Saiba o que é o Pinterest, como usar e ganhar seguidores!

por Elissandro Dias Atualizado em 22 de novembro de 2020
Atualizado em 22 de novembro de 2020

O Pinterest é uma mídia social que nos últimos anos tem se popularizado no Brasil. Recentemente, a plataforma atingiu a marca de 400 milhões de usuários ativos mensais.

Grande parte do seu público, cerca de 60%, correspondem as mulheres. No entanto, o Pinterest não é exclusivo a elas. Isso porque o volume de homens também têm crescido consideravelmente nos últimos anos.

Outro ponto interessante é a Geração Z e Millennials. Eles vêm se apresentando como os principais públicos que impulsionam a mídia social ao longo do tempo.

Esses números revelam como a mídia social tem evoluído. Nesse sentido, percebe-se que a maioria das pessoas conhecem o Pinterest como um lugar onde podem encontrar ideias através de imagens.

No entanto, poucos sabem que o Pinterest é uma mídia social poderosa, e que serve muito bem aos negócios. Isso porque o Pinterest dispõe de ferramentas que permitem redirecionar pessoas para os mais diversos canais.

Muita gente usa, mas poucas conhecem seu potencial para o branding do seu negócio. Além disso, poucas pessoas sabem como criar conteúdo na plataforma. Por isso, preparamos esse post com tudo o que você precisa saber.

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma mídia social de compartilhamento de fotos e vídeos. Nesse sentido, o Pinterest se propõe a ser uma plataforma que visa estimular ideias e inspirar seus usuários.

Essa plataforma é totalmente visual. Sua principal funcionalidade é ser um buscador exclusivo de imagens. Em outras palavras, podemos dizer que ele funciona como um Google, porém, ele entrega como resultado de busca imagens.

Para ilustrar, no Pinterest, muitas pessoas buscam inspiração sobre decoração, ideias de combinação de roupas, receitas, fotos, lugares, etc. Para isso, elas realizam uma busca na plataforma, onde encontram ideias que possam ajudá-las.

O Pinterest sempre foi o lugar para descobrir ideias e a inspiração para colocá-las em prática, de receitas a tutoriais de beleza, ideias de estilo e casa, e muito mais.

O que são Pins?

Pins são ideias que se apresentam através de imagens. Neles podemos encontrar ideias visuais, ou de artigos de sites, que abordam o assunto que foi buscado na plataforma.

Isto é, Pins são as imagens publicadas na plataforma. Desse modo, com os Pins, os usuários mostram suas ideias de forma visual.

Além disso, os Pins apresentam a funcionalidade Closeups. Essa funcionalidade possibilita dar um close (aproximar) no Pin e revelar outros Pins semelhantes.

Como funciona o Pinterest?

Como em outras mídias sociais, no Pinterest os usuários criam perfis. A partir daí, é possível criar pastas onde pode-se salvar as ideias (Pins) nelas.

O Pinterest apresenta uma estrutura muito semelhante a outras mídias sociais. A exemplo do Facebook, Instagram,Twitter e TikTok, o Pinterest apresenta um feed de notícias, perfil de usuário e buscador.

 

No feed encontramos uma gama de Pins exibidos. Esses Pins aparecem de acordo com as últimas buscas realizadas. Desse modo, pode-se descobrir novos Pins, pastas e perfis que podem ser seguidos.

Há também uma aba onde podemos encontrar os Pins publicados apenas pelos perfis que foram seguidos. Por fim, no buscador (ícone da lupa), podemos fazer buscas de Pins através de palavras-chaves.

No perfil, podemos gerenciar as pastas criadas. Isto é, criar pastas, configurar níveis de privacidade, pastas em destaque, etc. Além das informações do perfil como endereço de website, descrição, fotos de perfil e capa.

o que é o Pinterest

Além disso, há a opção de Pinterest para negócios (Pinterest Business). Nesse caso, o perfil tem acesso a estatísticas da conta e funções que permitem direcionar seguidores para fora do Pinterest.

