Apple pode limitar Facebook na coleta de dados de usuários para anúncios

Apple limitar dados facebook

A próxima atualização do sistema operacional iOS 14 da Apple ameaça limitar a quantidade de dados que o Facebook e Instagram poderão coletar de usuários para usar em publicidade.

2021 ainda está no início, mas a polêmica em torno da coleta de dados de usuários pelo Facebook volta à tona. Dessa vez, a polêmica está em torno das novas políticas de privacidade e outros regulamentos.

A notícia que tirou o sono do Facebook, envolve mudanças nos recursos de privacidade da Apple iOs 14. A próxima atualização do iOS 14, afeta a segmentação de anúncios do Facebook e Instagram.

Conforme a nova estrutura da App Tracking Transparency, os aplicativos da plataforma deverá fornecer informações sobre suas práticas de privacidade em App Store Connect. E ainda, se usam código de terceiros, como SDKs de publicidade ou analítica, também precisará informar quais dados o código de terceiros coleta.

Assim como, também devem dizer como os dados podem ser usados ​​e se eles rastreiam o usuário.

Além disso, na página de produto de cada aplicativo, os usuários poderão consultar quais os dados que o aplicativo pode coletar. Saberão também se as informações são usadas para rastreá-los, ou retém informações das suas identidades ou dispositivos.

No entanto, a preocupação ficou por conta de que os aplicativos deverão receber permissão dos usuários para coletar seus dados, com o fim de rastreá-los ou exibir anúncios direcionados. Ou seja, a próxima atualização da Apple pode limitar a coleta de dados do Facebook e seus produtos.

Isso porque o Facebook já vem enfrentando críticas relacionadas a privacidade dos seus usuários. Com a nova atualização do iOS 14, a coleta de dados do Facebook pode ser limitada, uma vez que o usuário pode não dar a permissão ao aplicativo.

Facebook repreende atualização de privacidade da Apple

O Facebook repreendeu a atualização de privacidade da Apple com anúncios em jornais de página inteira no New York Times , Wall Street Journal e Washington Post.

A empresa acredita que as novas medidas da Apple, que pode limitar a coleta de dados dos usuários do Facebook, pode:

Causar um golpe devastador nas pequenas empresas.

Além disso, o Facebook manifestou preocupação com relação aos anúncios segmentados. A empresa afirma que:

Para cada dólar gasto por pequenas empresas comuns, suas vendas seriam reduzidas em mais de 60%.

Por outro lado, enquanto o Facebook afirma que está defendendo as pequenas empresas, a Apple diz defender os usuários.

A porta-voz da Apple disse à Bloomberg que está defendendo os usuários:

Os usuários devem saber quando seus dados estão sendo coletados e compartilhados em outros aplicativos e sites – e devem ter a opção de permitir isso ou não.

Comentários