Conteúdo para Instagram: 7 dicas que blogueiros ensinam

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Em se tratando de marketing nas mídias sociais, a criação de conteúdo é um dos elementos chave para uma estratégia de sucesso.

O conteúdo certo é capaz de multiplicar suas conversões, sejam elas conversões de vendas ou de outros tipos.

Mas desenvolver bons conteúdos não é uma tarefa fácil. Mais que criar, é necessário ter a estratégia certa para divulgar e direcionar esse conteúdo para o público adequado.

Neste guia, reunimos as principais dicas que blogueiros utilizam em sua estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais. Confira.

7 dicas de conteúdos para Instagram

A seguir, conheça uma checklist com dicas para criar a melhor estratégia de marketing de conteúdo para o seu projeto no Instagram.

1 – Saiba quando e qual conteúdo postar.

Um dos erros mais comuns para quem está começando nas mídias sociais é confiar que determinados temas ou assuntos são fontes inesgotáveis de conteúdo.

A grande maioria dos iniciantes não criam um planejamento ou cronograma dos assuntos que abordarão em seu conteúdo ao longo do tempo.

Como resultado, em um determinado momento, eles começam apresentar dificuldades em criar conteúdo para postar.

Além disso, por não saberem quantas vezes postar no Instagram, começam a publicar conteúdo sobre assuntos aleatórios.

Por consequência, perdem a oportunidade de concatenar as ideias entre os assuntos e experimentar melhores resultados.

Nesse sentido, se você é iniciante, o ideal é criar um cronograma de postagens com os temas que abordará ao longo do tempo.

Ao adotar essa prática, você saberá o quanto poderá explorar aquele tema durante determinado período.

Além disso, tenha, no mínimo, cinco temas de conteúdo para o seu Instagram.

Por exemplo, se o seu conteúdo é sobre life style (estilo de vida), você pode ter como temas de conteúdo: roupas, viagens, comidas, compras, música, filmes, livros, etc.

Ter, pelo menos, cinco temas, ajudará você a dar manutenção na sua conta ao postar conteúdo com regularidade.

Assim, você evitará esse tipo de problema e poderá obter o melhor proveito em termos de resultado dos conteúdos que postar.

2 – Examine tudo antes de postar um conteúdo no Instagram.

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Ao contrário do que pode imaginar, o processo de criar conteúdo pode ser muito exaustivo. É muito comum o cansaço fazer alguns detalhes ou erros de escrita passarem batidos.

Isso causa muitos problemas, pois, após a postagem, o blogueiro é obrigado a editar o conteúdo postado, interferindo no seu desempenho.

Sendo assim, é importante evitar ao máximo editar o conteúdo postado nas primeiras horas.

Isso só é possível quando o conteúdo é examinado minuciosamente e corrigido quando necessário.

Ao fazer isso, a probabilidade de o blogueiro ter que editar o conteúdo é bem menor.

Portanto, a recomendação é que, caso esteja exausto no processo de criação da postagem, pare pelo tempo que for necessário e depois retome a criação.

Se possível também, peça para outra pessoa conferir o conteúdo que você postará. Assim, será possível evitar erros antes de postar um conteúdo no Instagram.

3 – Não erre na escolha das hashtag.

A qualidade de uma hashtag sempre foi um ponto de discussão para os criadores de conteúdo.

Isso porque, para muitos, a qualidade de uma hashtag está condicionada a sua popularidade, já para outros, a qualidade vai um pouco mais além, isto é, existem outros detalhes que devem ser observados.

Nesse sentido, é importante que o blogueiro iniciante estude bem as hashtags que usará em suas publicações no Instagram.

Para isso, é necessário avaliar a relação popularidade/publicações de uma tag.

Para ilustrar, imagine uma hashtag altamente popular. Essa tag recebe milhões de publicações por dia, logo, se usá-la em sua publicação, seu post desaparecerá nela.

Agora, se a tag usada apresentar uma popularidade menor, as chances da sua publicação aparecer para os usuários que seguem a tag é muito maior.

Ou seja, as tags de alta popularidade são para usuários que possuem milhares de seguidores.

