Dropshipping ou afiliado: como descobrir o melhor para você

dropshipping ou afiliado
Publicidade

Você quer escolher entre dropshipping ou afiliado, mas não sabe qual deles é a escolha mais assertiva, certo?

Todos nós sabemos que decisões erradas e apressadas geram complicações estressantes — e nenhum de nós quer isso.

No mundo do empreendedorismo, alguns fatores são os responsáveis por guiar você na tomada das melhores decisões.

Atente-se, porém, ao seguinte detalhe: estamos nos referindo a tomar as melhores decisões “para você”, e não para todas as pessoas.

Afinal, o que é vantajoso para um perfil empreendedor pode não ser para outro.

Isso, é claro, está estreitamente ligado à tomada de decisão de ser um profissional de dropshipping ou atuar como afiliado.

Preparamos um conteúdo esclarecedor sobre o assunto.

Boa leitura!

Qual é a diferença entre dropshipping e afiliado?

Ainda que o dropshipping e o marketing de afiliados sejam similares em certos aspectos, como o baixo custo de entrada e o fato de não precisarem realizar o envio de produtos, eles dizem respeito a modelos de negócio distintos.

Nesse sentido, a melhor forma de esclarecer essa diferença é definindo o que cada um deles é. Confira.

O que é dropshipping?

De forma simplificada, quando se trabalha com dropshipping, basicamente o que acontece é: você tem uma loja virtual, mas não precisa manter um estoque de produtos para fazê-la funcionar.

E isso é maravilhoso porque evita gastos e complicações irritantes inerentes à gestão de estoque.

Sem falar que dá muito menos trabalho que montar um e-commerce do zero.

Aliás, como você não mantém um estoque aqui, sempre que um cliente entra na loja e adquire um item, você compra o produto de terceiros, ou seja, de fornecedores.

Ah, e você não precisa se preocupar nem em embalar os produtos e muito menos em enviá-los para os clientes.

Quem faz tudo isso é o fornecedor.

O que é marketing de afiliados?

Você já deve ter visto, e provavelmente mais de uma vez, aqueles influenciadores digitais divulgando o produto/serviço de uma marca.

Também já deve ter visto anúncios enquanto rolava o feed do Instagram que divulgavam um novo curso sobre como ganhar dinheiro na internet ou algo do tipo.

Bem, esses cenários exemplificam muito bem o que é o marketing de afiliados.

Além do mais, trata-se de um modelo de negócio por meio do qual um empreendedor, aqui chamado de afiliado, promove os serviços/produtos de outras marcas.

De forma resumida, o afiliado recebe um link exclusivo de um produto/serviço e o divulga para potenciais clientes.

Estes irão clicar nele e, eventualmente, realizar a compra.

Nesse processo, quando você consegue vender um produto/serviço, gera receita para si mesmo por meio de uma taxa de comissão e, ao mesmo tempo, para a empresa a qual se “afiliou”.

Vantagens e desvantagens: dropshipping e afiliado

Publicidade

Seja trabalhando com dropshipping ou como afiliado, os dois modelos de negócio possuem pontos positivos, que farão você desejar iniciar o seu negócio o quanto antes, mas também pontos negativos.

Entender a fundo sobre esses componentes é primordial antes de escolher de que forma você irá empreender.

Sendo assim, para que saia deste conteúdo com um bom norte, abordamos as vantagens e desvantagens tanto do marketing de afiliados quanto do dropshipping.

Vantagens do dropshipping

Ser proprietário de um negócio dropshipping tem diversos benefícios, e o baixo custo para iniciar esse modelo de negócio é um dos principais.

Isso ocorre porque você não precisa pagar para fazer a manutenção de estoque e muito menos para manter funcionários, por exemplo.

Relacionado a essa vantagem, está o próprio estoque.

Ao se trabalhar com dropshipping, ao contrário do que acontece quando se é o dono de uma loja física, você não precisa investir para manter um estoque.

Além disso, é muito barato criar uma loja virtual com sites para criar dropshipping especializados nesse tipo de empreendimento.

Outro ponto positivo diz respeito à possibilidade de promover diversos tipos de produtos.

Isso quer dizer que você pode, por exemplo, divulgar tanto produtos eletrônicos quanto produtos de casa em sua loja online.

No fim das contas, o dropshipping é o “ingresso barato” para o mundo do e-commerce.

À medida que seu negócio evoluir, você será capaz de ter mais independência até chegar ao ponto em que poderá vender produtos do próprio estoque.

Desvantagens do dropshipping

Publicidade

Apesar dos benefícios que acabamos de conferir, o dropshipping também tem desvantagens.

Uma delas é a concorrência, uma vez que o mercado online é altamente competitivo e torna-se ainda mais quando se trata do dropshipping.

