Vida útil de publicações das mídias sociais: conheça cada uma

Vida útil publicações mídias sociais

Nesse artigo, vamos aprender tudo sobre o tempo de vida útil de publicações nas mídias sociais. E também, quais as melhores estratégias ao publicar para obter os melhores resultados.

O que é vida útil de publicações em mídias sociais

Quando publicamos posts em mídias sociais, há um prazo de exibição no feed de notícias. Embora tenha um tempo de duração, o prazo não é determinado. Isto é, varia de acordo com o desempenho.

Esse prazo é o que chamamos de vida útil das publicações. Sendo assim, é importante entender como ele funciona. E também como impacta no desempenho da publicação.

Cada mídia social possui um algoritmo com uma dinâmica particular. Essa dinâmica torna o desempenho dos posts diferentes em cada plataforma. Isto é, o tempo de duração das publicações não são os mesmos.

Portanto, veremos como cada algoritmo funciona em cada mídia social.

Algoritmo das mídias sociais e duração das publicações no feed

Cada mídia social responde ao tempo de duração de publicações de forma diferente. Enquanto algumas mídias apresentam as publicações com um tempo de vida útil curto, outras são bem maiores.

Isso varia de acordo com a regularidade e objetivo da mídia social. Há três tipos de objetivos de mídias sociais:  regularidade, qualidade e conteúdo viral.

As mídias sociais com foco em conteúdo com regularidade, tendem a ter um algoritmo de tempo mais curto. Em contrapartida, mídias com ênfase em conteúdo de qualidade ou viral apresentam algoritmo de tempo maior.

Em quaisquer casos, ao criador de conteúdo interessa apenas atingir o máximo de engajamento. Por essa razão, é necessário encontrar uma forma de dar as publicações mais tempo.

vida útil publicações mídias sociais

Como o algoritmo determina a vida útil das publicações das mídias sociais

No geral as mídias valorizam conteúdos que engajam. Além disso, elas também valorizam conteúdos em torno de um tópico viral. Ou seja, elas buscam e valorizam tudo aquilo que deu certo na plataforma.

De modo geral também, as mídias sociais segmentam as publicações. Isto é, exibe os posts para os usuários que respondem a um conteúdo de forma semelhante.

Instagram tempo de vida útil das publicações

Para ilustrar, considere o Instagram. Nele ocorre uma divisão de usuários por comportamento. Sendo assim, os usuários são divididos por ações.

Aos usuários que tendem a salvar publicações são exibidas as mais salvas; àqueles que mais curtem as mais curtidas; àqueles que mais comentam as mais virais; e os que mais enviam/compartilham as mais compartilhadas.

A seção explorar do Instagram é um espelho dos conteúdos que mais atraíram uma pessoa. Não importa se não houve uma ação, o algoritmo percebe o tempo de duração do usuário em uma tela.

Em média, no Instagram, o tempo de vida útil das publicações são de 48h. Quando você posta, leva esse tempo para que a publicação atinja o pico do engajamento.

O ideal então é aguardar o prazo vencer. Isso porque quando você publica antes da última publicação atingir as 48h, há uma sobreposição de posts. Ou seja, o Instagram entende que você quer que a nova publicação seja destacada.

Portanto, não faça novas publicações em prazos inferiores a 48h da última. Ao invés disso, use o Stories para manter a presença constante.

TikTok tempo de vida útil das publicações

O TikTok, embora seja um concorrente direto do Instagram, seu algoritmo funciona diferente. No TikTok o tempo de vida útil das publicações podem durar semanas.

Isso ocorre porque no TikTok, os conteúdos viralizam com muita rapidez. Isso porque surge desafios e brincadeiras que outros usuários assistem e replicam. Por isso, para que continuem sendo vistos e replicados cada vez mais, o TikTok mantém o conteúdo em alta por mais tempo.

O tempo de vida útil de publicações no TikTok pode chegar até um mês. Isso dependerá do nível de engajamento do post e o quanto ele anda é popular na plataforma.

Pinterest tempo de vida útil das publicações

O Pinterest é uma mídia social com maior tempo de exibição de publicações. Nele, as publicações podem levar até anos em alta.

A razão é porque o Pinterest é um buscador de imagens. Então, enquanto houver usuários realizando buscas de determinadas palavras-chave, o post continuará sendo exibido.

YouTube tempo de vida útil das publicações

O YouTube é uma plataforma com foco em qualidade de conteúdo. Nesse sentido, o YouTube valoriza conteúdos engajados os exibindo durante semanas.

Além disso, tal como o Pinterest, ele também é um buscador de vídeos. Logo, enquanto usuários buscarem determinadas palavras-chave, os vídeos relacionados continuam sendo exibidos.

Por fim, o YouTube ranqueia vídeos de acordo com a reputação do canal, semelhante ao buscador Google. Quanto melhor e maior a reputação de um canal, maior é o destaque para os seus posts.

LinkedIn e Facebook vida útil das publicações

O linkedin e o Facebook possuem algoritmos de comportamento semelhante. Enquanto a publicação permanecer recebendo interações, ela continuará sendo exibida na plataforma.

Ambas as mídias contam com um recurso de compartilhamento e notificação de interação com publicações. Ou seja, se você compartilha, curte ou comenta, suas conexões ou amigos saberão e verão a publicação.

Sendo assim, até mesmo publicações mortas podem ser ressuscitadas nessas mídias sociais. Já o tempo de duração de uma publicação em ambas não possuem limite enquanto receber engajamento continuará sendo exibidas.

Twitter vida útil das publicações

De todas as mídias sociais, o Twitter é o que apresenta o menor tempo de duração das publicações. Para termos uma ideia, o Twitter tem um tempo de vida útil de 16 minutos.

Obviamente, isso é porque o Twitter é focado em regularidade. Sendo assim, quanto mais postar nele, melhor. No twitter o conteúdo viraliza rapidamente devido a elevada atividade dos usuários na plataforma.

Além disso, devido aos trending topcs do Twitter, os conteúdos em alta são facilmente vistos pelos usuários. Dessa forma, eles viralizam com grande velocidade.

Conclusão

O tempo de vida útil das publicações em mídias sociais são:

  • Instagram: 48 horas;
  • Pinterest: meses ou anos (enquanto houver buscas por palavras-chave);
  • YouTube: meses ou anos (varia de acordo com a reputação do canal e buscas por palavras-chave)
  • Facebook e LinkedIn: indeterminado ( enquanto ocorrer interações com o conteúdo)
  • Twitter: média de 16 minutos.

Você aprendeu nesse artigo o tempo de vida útil de publicações em mídias sociais. Como vimos, cada mídia social apresenta um tempo de vida das publicações diferentes.

Esse tempo varia de acordo com o objetivo da plataforma: qualidade, regularidade ou viralidade de conteúdo. Sendo assim, agora, você pode aplicar esse conhecimento em cada mídia social e testar os resultados.

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