fazer foto aparecer no Explorar Instagram
fazer foto aparecer no Explorar Instagram

Como fazer foto aparecer no Explorar do Instagram

Quer descobrir como fazer sua foto aparecer no Explorar do Instagram? Aprenda neste artigo quais fotos aparecem no Explorar do Instagram e como fazer a sua foto ser exibida também.

O que é o Explorar do Instagram?

A página Explorar do Instagram é uma coleção de fotos públicas, vídeos, Reels e Stories personalizados que ajuda os usuários do Instagram a descobrirem postagens, contas, hashtags ou produtos que possam lhes interessar.

O algoritmo da página Explorar do Instagram usa aprendizado de máquina para encontrar e recomendar conteúdo para os usuários.

Você pode acessar a página Explorar tocando no ícone da lupa no menu inferior. Na parte superior do feed, é possível pesquisar contas, hashtags, lugares e palavra-chave.

No feed é exibido postagens de diferentes categorias, incluindo feeds IGTV dedicados a tópicos como música, esportes, lazer, beleza e culinária.

Quando alguém toca em uma foto da página Explorar, um feed de rolagem contínua de conteúdo relacionado a essa foto é aberto.

Sendo assim, pode-se afirmar que a página Explorar é uma fonte de recomendações personalizadas de vários produtos do Instagram.

De acordo com o Instagram, 200 milhões de contas visitam o feed do Explorar todos os dias.

Como funciona a página Explorar do Instagram?

Como o algoritmo do Instagram personaliza o conteúdo, a página Explorar é exclusiva para cada usuário.

Enquanto em seu próprio feed, os usuários podem ver postagens de contas que seguem, a página Explorar oferece muitas contas semelhantes que ainda não foram descobertas.

Esta seleção é baseada em:

  • Quais contas o usuário segue.
  • Com quais tipos de postagens os usuários normalmente interagem.
  • Postagens de alto engajamento.

Em geral, os algoritmos do Instagram trabalham nos bastidores para selecionar o que acha que você poderá se interessar.

Explorar Instagram

Esse recurso é especialmente benéfico para as marcas, pois pode atrair mais usuários e criar novas conexões.

Para algumas empresas, torna-se muito tentador burlar o algoritmo, por exemplo, para comprar seguidores ou engajamento.

Embora isso possa proporcionar ganhos de curto prazo, no final pode não valer a pena e pode até assustar seus verdadeiros seguidores.

Além disso, o aprendizado de máquina usado pelos algoritmos se adapta a novos padrões nos dados, que podem identificar e atuar em tal atividade fraudulenta.

Por que sua foto deve aparecer no Explorar do Instagram?

Existem muitas vantagens em fazer sua foto aparecer na página Explorar do Instagram.

Primeiro, proporciona maior alcance e exposição. De acordo com o Instagram, 50% das contas da plataforma visualizam a página todos os meses.

Eis mais alguns benefícios de sua foto aparecer na página Explorar:

  • Mais engajamento em postagens exibidas na página Explorar.
  • Alcance de públicos altamente segmentados que possam estar interessados em seu conteúdo.
  • Mais reconhecimento da marca que pode atrair mais clientes em potencial para o seu negócio.
  • Uma onda de usuários visitando o seu perfil para ver postagens além das encontradas na página Explorar.
  • Potencial aumento das conversões e vendas com gatilhos certeiros.

Que tipo de foto aparece no Explorar do Instagram?

As fotos que aparecem no Explorar do Instagram de uma pessoa são influenciadas por diversos fatores que vão desde o tipo de publicações que ela curte até os seus seguidores e seguindo.

Se você reparar, de vez em quando, verá fotos de pessoas que vivem próximas à sua localização em sua página Explorar e que você ainda não seguiu.

Fotos de pessoas assim aparecem porque, provavelmente, as pessoas com quem você mais interage seguem esse usuário e/ou curtiram a foto em questão.