No Pinterest Business, o proprietário da conta pode validar um canal que deseja direcionar as pessoas. Por exemplo, pode-se adicionar um site ao perfil e, dessa forma, direcionar seguidores ao site.

Como funciona o algoritmo do Pinterest

O Pinterest, assim como o Google, possui um algoritmo que funciona como um motor de busca. Isto é, ele se baseia nas palavras-chaves dos Pins para entregar um resultado ao usuário.

Além disso, não podemos esquecer que estamos lidando com uma mídia social visual. Seu algoritmo analisa a estrutura visual dos Pins e os agrupam de acordo com a semelhança de cores, fontes de texto e imagens.

Por isso, saber usar corretamente as palavras-chaves e quais são os Pins mais engajados é o grande segredo para ter sucesso no Pinterest.

Ou seja, para ganhar seguidores nessa mídia social, é necessário conhecer bem o público-alvo. Dessa forma, será possível encontrar os tópicos de pesquisa e trabalhá-los nos Pins.

Como crescer e ganhar seguidores no Pinterest

O primeiro passo é criar pastas para salvar os Pins. Como dito, no Pinterest podemos criar pastas e configurá-las para serem públicas ou secretas.

Quando são públicas, os usuários podem encontrá-las nos resultados de buscas e até mesmo segui-las. Quando são secretas, somente o proprietário poderá vê-las. Na opção das pastas públicas, temos a pasta colaborativa. Isto é, pode-se adicionar a ela colaboradores que poderão adicionar Pins.

Quando se é novo no Pinterest, essa é uma boa oportunidade de começar a crescer. Isso porque há pastas que são seguidas por muitas pessoas. Sendo assim, quando alguém consegue ser um colaborador de uma pasta popular, seus Pins tem maiores chances de serem vistos.

Finalmente, tenha regularidade de postagens no Pinterest. O ideal é postar, no mínimo, duas vezes ao dia. Por isso, estude bem o seu público e planeje os posts.

Criando pastas no Pinterest

Ao criar pastas no Pinterest, insira no título e descrição palavras-chaves correspondentes aos Pins que serão salvos nelas. Pode-se também inserir na descrição da pasta hashtags para facilitar nos resultados de busca.

Use termos como “dicas de” e “ideias de” nos títulos e na descrição. No Pinterest, os usuários costumam muito usá-los para realizar pesquisas.

Subpastas pinterest

Outro fator importante é a organização das pastas. Crie pastas e, se necessário, subpastas para organizar o conteúdo. Desse modo, quanto mais organizado for a pasta, maiores são as chances de serem seguidas.

pastas pinterest

 

Criando bons Pins

Se estamos em uma mídia social cujo ênfase é no visual, então não dá para ignorar esse fator na hora de criar os Pins. Uma boa estratégia é buscar Pins populares sobre um assunto e estudar sua estrutura.

Dessa forma, é possível saber quais são os Pins que as pessoas mais gostaram e se inspirar neles como modelo na hora de criar. Depois, vem a parte mais importante, a hora de publicar o Pin.

Como dito, combinar os termos “dicas de” e “ideias de” junto com as palavras-chaves costuma ser uma ótima estratégia. Nesse sentido, use-as nos títulos e descrição do Pin. Use também hashtags no fim da descrição do Pin.

Use gatilhos mentais nos títulos para chamar atenção dos usuários e provocá-los a realizar uma ação. Por fim, selecione a pasta onde irá salvar o Pin. Escolha uma pasta que de fato corresponda ao Pin.

O que é o Pinterest

 

Conclusão

O Pinterest apresenta uma ótima oportunidade para quem deseja encontrar novos públicos e direcioná-los a outros canais. Para quem possui e-commerce, o Pinterest dispões de funções que podem ajudar logistas a venderem seus produtos.

Já para os influenciadores digitais , o Pinterest pode servir como um espaço para direcionar novos seguidores a contas de outras mídias sociais.

Comentários

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. Aceitar Leia mais...

Siga-nos nas Mídias Socias