O que é low profile e seus 6 hábitos nas redes sociais

low profile o que é
Publicidade

De tempos em tempos surgem novas expressões na internet e a mais recente delas é low profile.

Low profile é uma expressão original do inglês, que traduzida para o português brasileiro significa “baixo perfil”.

A tradução dessa expressão não dá muitas pistas do que se trata, então é natural ficar confuso ao conhecê-la.

A seguir, vamos explorar com mais detalhes o que significa low profile nas redes sociais.

Entenda como um low profile se comporta nas redes sociais, quais são suas características e como isso pode influenciar em seus relacionamentos.

Além disso, discutiremos se ser discreto é algo positivo ou negativo e como você pode aplicar essa ideia em sua vida.

Boa leitura!

O que é low profile?

As redes sociais são agora como um diário público da vida das pessoas.

Neles, as pessoas mostram o que estão fazendo, com quem estão fazendo, onde estão, e também compartilham seus pensamentos e opiniões mais íntimos.

Para a maioria, postar fotos e vídeos pessoais nas redes é um hábito.

Grande parte delas não vê sentido em ir a algum lugar incrível, ou estar diante de um momento especial, sem que isso seja devidamente registrado e compartilhado em sua rede de amigos.

De fotos de drinks a closes elegantes, todos os lugares estão inundados de fotos e vídeos da vida das pessoas, sejam elas conhecidas ou completamente desconhecidas.

Porém, em meio a toda a massa de gente que segue tornando pública sua intimidade, eis que o “low profile” surge para romper com o “sistema”.

E quem é o low profile?

Low profile é uma pessoa que não tem o hábito de postar fotos ou vídeos nas redes sociais.

Uma pessoa low profile nas redes sociais dá poucas pistas aos “stalkers” da sua intimidade no geral, tornando o trabalho destes mais difícil que o normal.

Quais são os tipos de low profile?

Publicidade

Ao contrário do que se pensa, há mais de um tipo de low profile nas redes sociais. Vamos conhecer os dois tipos.

Low profile do tipo inativo.

O primeiro tipo é aquele que, embora tenha um perfil, é praticamente inativo nas redes sociais. Não curte, comenta ou visualiza publicações.

Geralmente, esse tipo de low profile é aquele que em uma roda de amigos, por exemplo, está totalmente por fora do assunto, porque não acompanha as redes sociais.

Low profile do tipo ativo.

Esse tipo de low profile é aquele que acompanha tudo da redes dos outros, mas não publica nada na dele.

Um low profile pode perfeitamente acompanhar tudo o que acontece, como visualizar e curtir várias postagens, mas não expor quase nada da sua vida pessoal.

É muito comum esse tipo de low profile aparecer apenas quando resposta uma publicação em que foi marcado.

Para além disso, ele dificilmente publica algo, então não dá para saber muita coisa a respeito desse tipo de low profile além do que segue ou acompanha.

Por que uma pessoa se torna low profile?

Publicidade

Há quem diga que ser low profile é uma escolha consciente. No entanto, na maioria das vezes, este não é o caso.

O low profile é considerado um estilo de vida e, portanto, suscetível a adeptos. Mas também existem aqueles que naturalmente se tornam low profile.

Um estudo aponta que as pessoas tendem a postar mais no Instagram quando estão mais ativas socialmente, como quando viajam, por exemplo.

Portanto, baixa atividade social pode ser uma razão para uma pessoa estar na condição de low profile. Como ela entende que não há nada de interessante em sua vida para publicar, ela não publica.

Esse mesmo estudo também aponta outro motivo que leva uma pessoa a postar com frequência nas redes sociais, o narcisismo.

Segundo o estudo, “Os narcisistas preferem comunidades online que consistem em relacionamentos superficiais, pois têm controle total sobre sua autoapresentação – o que significa que podem se apresentar de um número indefinido de maneiras (Manago et al., 2008, Sheldon, 2015).”

As pessoas que não são narcisistas tendem a ter baixa atividade nas mídias sociais, pois não estão interessadas em criar uma imagem de si mesmas para as pessoas.

Essa pode ser uma das muitas razões pelas quais alguém é low profile, além de possivelmente ser uma escolha de estilo de vida.

6 hábitos de um low profile nas redes sociais

Vejamos alguns dos hábitos comuns dos low profile nas redes sociais. Confira.

1 – Poucas fotos no feed.

Publicidade

Um autêntico low profile sempre terá pouquíssimas fotos publicadas em seu perfil. As postagens do feed dele, ou dela, geralmente, apresentam intervalos longos de tempo.

2 – Não posta stories, mas às vezes recompartilha algo.

Assim como acontece no feed, nos stories, o low profile não costuma publicar nada. Quando publica algo, normalmente é uma foto ou vídeo em que foi marcado nos stories de alguém.

E é bem provável que só tenha postado porque os amigos o pressionaram a fazer isso.

