Reels ou IGTV: qual é o melhor no Instagram?

Reels ou IGTV

Qual é o melhor: Reels ou IGTV? Essa é uma pergunta muito comum que fazemos em relação aos tipos de vídeos do Instagram.

Nos últimos anos, o Instagram se tornou mais versátil, deixando de ser um mero aplicativo de fotos quadradas para ser uma plataforma de mídia social completa em recursos de mídia.

Atualmente, existe uma ampla variedade de formatos de publicações disponíveis aos usuários.

De imagens, vídeos curtos e transmissões ao vivo a Stories, Reels e vídeos IGTV, agora os criadores podem contar com diversas opções de formatos para publicarem conteúdos.

Além disso, o Instagram passou a constantemente atualizar seu algoritmo com base em como as pessoas interagem com um conteúdo.

Por essas e outras razões, se você deseja se manter competitivo nessa mídia social, precisará se manter atualizado sobre as últimas tendências e mudanças que acontecem nele.

Se você não tem certeza se deve usar Reels ou IGTV para postar conteúdo de vídeo no feed do Instagram (ou qual é a diferença entre eles), neste artigo você encontrará a resposta. Confira.

Reels ou IGTV: prós e contras de cada formato

Para descobrirmos qual é o melhor: Reels ou IGTV, vamos conhecer melhor cada um dos formatos. A seguir, vamos entender como funcionam, suas principais vantagens e quais são suas desvantagens.

Vantagens do Reels

1. Reels aumenta o ganho de seguidores e engajamento

Você notou que seu engajamento aumentou depois de postar um vídeo Reels? Saiba que você não foi o único.

Desde que o formato de vídeo curto estreou na plataforma no ano passado, marcas e criadores de conteúdo descobriram que essas postagens geram mais do que apenas visualizações.

Muitos criadores também notaram um aumento repentino no número de seguidores e no engajamento com o perfil depois de aderirem ao novo formato.

O Reels foi um recurso criado em resposta ao concorrente TikTok e, de modo semelhante, no Reels, amplia-se as possibilidades de descobertas de conteúdos novos à medida que cresce seu engajamento.

O principal objetivo do Reels é o engajamento, por isso, sua duração está limitada de 15 a 30 segundos.

Nesse sentido, o Reels também apresenta como vantagem funcionalidades muito interessantes, como a exemplo da função de edição integrada.

Isto é, você pode, por exemplo, desacelerar (ou acelerar) um vídeo, adicionar filtros, mixar áudio, incluir narração, músicas e outros.

Tudo isso estimula e eleva a criatividade dos criadores de conteúdo além do seu limite, criando conteúdos de alta qualidade na plataforma.

2. Reels é ótimo para conteúdos educacionais

O Reels é ótimo para gravar vídeos com lapso de tempo ou para se navegar rapidamente pela guia explorar.

Para quem desenvolve conteúdos educacionais ou tutoriais rápidos, há muitas possibilidades nesse recurso.

Nele, você pode adicionar texto para explicar coisas, adicionar filtros e efeitos e até narrar seu vídeo.

Este formato é perfeito para vídeos rápidos de “como fazer”, onde você pode explicar os princípios básicos do processo em algumas etapas.

Muitas marcas usam o Reels para compartilhar demonstrações de produtos, conteúdo gerado pelo usuário e tutoriais.

3. O Reels é fácil de criar, rápido e barato

O Reels é o formato mais adequado quando se deseja produzir conteúdo informal.

Então você não tem que se preocupar com edições ou configurações difíceis, você pode gravar e editar seus vídeos em seu smartphone com muita praticidade.

Ao criar vídeos simples, você se aproxima da sua audiência, pois há mais chances deles se identificarem com seu conteúdo.

Como o Reels não exige configurações complexas, ele é fácil e barato, pois você mesmo pode cuidar da edição dos seus vídeos, o que o torna perfeito para quem não quer gastar.