Basta ter em mente que há outras lojas virtuais promovendo exatamente os mesmos produtos que você.

A falta de controle também é um ponto negativo do dropshipping.

Não ter que se preocupar com processos logísticos é uma característica maravilhosa desse modelo de negócio, mas… e se o fornecedor que você escolheu for desleixado e deixar as entregas atrasarem?

No final das contas, se isso acontecer, quem ficará com a reputação prejudicada é você, e não ele, por isso essa falta de controle é — ou pode ser — um ponto negativo.

Veja: falamos que “pode” porque isso vai depender do fornecedor com o qual você firmou parceria.

Desde que ele seja um fornecedor confiável, os processos logísticos serão satisfatórios.

Ah! E ainda podemos incluir o fato de que você precisará criar seu negócio dropshipping do zero, o que sem sombra de dúvidas exige muito trabalho e dedicação.

Vantagens de ser afiliado

Publicidade

Por outro lado, quando se trata dos benefícios de ser um afiliado, o fato de você conseguir adotar uma estratégia barata nesse modelo é um dos pontos altos.

De forma prática, o afiliado consegue fazer a divulgação dos produtos/serviços por meio de redes sociais, como o Instagram e o Facebook, e de plataformas como o YouTube.

Ele não precisa pagar nada para usá-las, basta criar um perfil, fazer o SEO do jeito certo (pois isso vai aumentar o alcance das divulgações dos produtos/serviços) e, claro, implementar as estratégias de marketing de afiliados mais adequadas.

Outro ponto atraente de ser um afiliado está no fato de você não precisar investir tempo e dinheiro para desenvolver um produto, pois uma empresa já fez isso.

Tudo o que você precisa fazer é promovê-lo do jeito certo e lucrar com isso.

Até mesmo nesse ponto é possível identificar mais vantagens em ser afiliado.

Há milhares de marcas e empresas que estão em busca de parceiros afiliados e que oferecem todo o suporte necessário para orientá-los na promoção dos seus produtos.

Os melhores programas de afiliados te dão todo o material e preparação necessária para você já começar e ter sucesso.

E não podemos esquecer da flexibilidade que um afiliado ganha: ele pode escolher em quais horários irá trabalhar, por quantas horas fará isso, bem como quais produtos/serviços irá promover.

Desvantagens de ser afiliado

Publicidade

Levar em conta as desvantagens de ser um afiliado também é crucial para se fazer uma escolha assertiva.

Um dos principais pontos negativos desse modelo está atrelado à escolha do nicho.

Isso acontece porque existe um turbilhão de produtos e serviços que um afiliado pode divulgar.

Escolher o errado ou demorar mais tempo do que deveria para escolher algum pode ser decisivo para o sucesso, especialmente quando se é iniciante.

A solidão é outra desvantagem a ser considerada para quem quer ser um afiliado.

A não ser que, com o tempo, você potencialize o seu negócio e passe a ter uma equipe ao seu lado, irá trabalhar sozinho — e a solidão pode ser desanimadora.

Por último, podemos destacar a falta de controle.

Um afiliado não tem controle sobre como será o design da página de venda de um produto, por exemplo, nem sobre como a empresa a qual se afiliou fará o atendimento ao cliente.

Qual é o melhor: dropshipping ou afiliado?

Publicidade

Não existe uma resposta absoluta, afinal, muitas variáveis estão imersas nesse questionamento: perfil do empreendedor, nicho de atuação, se vai haver investimento inicial ou não, planos futuros, rentabilidade, vantagens e desvantagens… e a lista continua.

O que você, empreendedor, deve fazer é ponderar qual modelo de negócio será mais assertivo para você.

Se você possui uma base de audiência sólida e está seguro que o seu público confia em suas recomendações, então o seu perfil é mais inclinado para o mercado de afiliado.

Como parceiro afiliado, você apenas se concentrará na criação de conteúdo, ao passo que administra um negócio com baixo esforço, pois todo o resto é responsabilidade das marcas e empresas.

Por outro lado, se deseja ter uma loja virtual e construir a sua própria marca, provavelmente vai se dar melhor como um negócio dropshipping.

Hora de dar o passo inicial

Agora que você sabe que esses dois modelos de negócio têm pontos positivos e negativos, além de diferenças significativas, é crucial que se atente na hora de escolher um deles.

Publicidade

Estude, conheça o mercado e pondere qual dos dois mais combina com o seu perfil e com os seus objetivos.

Assim, quanto já tiver colocado todos os pesos na balança e concluído qual o melhor, aplique as melhores estratégias para iniciar o seu negócio e fazê-lo lucrativo.

Publicidade

Você curtiu?

×