3 – Demora responder mensagens no DM ou chat.

Low profile é aquele que não se preocupa em responder rapidamente as mensagens que recebe no Direct Message (DM) ou chat.

Eles podem levar horas, dias ou até mesmo semanas para responder. Ah, e se mensagem está na guia “solicitações” então é provável que não seja vista.

4 – Não compartilha informações pessoais.

Um low profile não compartilha informações pessoais em suas redes sociais, como localização, relacionamento amoroso ou dados profissionais. Eles preferem manter a privacidade.

Então não espere uma bio com seus hobbies, idade, paixões e outros. Tudo o que é pessoal, dificilmente está aberto para o público.

5 – Não curte ou comenta muitas publicações.

Publicidade

Ao contrário dos usuários que estão sempre interagindo nas redes sociais, o low profile geralmente não curte ou comenta muitas publicações. Eles preferem ficar na sua e não chamar a atenção.

6 – Não se envolve em discussões acaloradas.

Por fim, os usuários de low profile tendem a evitar discussões acaloradas nas redes sociais. Eles não gostam de polemizar e preferem manter a paz e tranquilidade em seus perfis.

Estes são alguns dos hábitos comuns dos usuários que preferem manter um baixo perfil nas redes sociais. É uma escolha pessoal e que deve ser respeitada, pois cada um tem suas próprias razões para agir assim.

Low profile como um estilo de vida

Nos últimos anos tem havido muitas discussões sobre privacidade de dados e também sobre como as redes sociais afetam a qualidade de vida das pessoas em geral.

Quando você decide analisar os impactos do uso frequente das redes, rapidamente percebe como elas são consideradas mais prejudiciais do que benéficas para as pessoas.

Basicamente, seus dados e comportamento de uso são constantemente monitorados e “vendidos” para empresas que oferecem produtos e serviços baseados em seus dados sem que você tenha aprovado.

Além da privacidade, existem os efeitos das redes sociais no bem-estar das pessoas. Muitos se sentem mal porque acreditam que não são tão felizes quanto as pessoas de sua rede.

Coisas assim fazem com que muitas pessoas optem por se distanciar das redes sociais. Eles começam a evitar a exposição desnecessária ao mundo virtual.

Como estilo de vida, o low profile pode trazer benefícios, embora seja quase impossível evitar o contato total com a internet.

Como ser um low profile?

Publicidade

Se você está decidido a se tornar um low profile, estes são alguns passos simples que você pode seguir para ter êxito em seu objetivo. São eles:

  1. desativar notificações das suas redes sociais;
  2. definir um alerta de tempo limite de uso diário das redes sociais;
  3. redefinir configurações de compartilhamento de dados com as suas redes sociais;
  4. concentrar-se ou iniciar novas em atividades presenciais;

Estas são algumas das etapas para ser um low profile.

Como você percebeu, o primeiro passo é desligar as notificações do aplicativo da rede social.

Se for algo extremo para você, uma alternativa é gerenciar as notificações para receber apenas aquelas que considera essenciais, como mensagens recebidas ou comentários.

Além das notificações diretas no seu dispositivo, você pode desabilitar as notificações de suas mensagens de e-mail e sms, que também costumam ser enviadas pelas redes sociais.

O próximo passo é criar um limite de tempo para usar as mídias sociais.

Publicidade

Aplicativos como Instagram e TikTok permitem ativar um alerta que aparece quando você atinge um tempo de uso do aplicativo.

As outras etapas são complementares.

Se está preocupado com os seus dados, também é possível limitar o acesso aos seus dados que as redes sociais dão aos seus anunciantes.

Por fim, focar nas atividades presenciais ou iniciar uma nova é importante para você ocupar seu tempo e não permitir que a ociosidade o puxe para as redes.

Conclusão

O low profile é um estilo de vida que pode ser adotado conscientemente ou de forma natural, e que se caracteriza pela discrição e simplicidade nas redes sociais.

Aqueles que seguem esse estilo de vida geralmente possuem hábitos específicos, como a moderação no uso das redes, a valorização do tempo off-line, a privacidade e a busca por conexões verdadeiras com pessoas próximas.

Outros hábitos comuns incluem a não exposição excessiva de suas opiniões e de sua vida pessoal, o cuidado com o que compartilham on-line e a prática da reflexão antes de postar.

Ao adotar esses hábitos, as pessoas que seguem o low profile podem desfrutar de uma maior paz de espírito, bem-estar e equilíbrio na vida digital.

Embora esse estilo de vida possa não ser para todos, é importante lembrar que cada pessoa é única e deve buscar o que funciona melhor para si.

Se você está em busca de uma vida mais equilibrada e saudável nas redes sociais, vale a pena refletir sobre os hábitos que você tem atualmente e considerar se o low profile pode ser uma opção interessante para você.

Publicidade

Você curtiu?

×