Conteúdo para Instagram: o que grandes blogueiros ensinam

por Elissandro Dias

Reunimos neste artigo as principais dicas de blogueiros experientes sobre conteúdo para Instagram. Aqui, você aprenderá quais são os principais erros que os iniciantes cometem e como evitá-los, e ainda, quais são os principais aspectos a serem observados na hora de criar um conteúdo.

 

Conteúdo para Instagram

 

1º – Saiba quando e qual conteúdo postar

Um dos erros mais comuns para quem está começando a blogar nas mídias sociais é confiar que determinados temas ou assuntos são fontes inesgotáveis de conteúdo.

Isso porque, a grande maioria dos iniciantes não criam um planejamento ou cronograma dos assuntos que abordarão em seu conteúdo ao longo do tempo. Como resultado, em um determinado momento, eles começam apresentar dificuldades em criar conteúdo para postar. 

Além disso, por causa da necessidade de manter a regularidade das postagens, começam a postar conteúdo sobre assuntos aleatórios e, dessa forma, perdem a oportunidade de concatenar as ideias entre os assuntos e experimentar melhores resultados.

Se você está iniciando, o ideal é que você crie um cronograma de postagens com os temas que abordará ao longo do tempo. Dessa forma, você terá uma noção sobre o quanto você é capaz de explorar aquele tema durante determinado período. Ou seja, descobrirá até onde os assuntos sobre o tema se esgotam.

Além disso, tenha, no mínimo, cinco temas de conteúdo para o seu Instagram. Por exemplo: roupas, viagens, comidas, compras, música, filmes, livros, etc. Ter, pelo menos, cinco temas, ajudará você a dar manutenção na sua conta ao postar conteúdo com regularidade.

Desse modo, você evitará esse tipo de problema e poderá obter o melhor proveito em termos de resultado dos conteúdos que postar.

2º – Examine tudo antes de postar um conteúdo no Instagram

O processo de criação de uma postagem é mais exaustivo do que muitos imaginam. Por isso, é muito comum após a exaustão alguns detalhes ou erros de escrita passarem desapercebidos.

Como resultado, após a postagem, o blogueiro é obrigado a editar o conteúdo postado, interferindo no desempenho da postagem.

Sendo assim, é importante evitar ao máximo editar o conteúdo postado nas primeiras horas. Isso só é possível quando o conteúdo é examinado minuciosamente e corrigido quando necessário. Dessa forma, a probabilidade de o blogueiro ter que editar o conteúdo é bem menor.

Portanto, a recomendação é que, caso esteja exausto no processo de criação da postagem, pare pelo tempo que for necessário e depois retome as a criação.

Se possível também, peça para outra pessoa conferir o conteúdo que você postará. Assim, será possível evitar erros antes de postar um conteúdo no Instagram.

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3º – Não erre na escolha das hashtag

A qualidade de uma hashtag sempre foi um ponto de discussão para os criadores de conteúdo. Isso porque, para muitos, a qualidade de uma hashtag está condicionada a sua popularidade, e para outros, a qualidade vai um pouco mais além, ou seja, existem outros detalhes que devem ser observados.

Nesse sentido, é importante que o blogueiro iniciante estude bem as tags que pretende usar em suas publicações no Instagram. Para isso, é necessário avaliar a relação popularidade/publicações de uma tag.

Para ilustrar, imagine uma hashtag altamente popular. Essa tag recebe milhões de publicações por dia, logo, se usá-la em sua publicação, seu post desaparecerá nela.

Agora, se a tag usada apresentar uma popularidade menor, as chances da sua publicação aparecer para os usuários que seguem a tag é muito maior.

Ou seja, as tags de alta popularidade são para usuários que possuem milhares de seguidores. Por isso, o ideal para quem está começando é buscar por tags que tenham uma popularidade menor, desse modo, terá maiores oportunidades de ganhar seguidores.

Os blogueiros também recomenda para quem deseja aprender sobre conteúdo para postar no Instagram, que criem sua própria lista de tags para usar em suas publicações, assim facilitando a criação de conteúdo.

4º – Crie conteúdo pensando no seguidor

É muito comum para quem está criando conteúdo para Instagram ter centenas de ideias de postagens que acreditam ser interessantes para publicar.

No entanto, embora você acredite que suas ideias de conteúdo são interessantes, quando se trata de conteúdo para Instagram, o ideal é que toda e qualquer ideia seja analisada do ponto de vista do seu seguidor.

Ou seja, por mais que sua ideia, ainda que no seu ponto de vista seja interessante, você precisará se perguntar o que o seus seguidores pensarão sobre o conteúdo que vai postar.

Portanto, isso precisa, necessariamente, se tornar um exercício mental em sua rotina de criação de conteúdo para Instagram.

Dessa forma, quanto mais você exercitar a habilidade de prever o que os seus seguidores pensarão sobre os conteúdos que postar, maior será as chances das suas publicações serem um sucesso.

5º – Investir é necessário

Quem quer entregar conteúdo para Instagram de qualidade também precisam investir, e isso inclui posts patrocinados, investimento em recursos exclusivos de aplicativos pagos e qualidade de foto nas publicações.

Alguns recursos são importantes para a praticidade do seu trabalho, pois você perceberá que o tempo é um recurso escasso para os criadores de conteúdo.

Por isso, quanto mais você tornar sua atividade prática, mais qualidade poderá entregar em termos de conteúdo e regularidade.

Sendo assim, se possível, invista em apps que podem ajudar na edição de vídeos e fotos, dessa forma você ganha mais tempo e entrega mais qualidade.

Além disso, é necessário investir em equipamentos ao longo do tempo, como por exemplo : iluminação, câmera, cenário para gravar vídeos ou fazer fotos, etc. Assim, dentro do possível, invista em equipamentos para obter melhor qualidade nos seus posts.

6º – Fique atento as métricas

Na hora de analisar os resultados de um conteúdo postado no Instagram, não se limite ao número de curtidas e comentários, acompanhe também as demais métricas como: alcance, impressões, salvamentos e compartilhamentos.

Além disso, destrinche a métrica alcance para saber o desempenho das hashtags que foram utilizadas, alcance de contas que não estão seguindo você e, óbvio, o alcance da sua publicação em relação aos seus seguidores.

Assim, você saberá quais conteúdos engajam mais e poderá estudá-los para entender mais os seus seguidores. Dessa forma, você conseguirá construir uma estratégia de conteúdo para Instagram de sucesso

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O que postar no story do Instagram: saiba tudo agora! - Aveli 24 de junho de 2020 - 22:45

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