Por que meu alcance do Instagram diminuiu? Entenda!

alcance instagram diminuiu

Quer saber por que seu alcance no Instagram diminuiu? Quer melhorar o alcance das suas publicações no Instagram? Então leia até o final e descubra.

Por que meu alcance do Instagram diminuiu?

Se o alcance do seu Instagram diminuiu, é provável que a causa disso seja porque suas publicações não estão otimizadas para a plataforma e/ou não esteja seguindo as melhores práticas de publicação.

Para entender porque o alcance do seu Instagram diminuiu, é importante entender como funciona o algoritmo do Instagram.

O algoritmo desempenha o papel de entregar publicações aos usuários da plataforma. Há um algoritmo para cada formato do Instagram, isto é, existem três algoritmos: para o feed, Reels e IGTV.

Esse algoritmo monitora o desempenho de um post nas primeiras horas de publicação. Quando ele identifica que o post apresenta baixo engajamento, o algoritmo tende a exibir a publicação para menos usuários.

Por isso, para evitar que o alcance do seu Instagram diminua, você deve otimizar suas publicações para o algoritmo, além de adotar as melhores práticas de publicação.

A seguir, veja o que você pode fazer hoje para aumentar o alcance do seu Instagram.

Algoritmo vs alcance orgânico: impacto no alcance do instagram

Qualquer pessoa que lida diretamente com mídias sociais sabe o quão valioso é o alcance orgânico de uma publicação, por isso não é nada agradável saber que o alcance do Instagram diminuiu.

O alcance orgânico é desejado porque é gratuito e espontâneo, levando milhões e milhões de usuários a competirem por atenção.

Sabe-se que o alcance orgânico não é algo fácil de se obter, pois requer habilidade e muito conhecimento do algoritmo do Instagram, afinal, ele desempenha um papel fundamental nesse resultado.

O Instagram usa um algoritmo complexo para definir quais publicações exibir a cada pessoa. Segundo o próprio Instagram, as postagens são exibidas aos usuários com base em:

  • Atividade — que tipo de posts você gosta e interage.
  • Relacionamento — seu histórico de interação com o conteúdo de postagem da conta.
  • Informações sobre a conta que postou.
  • Informações sobre o post individual — quão popular ele é e que conteúdo ele inclui.

O algoritmo do Instagram aprende os gostos dos usuários à medida que eles usam a mídia social e, dessa forma, define como exibe as publicações para eles.

Embora o Instagram negue que ele limita esse alcance, pois até 2016 os usuárias viam cerca de apenas 10% das publicações em seu feed, o Instagram mudou para focar em postagens de familiares e amigos, enquanto que as contas comerciais necessitam de mais trabalho para serem mais visíveis.

As contas comerciais precisam se esforçar mais na plataforma para obter mais alcance, sendo assim, se você tem uma conta comercial, se o alcance do seu Instagram diminuiu, saiba que isso é normal.

Então para reverter isso, é muito importante que, independentemente de sua estratégia, mantenha um fluxo constante de postagens e nunca pare de testar.

Aqui estão algumas táticas e configurações que você pode testar para melhorar seu alcance orgânico no Instagram.

Use todos os formatos de postagens do Instagram

O Instagram possui vários recursos e formatos de publicações que diversificam as possibilidades de uso do aplicativo. Eis algumas delas:

  • Uma única foto, carrossel de fotos e vídeos curtos no seu feed.
  • Story, incluindo opções para lentes AR, pesquisas, perguntas, links e outros.
  • Destaques.
  • Reels.
  • IGTV.
  • Live – Transmissões de vídeo ao vivo do Instagram, incluindo transmissões compartilhadas com outras contas.
  • Guias, que são coleções de posts em torno de um tema específico.
  • Recurso Compras no Instagram.

Em se tratando de mídias sociais, às empresas é recomendado escolher uma ou duas mídias sociais para focar na criação de conteúdo. Dentro dessas mídias, deve-se usar todos os diferentes formatos disponíveis para maximizar os resultados.

Sendo assim, postar nesses formatos desenvolve uma presença permanente, com constância de publicações de conteúdo, assim garantindo o alcance de potenciais seguidores em qualquer lugar da plataforma.

Publique conteúdo que está em alta no Instagram

Se você visitar a guia Reels do Instagram perceberá que vários dos vídeos que estão em alta são parecidos. Geralmente, danças ou challengers que viralizam no aplicativo é repetido por milhões de usuários.

