Descubra o que o livro Marketing 4.0 ensina

por Elissandro Dias

O livro Marketing 4.0 é uma obra quem tem como um dos seus autores Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing. Essa obra aborda a atuação do marketing no contexto digital.

Assim, este livro é um compilado de tudo sobre o atual mundo dos negócios no meios digitais. Por isso, trazemos para você os principais ensinamentos desse notável manual do empreendedorismo e marketing digital.

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Livro Marketing 4.0: o processo de decisão de compra

O mundo e os negócios mudaram. Se a pouco tempo era comum as pessoas assistirem passivamente a comerciais de televisão, e com base neles tomarem sua decisão de compra, hoje isso mudou completamente.

Nesse contexto, em Marketing 4.0 aprendemos que as pessoas não se deixam mais persuadir por comerciais de televisão ou anúncios sobre um produto ou serviço.

Isso porque, agora, suas decisões de compra são formadas cada vez mais pela opinião do seu circulo social.

Isto é, na atualidade, as pessoas baseiam suas decisões de compras através de avaliações e opiniões de outros consumidores.

Por isso, é imperativo as empresas priorizarem o que seus consumidores pensam e estão comentando sobre o seu produto.

Sendo assim, é importante para as empresas investigar a imagem do negócio nos ambientes digitais. Além disso, deve-se também buscar formas de se aproximar dos círculos sociais e desenvolver uma boa imagem de si.

A importância dos haters!

Quem diria que os usuários mais temidos podem ser úteis para a imagem de um negócio nas mídias digitais.

Pasme! Os haters podem ser benéficos para sua empresa!

Logicamente, por uma questão de autoproteção, as empresas evitam que os consumidores falem mal da marca, ou ainda, que as comparem com o seus concorrentes.

No entanto, no livro Marketing 4.0, vemos que as mídias sociais têm o papel de ser um ambiente onde os consumidores manifestam sua opinião.

Embora pareça ruim uma empresa receber comentários negativos, tais comentários estimulam os defensores da marca a manifestarem-se nestes espaços.

Neste caso, isso é benéfico, pois nada é mais persuasivo para potenciais consumidores do que assistir um outro consumidor defendendo uma marca.

Nesse aspecto, os argumentos de quem ataca ou defende uma marca tem o poder de convencer outros consumidores sobre a qualidade da marca em debate.

Portanto, não fuja das críticas, mas veja elas como uma oportunidade de angariar novos consumidores para o seu negócio. 

Os jovens, as mulheres e os netzens são a chave para o marketing na economia digital

Na era do marketing digital, sem dúvidas, os perfis de um público são informações valiosas para determinar as principais diretrizes das campanhas de marketing de uma organização.

Nesse sentido, o livro Marketing 4.0 nos revela algo surpreendente sobre três públicos-alvo muito importantes na internet: os jovens, as mulheres e os netzens.

Os jovens são os principais adotantes inciais de novos produtos e tecnologia, além de também definirem tendencias.

As mulheres são as coletoras de informação e compradoras holísticas, elas gerenciam o lar, cuidam das finanças e possuem várias outras atribuições.

Por fim, os Netzens, ditos conectores sociais, são evangelistas expressivos das marcas e contribuintes de conteúdo para o mundo digital.

Estes três públicos são tratados como públicos de grande potencial, porém pouco explorados. Ou seja, o alerta que o livro trás é para que as empresas busquem formas de explorar o poder que estes três públicos possuem a seu favor.

On-line e Off-line caminham juntos!

Embora muitos pensem que o marketing digital veio substituir o marketing tradicional, não é isso que o livro trás para os seus leitores. Na verdade, ambos, o marketing digital e tradicional, devem coexistir. 

De acordo com Kotler, ambas as abordagem de marketing desempenham papeis diferentes que podem ser combinados, de forma a entregar ao consumidor uma experiência de compra plena.

Sendo assim, o marketing tradicional pode ser entendido como uma abordagem estratégica voltada para uma experiência mais palpável para o consumidor, enquanto o marketing digital cuida de envolver o consumidor através da presença digital.

O novo caminho do consumidor

Segundo o livro, o novo caminho do consumidor passa por cinco As: assimilação, atração, arguição, ação e apologia.

O consumidor transita pelos cinco As por diversas formas e não necessariamente nesta ordem.

Os cinco As são: assimilação, o consumidor tem o primeiro contato com a marca; atração, o consumidor decide se gosta ou não; arguição, o consumidor busca informações sobre a marca; ação, o consumidor efetua a compra; apologia, o consumidor recomenda a marca.

Para os autores de marketing 4.0, não necessariamente um consumidor percorre o caminho nesta ordem. Em alguns momentos, é possível que ele pule algum caminho, ou percorra em outra ordem.

Conclusão: marketing 4.0 é um livro carregado e de insights valiosos sobre o marketing na economia digital, bem como e o seu futuro. Isto é, essa obra é uma espécie de manual para profissionais de marketing, lideres e CEOs sobre as principais tendências em vista.

Fica a dica de leitura para os amantes da área do marketing.

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