tamanho fotos Instagram
tamanho fotos Instagram

Melhores tamanhos para postar fotos no Instagram

Quer descobrir quais são os melhores tamanhos para postar fotos no Instagram? Então fique, leia até o final e descubra.

Escolher os melhores tamanhos para fotos do Instagram é uma ótima estratégia para obter mais engajamento.

Isso porque fotos com tamanhos adequados, além de serem mais atrativas, também influenciam em algumas métricas importantes como o tempo de visualização do usuário, o quê, por consequência, também impacta nas taxas de engajamento do perfil.

Com tantas opções de tamanhos de fotos para publicar, é natural que as pessoas se sintam confusas sobre qual é o melhor tamanho para as fotos do Instagram.

Por isso, neste artigo, você aprenderá quais são os melhores tamanhos para fotos e como editar sua foto para se adequar ao tamanho correto. Confira.

Por que é importante escolher o melhor tamanho para fotos no Instagram?

Existem vários tamanhos de fotos que você pode publicar no seu perfil do Instagram. No entanto, alguns podem contribuir consideravelmente para o aumento do seu engajamento.

O motivo é que alguns tamanhos de fotos são capazes de fornecer ao algoritmo do Instagram a ideia de que o usuário passou mais tempo vendo aquela foto.

Quanto maior for o tamanho da foto, maior é a probabilidade do usuário se interessar pela publicação e também se engajar com ela.

Além disso, conhecer os tamanhos ideais para fotos no Instagram é importante para outras coisas, como por exemplo anúncios.

Cada recurso do Instagram demanda um tamanho de foto específico. Só no feed do Instagram, por exemplo, há pelo menos três tamanhos de fotos que você pode usar na hora de publicar.

Já no Stories, só existe um tamanho disponível para você usar. Então se você dominar todos os tamanhos e saber quais são os melhores para suas fotos, poderá colher muitos benefícios.

Quais são os tamanhos para fotos no Instagram?

No Instagram existem basicamente três tamanhos para fotos no feed:

  • square: foto quadrada;
  • landscape: as imagens na horizontal, estilo paisagem;
  • portrait: as imagens na vertical.

Cada formato de foto tem suas dimensões em pixels padrão e o recomendado. O tamanho padrão é a dimensão mínima, e o recomendado é o tamanho de dimensão máxima.

Quando uma foto é publicada fora do tamanho padrão ou recomendado, o Instagram automaticamente redimensiona a foto. Por esse motivo, é muito importante conhecer as dimensões das fotos do Instagram.

1 – Dimensões para fotos – quadrado 1:1 (square).

A foto quadrada equivale a foto no formato 1:1 das câmeras dos dispositivos. Esse formato de foto é recomendado quando você quer obter uma foto mais centralizada que consiga captar bem o plano de fundo.

Neste formato, a dimensão mínima, isto é, a dimensão padrão, é de 600 x 600 pixels. Já a dimensão recomendada, em pixels, é de 1080 x 1080, que também equivale a dimensão máxima.

2 – Dimensão para fotos – paisagem 16:9 (landscape).

O tamanho de fotos landscape é raro de ser encontrado no Instagram. Esse tamanho é semelhante ao formato paisagem e causa a impressão de que a foto é pequena.

Geralmente, esse tamanho não possui utilidade para fotos. Ele é mais usado para imagens que envolvam algum tipo de anúncio e demandam mais largura do que altura.

Para esse formato, a dimensão padrão, em pixels, é de 600 x 315. Já a dimensão recomendada é de  1.080 x 608 pixels.

3 – Dimensão para fotos – retrato 4:5 (portrait).

Esse é o maior tamanho para fotos do Instagram para ser usado no feed. Esse tamanho de foto é perfeito para o feed e chama muita atenção. Ele é ótimo para valorizar fotos em que o elemento central demande mais altura sem perder as dimensões máximas de largura da foto.

Esse tamanho é o preferido quando se deseja uma foto que realmente se destaque no feed e atraia mais atenção.

Este formato tem como dimensão padrão 600 x 750 pixels e, como dimensões recomendadas, 1.080 x 1.350 pixels.

Tamanho para fotos nos stories.

Se você tira suas fotos diretamente da câmera do aplicativo do Instagram, então não há com o que se preocupar em relação ao tamanho, pois o próprio aplicativo registra a foto nas dimensões certas.

Mas se você for tirar sua foto usando a câmera do dispositivo, neste caso é bom checar as configurações. Muita gente pensa que basta tirar a foto na vertical, mas não é só isso.

Aparentemente a foto encaixa perfeitamente nos Stories quando você registra a foto na vertical, mas talvez você esteja perdendo a oportunidade de fazer o registro com a proporção correta e publicar um storie mais incrível.

Isso porque muitas câmeras de smartphones usam toda a tela para tirar a foto na proporção “full” ou 1:2, quando a proporção ideal para stories é a 9:16.

Sendo assim, antes de tirar suas fotos para stories direto da câmera do seu dispositivo, configure a câmera para a proporção de tela 9:16.

Quanto as dimensões de imagens em pixels para stories, o tamanho ideal é 1.080 x 1.920.

Qual é o melhor tamanho para fotos no Instagram?

O melhor tamanho para foto do Instagram é o portrait com proporção de tela 4:5 para fotos, e com dimensões em pixels de 1.080 de largura por 1.350 de altura para imagens.

Este é o melhor tamanho porque é o que mais possui capacidade de atrair a atenção dos espectadores. Dificilmente uma publicação com essas dimensões passa despercebida no feed de notícias de alguém.

Para você tirar fotos com este tamanho, você deve selecionar em seu dispositivo a proporção de tela 4:5. Como este tamanho de foto possui mais altura do que largura, o método ideal para aproveitá-lo ao máximo é fotografar elementos com mais altura.

Esse tamanho de imagem é perfeito para fotos em que a pessoa está de pé, capturando o corpo todo com uma bela paisagem de fundo.

Conclusão

Agora que você sabe qual é o melhor tamanho para fotos no Instagram é só você por em prática. Lembre-se que embora o tamanho portrait seja o melhor, ele não é adequado para todo tipo de foto.

Sendo assim, antes de registrar uma foto nesse tamanho para postar no Instagram, analise antes se o que deseja capturar não será mais valorizado em outros tamanhos.

Por fim, sempre que for criar uma imagem, não se esqueça de usar as dimensões em pixels recomendadas, pois elas poderão conferir qualidade máxima à suas imagens.

Você curtiu?