anúncio rejeitado Facebook
anúncio rejeitado Facebook

Anúncio rejeitado no Facebook? Saiba como solucionar

Neste artigo, descubra como dar um jeito quando um anúncio viola alguma das regras do Facebook e acaba impedido de ser veiculado.

Você leu, estudou e assistiu a vídeos de especialistas falando sobre como anunciar no Facebook é uma estratégia eficiente para negócios, então decidiu que era hora de começar.

E começou.

Você aplicou várias dicas de como criar anúncios no Facebook: priorizou pela mensagem clara e única, criou uma chamada para ação forte e irresistível, incluiu Storytelling porque viu como os dados comprovavam a eficácia dessa técnica, definiu públicos personalizados.

Então, 24h se passaram e o pior aconteceu.

A indesejada notificação de e-mail surgiu na sua tela, dizendo que você violou as Políticas de Publicidade e sabe-se lá o que mais do Facebook.

“O quê!? Que violação eu cometi!?”

Por um instante, você para e pensa que todo aquele esforço para criar um anúncio de sucesso no Facebook não adiantou de nada.

Decepcionante, não?

Mas, ei, tem um jeito de resolver isso.

Seu anúncio ainda pode voltar para o jogo.

A seguir, saiba como resolver o problema de anúncio rejeitado no Facebook.

Anúncio rejeitado no Facebook: passo a passo para resolver.

Quando um anúncio que você coloca para rodar no Facebook é rejeitado, você recebe um amargo e decepcionante e-mail informando isso.

É uma situação desagradável, especialmente porque você dedicou tempo, estudo e dinheiro para criar aquele anúncio.

Você esperava que ele gerasse resultados positivos, tinha certeza disso, mas tudo que recebeu foi uma notificação de que foi rejeitado.

Bem, a boa notícia é que não é o fim do mundo.

Certo, você teve um anúncio rejeitado no Facebook porque, algum ponto (que você talvez não tem a mínima ideia de qual seja) está em desacordo com as Políticas de Publicidade, Políticas Comerciais e outros padrões do Facebook.

Mas há um jeito de você se livrar dessa dor de cabeça.

Acesse o e-mail que notifica a rejeição e, a partir dele, você será direcionado para a Qualidade da Conta, uma página onde você poderá analisar o status de contas comerciais, catálogos, Páginas e contas de anúncios.

É nela que você saberá o motivo do anúncio rejeitado no Facebook.

Quando souber o motivo (dica: lembre-se de anotá-lo para nunca mais esquecer), você terá as seguintes opções para resolver o problema:

  • editar o anúncio para deixá-lo cumprindo as regras do Facebook;
  • criar um novo anúncio já cumprindo as regras do Facebook;
  • solicitar outra análise do anúncio porque você acredita que a rejeição foi um engano — seu anúncio está sim cumprindo as regras do Facebook.

Vamos explicar as opções.

Edite o anúncio.

Você pode cometer violações maiores ou menores ao criar um anúncio no Facebook.

Se forem menores, maravilha, quer dizer que poderá corrigi-las através da edição e, então, colocar o anúncio de volta no jogo.

“Mas onde especificamente podem estar essas violações?”

As violações podem estar em alguns pontos do anúncio, como:

  • imagem;
  • vídeo;
  • texto;
  • página de destino.

Primeiro, você precisa descobrir em qual desses pontos está a violação para, em seguida, editar o anúncio e torná-lo “novo” para o Facebook.

Imagem

As regras do Facebook dizem que apenas 20% de uma imagem deve ser ocupada por textos ou logos, portanto, preze sempre pela clareza. Fuja das imagens poluídas.

Você pode evitar esse problema antes mesmo de colocar um anúncio para rodar.

Acesse a ferramenta de sobreposição de texto que o próprio Facebook oferece e confira se a imagem está nos conformes.

Outras coisas que tornarão o anúncio rejeitado no Facebook:

  • imagens sensacionalistas;
  • imagens com antes/depois de pessoas que fizeram dietas e procedimentos estéticos;
  • imagens com conteúdos adultos, como armas, drogas, apelação sexual e produtos ilícitos — às vezes, se a imagem conter mais exposição de pele do que o Facebook considera aceitável, o anúncio também será rejeitado.

Vídeo

Assim como acontece com as imagens, nos vídeos também é preciso atentar-se para os 20% permitidos para textos e logo na capa do vídeo, isto é, na thumbnail.

Já com relação ao limite de textos dentro do vídeo, sem problemas, você é livre para adicionar a quantidade que achar necessária para cumprir com o objetivo do anúncio.

Além disso, também fuja de conteúdos adultos, que façam apologia às drogas ou que apresentam nudez ou conteúdos de terceiros, como trechos de filmes, seriados, programas de TV e músicas com direitos autorais.

Texto

Textos em tons apelativos e promessas mirabolantes, por exemplo, acabarão com um anúncio rejeitado no Facebook.

Dessa forma, textos delirantes como “REVELADO! Como ganhar 25.000 por mês sem sair de casa” ou “Como perder barriga definitivamente” lançarão qualquer anúncio direto na gaveta de rejeitados.

Página de destino

Ao direcionar o público-alvo do anúncio para uma página de destino estratégica, cuidado.

Algumas páginas de destino são proibidas, como as que possuem promessas apelativas ou um pop-up que impede os usuários de saírem dela.

E mais: se a página de destino não estiver funcionando ou se for sobre algo desconexo com o assunto do anúncio, também estará violando as regras do Facebook.

Crie um novo anúncio.

Aqui, há dois cenários: ou você simplesmente decidiu criar um novo anúncio (às vezes, editar um anúncio para deixá-lo cumprindo as regras do Facebook pode ser cansativo), ou realmente não foi possível editar o anúncio por conta dos tipos de violações.

Solicite nova análise do anúncio rejeitado.

É verdade que tecnologias são eficientes e cometem menos erros que os seres humanos, mas não estão 100% livre de falhas. Ou seja: um anúncio rejeitado no Facebook pode sim ter acontecido por engano.

Diante disso, acesse a página Qualidade da Conta e solicite outra análise da rejeição do anúncio.

Você poderá acompanhar a qualquer momento o status da análise. Se a rejeição tiver sido um engano, o anúncio voltará a ser veiculado, mas se for rejeitado novamente, você não poderá mais pedir outra análise para aquele anúncio.

Leia também: Como mudar pagamentos de anúncios do Facebook e Instagram

Agora que você sabe como resolver o problema de anúncio rejeitado no Facebook.

Infelizmente, qualquer um que começar a investir em tráfego pago estará sujeito a possibilidade de ter um anúncio recusado no Facebook.

Se não acontecer, ótimo, mas se acontecer, siga o passo a passo acima e busque evitar essa dor de cabeça.

Por fim, você viu alguns pontos que fazem um anúncio ser rejeitado, dessa forma, no próximo anúncio que criar, foque nessas boas práticas.

Você curtiu?