trend do instagram
trend do instagram

Trend do Instagram: o que é como criar a sua

Vivemos uma era de mudanças cada vez mais instantâneas, e uma trend do Instagram pode ser considerado um exemplo perfeito disso.

Uma única publicação na plataforma pode ganhar proporções de nível nacional ou mundial em poucos segundos.

Dependendo do poder de um trend do Instagram, uma pessoa anônima pode ser facilmente transportada para o topo das atenções em pouco tempo.

Mal estamos digerindo um assunto e, repentinamente, outro surge roubando toda a atenção, e em pouco tempo, ele se torna a discussão do momento.

As trends do Instagram já são parte da rotina de bilhões de usuários no mundo, principalmente dos criadores e influenciadores.

Neste guia, você descobrirá tudo sobre as trends do Instagram e como destacar suas postagens. Confira.

O que é trend do Instagram?

Trend é uma palavra do inglês cujo significado em português é tendência, ou seja, trend do Instagram significa tendências do Instagram.

Essas tendências são conteúdos gerados pelos usuários do Instagram que estão se propagando rapidamente na plataforma, indicando que estão se tornando um conteúdo viral.

Quando um conteúdo recebe o status de trend, ele já está sendo replicado por milhões de usuários e estará durante alguns dias ou semanas no centro das atenções dos algoritmos.

Trends podem ser desafios, trollagens, danças, sons e outros, elas possuem uma hashtag própria que é marcada por aqueles que reproduzem a tendência.

Nesse sentido, desenvolver conteúdos que se transformem em trends é a maior das cobiças dos influenciadores e criadores de conteúdo do Instagram.

Isso porque, quando o conteúdo de alguém se transforma em uma trend no Instagram, ele ganha rapidamente milhões de seguidores, torna-se famoso e recebe oportunidades de publicidade tentadoras.

Mas, nem sempre o objetivo é ser o criador de uma trend, é possível também se beneficiar dela replicando-a em sua conta. 

Com a dose de criatividade e truques certos, é possível ganhar milhares de seguidores facilmente e colher os mesmos benefícios.

Como encontrar uma trend no Instagram?

As trends do Instagram podem ser encontradas no perfil oficial @creator do Instagram, um perfil voltado para criadores de conteúdo.

Esse perfil, geralmente, publica um relatório duas vezes por mês contendo as principais tendências de conteúdos do formato Reels.

Além do perfil @creators, o Instagram publica semanalmente em seu blog as últimas tendências do Reels, e você também pode acompanhar as novidades por lá.

Você também encontra as trends da semana no site da Later. Toda semana o relatório é atualizado e você pode encontrar o que está em alta no momento.

Outro método, porém, manual, é observar a página Explorar. Essa página é individual para cada pessoa. No entanto, as trends (que outras pessoas também veem) relacionadas à suas preferências de conteúdo podem aparecer lá.

Então se você segue fielmente os conteúdos de um nicho, é bem provável que encontre as trends do momento observando a página Explorar do seu Instagram.

Agora que você descobriu o que é e como encontrar as trends do momento, aprenda a seguir dicas para criar a sua própria. 

6 dicas para criar uma trend no Instagram

Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que não existe uma fórmula pronta de como fazer sua postagem se transformar em uma trend do Instagram.

O que vamos oferecer a você são pistas que podem ajudar o Instagram a sinalizar sua postagem como uma trend.

Essas pistas são baseadas nas principais características das postagens que se viram trends, então, ao seguir as dicas, você pode se aproximar dessa possibilidade.

A seguir, veja como criar sua própria trend do Instagram.

1 – Tenha muitos seguidores.

Isso pode frustrar você se não tiver muitos seguidores, mas, infelizmente, é difícil uma trend surgir de um perfil anônimo.

A maioria das trends surgem de perfis verificados e com muitos seguidores.

Embora seja assim, ter muitos seguidores não é exatamente uma regra. Está mais para um indicador para o classificador de conteúdos do Instagram.

Então por que ter muitos seguidores ajuda a criar um trend?

Bom, porque os algoritmos dão mais engajamento a estes perfis, por isso, é tão comum que eles criem trends no Instagram.

E se você não tiver muitos seguidores? Isso não anula as chances da sua postagem se transformar em uma trend.

É mais improvável, mas não é impossível. No entanto, de uma coisa temos certeza, sua postagem não vai se transformar em uma trend se você não tentar.

2 – Crie algo divertido e autêntico.

Uma característica das trends é que elas geralmente são divertidas. As postagens bem humoradas viram trends porque as pessoas se divertem replicando.

