Quantas vezes postar no Instagram
Quantas vezes postar no Instagram

Quantas vezes postar no Instagram? 4 formas de descobrir

O Instagram é, sem dúvidas, uma plataforma com potencial de descoberta surpreendente.

Quem gosta e lida com o mundo virtual, sabe o quão importante é o Instagram na influência e proximidade com a audiência.

Ela é simplesmente capaz de fazer alguém comum se tornar famoso subitamente e proporcionar muitas oportunidades para se ganhar dinheiro.

Nesse sentido, ao criador é indicado estar sempre atento às recomendações e exigências dessa plataforma se quiser realmente se destacar.

Um pequeno deslize e tudo pode se perder em instantes, ficando muito difícil se recuperar depois.

Dentre tantas recomendações e regras, uma sempre é alvo de muitas discussões: quantas vezes postar no Instagram? Quando é que alguém posta pouco ou muito? Postar com muita frequência é bom ou ruim?

Neste guia, você descobrirá qual é a frequência de postagens ideal para ter mais engajamento, saberá o porquê e também obterá respostas de cada uma das perguntas anteriores. Confira.

Por que a frequência das postagens no Instagram é importante?

A internet é uma selva de grande competição. Todos os confrontos e conflitos que vemos, pressionam as plataformas digitais a adotarem políticas rigorosas a fim de preservar seus usuários e crescer o negócio.

Nesse sentido, para as plataformas de mídias sociais como o Instagram, a frequência das postagens torna-se um elemento de muita importância.

Obviamente, o Instagram quer que seus usuários postem conteúdo com muita frequência. Esse é o seu principal objetivo.

Quanto mais seus usuários publicam conteúdos, mais as pessoas tendem a permanecer conectadas, seja porque estão sempre postando ou porque estão visualizando.

Mas isso nem sempre é o sonho do Instagram. Às vezes, torna-se seu pior pesadelo. Se poucas postagens são ruins, em algumas circunstâncias, muitas postagens também são.

O motivo? Pode ser resumido em uma palavra: spam. A atividade de postar com muita frequência pode acabar sendo caracterizada como conteúdo spam, o que prejudica a plataforma.

Sendo assim, fica evidente que nem muito e nem pouco é interessante. O ideal é um ponto de equilíbrio sobre quantas vezes postar no Instagram.

Então saber quantas vezes postar no Instagram não é uma pergunta que possa ser ignorada. Você deve levar isso muito a sério se realmente quer se destacar.

Quantas vezes postar no Instagram?

Indo direto ao ponto, você deve postar todos os dias. Porém, existem recomendações de volume de postagens diárias.

A seguir, conheça cada uma das recomendações baseadas em algumas características de perfis do Instagram.

Frequência de postagens baseada em número de seguidores.

Um estudo realizado pela Latter em 2021 com mais de 81 milhões de postagens do feed, incluindo Reels e vídeo do feed, apontou quantas vezes postar no Instagram para obter as melhores taxas de engajamento.

Os resultados apontaram que a frequência ideal para postar no Instagram, de acordo com o seu número de seguidores, e ter o melhor engajamento é:

  • Para contas com menos de 1.000 seguidores: postar 14 vezes por semana oferece as maiores taxas de alcance e engajamento por postagem.
  • Para contas com 1.000 a 250.000 seguidores*: postar 14 ou 20 vezes por semana oferece a maior taxa de alcance por postagem, enquanto postar uma vez por semana oferece a maior taxa de engajamento por postagem.
  • Para contas com mais de 250 mil seguidores: postar apenas uma vez por semana oferece a maior taxa de alcance e taxas de engajamento por postagem.

*Obs:  Quando analisaram os resultados em intervalos menores de seguidores (por exemplo, 1.000-10.000 seguidores, 10.000-20.000 seguidores, 20.000-30.000 seguidores, etc.), os resultados foram os mesmos, por isso o intervalo de 1.000-250.000 foi agrupado.

Nesse estudo, observou-se que, em uma análise holística dos dados, as taxas de alcance e engajamento são ideais quando se posta 14 vezes por semana.

Porém, analisando os dados isolados e combinando-os com o número de seguidores, outros insights foram descobertos.

