Criador de conteúdo digital: o que é? O que faz?

criador de conteúdo digital

Qual é a primeira coisa que você nota em qualquer anúncio ou página de negócios que vê on-line? É conteúdo, certo?

Nesse sentido, neste mundo digital, é importante tratar seu conteúdo como um negócio.


Tudo o que os usuários on-line veem na Internet tem o poder de atraí-los, fazê-los visitar a página ou o site do seu negócio e até mesmo se tornar um de seus clientes.

Quer se trate de publicidade ou de presença on-line por meio de mídias sociais, o conteúdo de qualquer negócio deve ser relevante o bastante para atrair visitantes.

O conteúdo que você mostra é a primeira impressão que você dá aos seus clientes, e a primeira impressão deve ser sempre a melhor.

Por exemplo, existem muitos perfis de mídia social de negócios e diferentes tipos de conteúdo do nicho da sua empresa ou marca.

Quando você vê o conteúdo deles e acha interessante, pode tocar na publicação ou link para saber mais.


De modo igual, a curiosidade que o seu conteúdo pode criar é muito benéfica para você como empreendedor digital.

É por isso que você precisa dar atenção especial ao conteúdo do seu negócio ao planejar sua estratégia de marketing.

O marketing de conteúdo muda constantemente. As responsabilidades dos criadores de conteúdo digital da equipe também mudam com frequência.

Mas o que exatamente é um criador de conteúdo digital e o que ele geralmente faz? É fácil se tornar um criador de conteúdo famoso?

Continue lendo para saber o que é um criador de conteúdo digital, o que faz, quanto ganha e o que fazer para se tornar um. Confira.

O que é um criador de conteúdo digital?

O criador de conteúdo digital é responsável ​​por produzir mensagens escritas, de áudio ou vídeo para plataformas de marketing de conteúdo, como mídia social ou blogs.

Um criador de conteúdo digital é alguém que cria conteúdo envolvente e inspirador para o público.

O conteúdo que eles criam pode ser educacional ou apenas um conteúdo atraente para entreter e chamar a atenção de visitantes ou seguidores que não estavam anteriormente interessados ​​em seu negócio.

Mas depois de ver o conteúdo, eles desenvolvem um certo interesse e visitam seu site ou perfil de mídia social.

Uma boa ideia pode efetivamente ter um impacto positivo em seu público, gerar clientes potenciais para sua marca e atrair mais clientes por meio do conteúdo exibido.


A maneira como esses criadores de conteúdo digital usam suas ideias para mudar o poder de compra dos usuários é louvável.

O conteúdo não apenas nos educa sobre as coisas, mas também nos mantém entretidos enquanto nos divertimos vendo memes que encontramos.

É muito importante ter um bom criador de conteúdo digital na sua equipe ou ser um membro da sua equipe, ele pode ser o ativo mais importante da sua empresa.

Eles são os cérebros que tornam seu negócio atraente por meio do conteúdo que criam.

Seus cérebros funcionam de maneira diferente. Eles conectam seu produto à história e adicionam emoção à sua campanha publicitária.

É esse conteúdo emocionalmente envolvente que conecta o público à sua marca.

Quem pode fazer melhor do que os criadores de conteúdo digital?

É por isso que precisamos de mais criadores de conteúdo inspiradores para trazer mudanças positivas para o mundo.

Usamos a palavra “conteúdo” de maneira muito vaga aqui. Hoje, o conteúdo pode ser um vídeo no TikTok, uma recomendação no Instagram ou uma postagem de blog no site.

Independentemente do tipo, o conteúdo geralmente tem um objetivo final.


As pessoas geralmente criam conteúdo para atrair públicos específicos e obterem algum tipo de retorno, por exemplo, novos seguidores, visitas ao site ou vendas.

Portanto, quando definimos criador de conteúdo digital, estamos nos referindo a pessoas cujo trabalho é focado na criação de conteúdo para conectar e comercializar públicos específicos.

Tipos de conteúdo digital

O conteúdo pode estar em qualquer formato na Internet. Podem ser vídeos que aparecem quando você está pesquisando no Instagram, ou no Google, e você navega nesses conteúdos quando você lê ou assiste eles.

Notícias, postagens no Instagram, artigos de diferentes blogueiros, memes e quase tudo que você vê on-line podem ser classificados como “conteúdo”.

Agora, como você escolhe comercializar seu produto e o tipo de conteúdo que deseja criar depende inteiramente das ideias do criador do conteúdo e do público-alvo que você deseja atrair.

E uma vez que o conteúdo aparece em diversas plataformas, é recomendável que você lide com o tipo de conteúdo que é mais benéfico para você.

Por exemplo, algumas empresas podem se concentrar apenas no conteúdo de seus blogs porque a maioria dos compradores que possuem são leitores.

A tarefa do criador de conteúdo geralmente é criar vários tipos de conteúdo digital.

Lembre-se de que o conteúdo pode incluir texto, vídeo e imagens, portanto, você terá muitas opções a considerar ao criar conteúdos.

