Reels ou vídeos no feed: qual é o melhor no Instagram em 2023

reels ou vídeos no feed
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Qual é o melhor: Reels ou vídeos no feed? Essa é uma pergunta muito comum que fazemos em relação aos tipos de vídeos do Instagram.

Nos últimos anos, o Instagram se tornou mais versátil, deixando de ser um mero aplicativo de fotos quadrados para ser uma plataforma de mídia social completa em recursos de mídia.

Atualmente, existe uma ampla variedade de formatos de publicações disponíveis aos usuários.

De fotos a Reels, de stories a lives, os criadores contam com diversas opções de formatos para criarem conteúdo.

Por essas e outras razões, se você deseja se manter competitivo nessa mídia social, precisará se manter atualizado sobre as últimas tendências e mudanças que acontecem nele.

Se você não tem certeza se deve usar Reels ou vídeos no feed para postar conteúdo no Instagram (ou qual é a diferença entre eles), neste artigo você encontrará a resposta.

Confira.

 

Para descobrirmos qual é o melhor: Reels ou vídeos no feed, vamos conhecer melhor cada um dos formatos.

A seguir, vamos entender como funcionam, suas principais vantagens e quais são suas desvantagens.

O que é o Reels do Instagram?

O formato Reels no Instagram permite aos usuários criarem vídeos curtos de até 90 segundos, com a possibilidade de adicionar música, efeitos especiais e filtros.

É uma forma de produzir conteúdo mais dinâmico e engajador para seus seguidores, além de ser uma oportunidade para alcançar novos públicos na plataforma.

Os vídeos criados no formato Reels podem ser compartilhados no feed do Instagram, na seção Reels da plataforma e também no Explorar, aumentando assim sua visibilidade.

Por essas e outras razões, o Reels tornou-se um formato muito popular entre as marcas, criadores de conteúdo e usuários em geral que encontraram nele a oportunidade de ganhar muitos seguidores.

6 vantagens de postar Reels

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O formato de vídeos curtos do Instagram apresenta muitas vantagens. Veja algumas delas a seguir:

1 – Reels aumenta o ganho de seguidores e engajamento.

Você notou que seu engajamento aumentou depois de postar um vídeo Reels?

Fique sabendo que você não foi o único!

Desde que o formato de vídeo curto estreou na plataforma em 2020, marcas e criadores de conteúdo descobriram que essas postagens geram mais do que apenas visualizações.

Muitos criadores também notaram um aumento repentino no número de seguidores e no engajamento com o perfil depois de aderirem ao novo formato.

O Reels foi um recurso criado para competir com TikTok. De modo semelhante ao concorrente, com conteúdos para Reels, amplia-se as possibilidades de descobertas à medida que cresce seu engajamento.

O principal objetivo do Reels é o engajamento, por isso, sua duração está limitada de 15 a 90 segundos.

O Reels também apresenta como vantagem funcionalidades muito interessantes, como, por exemplo, desacelerar ou acelerar um vídeo, adicionar filtros, áudio, narração, músicas e outros.

Tudo isso estimula e eleva a criatividade dos criadores de conteúdo além do seu limite, criando conteúdos de alta qualidade na plataforma.

2 – Reels é ótimo para conteúdos educacionais.

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O Reels é ótimo para gravar vídeos com lapso de tempo ou para navegar rapidamente pela guia explorar.

Para quem desenvolve conteúdos educacionais ou tutoriais rápidos, há muitas possibilidades nesse recurso.

Nele, você pode adicionar texto para explicar coisas, adicionar filtros e efeitos e até narrar seu vídeo.

Este formato é perfeito para vídeos rápidos de “como fazer”, onde você pode explicar os princípios básicos do processo em algumas etapas.

Muitas marcas usam o Reels para compartilhar demonstrações de produtos, conteúdo gerado pelo usuário e tutoriais.

3 – O Reels é fácil de criar, rápido e barato.

O Reels é o formato mais adequado quando se deseja produzir conteúdo informal e rico em ferramentas nativas de edição.

Ao longo do tempo, incorporou várias ferramentas para reduzir a dependência do uso de aplicativos para editar Reels por parte dos usuários.

Então você não tem que se preocupar com edições ou configurações difíceis, você pode gravar e editar seus vídeos em seu smartphone com muita praticidade.

Ao criar vídeos simples, você se aproxima da sua audiência, pois há mais chances deles se identificarem com seu conteúdo.

Como o Reels não exige configurações complexas, ele é fácil e barato, pois você mesmo pode cuidar da edição dos seus vídeos, o que o torna perfeito para quem não quer gastar.

4 – Com um bom trabalho seu vídeo pode se tornar viral.

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O alcance orgânico do Reels é sem dúvidas o maior de todos os formatos disponíveis no Instagram.

Sendo assim, se o seu Reels for autêntico e relevante, ele pode viralizar no Instagram sem precisar gastar nada em anúncios.

Então o quanto antes você começar a usá-lo, mais rápido poderá começar a obter resultados e se conectar com seu público-alvo.

5 – O conteúdo Reels é permanente.

Diferente dos stories que expiram em 24 horas, os Reels, uma vez postados, permanecem em seu perfil de forma definitiva.

Além do mais, os algoritmos do Instagram sempre darão ao seu recurso mais atual, um “empurrão” extra, um esforço para ajudar a impulsionar uma adoção mais rápida.

Portanto, é uma boa ideia criar Reels que têm a tendência de se tornarem virais, enquanto os Reels mais antigos podem continuar a acumular visualizações.

6 – O Reels cria memória nos usuários.

Como o Reels é breve, é mais provável que as pessoas o salvem e assistam continuamente, assim engajando com o conteúdo e criando memória da sua marca.