Isso ocorre porque, quando um conteúdo viraliza na plataforma, o algoritmo começa a por em alta todos os vídeos que estão acompanhando a tendência do momento.

Sendo assim, se você quer ter mais alcance no Instagram, publique vídeos no Reels usando o conteúdo que está em alta no aplicativo.

Não basta apenas criar o vídeo com o mesmo conteúdo, na momento de publicar, use as hashtags e palavras-chave do conteúdo viral na legenda, assim também a música ou áudio, quando for o caso.

Use hashtags de alta popularidade se o alcance do seu Instagram diminuiu

Para ter mais alcance no Instagram é importante usar as melhores hashtags em seus posts. Se você selecionar boas hashtags, com certeza verá um grande aumento do alcance das suas publicações.

Você pode pecar ao usar hashtags em suas publicações simplesmente por usar a estratégia errada. Você usa hashtags de forma errada toda vez que não se preocupa com a popularidade e relação dela com a sua publicação.

Para escolher boas hashtags, você deve fazer uma pesquisa minuciosa no Instagram e verificar o volume de publicações de cada tag, pois de nada adiantará usar tags que não são populares porque elas não exibirão sua publicação para praticamente ninguém.

Sendo assim, considere selecionar boas hashtags para seus posts, dessa forma você evitará que o alcance do seu Instagram diminua.

Ative o compartilhamento de publicações em stories do Instagram para aumentar o alcance

Seus posts do Instagram são compartilháveis? Você pode habilitar opções em suas configurações de stories para permitir que as pessoas compartilhem seus posts em stories, seja em seu próprio story ou em direct.

Alguns usuários mantêm esse recurso desativado porque querem controle sobre seu conteúdo. Mas isso é contra o espírito das mídias sociais e limita desnecessariamente seu alcance orgânico no Instagram.

Quando você permite que as pessoas compartilhem seus posts em seus stories, você abre oportunidades para elas recomendarem o seu conteúdo, e assim, você obtém novos seguidores.

Para ativar o recurso de compartilhamento de stories, siga essas estapas: vá em configurações> privacidade> story> na seção compartilhamento ative a opção permitir recompartilhamento no Stories.

Publique nos melhores horários

Alterar o período em que você posta conteúdo pode fazer uma grande diferença se você quer que seu alcance do Instagram não diminua.

Lembre-se, o algoritmo do Instagram valoriza o conteúdo por ser recente. Então seu objetivo é postar quando seus seguidores estão online para que seus posts vá para o topo do feed.

O Instagram Insights é o primeiro lugar para começar. Lá você terá uma ideia de quando seus seguidores são mais propensos a estar online e ativos.

Se eles virem suas postagens, suas interações voltarão ao algoritmo do Instagram para aumentar seu alcance orgânico.

A frequência de seus posts também pode fazer a diferença. Você quer postar com frequência o suficiente para ser notado pelo algoritmo e continuar aparecendo nos feeds de seus seguidores.

Mas se você exagerar, corre o risco de sobrecarregar seus seguidores com muitas postagens.

Como regra geral, sugerimos, no mínimo, um post por dia e não mais do que três por dia. (Claro, pode haver exceções, como se você usar stories para enviar lembretes de algum evento ao vivo).

Cada conta é diferente. Vale a pena experimentar com diferentes frequências para ver o que funciona para você e seu público.

Lembre-se, pode levar algumas semanas para que os resultados das mudanças fiquem claros, então faça um plano para testar o tempo e a frequência pós-teste.

Conclusão

Seus seguidores são o seu melhor caminho para maior alcance orgânico no Instagram. Eles têm o potencial de interagir e compartilhar seu conteúdo de mídia social com um público muito mais amplo do que você poderia alcançar por conta própria.

Siga seus seguidores se eles tiverem perfis públicos. Responda seus comentários e mantenha a conversa nas respostas. Monitore suas mensagens e nunca fique sem respondê-las.

Vale sempre lembrar que as mídias sociais têm como base a interação. Todo mundo quer ter uma resposta e se sentir visto. Então, quando você está respondendo seus seguidores, eles sentem-se valorizados e instigados a interagir mais.

Leia Mais
alcance e impressões no instagram
O que é impressões no Instagram? Saiba o que significa!