Texto:


  • Artigos.
  • Postagens no blog.
  • Guias.
  • Avaliações.
  • E-books.
  • Estudos de caso.
  • Conteúdo do Produto.
  • Legendas.

Vídeos:

  • Tutoriais.
  • Avaliações.
  • Unboxing.
  • Vlogs.
  • Por trás das cenas.
  • Entrevistas.
  • Webinars.
  • Apresentações.
  • Conteúdo gerado por usuários.
  • Concursos / brindes.
  • Transmissões ao vivo.
  • Perguntas e Respostas.
  • Imagens.

Fotos:

  • Fotos.
  • Infográficos.
  • Memes.
  • Gifs.
  • Citações.
  • Ilustrações.

Criador de conteúdo de mídia social

A mídia social é usada para networking e é uma plataforma onde milhões de usuários estarão on-line 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Isso dá aos criadores de conteúdo a oportunidade de criar um conteúdo envolvente que seja do interesse desses usuários.

Seu público-alvo pode segui-lo nessas plataformas, e você é responsável por criar conteúdo que converta esses seguidores em compradores.

Você pode criar postagens atraentes em sua página e compartilhar fotos e vídeos nos quais sua audiência esteja interessada.

Você também pode compartilhar seu site, blog ou um link para direcionar seus seguidores para outros canais.

Para cada formato de conteúdo, existe uma plataforma com mais potencial para obter engajamento. Para conteúdo baseado em imagens, o Instagram pode ser sua primeira escolha.

Se o seu conteúdo na forma de imagens é atraente para o público, você pode promover o conteúdo no Instagram com temas ou assuntos que possa ajudá-lo a atrair um público mais amplo.

Seu público-alvo pode preferir conteúdo digital e estar mais interessado em formatos de conteúdo de vídeo.


Os criadores podem desenvolver conteúdo digital interessante e carregá-lo no YouTube, permitindo que os espectadores curtam e compartilhem o conteúdo em diferentes plataformas de mídia social.

Existem também alguns artigos de conteúdo curto que podem ser promovidos no Twitter para seu público compartilhar.

Conteúdo para sites

O site pode se tornar um espaço virtual que os compradores em potencial podem visitar.

Para transformar esses clientes em potencial em seus compradores, o conteúdo do seu site deve ser relevante, informativo e atraente para os clientes verem.

Para tornar a visita ao seu site mais eficaz, os criadores de conteúdo devem criar um conteúdo digitalmente atraente. Pode explicar o que você representa como marca e destacar as palavras-chave que deseja atingir.

O conteúdo do seu site basicamente diz aos clientes o que sua marca ou negócio deve fornecer e como seu produto os beneficiará como usuários.

Como o seu site será completamente diferente do seu blog, você precisa se certificar de que o texto que você escreve para essas páginas é direto e informativo para que o público possa entender sua marca à primeira vista.

Você precisa tornar a experiência deles mais fácil. Se você criar um conteúdo muito confuso, ou onde leva tempo para encontrar certas informações para seus clientes, você provavelmente irá perdê-lo.

Portanto, você deve usar bons criadores de conteúdo para produzir conteúdo que possa transformar seus visitantes em compradores.

Conteúdo para blogs

Os blogs podem ser uma fonte de clientes potenciais qualificados para sua marca. Isso o ajudará a atrair interessados por meio do conteúdo do blog.


O objetivo de um blog é fornecer informações sobre tópicos relacionados aos seus produtos e serviços, bem como qualquer conteúdo com o qual você possa se relacionar, para que possa atrair uma base de clientes maior.

Os blogs geralmente ajudam as pessoas a entender como as coisas são feitas, seus detalhes e as respostas para vários métodos e listas.

Ao mesmo tempo, torne o conteúdo do seu blog atraente e útil, o que o ajudará a criar alguns clientes em potencial. E é isso que preocupa os bons criadores de conteúdo.

O que um criador de conteúdo faz?

Os criadores de conteúdo conceituam e desenvolvem conteúdo para obter engajamento, geralmente, mas nem sempre, de acordo com as estratégias de marketing de conteúdo.

Seu objetivo é produzir um conteúdo atraente para gerar tráfego, ganhar seguidores ou clientes em potencial.

Para isso, os criadores de conteúdo precisam entender quais produtos de conteúdo são mais adequados para seus públicos, plataformas e estratégias.

Por exemplo, enviar white papers para o Instagram pode não ser tão bem-sucedido quanto compartilhar memes ou ilustrações.

Da mesma forma, o vídeo de unboxing pode não ser o melhor material promocional para alimentos, mas é útil para o marketing do novo Xbox.

Os criadores de conteúdo também precisam entender como funcionam as estratégias de marketing digital e como seu conteúdo terá um objetivo final.

Como os profissionais de marketing, os criadores de conteúdo costumam usar dados e experiência para desenvolver conteúdo conversível.


Os criadores de conteúdo experientes podem ter se acostumado a criar conteúdo para diferentes canais de marketing digital.

Mas isso não significa que os novos criadores de conteúdo sejam menos produtivos. Com muito trabalho e tempo, você pode criar encontrar o ritmo adequado para você.

