Como ganhar dinheiro com o Pinterest : dicas e estratégias

como ganhar dinheiro com o pinterest

Quer descobrir como ganhar dinheiro com o Pinterest? Então leia até o final e descubra!

O que é o Pinterest?

O Pinterest é muito mais do que “apenas” uma mídia social, é também um mecanismo de busca visual e ferramenta de produtividade.

Ao longo dos últimos anos ele vem se popularizando e, recentemente, atingiu a marca de mais de 400 milhões de usuários ativos mensais.

Seu público, em grande parte, é formado por pessoas das gerações Z e Y, que são responsáveis pelo grande crescimento que a mídia social obteve nos últimos anos.

Durante muito tempo o público do Pinterest foi dominado pelas mulheres, mas nos últimos anos o número de homens também aumentou significativamente.

Todas essas pessoas usam o Pinterest para encontrar ideias e obterem inspiração para os seus projetos.

Sendo assim, está evidente que são muitas as oportunidades de se ganhar dinheiro com o Pinterest.

Como ganhar dinheiro com o Pinterest?

Você pode ganhar dinheiro no Pinterest das seguintes formas:

  • Obtendo tráfego para seu blog ou site.
  • Fazendo marketing de afiliado.
  • Vendendo produtos do seu site.

Ganhe dinheiro no Pinterest com seu Blog

Ao longo dos anos o Pinterest tornou-se uma grande plataforma que permite aos blogueiros alcançar milhões de pessoas na Internet todos os anos.

Há um equívoco comum de que o Pinterest é apenas mais uma plataforma de mídia social, como Instagram, TikTok e outras, mas esse não é o caso.

O Pinterest é um mecanismo de busca, mas diferente do Google ou Bing, ele é baseado em imagens e não em texto.

Assim como você pode encontrar este artigo digitando “como ganhar dinheiro no Pinterest” no Google, a mesma coisa acontece no Pinterest.

É por isso que muitos blogueiros, em diferentes áreas, se tornaram muito bem-sucedidos no marketing do Pinterest.

Eles utilizam o Pinterest como meio para ganhar dinheiro com seus blogs.

A seguir, veja a forma mais rápida e simples de como ganhar dinheiro com blogs no Pinterest:

  • Escolha um nicho de blog (saúde, finanças pessoais, moda, etc.).
  • Monetize o conteúdo do seu Blog.
  • Crie uma conta do Pinterest.
  • Crie um Pin (ou seja, uma imagem interessante que mostra do que se trata seu post no blog).
  • Poste a imagem como Pin no Pinterest.

Embora essas ações sejam o básico, evidentemente, para se ganhar dinheiro com o Pinterest, há muito mais que isso a ser feito.

Quando os usuários do Pinterest pesquisarem conteúdo que corresponda à sua postagem no blog, eles poderão ver seu Pin, clicar nele e visitar o seu blog.

Você pode ganhar dinheiro no seu blog com conteúdo monetizado obtendo mais tráfego por meio do Pinterest.

A melhor parte é que ele é escalonável! Existem muitos blogueiros cuja renda mensal varia de alguns milhares de reais a centenas de milhares de reais!

Promover produtos afiliados

O marketing de afiliados oferece a oportunidade de ganhar dinheiro quando as pessoas fazem uma compra a partir de um link que você fornece.

Não há necessidade de ter estoque ou ter sua própria loja de e-commerce. Basta compartilhar um link rastreado e reivindicar uma porcentagem se alguém clicar e fazer uma compra.

O marketing de afiliados se refere à parceria entre você e uma empresa para promover produtos e / ou serviços. A empresa fornece um link exclusivo (link de afiliado) que você pode inserir em sua postagem ou Pins.

Quando alguém clica no link e faz uma compra, você recebe uma comissão.

O marketing de afiliados é uma das muitas maneiras diferentes de os blogueiros ganharem dinheiro, além de ser também uma forma legitima de ganhar dinheiro no Pinterest.

Muitas empresas desejam que afiliados promovam seus produtos para receber uma pequena comissão sobre as vendas resultantes.