4. Com um bom trabalho seu vídeo pode se tornar viral

O alcance orgânico do Reels é sem dúvidas é o maior de todos os formatos disponíveis no Instagram.

Sendo assim, se o seu Reels for autêntico e relevante, ele pode se tornar viral no Instagram sem precisar gastar nada em anúncios.

Então o quanto antes você começar a usá-lo, mais rápido poderá começar a obter resultados e se conectar com seu público-alvo.

5. O conteúdo Reels é permanente

Diferente dos Stories do Instagram que expiram em 24 horas, os Reels, uma vez postado, permanece em seu perfil de forma definitiva.

Além do mais, os algoritmos do Instagram sempre darão ao seu recurso mais atual, um “empurrão” extra, um esforço para ajudar a impulsionar uma adoção mais rápida.

Portanto, é uma boa ideia criar Reels que têm a tendência de se tornarem virais, enquanto os Reels mais antigos podem continuar a acumular visualizações.

6. O Reels cria memória nos usuários

Como o Reels é breve, é mais provável que as pessoas o salve e assistam continuamente, assim engajando com o conteúdo e criando memória da sua marca.

Para maximizar as chances de isso acontecer, foque em criar conteúdo de alto valor, concentrado em pequenas partes que podem ser combinadas em um vídeo, que dure menos de 30 segundos.

Contras do Reels

Nesta analise comparativa de qual formato é melhor (Reels ou IGTV), até aqui, você conheceu as vantagens do Reels. Para uma analise completa, agora você vai conhecer as desvantagens.

Embora exista muitas vantagens em se usar o formato Reels, isso não quer dizer que ele seja adequado para o seu objetivo.

É importante analisar antes, pois se este formato não servir para você, isso o fará perder tempo e esforço.

Embora o alcance orgânico signifique que você não precisa gastar dinheiro com anúncios em seus Reels, também significa que você não pode aumentar suas visualizações do Reels investindo em anúncios.

Se as pessoas não o encontrar organicamente (ou se seu conteúdo não se tornar viral), elas não o verão.

Como uma conta comercial, você não pode adicionar música aos seus Reels.

Você só pode adicionar áudios originais feitos por outros usuários do Instagram. Isso pode limitar a sua criatividade de alguma forma.

IGTV vantagens

IGTV é um formato voltado para vídeos mais longos e de alta qualidade. Você pode publicar vídeos de até 60 minutos carregando-os diretamente da sua galeria ou computador.

O conteúdo é geralmente filmado e editado profissionalmente, assim como as campanhas publicitárias ou programas de TVs convencionais.

IGTV é um formato que permite o criador aprofundar-se nos detalhes do conteúdo, pois os espectadores não querem apenas uma prévia, mas mais informações.

Você pode trabalhar com análises detalhadas de produtos, publicar conversas como as de um podcast ou gravar sessões de perguntas e respostas com os clientes.

IGTV também é um lugar para dar mais detalhes sobre ofertas e trabalhar vídeos com efeitos visuais de alta qualidade para impressionar seus espectadores.

As pessoas encontram muitas semelhanças entre o IGTV e o YouTube porque é onde os usuários encontram conteúdos de certos tópicos em detalhes, como, por exemplo, vídeos tutoriais ou educacionais.

No entanto, há várias diferenças entre IGTV e YouTube.

A começar pelo formato, todos os vídeos IGTV são verticais (embora você possa publicar vídeos também na horizontal). Já o YouTube é horizontal, como um filme.

Além disso, o YouTube também é mais um mecanismo de busca do que o IGTV.

A forma como os usuários encontram conteúdo no YouTube é parecida com a do Google, eles realizam buscas e recebem recomendações de vídeos relacionados.

Contras do IGTV

Você conheceu as vantagens do IGTV, mas para saber qual formato é melhor (Reels ou IGTV) ainda resta conhecer as desvantagens deste formato.