Como se tornar um criador de conteúdo

Se você acha que pode criar um ótimo conteúdo para o seu negócio, ou sente que tem boas ideias de conteúdo, então você precisa entender o seguinte para se tornar um ótimo criador de conteúdo.

Como criador de conteúdo, você pode trabalhar para uma marca ou empresa internamente, como parte de uma agência ou como freelancer.

Você não precisa de um diploma, mas precisa de um portfólio e experiência.

Você pode ganhar experiência em criação de conteúdo por meio de estágios, desenvolvimento de projetos pessoais ou como freelancer.

Como criador de conteúdo gratuito, você terá a oportunidade de criar vários tipos de conteúdo para vários clientes.

Não é incomum para criadores de conteúdo freelance se concentrarem em um setor ou mídia de conteúdo (pense no guru de beleza do YouTube que só envia análises de produtos).

Muitos influenciadores populares de mídia social são principalmente criadores de conteúdo.

Eles criam regularmente conteúdo que aumenta a atenção e o engajamento do público.


Com um grande número de seguidores, eles podem atrair marcas e empresas que estão dispostas a pagar para exibir seus produtos em conteúdo de influenciador.

Tornar-se um influenciador é outra maneira de construir um portfólio, mas você precisa ter cuidado para demonstrar sua influência.

Certifique-se de mostrar seus projetos de maior sucesso ou favoritos em seu portfólio.

Adicione algumas linhas para explicar por que o projeto foi bem-sucedido ou por que você gosta de trabalhar nele.

Seu portfólio será o melhor exemplo de seu trabalho e habilidades, então não hesite em incluir projetos em que você é bom.

Dicas para se tornar um bom criador de conteúdo digital

Os criadores de conteúdo criam conteúdo para atrair públicos que visitarão suas páginas de negócios, sites e blogs.

Antes de criar conteúdo aleatoriamente, você precisa saber “quem” é o público-alvo de sua empresa.

Você pode saber qual é o seu produto e ter a estratégia de conteúdo perfeita, mas se o seu público-alvo não se enquadrar na sua categoria, todo o trabalho árduo será em vão.

Para aplicar o conteúdo que pretende gerar ao seu marketing, é importante entender o seu público-alvo.

Você precisa entender o seu público para que possa transmitir a mensagem certa às pessoas certas no momento certo.


Nesse momento, você pode comercializar seus produtos com eficácia. Se o seu conteúdo for direcionado às pessoas erradas, você não conseguirá atrair compradores em potencial.

O trabalho dos criadores de conteúdo não é apenas fornecer ideias, antes disso, eles precisam saber o que o público verá e como esse conteúdo afetará sua decisão de compra.

Depois de saber quem é seu público, você precisa escolher um formato de conteúdo que agrade ao seu público-alvo. Pode ser um blog, vídeo, apresentação ou algo com apelo gráfico.

É assim que você usa suas habilidades criativas para imaginar o que seu público quer e, em seguida, cria mágica digitalmente.

Tornar-se um criador de conteúdo significa que você pode criar conteúdo em todos os formatos disponíveis e ainda assim ser excelente.

Novamente, se você sabe que é bom em alguma coisa, mantenha este formato (se ele lhe der os resultados esperados).

Além disso, o conteúdo que você faz deve ser interessante para o público, aumentando sua curiosidade em saber mais e, ao mesmo tempo, dando informações suficientes para você saber o que a empresa representa.

Conteúdo atraente que pareça mais divertido para o público tem mais chances de levar o cliente para o próximo nível de interações.

E este tem que ser o foco do criador de conteúdo de que como seu conteúdo pode levar o potencial comprador a se tornar um comprador leal.

Quanto ganham os criadores de conteúdo?

Como acontece com qualquer função, o custo de um criador de conteúdo depende de diferentes fatores, incluindo o tipo de conteúdo que você cria e a quantidade de conteúdo que você cria durante um período de tempo.


Atualmente, existem diversas plataformas digitais que monetizam conteúdos digitais, sendo algumas delas: YouTube, Google, Facebook, TikTok, Kwai, Spotify, Deezer e outros.

Cada uma paga um valor específico, de acordo com sua política de monetização, que pode incluir pagamentos por cliques em anúncios ou impressões.

Além disso, um dos fatores que influenciam os ganhos dos criadores de conteúdo digital é o nicho do seu conteúdo.

Cada nicho de conteúdo têm um valor diferente para cada plataforma.

Sendo assim, ainda não é possível estimar quanto um criador de conteúdo pode faturar em qualquer uma dessas plataformas.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é um criador de conteúdo digital, o que ele faz, quanto ganha e como se tornar um.

Como visto, os criadores de conteúdo são parte fundamental de qualquer negócio no objetivo de alcançar novos públicos e se aproximar de potenciais clientes.

É muito importante para quem deseja se tornar um criador de conteúdo entender que seu trabalho exige o máximo de conhecimento possível do publico-alvo.

Será necessário um rol de habilidades muito importantes para ser um criador de conteúdo digital de sucesso.