Quer descobrir o que significa flopado no Instagram? Quer aprender como sair do flop e restabelecer o engajamento do seu perfil? Então continue lendo e aprenda tudo.
Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais com maior número de usuários ativos em todo o mundo. Só no Brasil, existem aproximadamente 119 milhões de usuários, sendo o terceiro país com mais usuários ativos, atrás apenas dos Estados Unidos e Índia.
De pessoas comuns que querem se conectar com amigos e familiares, até marcas e empresas em busca de novos clientes, o Instagram é o ambiente perfeito para criar e desenvolver novas conexões digitais.
Em todo o mundo, depois do Facebook, o Instagram é a plataforma preferida de 78% dos profissionais de marketing.
O Instagram é uma rede social imensa e atualmente conta com mais de 1,4 bilhões de usuários ativos mensalmente, sendo a quarta rede social com maior número de usuários ativos mensais.
Com todo esse crescimento, a rede social vem investindo em recursos e programas para incentivar usuários e marcas a criar conteúdo na plataforma.
Muita gente tem investido tempo e dinheiro na criação de conteúdo para sua audiência, por isso, esperam que todo esse esforço seja recompensado com muitas interações.
Mas e quando isso não acontece? E quando você cria conteúdo relevante e de qualidade, investe tempo e dinheiro, mas seus esforços não vingam? Isso pode significar que seu Instagram está flopado.
Continue lendo para descobrir mais sobre o que significa flopado no Instagram e como recuperar seu engajamento quando está flopado.
O que significa flopado no Instagram?
Flopado deriva de flop, que é uma palavra do idioma inglês e que significa fracasso.
Sendo assim, flopado no Instagram significa que uma publicação, ou até mesmo todo um perfil, não foi ou é capaz de obter volume significativo de engajamento como curtidas, comentários, reações e outros.
Meu Instagram parece estar flopado, como saber?
Agora que você sabe o que flopado significa no Instagram, é importante que você realmente consiga identificar se o seu Instagram está ou não flopado.
Para isso, o primeiro passo é entender o que é o flop.
Basicamente flop é quando você publica algo que recebe pouco ou nenhum engajamento. Então um Instagram flopado é um perfil com baixo engajamento em qualquer tipo de publicação.
Um dos métodos para saber se o seu Instagram está ou não flopado é observar a métrica de alcance. Para isso, você deve acessar o seu Instagram Insights e ver qual foi o alcance total das suas publicações nos últimos 7 e 30 dias.
Veja se o total de contas alcançadas pelas publicações correspondem a, pelo menos, o percentual mínimo de 17% esperado do seu total de seguidores.
Outro ponto a ser analisado é a taxa de engajamento. Você pode calcular sua taxa de engajamento e, depois, analisar se ela está ou não dentro do padrão de normalidade, que é 1,9% para todas as contas.
Em nosso guia completo sobre os tipos de influenciadores digitais, você encontra a taxa média de engajamento esperada para cada faixa de número de seguidores que uma conta possui.
Caso o volume de contas alcançadas esteja abaixo do percentual médio para o seu atual estagio atual, provavelmente seu Instagram está flopado.
Por exemplo, a taxa média de engajamento de cada conta, de acordo com seu número de seguidores, é:
- entre 1 mil e 10 mil seguidores, 4%;
- entre 10 mil e 50 mil seguidores, 2%;
- de 50 mil a 500 mil seguidores, 1,6%;
- de 500 mil a 1 milhão seguidores, 1,3% ; e
- acima de 1 milhão seguidores, 0,8%.
Além disso, para entender porque seu Instagram está flopado, você deve levar em conta a qualidade dos seus seguidores. Isso é crucial para saber exatamente o que está acontecendo.
Entendendo o porquê do seu Instagram estar flopado.
Seus seguidores são comprados? Seus seguidores vieram de sorteios? Seus seguidores são de aplicativos de ganho de seguidores?
Se você responder sim para alguma dessas perguntas, então já podemos entender melhor a razão do flop.
Seguidores adquiridos por compra, sorteios ou aplicativos, não são pessoas que seguiram você pelo seu conteúdo. Logo, não são o seu público e por essa razão não engajam.
À medida que não engajam, o Instagram mostra cada vez menos, por isso o perfil fica flopado. Mesmo que você tenha muitos seguidores, o alcance é reduzido significativamente.
Outro motivo do flop pode ser a idade do seu perfil. Muitos usuários trocam de conta por que perderam a senha, ou porque estão com preguiça de dar unfollow em muitos seguindo e, com isso, mesmo que estejam lá seguindo você não interagem.
Existe ainda um último motivo, que é a ausência de otimização das suas publicações. Embora publicar uma foto exija poucos toques na tela, existem uma série de otimizações para uma publicação chegar a mais pessoas.
