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Insights do Instagram: como encontrar e analisar métricas da sua conta

Entre os muitos recursos que o Instagram disponibiliza aos criadores, o Instagram Insighs, sem dúvidas, é um dos mais importantes.

Esse recurso dispõe aos criadores um painel amplo, composto por informações altamente relevantes que são fundamentais para medir o progresso e fazer intervenções necessárias.

Neste guia, você descobrirá tudo sobre o Instagram Insights. Aprenda o que é, qual é sua utilidade, como funciona e como ele pode ajudá-lo a crescer no Instagram.

O que é Insights do Instagram?

Ser um criador de conteúdo não é tarefa fácil, e sem nada para guiá-lo ao caminho certo, esse objetivo fica ainda mais complicado.

Por essa razão, quem cria conteúdo no Instagram pode e deve usar um recurso poderoso para medir seu progresso e encontrar dados relevantes sobre o seu perfil.

Esse recurso é o Insights do Instagram. Esse recurso fornece uma gama de dados muito úteis para quem usa o Instagram com objetivos além de apenas se conectar com amigos e familiares.

Se você tem um perfil comercial no Instagram, em algum momento, recebeu notificações do Instagram sobre informações da sua conta.

Essas informações são os dados que a plataforma registra para revelar o desempenho de cada publicação, e também da conta como um todo.

Essas informações são denominadas Insights pelo Instagram e são úteis na avaliação de desempenho dos conteúdos publicados pelas contas comerciais.

Se você possui uma conta comercial, o Instagram dá a você acesso a diversos insights. Com ele, além de avaliar o desempenho dos posts, você aprende como o Instagram entrega o seu conteúdo na plataforma.

Onde ficam os Insights do Instagram?

A princípio, apenas para quem possui uma conta comercial no Instagram. Sendo assim, se quiser acesso a esse painel, verifique antes se a sua conta é uma conta comercial.

Caso não seja, será necessário primeiro migrar seu perfil de conta pessoal para um perfil de criador ou de conta comercial.

O recurso insight do Instagram é uma seção que exibe métricas da conta do Instagram.

Para ver esses insights, é preciso entrar no perfil, tocar no ícone de três barras na horizontal (canto superior direito). Em seguida, tocar em Insights.

Será exibida a seção Visão geral contendo informações gerais da conta do Instagram. Nela, é possível ver estatísticas do Instagram, como:

  • Contas alcançadas.
  • Interação com o conteúdo.
  • Total de seguidores.

informações do Instagram aveli.com.br

Além da visão geral, você pode ver também a seção “Conteúdo que você compartilhou“. Nela, você verá as informações das publicações do feed de notícias e stories.

informações de publicações do instagram (aveli.com.br)

Como analisar os Insights do Instagram?

Se você realmente quer grandes resultados com o Instagram, saiba que usar os Insights é essencial para isso.

Isso porque, criar conteúdo no Instagram sem estudar o desempenho dele, é como “atirar no escuro”. Esses insights são como uma bússola que impede você de se perder na plataforma.

Ou seja, quando você cria conteúdo sem acompanhar as métricas, você está entregando a sua conta a própria sorte.

No entanto, se você usar esses insights, você saberá exatamente a sua realidade e poderá ter uma direção de quais dos seus conteúdos apresentam bons resultados. Com isso, saberá como criar o conteúdo certo para ter mais engajamento.

Então você não precisa se assustar pensando que as informações disponibilizadas são complexas demais.

Na verdade, esses dados são muito simples de se avaliar.

Após encontrar as informações do Instagram, vejamos como analisar cada uma delas. O primeiro passo é determinar o período de análise.

Sendo assim, há dois períodos disponíveis nas informações do Instagram para você ver :  7 ou 30 dias.

Escolha qual período deseja analisar, logo após, verá cada seção das informações do Instagram para encontrar Insights.

Como analisar o alcance da conta do Instagram

Na seção contas alcançadas, é exibido as informações do Instagram relativas ao alcance das publicações do período que você definir. Aqui, encontrará informações como alcance e impressões.