Então para ganhar dinheiro com o Pinterest, encontre empresas que vendem produtos que você pode promover e registre-se como afiliado.

Em seguida, use seu link de afiliado para promover o produto em seu perfil do Pinterest.

Mas antes de usar o Pinterest para ganhar dinheiro com produtos de afiliados, confira algumas informações muito importantes sobre o marketing de afiliados do Pinterest:

  • Algumas empresas não permitem que você poste seus links de afiliados no Pinterest, portanto, certifique-se de ler as regras dos termos de uso do site.
  • Ao postar links de afiliados, o Pinterest não quer que você redirecione ou encurte o link de afiliado. Eles querem que você seja o mais transparente possível.
  • Você sempre precisa deixar claro que é um produto de afiliado. Isso é exigido pela FTC. Então o mais fácil a fazer é colocar #afiliado ou #produtodeafiliado no seu Pin.

Talvez o ponto mais importante: o Pinterest mudou várias vezes sua posição sobre o marketing de afiliados. Eles permitiram no início, baniram em 2015 e agora estão autorizados novamente.

É importante considerar isso porque quando você ganha dinheiro uma plataforma, sua receita passa a depender dela.

Mudanças na política do Pinterest podem ser devastadoras para os afiliados que só ganham dinheiro no Pinterest.

Então o que você deveria fazer? diversifique suas fontes de receita primeiro. Para quem já tem um grande número de seguidores no Pinterest, começar um blog é muito útil.

Existem outras plataformas de mídia social que também podem ser boas fontes de tráfego, como Instagram e Facebook.

Use o Pinterest para direcionar o tráfego para o seu site de e-commerce

Se você tem um site de e-commerce, seja por meio do Shopify ou do Etsy, você pode atrair tráfego para o seu site e ganhar dinheiro com o Pinterest.

Lembre-se, você não está ganhando dinheiro diretamente com o Pinterest, você está aproveitando o poderoso mecanismo de busca dele.

É por isso que o Pinterest é uma ferramenta importante para o seu site de e-commerce.

Se você é dono de uma loja on-line, você pode usar o Pinterest da mesma forma que os blogueiros.

Uma ferramenta muito proveitosa para os proprietários de e-commerce que querem aprender a ganhar dinheiro no Pinterest são os Pins promovidos.

Os Pins promovidos são semelhantes as publicações patrocinadas do Facebook, isto é, parecem Pins normais, mas na verdade são um anúncio.

Você pode otimizar seus Pins promovidos para atender a diferentes objetivos, como optar por colocar anúncios no modo de navegação, ou pode fazê-lo no modo de pesquisa, onde você escolheria as palavras-chave que um usuário precisaria pesquisar para ver seus anúncios.

Dicas para ganhar dinheiro no Pinterest

Existem várias maneiras de ganhar renda via Pinterest, como você acabou de ler, mas todos dependem, em última análise, do poder de uma audiência.

Agora que você sabe como ganhar dinheiro no Pinterest, é importante ficar por dentro do crescimento do seu público do Pinterest, veja como:

Crie Pins atraentes

O Pinterest é uma ferramenta visual, e seus Pins precisam se destacar.

E se você também está tentando ganhar dinheiro no Pinterest, então eles necessariamente devem parecer profissionais.

Veja um exemplo de Pin que pode ajudar a atrair tráfego para um site:

Criar Pins com imagens profissionais, atraentes e de alta qualidade é muito fácil se você usar o Canva.

Canva é uma ferramenta gratuita para criar imagens digitais para Pinterest, Facebook, Instagram, mas você também pode usá-la para panfletos, convites, cartões de visita, etc.

O Canva é super fácil de usar, e há muitos designs gratuitos que você pode editar com seu próprio texto e imagens.

Use estratégia de SEO na descrição dos seus Pins

O Pinterest é um mecanismo de busca como o Google, então você precisa usar palavras-chave pesquisáveis nos seus Pins.