O algoritmo do Instagram usa as informações fornecidas em cada postagem para definir para quem ele deve mostrar aquela publicação.
Sendo assim, se as informações da postagem forem pobres ou confusas, o algoritmo terá dificuldades em mostrar às pessoas certas.
Agora, quando você otimiza sua publicação, o algoritmo consegue entender para quem você criou o conteúdo e o mostra para essas pessoas.
Então se a publicação realmente for cativante, as pessoas que visualizarem provavelmente irão gostar.
Como recuperar o Instagram flopado?
Após você entender os motivos pelos quais o seu Instagram está flopado, é hora de agir e buscar formas de recuperar o engajamento e sair do flop.
Veja as soluções mais adequadas para cada motivo do seu Instagram estar flopado.
1 – Seguidores comprados, de sorteio ou de aplicativos e conta antiga.
Pode parecer radical, mas a melhor forma de resolver esse problema é remover todos esses seguidores. Para isso, você pode remover seguidores com quem teve menos interações e/ou remover manualmente.
Tente identificar esses seguidores para removê-los. Entre no seu perfil e toque em seguidores. Lá você encontrará sugestões do próprio Instagram de perfis com quem você teve menos interações. Após isso, remova esses perfis.
Se essa sugestão não aparecer, você terá que identificar esses seguidores e removê-los manualmente. Neste caso, alguns aplicativos de follows e unfollows – aplicativos que removem seguidores em massa – podem auxiliar você a identificar esses seguidores “fantasmas” que não engajam para removê-los.
Após remover esses seguidores, suas postagens serão exibidas apenas para quem seguiu seu perfil espontaneamente e tem sua conta ativa. Então é provável que o envolvimento dos seus seguidores cresça.
2 – Otimização das publicações.
Se você posta fotos sem pensar na sua legenda e inclui hashtags sem qualquer estratégia, você deve interromper essa prática agora mesmo.
Como dito, o algoritmo do Instagram usa as informações presentes na publicação para saber para quais pessoas exibir o conteúdo. Quando essas informações são pobres ou confusas, o desempenho da postagem é prejudicada.
Por essa razão, pense no algoritmo como o seu entregador. Forneça a ele as informações essenciais, da forma mais simples que conseguir. Isso ajudará você a solucionar o problema do Instagram estar flopado.
De forma prática, ao construir sua publicação considere:
- Inserir as palavras-chave na legenda da foto.
- Escolher os melhores tamanhos para sua foto.
- Usar uma mídia (foto ou vídeo) com a melhor qualidade.
- Postar nos melhores horários.
- Incluir hashtags relacionadas à publicação.
- Usar CTA na postagem ou legenda.
Além disso, busque publicar com regularidade. Poste pelo menos uma vez por dia. Quanto mais você postar, mais engajamento acumulará e, aos poucos, sua conta do Instagram sairá do flop.
Compartilhe suas publicações na página explorar e stories. Responda comentários e reações que receber no DM. Crie publicações cativantes e instigue as pessoas a comentarem a sua publicação.
3 – Turbine sua publicação.
Essa é uma alternativa viável para quem está sofrendo com o flop no Instagram. Turbinar uma postagem permite que o Instagram aumente o alcance da publicação rapidamente.
Turbinar uma postagem é um pouco diferente de patrocinar uma postagem. Turbinar funciona como um “tranco” que tira sua postagem do lugar, depois, ela “voa” sozinha (organicamente, após o término da turbinada).
Quando você turbina uma postagem, o Instagram atua de forma mais parecida a entrega de conteúdo por meio do alcance orgânico, dando assim uma chance de desflopar seu Instagram.
Mas isso só é possível em postagens estáticas do feed, tais como postagem única, vídeo em feed ou carrossel. Para Reels vai depender de quando você postou e os elementos presentes nele.
Para vídeos Reels, caso não possa turbiná-los, uma alternativa é patrocinar seus vídeos por meio do aplicativo de Anúncios do Facebook ou do Gerenciador de Anúncios.
Conclusão
Embora seja muito difícil continuar ativo no Instagram quando tudo o que você publica flopa, existem soluções que podem reativar o engajamento do seu perfil.
Como visto, existem alternativas – embora algumas realmente exijam decisões difíceis. Antes de você desistir ou criar um perfil novo, siga as dicas anteriores.
E não deixe perca a lição do seu erro caso você esteja com o seu Instagram flopado. Encare-o como um aprendizado e aplique as correções em seu próximo projeto.
Ninguém que cria conteúdo de alto valor e se dedica a entregar o seu melhor no Instagram deseja ver sua conta flopada, por isso, é importante que tenha muito cuidado para não cometer os erros descritos neste artigo.
Mas conta aí, você gostou das dicas? Você tem uma sugestão para sair do flop? Compartilhe nos comentários.