Se você quer que sua postagem vire uma trend do Instagram, é importante pensar por este ângulo, pois ele será o caminho mais promissor para essa conquista.

Você deve pensar em algo que as pessoas se identifiquem e, ao mesmo tempo, se divirtam fazendo. Deve ser algo simples e capaz de arrancar muitas risadas.

3 – Desafie as pessoas (challanges).

Outra característica das trends é que as pessoas entram nelas porque elas querem descobrir se também podem fazer igual.

A ideia de ser desafiado soa como um estímulo para as pessoas pegarem suas câmeras e gravarem suas tentativas.

Por isso, você deve pensar em um tipo de desafio que seja capaz de gerar esse estímulo no espectador. Ele deve assistir e se perguntar: “acho que eu consigo fazer também”.

Você pode usar algo em que você tem muito talento como referência. Mas isso não é regra, você também pode fazer e não conseguir – fica igualmente divertido – o importante é propor o desafio.

Por exemplo, você dança muito bem? Então crie uma coreografia com um pequeno grau de dificuldade, podendo ser nos passos ou na velocidade da música.

Você tem uma habilidade especial? Mostre ela e pergunte às pessoas se elas são capazes de fazer. Elas provavelmente se sentirão à vontade para replicar.

4 – Incentive as pessoas a duetarem o seu vídeo.

Não adianta você iniciar uma trend se ninguém vai saber que foi você quem a criou. Por isso, o dueto pode ser uma alternativa interessante.

Geralmente as pessoas fazem duetos musicais, mas você pode pensar em um dueto envolvendo uma cena ou algo parecido.

A ideia é aparecer o seu rosto, assim, quem for duetar o seu vídeo saberá que foi você o idealizador e você poderá ganhar muitos seguidores.

Embora a maior parte das trends atuais sejam em vídeos, existem também as trends de publicações.

Elas geralmente acontecem no Twitter e depois chegam em outras redes sociais como Instagram. Neste caso, você pode usar a mesma estratégia.

Você também pode iniciar uma trend em outra rede e depois tentar trazê-la para o Instagram também. 

5 – Use as hashtags certas e crie a sua.

Ao criar o seu vídeo com o propósito de torná-lo uma nova trend do Instagram, não se esqueça de otimizar suas postagem para os algoritmos.

Isso permitirá que sua postagem apareça como sugerida pelo Instagram para outros usuários que estejam on-line.

Nesse sentido, usar as hashtags certas é fundamental. Incremento na descrição da sua postagem as seguintes hashtags:

  • #trending (221 M)
  • #trend (94 M)
  • #trends (18 M)
  • #challenge (32 M)
  • #viral (239 M)

Todas essas hashtags são adequadas para uma boa trend. Além disso, você deve criar sua própria hashtags para a trend.

Cada trend costuma ter uma hashtag associada. Sendo assim, ao criar a sua, inicie com o termo #trend e depois incremente o nome. Por exemplo, #trendaveli.

Assim, todos que forem replicar sua trend irão marcar a hashtag na publicação.

6 – Use sons e/ou efeitos que estão em alta.

Se em sua postagem for adequado o uso de sons ou efeitos, não exite em usá-los. Eles também são elementos importantes para os classificadores do Instagram.

Os sons são incrivelmente poderosos para fazer a sua postagem se tornar uma nova trend do Instagram, por isso, esteja de olho neles no momento de criar sua trend.

Já os efeitos podem dar aquele toque de criatividade capaz de atrair a atenção dos espectadores e incentivar as pessoas a replicarem sua postagem.

Conclusão

Neste guia, você aprendeu o que é um trend do Instagram, onde encontrar e como criar a sua própria trend.

Com visto, as trends são objeto de cobiça dos criadores do Instagram, pois são capazes de elevar um perfil ao topo da atenção no aplicativo.

Mas, para que a trend seja um sucesso, é importante mimetizar alguns itens básicos que já provaram ser ingredientes indispensáveis em uma trend de sucesso.

Trouxemos para você 6 dicas de como criar sua própria trend que podem ajudá-lo a chegar no seu objetivo.

Você gostou do artigo? Tem alguma dica para os leitores? Deixe aqui nos comentários abaixo.

Perguntas frequentes

O que é uma trend do Instagram?

Trend significa tendência em português. Essas tendências são conteúdos gerados pelos usuários do Instagram que estão se propagando rapidamente na plataforma, indicando que estão se tornando um conteúdo viral.

Como encontrar uma trend no Instagram?

As trends do Instagram podem ser encontradas no perfil oficial @creator do Instagram, um perfil voltado para criadores de conteúdo.

Você curtiu?