Como fazer o algoritmo do Instagram aumentar seu engajamento

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Quer descobrir como fazer o algoritmo do Instagram trabalhar a seu favor aumentando o engajamento das suas postagens? Então fique, leia até o final e descubra.

Você cria conteúdo com regularidade, se esforça, tenta entregar um conteúdo de qualidade e relevante, mas sente que suas postagens não estão dando o retorno esperado. O que fazer?

Calma! Você ainda pode virar o jogo antes de pensar em desistir do seu sonho de se tornar um criador de conteúdo de sucesso.

Existem algumas práticas simples e eficazes que podem fazer o algoritmo do Instagram aumentar o seu engajamento rapidamente.

Continue lendo e descubra como fazer o algoritmo do Instagram aumentar o seu engajamento.

O que é o algoritmo do Instagram e como ele funciona?

O algoritmo do Instagram – na verdade “algoritmos” no plural, pois existe mais de um – é a tecnologia de inteligência artificial responsável por personalizar a experiência e a exibição de conteúdos gerados na plataforma para os usuários.

Em uma publicação oficial do Instagram, a empresa diz:

“Usamos uma variedade de algoritmos, classificadores e processos, cada um com seu próprio propósito”, escreveu o CEO do Instagram, Adam Mosseri, em um artigo de 2021 no blog intitulado “Saiba mais sobre como o Instagram funciona”.

“Queremos aproveitar ao máximo seu tempo e acreditamos que usar a tecnologia para personalizar sua experiência é a melhor maneira de fazer isso.”

Toda vez que um usuário abre o aplicativo, o algoritmo do Instagram analisa imediatamente todo o conteúdo disponível e usa algumas regras especiais para decidir:

  • Quais postagens aparecem no topo do feed de notícias e em que ordem.
  • Quais postagens são exibidas no guia Explorar.
  • Qual é a ordem em que Stories, Lives e Reels aparecem no feed e suas respectivas guias etc.

Nesse sentido, cada parte do aplicativo leva em consideração detalhes sobre o seu envolvimento com os seguidores, a relevância do seu conteúdo e a hora de suas postagens para personalizar feed e Stories. E a aba Explorar tem uma dinâmica parecida.

Discutiremos isso com detalhes mais tarde, mas, agora, é importante saber que cada recurso do aplicativo também leva em consideração:

  • Seu relacionamento com seus seguidores: vocês seguem uns aos outros? Eles procuraram por você pelo nome? Vocês conversam no DM? Comentam postagens um do outro?
  • Relevância do conteúdo: o Instagram analisa a afinidade do usuário e infere o que está em uma determinada foto ou vídeo para entregar o que as pessoas querem.
  • A pontualidade de suas postagens. As postagens mais recentes têm precedência sobre as postagens mais antigas.

Além destes critérios, entenda que cada algoritmo do Instagram está sempre selecionando automaticamente a combinação perfeita de conteúdo para cada usuário.

O algoritmo do Instagram para o feed e Stories.

Para seus feeds e stories, os algoritmos do Instagram classificam o conteúdo das contas que você segue e estima a probabilidade de você se envolver com postagens com base nos seguintes critérios:

  • Dados da postagem: quantas curtidas a postagem teve? Quando foi publicada? Está marcada com um local? Se for um vídeo, quanto tempo? Esses sinais ajudam o algoritmo do Instagram a determinar a relevância e a popularidade de uma postagem.
  • Dados sobre o criador e o histórico de suas interações com ele: o Instagram rastreia o número de vezes que você interage com uma determinada pessoa (por meio de comentários, curtidas, visualizações de perfil etc.)
  • Sua atividade em toda a plataforma: o número e o conteúdo das postagens com as quais você interage dá ao Instagram uma pista sobre quais outras postagens você pode estar interessado em visualizar.

Algoritmo do Instagram para página Explorar.

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Para a guia Explorar, o algoritmo analisa as postagens que você curtiu ou com as quais interagiu e indica fotos e vídeos de contas relacionadas que você ainda não seguiu.

Essas fotos e vídeos são classificados de acordo com o que o algoritmo acha que mais lhe interessa, com base na probabilidade de você curtir, salvar ou compartilhar a postagem.

  • Tempo da postagem: ao escolher o que compartilhar na guia Explorar, o Instagram analisa a popularidade geral da postagem, usando dados como o número de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos e a rapidez com que essas atividades acontecem.
  • Seu histórico de interação: a maior parte das publicações presentes na página Explorar serão de perfis novos, porém as contas com as quais você interagiu também poderão ser exibidas.
  • Sua atividade: quais postagens você gostou, comentou ou salvou no passado? Como você esteve na página Explorar antes? Seu histórico de atividades afeta o que o Instagram supõe que você possa estar interessado em ver mais.
  • Informações sobre a publicação: se uma conta teve muita interação com os usuários nas últimas semanas, isso é um sinal para o Instagram de que outras pessoas também podem gostar de algum conteúdo envolvente.

Algoritmo do Instagram para Reels.

Com o Reels, o algoritmo utiliza informações das contas que você segue e das contas que não segue, tentando atrair sua atenção com o que acha que você poderá assistir.