Inicie observando os Pins que aparecem no topo do seu feed. Veja que são simples e possuem descrições objetivas. Ou seja, é isso é o que você deve fazer.

Antes de criar um Pin, pesquise por palavras-chave relacionadas a ele na barra de pesquisa. Depois, observe bem a estrutura da publicação dos Pins e faça o mesmo com o seu.

Palavras-chave ajudam as pessoas a descobrirem seus Pins, tanto através da pesquisa direta, quanto através do algoritmo de recomendação do Pinterest.

Se quer ganhar dinheiro com o Pinterest, então saiba que é fundamental inserir as palavras-chave certas em qualquer campo de texto apropriado.

Isso pode incluir sua descrição do Pin, a sobreposição de texto, o título, a descrição ou a descrição do seu perfil.

como ganhar dinheiro com o pinterest

Para descobrir as melhores palavras-chave, comece com algo amplo. Digite sua palavra-chave de destino apenas na barra de pesquisa do Pinterest e, abaixo, você verá sugestões de palavras-chave relacionadas.

Se sua palavra-chave for forte, você verá muitas recomendações adicionais de palavras-chave.

Você também poderá ver quais pastas e Pins estão usando essas palavras e se eles têm uma boa taxa de engajamento.

Ah, vale usar hashtags também! Elas são muito úteis para facilitar as pesquisas dos usuários, então não se esqueça de adicioná-las também.

Interaja com outros Pins

Repinar os Pins de outras pessoas, seguir perfis, etc. Embora o Pinterest seja um mecanismo de busca, considere que ele também é uma plataforma de mídia social.

Esta é uma prática geral recomendada no Pinterest, por isso interaja com outros perfis. Execute as mesmas práticas que você normalmente utilizar em outras mídias sociais.

Tenha uma conta Pinterest Business (negócios)

Se quer ganhar dinheiro no Pinterest, você precisa de uma conta business. Fazer isso é uma regra se você quiser, por exemplo, entrar em contato com qualquer marca para parcerias, links de afiliados, etc.

As contas de negócios são gratuitas e dão acesso a análises, entre outras coisas.

Agende a publicação dos seus Pins

Com uma conta Business, você pode agendar Pins para serem postados no desktop do Pinterest ou versão iOS posteriormente.

Você pode agendar Pins com até duas semanas de antecedência. Embora você só possa agendar um Pin por vez, pode agendar até 100 Pins para o futuro.

Depois que seu pin for agendado, você ainda pode atualizá-lo, como optar por publicar o Pin imediatamente ou excluí-lo.

Tenha um Mídia Kit

Os kits de mídia dizem aos parceiros potenciais fatos e estatísticas sobre o seu blog, negócios ou o seguinte do Pinterest. Ter um kit de mídia é uma das maneiras mais fáceis de dizer às pessoas o que você pode oferecer aos seus negócios.

Você pode usar o Canva para o seu kit de mídia também, e ele deve incluir:

  • Uma breve biografia sobre você e seu negócio.
  • Uma lista de seus serviços.
  • Estatísticas e número de seguidores.
  • Informações sobre seu público.
  • Seja sempre transparente sobre suas parcerias.

Siga as diretrizes e as melhores práticas do Pinterest

Para não ter problemas com sua conta enquanto ganha dinheiro no Pinterest, respeite a plataforma seguindo suas diretrizes.

Leia as regras e evite qualquer atitude que possa levá-lo a sofrer penalidades por descumprir regras do Pinterest.

Esteja sempre atento a tudo que faz na plataforma.

Conclusão

O Pinterest mudou muito desde que começou em 2010. Essas mudanças podem afetar a maneira como você ganha dinheiro através do Pinterest.

Para saber mais sobre o Pinterest, leia e-mails que eles enviam e confira as mídias sociais hoje.

O Pinterest oferece muitas oportunidades diferentes para ganhar dinheiro, mas é importante diversificar sua renda para se proteger quando o Pinterest inevitavelmente faz mais mudanças.

Leia Mais
o que é gatilho mental
Gatilho mental: o que é, tipos de gatilhos e como usá-los em vendas