Essas informações dizem como foi o desempenho das publicações no intervalo definido.

As informações que você vê, revelam o desempenho de exibição dos posts no Instagram. Sendo assim, registre os dados e compare-os com períodos anteriores.

Informações-alcance-impressões-instagram-aveli.com.br

Uma maneira de analisar é descobrir qual é a média de alcance das publicações. Em seguida, verifique se individualmente as publicações apresentam um alcance próximo da média.

Dessa forma, você entenderá como o Instagram distribui o alcance das publicações e o equilíbrio dessa distribuição.

Caso o alcance não esteja equilibrado, presume-se que há pouca harmonia entre o conteúdo da conta.

Como analisar as interações com os posts do Instagram

Nessa seção, você pode ver as informações do Instagram sobre as interações com as publicações. Ela exibe o total de curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos das publicações.

Além disso, você encontra as interações com os stories, vídeos IGTV, publicações e stories mais relevantes.

Informações-curtidas-comentários-instagram-salvamentos-(aveli.com.br)

Aqui, você consegue analisar cada publicação. O objetivo é ver quais apresentam desempenho melhor ou pior que as demais.

Desse modo, faça algumas perguntas para obter insights das informações do Instagram, por exemplo:

  • Por que X post teve um engajamento maior que os demais? 
  • Qual é a razão de Y post ter mais salvamentos — ou comentários, ou compartilhamentos, ou curtidas — que outros? 
  • Quais os elementos dos posts mais relevantes foram importantes para o seu desempenho?

Assim, nas informações do Instagram, poderá ver os dados que possam responder essas perguntas. Dessa maneira, encontrará as respostas que podem ajudar você a entender como melhorar o seu conteúdo.

Como ver informações do Instagram sobre os seguidores do perfil

Nessa seção, você encontrará todas as informações sobre os seguidores da conta. Através dessas informações, você conhece mais os seus seguidores.

Assim, você pode descobrir aspectos como idade, gênero e regiões em que estes seguidores residem.

informações-instagram-seguidores (aveli.com.br)

Essas informações são úteis para entender o ambiente demográfico em que as publicações são exibidas. Isto é, aqui, você pode entender o porque o desempenho das publicações nas informações ocorrem daquela forma.

Para ilustrar, considere um perfil cujo público-alvo seja o sexo feminino. Não faria muito sentido se nas informações do Instagram o público em grande maioria fosse masculino.

O mesmo se aplica se o foco do público-alvo divergir quanto a idade e região. Portanto, conhecer as informações demográficas dos seguidores é muito importante para entender o desempenho da conta.

Como ver os Insights do Instagram no aplicativo Facebook Business Suite

Outra maneira de encontrar as informações das publicações do Instagram é por meio do aplicativo Facebook Business Suite. Nele, você encontra essas informações disponíveis de forma diferente.

Nesse aplicativo, você verá as mesmas métricas das informações do Instagram. No entanto, no aplicativo, é possível analisar as informações tanto do Instagram quanto da página do Facebook.

Abra o aplicativo e toque no ícone. Depois, toque em “Informações“. Dessa maneira, poderá ver as informações do Instagram ou Facebook.

informações instagram e facebook

Como ver todos os stories publicados no Instagram

Uma informação relevante também é analisar a frequência de publicações de stories. Isso porque, a frequência de postagens influencia diretamente na estratégia de aumentar o engajamento.

Sendo assim, uma maneira de ver todos os stories publicados no Instagram é seguir os seguintes passos.

Vá para o perfil e toque no ícone. Em seguida, toque em” Arquivar”. Na sequência, toque no ícone. Nele, encontrará todas as publicações de stories por dia.

publicações de stories aveli.com.br

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como ver as informações das publicações do Instagram, como analisá-las e obter insights para melhorar o conteúdo.

Recomendamos que os criadores de conteúdos analisem com regularidade essas informações. Desse modo, pode-se ao longo do tempo ajustar o conteúdo das publicações e melhorá-los.

Dessa maneira, é possível obter os melhores resultados.

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