Para maximizar as chances de isso acontecer, foque em criar conteúdo de alto valor, concentrado em pequenas partes que podem ser combinadas em um vídeo, que dure menos de 30 segundos.

Desvantagens de usar o Reels

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Nesta análise comparativa de qual formato é melhor (Reels ou vídeos no feed), até aqui, você conheceu as vantagens do Reels.

Agora você vai conhecer as desvantagens.

Embora exista muitas vantagens em usar o formato Reels, isso não quer dizer que ele seja adequado para qualquer objetivo.

É importante analisar antes, pois, se este formato não servir para você, isso o fará perder tempo e esforço.

Apesar do Reels apresentar um alcance orgânico muito superior a outros formatos do Instagram, ainda existem certas limitações que podem ser muito frustrantes.

Uma delas, por exemplo, é o fato de que o Reels possui muitas restrições para os anúncios, um recurso muito útil que pode aumentar suas visualizações do Reels.

O Instagram impede que usuários turbinem Reels cuja opção de exibição no Facebook esteja ativada.

Em outras palavras, os Reels que você marcou a opção de também serem exibidos no Facebook não podem ser turbinados.

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Isso é frustrante, pois, caso tenha a intenção de turbinar um Reels antigo, se ele foi compartilhado no Facebook, isso não será possível.

Então se as pessoas não forem capazes de encontrar o seu conteúdo organicamente (ou se seu conteúdo não se tornar viral), não há outra maneira de mostrar o seu Reel a elas.

Outro ponto frustrante do Reels é em relação às limitações de músicas nos vídeos para contas comerciais.

Exceto se sua conta for de categoria criador de conteúdo, muitas músicas – incluindo as em alta – provavelmente não estarão disponíveis para uso quando desejar criar o seu Reel.

O que é o formato vídeos no feed do Instagram?

O formato vídeos no feed – antigo IGTV do Instagram que foi descontinuado – foi uma funcionalidade que permitiu aos usuários postarem vídeos mais longos em seus perfis, com duração máxima de 60 minutos para contas verificadas e de até 15 minutos para contas regulares.

Esses vídeos eram gravados e carregados diretamente na plataforma, podendo ser acessados pelo feed ou pela seção IGTV.

O formato foi especialmente útil para criadores de conteúdo que desejavam compartilhar conteúdo mais extenso, como tutoriais, vlogs, documentários, entrevistas e outros.

Os vídeos no feed também ofereciam recursos como a possibilidade de adicionar links e legendas aos vídeos, além de permitir aos usuários curtirem, comentarem e compartilharem os conteúdos.

Esse formato foi uma ótima oportunidade para marcas e pessoas aprofundarem o relacionamento com seus seguidores na plataforma.

Vantagens de postar no antigo formato vídeos no feed

Ao longo do tempo, o Instagram realizou diversas atualizações neste formato que causaram muita confusão nos usuários, principalmente após o fracasso do IGTV.

Em sua decisão final, o Instagram resolveu que, agora, para vídeos no feed, todos devem assumir o formato de Reel.

No entanto, ainda existe uma maneira de publicar vídeo no feed sem que necessariamente ele se transforme em um Reel.

Essa maneira é incluir um vídeo em um carrossel do Instagram. Com exceção disso, ao tentar postar um vídeo único no Instagram, automaticamente ele é convertido em Reel.

Sobre as vantagens deste formato, considerando as atualizações sofridas, todas elas praticamente foram mitigadas, uma vez que não há mais incentivo do Instagram para publicações neste formato.

Mas antes de todas essas atualizações, as principais vantagens eram os tempos maiores de vídeos e sua natureza.

Os vídeos no feed naturalmente eram preteridos por criadores que desejavam postar conteúdos longos cheios de detalhes.

Muitos aproveitavam seus conteúdos postados no YouTube para gerarem conteúdo no Instagram. Hoje, porém, resta apenas o formato de vídeos curtos com duração máxima de 90 segundos.

Tendo em vista a realidade atual deste formato, a recomendação atual é que os criadores se acostumem com o Reels.

Quando você deve usar Reels ou vídeos no feed ou Stories

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Afinal, qual é o melhor: Reels ou vídeos no feed? E os Stories?

Qual é a melhor estratégia: se concentrar em criar conteúdo apenas para um formato ou combiná-las?

Como já dissemos acima, o formato vídeos no feed está em processo de descontinuação pelo Instagram. Sendo assim, concentre-se no Reels.

Quanto a Reels ou Stories, não existem razões para optar por apenas um dos formatos.

A razão é que os Stories e Reels são formatos distintos para seus seguidores e não se sobrepõem. Logo, o ideal é explorar ambos os formatos.

Vale destacar que você pode pagar para turbinar stories e exibi-los no topo do seu perfil nos destaques. Estas são duas coisas que, em partes o Reels não pode oferecer.

Se você tiver recursos, uma sugestão é que você combine dois tipos de formatos de vídeo e não se concentre mais nos vídeos no feed.

Conclusão

O Instagram mudou muito nos últimos anos e as marcas que não acompanham as tendências estão ficando para trás.

A verdade é que o Instagram está sempre tentando adaptar a maneira como os usuários compartilham e interagem com o conteúdo para manter as pessoas em sua plataforma por mais tempo, para que possam aumentar os seus ganhos com anúncios.

Vídeos no feed, Stories e Reels são adaptações de outras plataformas de mídia social de sucesso e uma maneira de o Instagram continuar a ser uma das mídias sociais em destaque.

É bem provável que novas formas de conteúdo de vídeo sejam lançadas no Instagram no futuro.

Por enquanto, considere como seu público consome conteúdo, analise os recursos que você tem disponíveis para criar vídeos e escolha uma combinação de Reels e Stories que se adapte ao seu negócio.

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