado compra o curso, que nada mais é que um curso que ensina como vender o curso que ele acabou de comprar.

Obviamente, o marketing digital vai muito além de ser uma mera abordagem de venda desesperada na internet. No entanto, aparentemente, as pessoas passaram a associar esse site ao marketing digital.

Como funciona os programas de afiliados?

De forma breve, o afiliado é alguém que se dispõe a vender um produto de um terceiro em troca de uma porcentagem estabelecida da venda.

Para quem vende, a vantagem está em que o afiliado poderá vender o seu produto para pessoas em lugares que dificilmente ele conseguiria.

Já o afiliado, este tem a vantagem de ganhar dinheiro vendendo produtos dos quais não precisará despender nenhum gasto e não terá responsabilidade por ele.

Os afiliados mais comuns costumam vender os seus produtos para familiares, amigos, colegas e conhecidos. Eles usam suas mídias sociais e aplicativos de mensagens para oferecerem os produtos.

Já os afiliados mais arrojados vão mais além. Eles usam de fato o marketing digital para vender seus produtos em uma escala muito maior.

Isto é, usam suas mídias sociais, criam grupos de mensagens, canais, blogs e sites para divulgarem seus produtos.

Como ganhar dinheiro com o marketing digital?

O marketing digital tem a vantagem de ser uma abordagem de marketing acessível a quase todos. Usando principalmente as mídias sociais, é possível ganhar dinheiro fazendo marketing. Aseguir algumas formas simples de como ganhar dinheiro com o marketing digital.

As dicas a seguir são simples e não dependem de altos investimentos e nem grande conhecimento técnico de ferramentas digitais.

Monetização de conteúdo

Em marketing, a curiosidade vem de fornecer aos consumidores um conhecimento atraente sem revelar muito. Portanto, gerar curiosidade envolve um método chamado marketing de conteúdo: um conjunto de atividades relacionadas à criação e distribuição de conteúdo relacionado à vida dos consumidores, mas também intimamente relacionado a uma determinada marca.

O processo de criação de conteúdo é apenas metade do marketing de conteúdo. Isso envolve a identificação de temas exclusivos que são relevantes para os consumidores e que são relevantes para a marca.

O conteúdo pode ser fornecido em vários formatos, incluindo escrito (artigos, white papers, estudos de caso, comunicados à imprensa e até mesmo e-books), bem como gráficos e efeitos visuais (infográficos, quadrinhos, gráficos interativos, jogos, vídeos e até filmes) .

A outra metade do marketing de conteúdo inclui a distribuição e expansão de conteúdo. Assim como a propaganda, o conteúdo precisa ser colocado na mídia certa.

A maneira mais fácil de distribuir conteúdo é por meio dos próprios canais de mídia da empresa ou pessoal, como sites e contas de mídia social.

Após isso, é possível monetizar esse conteúdo de várias formas. O meio mais comum são programas como o Google AdSense. No entanto, existem outros programas alternativos como PropellerAds ou Adsterra.

Além disso, há também outras plataformas como o TikTok e Facebook que também oferecem aos produtores de conteúdo a oportunidade de monetizar o seu conteúdo.

Afiliados

Há diversos sites que oferecem a oportunidade de pessoas comuns ganharem dinheiro como afiliados. Dentre esses sites, os mais populares são o Magalu, Hotmart e Amazon.

Neles, você poderá, inclusive, ter um site de afiliado pessoal com os produtos. Dessa forma, poderá ofertar as pessoas os produtos e vender diretamente usando o site da empresa.

Nesse sentido, você pode usar o marketing digital em suas mídias sociais, além de outros recursos, para divulgar ofertas.

Conclusão

Nesse artigo, você aprendeu o que é marketing digital, como ele funciona e como ganhar dinheiro com ele. Como dito, o marketing migrou do marketing tradicional para o digital à medida que as tecnologias digitais avançaram.

Como resultado, as organizações fizeram diversas mudanças para se adaptarem a nova realidade. Além disso, o marketing digital criou diversas categorias de profissionais que atuam em áreas específicas.

Você gostou? Diga nos comentários o que você acha de mais interessante no marketing digital. Até a próxima.

Leia Mais
Novo coronavírus: como escapar da crise
Novo Coronavírus: como escapar da crise no mercado