A principal desvantagem do IGTV é que há oportunidade de monetização.

Ao contrário do YouTube, não existe publicidade nativa na plataforma, o que significa que as marcas não têm motivação criar conteúdo.

Os vídeos IGTV não são tão pesquisáveis ​​quanto no YouTube.

As pessoas descobrem os vídeos IGTV com base no conteúdo exibido pelo algoritmo do Instagram, que por sua vez depende dos interesses do usuário e das contas que ele segue.

Portanto, se as pessoas não o encontram naturalmente, não há uma maneira real de promover seus vídeos IGTV para atraí-los.

Não há opções de edição para vídeos IGTV no aplicativo.

Você precisa fazer todas as edições separadamente e enviar o produto final, o que pode ser muito inconveniente se você pensar em alterações de última hora após enviar o vídeo.

O comprimento dos vídeos pode deter uma grande parte do seu público potencial com menor atenção. Se o seu conteúdo não chamar atenção logo de cara, eles podem não assistir até o fim.

Quando você deve usar Reels ou IGTV ou Stories?

Você pode estar se perguntando: afinal, qual é o melhor? Reels ou IGTV? E os Stories?

Você deve focar em criar conteúdo apenas para um formato ou combinar suas estratégias? Para uma determinada marca ou nicho, uma é melhor que a outra?

Infelizmente a resposta não é simples. Tudo depende do negócio, da marca que você deseja construir, de como você interage com seus clientes e dos recursos disponíveis.

Ao tomar uma decisão, considere alguns dos seguintes fatores:

Como acontece com qualquer conteúdo de marketing, você deve testar antes de fazer quaisquer suposições.

Nesse caso, você pode experimentar todos os três tipos de vídeo e ver como eles funcionam com seu público antes de decidir qual é o melhor para você.

IGTV geralmente é a melhor escolha para conteúdo educacional porque você tem 60 minutos de vídeo disponíveis.

Reels têm uma vida útil mais longa do que Stories e IGTV. Elas podem ser escolhidas pelo algoritmo do Instagram a qualquer momento, tornando-as mais prováveis ​​de serem encontradas por novos clientes em potencial.

Os Stories fornecem recursos distintos para seus seguidores no aplicativo Instagram e permitem que você inclua links para sites externos.

Além disso, você pode pagar para promover Stories e exibi-los no topo do seu perfil nos destaques. Estas são duas coisas que o Reels não pode oferecer.

Se você tiver recursos, uma sugestão é que você combine os três tipos de formatos de vídeo.

As pessoas usam o Instagram de maneiras diferentes e têm preferências diferentes para os tipos de conteúdo de que gostam de consumir.

Conclusão

O Instagram mudou muito nos últimos anos e as marcas que não acompanham as tendências estão ficando para trás.

A verdade é que o Instagram está sempre tentando adaptar a maneira como os usuários compartilham e interagem com o conteúdo para manter as pessoas em sua plataforma por mais tempo, para que possam aumentar os seus ganhos com anúncios.

IGTV, Stories e Reels são adaptações de outras plataformas de mídia social de sucesso, e uma maneira de o Instagram continuar a ser uma das mídias sociais em destaque.

É bem provável que novas formas de conteúdo de vídeo sejam lançadas no Instagram no futuro.

No entanto, por enquanto, considere como seu público consome conteúdo, analise os recursos que você tem disponíveis para criar vídeos e escolha uma combinação de Reels, IGTV e Stories que se adapte ao seu negócio.

Por fim, enquanto o Reels é perfeito para criar conteúdos de vídeos curtos que viralizam, os vídeos IGTV oferecem uma experiência rica em detalhes e informações.

Além de tudo, é muito importante levar em consideração todos os insights disponíveis do seu público-alvo.

Portanto, se você deseja melhorar sua presença de vídeo no Instagram, uma combinação de todos os formatos podem ajudá-lo a alcançar um público maior e ganhar novos seguidores.