O Reels, diferente de outros formatos do Instagram, é atualmente o que mais oferece oportunidades de publicações de usuários anônimos viralizarem.
A razão é que além de serem exibidos na time line dos seguidores do perfil, também são exibidos na página Explorar, podendo serem descobertos por pessoas potencialmente interessadas.
Quando um Reels viraliza, multiplicam-se as oportunidades de se ganhar seguidores e tornar-se famoso no Instagram.
Comparando o Reels aos demais formatos do Instagram, fica evidente que o Reels é o que mais proporciona ganho de alcance nas publicações de vídeos.
Por esses e outros motivos, muitos criadores de conteúdo, vendo todas as oportunidades únicas desse formato, buscam conhecer cada vez mais o formato e entender como fazer um vídeo Reels viralizar.
Neste guia, descubra como criar e otimizar seus vídeos do Reels para viralizar no Instagram.
Confira.
O que é o Reels do Instagram?
O Reels é uma maneira de criar conteúdo de vídeos curtos no Instagram. O formato de vídeo está disponível no Brasil e em vários outros países.
Semelhante ao TikTok, os usuários do Instagram podem gravar e editar vídeos curtos de 15 a 90 segundos com músicas, sons ou áudios, e podem compartilhá-los em seus Stories, ou na página Explorar.
Na aba Reels do Instagram, além de encontrar vídeos de contas que você segue, você também encontra Reels de famosos com as tendências do Instagram, bastante parecido com a aba Para Você do TikTok.
Ao criar um Reels, você pode escolher gravar vídeos direto da câmera do Instagram ou carregar um vídeo pré-editado do rolo da câmera.
Uma vez que o seu vídeo está pronto para publicar, você pode escolher entre as ferramentas de texto disponíveis e adesivos para editar seu vídeo.
Para fazer seu vídeo do Reels viralizar, é necessário – além de criar um vídeo atrativo – otimizar a publicação para o algoritmo do Instagram.
Você precisa se atentar para detalhes muito importantes no momento de publicar o seu Reels e, dessa forma, obter o máximo de engajamento.
Para fazer os seus vídeos do Reels viralizar siga estes passos:
- Poste seu vídeo Reels nos melhores horários.
- Mantenha os seus Reels curtos.
- Use hashtags adequadas e populares.
- Crie vídeos Reels com base nas tendências do Instagram.
- Use palavras-chaves do conteúdo do vídeo Reels no texto.
- Crie vídeos Reels com boa qualidade gráfica.
- Não recicle vídeos para o Reels com marca d’água de outros aplicativos.
1 – Poste seu vídeo Reels nos melhores horários.
Se você quer fazer seu Reels viralizar, então é muito importante publicá-lo nos melhores horários (também chamado de horários de pico de engajamento).
Temos um guia completo sobre os melhores horários para postar Reels com todos os detalhes de como obter o maior volume de engajamento publicando nos momentos certos.
Como já foi dito, a grande vantagem do Reels para os demais formato do Instagram é o seu alcance. Isso porque este formato apresenta taxas de alcance muito superiores.
Então, se quer aproveitar as grandes oportunidades desse formato para fazer seus vídeos Reels viralizarem, além de observar esses horários de engajamento, também deve analisar os insights da sua conta e descobrir os períodos em que os seus seguidores se encontram mais ativos.
Com essas informações em mãos, é só você começar a publicar seus vídeos nos horários certos.
2 – Mantenha os seus Reels curtos.
Há um motivo bastante razoável para isso: quanto menor é o tempo do seu Reels, maiores são as chances de o espectador assisti-lo até o fim.
O tempo de visualização é uma métrica importante para os algoritmos identificarem seu o seu Reels está ou não tendo um bom desempenho.
Por essa razão, se o seu Reels é curto, ele tende a ter o seu tempo de reprodução maior. Além disso, o algoritmo parece gostar mais dos Reels curtos.
Considerando isso, ao criar o seu Reels, concentre-se em mantê-lo com tempo total de até 30 segundos.
Experimente publicar Reels de até 30 segundos por duas semanas e você verá seus resultados melhorarem.
Quando você usa hashtags em suas postagens, suas chances de obter mais engajamento aumentam significativamente.
As tags desempenham o papel de indicar o posicionamento de conteúdo no Instagram.
Seu uso permite que o Instagram identifique o tipo de conteúdo e o direcione aos usuários potencialmente interessados.
Portanto, para quem deseja fazer seu vídeo Reels viralizar, é importante selecionar boas hashtags para usar no texto da publicação.
Se você criou um Reels com base no que está em alta, então você pode analisar algumas postagens populares e usar algumas das mesmas hashtags.
Além disso, ao escolher as hashtags do seu Reels, você precisa considerar o número de seguidores do seu perfil.
Se o seu perfil for grande, tente usar hashtags mais populares. Agora, se o seu perfil for pequeno, tente postar com hashtags de baixa e alta popularidade.
Ao mesclar hashtags de média e alta popularidade, você pode garantir que suas publicações apareçam nesses dois níveis de tags.
4 – Crie vídeos Reels com base nas tendências do Instagram.
Essa é uma das principais ações que você precisa observar no momento de criar seu vídeo do Reels.