Por isso, o ideal para quem está começando é buscar por tags que tenham uma popularidade menor.

Assim, terá maiores oportunidades de ganhar seguidores.

Os blogueiros também recomendam para quem deseja aprender sobre conteúdo para postar no Instagram, que criem sua própria lista de tags para usar em suas publicações, assim facilitando a criação de conteúdo.

4 – Crie conteúdo pensando no seguidor.

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É muito comum para quem está criando conteúdo para Instagram ter centenas de ideias de postagens que acreditam ser interessantes para publicar.

No entanto, embora você acredite que suas ideias de conteúdo são interessantes, quando se trata de conteúdo para Instagram, o ideal é que toda e qualquer ideia seja analisada do ponto de vista do seu seguidor.

Ou seja, por mais que no seu ponto de vista sua ideia seja interessante, você precisará se perguntar o que os seus seguidores pensarão sobre o conteúdo que postará.

Portanto, necessariamente, deve se tornar um exercício mental em sua rotina de criação de conteúdo para Instagram.

Dessa forma, quanto mais você exercitar a habilidade de prever o que os seus seguidores pensarão sobre os conteúdos que postar, maior será as chances das suas publicações serem um sucesso.

5 – Investir é necessário.

Quem quer entregar conteúdo para Instagram de qualidade também precisam investir.

Isso inclui turbinar postagens, patrocinar Reels, investimento em recursos exclusivos de aplicativos pagos e qualidade de foto nas publicações.

Alguns recursos são importantes para a praticidade do seu trabalho, pois você perceberá que o tempo é um recurso escasso para os criadores de conteúdo.

Por isso, quanto mais você tornar sua atividade prática, mais qualidade poderá entregar em termos de conteúdo e regularidade.

Sendo assim, se possível, invista em aplicativos de marketing digital que podem ajudar na edição de vídeos e fotos, dessa forma você ganha mais tempo e entrega mais qualidade.

Além disso, é necessário investir em equipamentos ao longo do tempo, como, por exemplo: iluminação, câmera, cenário para gravar vídeos ou fazer fotos, etc.

Assim, no possível, invista em equipamentos para obter melhor qualidade nos seus posts.

6 – Fique atento as métricas.

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Na hora de analisar os resultados de um conteúdo postado no Instagram, não se limite ao número de curtidas e comentários.

Vá além, acompanhe também as demais métricas como: alcance, impressões, salvamentos, compartilhamentos e calcule sua taxa de engajamento.

Além disso, destrinche a métrica alcance para saber o desempenho das hashtags que foram utilizadas, alcance de contas que não estão seguindo você e, óbvio, o alcance da sua publicação em relação aos seus seguidores.

Assim, você saberá quais conteúdos engajam mais e poderá estudá-los para entender mais os seus seguidores.

Adotando essa prática, você conseguirá construir uma estratégia de conteúdo para Instagram de sucesso.

7 – Foque no Reels do Instagram.

O Reels é o formato de vídeos curtos do Instagram que atualmente está em destaque na plataforma. Ele é a chave para os algoritmos aumentar seu engajamento no Instagram e conquistar seguidores.

Usar esse formato tem muitas vantagens, como a de fazer suas postagens serem sugeridas pelo Instagram e de obter mais visualizações em seus Reels.

Mas para que isso aconteça, você precisa dominar as principais estratégias do formato, como postar Reels nos melhores horários e focar na criação de vídeos inspirados nas trends do Instagram.

Toda semana, na sexta feira, publicamos neste site um relatório com as trend do Reels da semana.

Inspirando-se nessas trends para os seus vídeos e usando as músicas em alta do Reels, você amplia as possibilidades de fazer seu Reels viralizar.

Conclusão

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Neste guia, apresentamos 7 dicas que reunimos de blogueiros para criação de conteúdo para Instagram. Com visto, a criação de conteúdo é a chave para o sucesso no Instagram.

Ao dominar as principais estratégias e truques do Instagram, você se torna capaz de desenvolver conteúdos com grandes chances de viralizar na plataforma.

O que achou das dicas? Você tem alguma para compartilhar? Deixe-a nos comentários.