Ele avalia isso levando em conta critérios como:

  • Sua atividade: informações como quais Reels você gosta, quais você comenta e em quais Reels você interage podem ajudar o Instagram a entender qual conteúdo provavelmente será mais relevante para seus interesses.
  • Seu histórico de interação: semelhante a página Explorar, no Reels, você pode se deparar com perfis novos que você não conhece, mas se você já interagiu com eles de alguma forma antes, o Instagram também leva isso em consideração. Provavelmente é por isso que você está vendo muito conteúdo de perfis que conhece, mas ainda não engajou.
  • Informações do Reels: o algoritmo do Instagram tenta adivinhar o conteúdo de um vídeo com base na faixa de áudio e sua análise de pixels e quadros, levando em consideração a popularidade do vídeo.
  • Informações sobre quem postou: o criador tem seguidores engajados com suas postagens? Ele recebe curtidas e compartilhamentos consistentes? O Instagram também leva isso em consideração.

Agora que você tem todas essas informações sobre como o algoritmo do Instagram trabalha para aumentar o engajamento das postagens, veja a seguir como usar essas informações na prática.

Como usar o algoritmo para criar mais engajamento no Instagram?

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Agora que você sabe como o algoritmo do Instagram trabalha, é o momento de aprender como usá-lo para aumentar o engajamento das suas publicações.

Como você pode perceber, o que sinaliza ao algoritmo do Instagram que ele deve elevar engajamento de uma postagem são as reações e o conteúdo.

Para usar o algoritmo de modo a aumentar o seu engajamento, você deve se concentrar em estimular os seus seguidores e espectadores a interagirem com a sua publicação.

Mas para que esse estímulo seja direcionado para pessoas que realmente irão interagir quando verem a publicação, é necessário que você indique ao algoritmo para quem ele deve mostrar sua postagem.

Em outras palavras, você deve categorizar a sua postagem para que o Instagram entenda com qual público você realmente deseja se conectar.

Uma boa segmentação do seu conteúdo por meio de uma otimização adequada e bons gatilhos e ferramentas para provocar os usuários, você obtém a combinação perfeita para aumentar o engajamento das suas postagens.

1 – Crie Reels usando músicas e áudios que estão em alta no Instagram.

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Embora o Reels já seja um recurso que caiu no gosto dos usuários do Instagram, ele ainda recebe atenção especial do Instagram para continuar se popularizando.

Nesse sentido, o Reels é uma ótima maneira de você fazer o algoritmo do Instagram aumentar o seu engajamento e conquistar novos seguidores para o seu perfil.

Mas para que você aproveite todo o potencial desse recurso, é necessário usá-lo com estratégia, isto é, otimizar seus Reels para o algoritmo.

Uma das maneiras de você fazer isso é:

  • Use músicas ou áudios que estão em alta. 
  • Use os recursos nativos do aplicativo para editar o seu vídeo.
  • Inclua textos com palavras-chave do seu conteúdo no vídeo.
  • Inclua as hashtags que estão presentes nos Reels mais populares.

2 – Incentive mais interações com os adesivos do Instagram Stories.

Os adesivos do Story do Instagram são ótimos recursos para estimular os usuários a engajarem com a sua postagem. Eles permitem que as pessoas reajam à sua publicação aumentando seu engajamento.

Para fazer o algoritmo do Instagram aumentar o engajamento das suas postagem, quando publicar um novo Story, adicione adesivos a ele. 

Você pode adicionar emojis deslizantes, contagem regressiva para um evento, enquetes, caixas de perguntas e outros semelhantes. E não deixe de incentivar os espectadores a curtirem seu Story se gostarem.

3 – Estimule seus seguidores a comentarem suas postagens do feed.

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Outra forma de fazer o algoritmo do Instagram aumentar seu engajamento é criar discussões longas em suas postagens do feed. Quanto mais comentários, melhor!

Por isso, uma boa legenda é crucial para estimular essas discussões. Da próxima vez que for postar uma foto, pense em como você pode usá-la para criar uma discussão.

Por exemplo, se você fez uma viagem longa de carro, na legenda da sua foto, provoque seus seguidores a opinarem qual é o melhor meio para quem vai viajar: é avião? Carro próprio? Moto? Enfim, convide-os a deixarem um comentário contando sua experiência.

Uma tática que funciona muito bem são as comparações. E vale lembrar que o clichê ainda funciona. Quem duvida que uma discussão sobre qual é o melhor smartphone, Apple ou Samsung ainda gera muito engajamento?

4 – Use hashtags em suas postagens.

As hashtags são recursos úteis para categorizar postagens, pois elas dizem ao algoritmo do Instagram para qual público aquele conteúdo poderá ser mais relevante.

Portanto, ao postar uma nova foto, inclua hashtags relacionadas ao conteúdo da publicação. Use uma estratégia de combinação de hashtags de média e alta popularidade.

Outro ponto importante é o número de hashtags que você deve incluir. Em um estudo recente do Later, foi identificado que as postagens do feed com 30 hashtags obtêm, em média, o nível de engajamento mais elevado.

Embora esse volume de tags seja o indicado para você fazer o algoritmo do Instagram aumentar o engajamento das suas postagens, você deve buscar incluir apenas hashtags relacionadas ao conteúdo.

Em outras palavras, se as hashtags relevantes não somarem 30 tags, não inclua mais hashtags apenas para completar o total. Deixe como está.

Conclusão

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Neste artigo, você aprendeu como usar o algoritmo do Instagram para aumentar o engajamento das suas postagens. Infelizmente, não há uma maneira infalível de “domar” o algoritmo do Instagram.

No entanto, você pode usar as dicas que compartilhamos neste artigo para ajudá-lo a criar conteúdo que fará o algoritmo trabalhar a seu favor.

Se você criar postagens, Stories e Reels interessantes e dinâmicos, os algoritmos do Instagram continuarão levando seu conteúdo para as pessoas certas.

Ser consistente e construir relacionamentos genuínos com seus seguidores é a maneira mais eficaz de “dominar” o algoritmo do Instagram.

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