Claramente, o algoritmo do Instagram aumenta o alcance de vídeos do Reels que seguem as tendências do aplicativo.
Então para você fazer seu Reels viralizar, é importante ficar atento aos conteúdos que estão em alta no Instagram.
Para isso, uma ótima maneira de saber o que está em alta no Reels é você acompanhar o nosso relatório semanal Reels trends.
Nele, trazemos os áudios e Reels que estão em alta na semana e você pode ter uma referência segura para se inspirar em seus vídeos.
Você também pode acompanhar as publicações de tendências feitas no perfil @creators do Instagram.
Lá, de tempos em tempos, é publicado um relatório de tendências de vídeos e músicas do Reels.
Então você pode acompanhar quais são as tendências de conteúdo do Reels e tentar criar vídeos com base nelas.
Em nosso guia trends do Instagram, você pode saber mais sobre como funciona as tendências no aplicativo.
5 – Use palavras-chave do conteúdo do vídeo Reels no texto.
A pouco tempo, o Instagram publicou em seu blog informações muito importantes sobre como funciona os seus algoritmos.
Dentre os vários elementos de uma publicação que são levados em conta na decisão dos algoritmos para exibir ou não determinado conteúdo para um usuário, a legenda e os textos do vídeo são algumas delas.
Ou seja, algumas palavras-chave presentes na legenda da publicação e dentro do vídeo (caso houver) podem indicar ao algoritmo para quem o conteúdo deve ser direcionado.
Esse método é conhecido como SEO – search engine optimization – e é usado em redes sociais como Pinterest e TikTok, além de em buscadores como Google e Bing.
Leia nossos guias SEO no Instagram e legendas para Reels para entender como isso funciona e ter mais detalhes para construir sua estratégia.
Então, no momento de fazer seu vídeo Reels, uma estratégias mais eficazes para fazê-lo viralizar é se certificar de inserir as palavras-chave do conteúdo no corpo da publicação.
Como dica, você pode usar a ferramenta Semrush para encontrar as palavras-chave mais pesquisadas e também tendências de buscas da internet.
Com essas palavras-chave, você pode criar conteúdo de alta popularidade e, claro, incluí-las nas descrições dos seus Reels para alcançar mais pessoas.
Você pode testar gratuitamente essa ferramenta com todos os seus recursos, durante 14 dias, por meio do nosso link exclusivo Semrush.
Dessa forma você segmenta e indica ao algoritmo do Reels para quem você deseja que o seu vídeo seja mostrado.
6 – Crie Reels com boa qualidade gráfica.
A experiência do usuário também está em questão se você quer ver o seu vídeo Reels viralizar.
Segundo o próprio Instagram, vídeos borrados, de baixa qualidade gráfica, não fornecem uma boa experiência aos usuários e, por isso, o seu vídeo pode ter o alcance reduzido.
Sendo assim, leve em consideração que é importante publicar vídeos Reels de boa qualidade.
Uma boa dica é você sempre limpar a câmera do seu dispositivo e criá-lo em ambientes com boa iluminação.
Se possível, use um tripé para evitar que seu vídeo fique trêmulo e procure fazê-lo com o máximo de qualidade possível.
7 – Não recicle vídeo para o Reels com marca d’água de outros aplicativos.
Temos um guia completo em entenderá melhor os motivos para começar a usar a expressão aplicativo vizinho.
Nele, explicamos o quanto se pode prejudicar o desempenho de posts quando se recicla vídeos do TikTok para o Reels do Instagram.
Na mesma postagem feita no perfil @creators do Instagram, foi recomendado que vídeos contendo marca d’água de outros aplicativos são menos exibidos.
Então se você quer que seu Reels viralize, caso queira reciclar vídeos do TikTok, remova a marca d’água do vídeo antes de publicá-lo no Reels.
As hashtags são itens essenciais para fazer qualquer publicação, incluindo Reels, viralizar no Instagram.
Para seus vídeos Reels viralizarem no Instagram, você deve encontrar “#” relacionadas ao conteúdo do seu vídeo.
Cada nova tendência do Reels costuma ter sua hashtag própria. Então você deve encontrá-la procurando-a em outros vídeos semelhantes.
Existem “#” genéricas que funcionam muito bem no Instagram para viralizar seus vídeos Reels, são elas:
- #reels
- #reelsviral
- #reelslovers
- #reelsInstagram
- #reelsvideo
- #reelsbrasil
- #reelsinsta
- #reelsexplore
- #reelstrending
Cada uma dessas hashtags recebem milhares de publicações diárias e usá-las pode viralizar seus vídeos Reels.
Conclusão
Todas as recomendações anteriores já são o bastante para você fazer o seu Reels viralizar no Instagram.
Embora ao seguir nossas dicas dificilmente você não experimentará um ótimo desempenho dos seus Reels, é importante ter em mente que você deve postar Reels com frequência para que isso aconteça, pois conseguir que um vídeo viralize demanda que você teste muitas vezes.
Seja sempre o mais criativo possível em seus posts do Reels e procure sempre acompanhar o que está em alta no Instagram.
Dessa forma, suas chances de fazer o seu vídeo viralizar, com certeza serão multiplicadas.