Como já dito, a página Explorar é recheada de recomendações. Por isso, o Instagram interpreta que você pode se interessar pela publicação de alguém que seus amigos estão reagindo.

Se você por acaso visitou o perfil dessa pessoa em algum momento, isso reforça ao Instagram o seu interesse e, por isso, ele pode exibir a postagem dessa pessoa em sua página Explorar.

Com base em algumas pesquisas, aqui estão alguns fatores que influenciam o que aparece no feed do Instagram Explorar:

  • Seguindo e curtidas: este é o principal fator levado em consideração pelo algoritmo. Com base nas curtidas e seguidores de um usuário, ele exibirá postagens semelhantes na página de descoberta do Instagram.
  • Conteúdo de vídeo: em geral, o vídeo recebe mais atenção do que as imagens estáticas, mas pode ocorrer de ótimas fotos às vezes superarem o vídeo.
  • Story atraente: Stories com pouco texto com elementos como GIFs ou adesivos também podem ser classificadas na página Explorar.
  • Conteúdo republicado: esteja atento ao fato de que os retuítes de postagens de outros usuários podem ser rebaixados pelo Instagram, então você deve pensar duas vezes antes de usar conteúdos republicados.

Como fazer minha foto aparecer no Explorar do Instagram?

Agora que você sabe que tipo de foto aparece na página Explorar, é o momento de saber como fazer sua foto aparecer também. Para isso, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Tenha um perfil público: não será possível ter sua foto exibida na página Explorar se o seu perfil for privado.
  2. Mude sua conta pessoal para uma conta profissional:  não é uma regra, mas isso diz ao Instagram que seu interesse é ter mais seguidores, ao passo que uma conta pessoal diz ao Instagram que você quer apenas fazer novos amigos.
  3. Use localização e hashtags locais: ao fazer isso, as chances da sua postagem ser exibida para seguidores dos seus amigos é maior, pois o algoritmo entenderá que vocês podem se conhecer em algum nível.
  4. Obtenha muitas interações: ter muitas curtidas e comentários logo nas primeiras horas, indica aos algoritmos que sua foto é interessante e outras pessoas podem gostar também.
  5. Tenha muitos seguidores: isso também não é regra, mas sabe-se que ter muitos seguidores influencia muito sua foto aparecer na página Explorar do Instagram. Quanto mais qualificado for seus seguidores, maiores serão as chances de sua foto ser exibida no Explorar.
  6. Use músicas na sua foto: aproveite para incluir na sua foto uma música ou som que está em alta no momento para multiplicar as chances de receber mais alcance.

Evidentemente que seguir as práticas listadas acima não garantirá que sua foto seja exibida, mas suas chances serão maiores.

Postar com frequência também é um fator importante. Suas primeiras fotos podem não aparecer no Explorar do Instagram, mas, à medida que os algoritmos notarem que suas fotos recebem engajamento, hora ou outra ele pode mostrar sua foto no Explorar de alguém.

Por último, acompanhe as métricas da sua conta. Use o Instagram Insights para entender o desempenho das suas postagens. Analise também as métricas individuais das suas fotos.

Você pode verificar se sua foto apareceu no Explorar do Instagram com os seguintes passos:

  1. Acesse a foto que deseja analisar.
  2. Toque em “Insights” abaixo da foto.
  3. Localize a informação “Explorar” na seção alcance.

fazer foto aparecer explorar Instagram

Caso não apareça a informação “Explorar” nos dados de alcance, significa que sua foto não foi exibida na página Explorar de nenhum usuário.

Conclusão

Neste guia, você aprendeu como fazer sua foto aparecer na página Explorar do Instagram. Como visto, não existe regras definidas para que sua foto apareça, mas existem muitos fatores claros que indicam como os algoritmos selecionam as fotos que são exibidas.

Siga as dicas apresentadas neste artigo que, certamente, sua foto vai aparecer no Explorar do Instagram. Lembre-se de que a otimização da sua foto no momento de postar é fundamental para isso acontecer.

Você curtiu?