Vida útil de publicações das mídias sociais: conheça cada uma

Vida útil publicações mídias sociais
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Neste artigo, você aprenderá tudo sobre o tempo de vida útil de publicações nas mídias sociais.

Descubra agora as melhores estratégias ao publicar para obter os melhores resultados.

O que significa vida útil de publicações em mídias sociais?

Quando publicamos posts em mídias sociais, há um prazo de exibição no feed de notícias.

Embora tenha um tempo de duração, o prazo não é determinado. Ou seja, varia de acordo com o desempenho da publicação.

Esse prazo é o que chamamos de vida útil das publicações.

Nesse sentido, é importante entender como ele funciona e também como impacta no desempenho da publicação. Cada mídia social possui o seu algoritmo particular.

Essa particularidade torna o desempenho dos posts diferentes em cada plataforma, isto é, o tempo de duração das publicações não são os mesmos.

Portanto, a seguir, veremos como cada algoritmo funciona em cada mídia social.

Algoritmo das mídias sociais e duração das publicações no feed

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Cada mídia social responde ao tempo de duração de publicações de forma diferente.

Enquanto algumas mídias apresentam as publicações com um tempo de vida útil curto, outras são bem maiores.

Isso varia de acordo com a regularidade e objetivo da mídia social. Há três tipos de objetivos de mídias sociais:  regularidade, qualidade e conteúdo viral.

As mídias sociais com foco em conteúdo com regularidade tendem a ter um algoritmo de tempo mais curto.

Em contrapartida, mídias com ênfase em conteúdo de qualidade ou viral apresentam algoritmos de tempo maior.

Em quaisquer casos, ao criador de conteúdo interessa apenas atingir o máximo de engajamento.

Por essa razão é necessário encontrar uma forma de dar as publicações mais tempo.

Como o algoritmo determina a vida útil das publicações das mídias sociais?

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Geralmente, as mídias valorizam conteúdos que engajam. Além disso, elas também valorizam conteúdos em torno de um tópico viral.

Ou seja, elas buscam e valorizam tudo aquilo que deu certo na plataforma.

Da mesma forma, as mídias sociais segmentam as publicações, isto é, exibe os posts para os usuários que respondem a um conteúdo de forma semelhante.

Instagram tempo de vida útil das publicações

Para ilustrar, considere o Instagram. Nele ocorre uma divisão de usuários por comportamento. Sendo assim, os usuários são divididos por ações.

Aos usuários que tendem a salvar publicações são exibidas as mais salvas; àqueles que mais curtem, as mais curtidas; àqueles que mais comentam, as mais virais; e aos que mais enviam/compartilham, as mais compartilhadas.

A seção explorar do Instagram é um espelho dos conteúdos que mais atraíram uma pessoa.

Não importa se não houve uma ação, o algoritmo percebe o tempo de duração do usuário em uma tela.

Em média, no Instagram, o tempo de vida útil das publicações é de 48h. Quando você posta, leva esse tempo para que a publicação atinja o pico do engajamento.

O ideal então é aguardar o prazo vencer, isso porque ao publicar antes da última publicação completar 48h, há uma sobreposição de posts.

Como resultado, o Instagram entende que você quer que a nova publicação seja destacada.

Sendo assim, não faça novas publicações em prazos inferiores a 48h da última. Ao invés disso, use o Stories para manter a presença constante.

TikTok tempo de vida útil das publicações

O TikTok, embora seja um concorrente direto do Instagram, seu algoritmo funciona diferente.

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No TikTok o tempo de vida útil das publicações pode durar semanas.

Isso ocorre porque no TikTok os conteúdos viralizam com muita rapidez, e desse modo o TikTok mantém o conteúdo em alta por mais tempo para que continuem sendo vistos e replicados cada vez mais.

O tempo de vida útil de publicações no TikTok pode chegar até um mês. Isso dependerá do nível de engajamento do post e o quanto ele ainda é popular na plataforma.

Pinterest tempo de vida útil das publicações

O Pinterest é a mídia social com maior tempo de exibição de publicações.

Nele, as publicações podem levar até anos em alta. O motivo é que o Pinterest é um buscador de imagens.

Então, enquanto houver usuários realizando buscas de determinadas palavras-chave, o post continuará sendo exibido.

YouTube tempo de vida útil das publicações

O YouTube é uma plataforma com foco em qualidade de conteúdo. Nesse sentido, o YouTube valoriza conteúdos engajados os exibindo durante semanas.

Além disso, tal como o Pinterest, ele também é um buscador de vídeos. Logo, enquanto usuários buscarem determinadas palavras-chave, os vídeos relacionados continuam sendo exibidos.

Por fim, o YouTube ranqueia vídeos de acordo com a reputação do canal, semelhante ao buscador Google.

Quanto melhor e maior a reputação de um canal, maior é o destaque para os seus posts.

LinkedIn e Facebook vida útil das publicações

O LinkedIn e o Facebook possuem algoritmos de comportamento semelhantes.

Enquanto a publicação permanecer recebendo interações, ela continuará sendo exibida na plataforma.

Ambas as mídias contam com um recurso de compartilhamento e notificação de interação com publicações.

Ou seja, se você compartilha, curte ou comenta, suas conexões ou amigos saberão e verão a publicação.

Sendo assim, até mesmo publicações mortas podem ser ressuscitadas nessas mídias sociais.

Já o tempo de duração de uma publicação em ambas não possui limite enquanto receber engajamento continuará sendo exibido.

Twitter vida útil das publicações!

De todas as mídias sociais, o Twitter é o que apresenta o menor tempo de duração das publicações.

Para termos uma ideia, o Twitter tem um tempo de vida útil de 16 minutos. Obviamente, o motivo é o fato do Twitter estar focado em regularidade.

Quanto mais postar nele, melhor. No twitter o conteúdo viraliza rapidamente devido a elevada atividade dos usuários na plataforma.

Além disso, devido aos trending topics do Twitter, os conteúdos em alta são facilmente vistos pelos usuários.

Dessa forma, eles viralizam com grande velocidade.

Conclusão

O tempo de vida útil das publicações em mídias sociais são:

  • Instagram: 48 horas.
  • Pinterest: meses ou anos (enquanto houver buscas por palavras-chave).
  • YouTube: meses ou anos (varia de acordo com a reputação do canal e buscas por palavras-chave).
  • Facebook e LinkedIn: indeterminado (enquanto ocorrem interações com o conteúdo).
  • Twitter: média de 16 minutos.

Você aprendeu neste artigo qual é o tempo de vida útil de publicações em mídias sociais.

Como visto, cada mídia social apresenta um tempo de vida diferente das publicações diferentes.

Esse tempo varia de acordo com o objetivo da plataforma: qualidade, regularidade ou viralidade de conteúdo.

Agora, você pode aplicar esse conhecimento em cada mídia social e testar os resultados.

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