Os perfis do Instagram com menos de 1.000 seguidores podem ter melhores resultados postando o máximo de vezes que puder por dia.

As taxas de alcance e engajamento por postagem crescem à medida que a frequência de postagem aumenta por semana, com a taxa média de engajamento subindo de 3,1% em uma postagem por semana para 4,9% em 20 postagens por semana.

Já os perfis entre 1.000 e 250.000 seguidores, o estudo demonstrou que as taxas de alcance melhoram à medida que mais postagens vão sendo feitas durante a semana, mas ocorre uma queda no engajamento.

Os perfis com um número acima de 250.000 seguidores, têm alcance e engajamento reduzido à medida que mais postagens são feitas em uma semana.

Frequência de postagens baseada em recomendações de especialistas.

Alguns especialistas em mídias sociais também deram suas opiniões e recomendaram o volume ideal de quantas vezes postar no Instagram.

Em uma pesquisa da HootSuit com sua equipe de mídia sociais, as seguintes recomendações de frequência de postagens foram feitas: “no Instagram, poste de 3 a 7 vezes por semana.”

Na percepção da equipe de mídia social da Hootsuite, a estratégia é apenas postar no feed principal 2 a 3 vezes por semana e nos Stories 2 a 3 vezes por semana.

O Site Social Media Examiner, em uma entrevista com a influenciadora Alex, diz que o algoritmo do Instagram favorece novos conteúdos. Toda vez que você publica uma postagem, o algoritmo do Instagram considera que seu conteúdo anterior não é mais relevante.

Se você postar às 8 da manhã e postar novamente em 12 horas, a vida útil da sua primeira postagem será reduzida para 12 horas porque a nova postagem terá precedência sobre a postagem antiga.

Ao limitar em pelo menos 48 horas o intervalo de suas postagens, você dá a eles uma chance muito maior de gerar mais engajamento e impressões durante esse período.

Em vez de postar todos os dias, Alex recomenda postar dois ou três conteúdos de qualidade por semana.

Frequência de postagens baseada em recomendação do Instagram.

Essa é uma das recomendações mais importante a ser ouvida. Na semana do Criador, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, fez uma publicação em que sugeriu a frequência ideal para postar no aplicativo.

Mosseri respondeu à dúvida sobre quantas vezes postar no Instagram recomendando a frequência de 2 posts de feed por semana e 2 Stories por dia, sendo o ideal para criar seguidores no aplicativo.

Frequência ideal para postar no Instagram que recomendamos.

Como pôde ver, existem muitas variações a respeito dessa dúvida. Obviamente, valorizamos mais aquilo que foi estudado.

Embora a Latter tenha indicado com mais detalhes a frequência de postagens ideal para o volume de seguidores, devemos considerar que os algoritmos do Instagram mudam constantemente.

Sendo assim, recomendamos que você poste de 1 a 2 vezes por dia no feed (incluindo Reels) e quantas vezes puder nos Stories.

Postar com frequência aumenta o engajamento?

Com tudo que foi dito até aqui, fica evidente que existe uma relação muito forte entre a frequência de postagens e o engajamento.

O próprio Instagram, em seu blog oficial, explica que seus algoritmos usam como critérios de classificação o histórico do criador com o usuário.

O Instagram usa tudo o que você disponibiliza para entender seu conteúdo e direcioná-lo para novos usuários potencialmente interessados.

Mas isso só é possível com a otimização do seu perfil e postagens regulares.

Você pode até ter um engajamento baixo, mas se postar com regularidade (todo dia), o acumulado compensará o baixo engajamento individual dos seus posts.

Postando regularmente, o Instagram não só terá riquezas de informações do seu conteúdo, como também o incentivará concedendo para você mais engajamento.

Conclusão

Neste guia, você descobriu quantas vezes postar no Instagram. A frequência de postagens é de grande relevância para obter o melhor engajamento das postagens.

Como visto, existem muitas indicações a respeito da frequência ideal de postagens, mas quase todas têm em comum a recomendação de que a frequência ideal para postar no Instagram é todo dia.

Finalmente, faça você mesmo seus próprios teste e analise o desempenho. Experimente postar todos os dias e depois experimente postar com menos frequência.

Compare os resultados e combine com outras estratégias para obter os melhores ganhos para o seu perfil.

Você curtiu?