WhatsApp Business: como ativar e configurar no seu negócio

Aprenda de forma fácil passo a passo como configurar o WhatsApp Business para o seu negócio.

WhatsApp Business

Configurar o WhatsApp business para o seu negócio é vantajoso porque ele facilita a interação com os clientes.

Além disso, fornece ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

O WhatsApp Business é um aplicativo pensado para o pequeno empreendedor.

E, embora tenha diversas configurações, em essência, ele tem as mesmas funcionalidades visuais e recursos do WhatsApp Menssenger.

O que você aprenderá neste artigo

  1. Porque utilizar.
  2. Para quem serve.
  3. Quais as funcionalidades.
  4. Como configurar o WhatsApp Business.
  5. Como divulgar.
  6. Modelos de mensagens de saudação e ausência.

Vantagens do WhatsApp Business

O WhatsApp é um aplicativo que faz parte da vida prática das pessoas no Brasil. As pessoas usam o aplicativo para as suas diversas atividades pessoais e profissionais.

As pessoas gostam de usar o WhatsApp porque ele é prático. Ou seja, podem fazer chamadas de áudio e vídeo, ou enviar mídias e documentos. E o melhor é que tudo fica registrado.

Nesse sentido, o WhatsApp desenvolveu o WhatsApp Business, que é próprio para empresas. O WhatsApp Business conta com diversas configurações e funcionalidades.

Portanto, quem possui um negócio, pode cadastrar-se com uma conta comercial no aplicativo e contar com recursos que facilitam a interação com os clientes.

Para quem serve o WhatsApp Business

Para quase todo tipo de negócio. No entanto, embora ele funcione para quase todos os negócios, é válido antes de começar a configurar o WhatsApp Business verificar se o produto ou serviço que irá comercializar não viola as Políticas Comerciais do Facebook.

Funcionalidades do WhatsApp business

Com o WhatsApp Business é possível configurar informações do seu negócio em seu perfil, tal como a: categoria, localização, horário de atendimento, e-mail para contato, site e mídias sociais.

Além disso, nele é possível também configurar mensagens automáticas de boas-vindas e aviso de ausência após o horário comercial.

Por fim, você pode acompanhar as Estatísticas do aplicativo para visualizar o volume de mensagens que foram enviadas, entregues e lidas.

Como configurar o WhatsApp Business

O aplicativo está disponível para os dispositivos Android e iOS. Para os dispositivos Android o download é feito na Google Play Store, e para iPhone o download é feito na Apple Store.

1. Instale o aplicativo, insira o número e prossiga.

2. Escolha uma imagem para o perfil. Em seguida, insira os dados da sua empresa: nome comercial, categoria e breve descrição do seu negócio.

WhatsApp Business

3. Toque nos três pontos no canto superior a sua direita. Depois, vá para “Configurações”.

WhatsApp Business

4. Logo após, vá em “Configurações da empresa”.

WhatsApp Business

5. Ao tocar em perfil comercial você poderá editar o nome do negócio e inserir um recado para seus contatos.

WhatsApp Business

6. Em “Catálogo” você pode inserir produtos. No entanto, antes, assegure-se de que os produtos que comercializará não violam as Políticas Comerciais do Facebook.

WhatsApp Business -

7. Você pode adicionar as informações do seu produto. Assim também, pode adicionar um link de pagamento e o código do produto.

Catálogo de Produtos

8. Continuando, é possível você acompanhar as estatísticas do seu WhatsApp sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

WhatsApp Business

9. Você pode também criar um link curto. Ele conectará as pessoas ao seu número de WhatsApp Business.

WhatsApp Business

10. Em “Mensagem de ausência” é possível configurar uma mensagem padrão de ausência. A mensagem automaticamente é disparada quando estiver fora do horário comercial.

WhatsApp Business

11. Da mesma forma, em “Mensagem de saudação” é possível configurar uma mensagem padrão de boas-vindas. Ela será enviada automaticamente quando receber uma mensagem de um novo contato.

WhatsApp Business

12. Assim também, em “Respostas rápidas”, você pode configurar respostas padrão para perguntas que recebe com frequência. Nela, você pode definir “Atalhos” para inserir a mensagem durante a conversa.

WhatsApp Business

Como compartilhar seu WhastApp Business

O link do seu WhatsApp Business pode ser compartilhado nas Mídias Sociais, sites e outros dispositivos. Além disso, você também pode adicionar no link na descrição, por exemplo, do seu Instagram, Fanpage do Facebook, LinkedIn e outros.

Modelos de mensagens de saudação e ausência para o WhatsApp business

Tendo em vista a utilidade do WhatsApp Business que possibilita diversas configurações de automação, trazemos alguns modelos de mensagens de saudação e de ausência. Sendo assim, você pode usá-los na sua conta comercial do WhatsApp business.

Mensagem de saudação 1.

Olá! Seja bem-vindo(a)! Em poucos instantes um consultor atenderá você.

Mensagem de saudação 2.

Oi! Obrigado por entrar em contato! Aguarde, em alguns instantes vamos atendê-lo(a).

Mensagem de ausência 1.

Lamentamos não poder atendê-lo(a) no momento. Mas não fique chateado(a), em breve retornamos para atendê-lo(a).

Mensagem de ausência 2.

Infelizmente recebemos sua mensagem fora do nosso horário comercial. Mas não se preocupe, vamos retornar o mais breve possível.

E aí, gostou? Então deixe seu comentário. É muito importante para nós. Compartilhe com seus amigos. Até a próxima.

Comentários

Leia Mais
Como alterar a forma de pagamento do instagram
Aprenda alterar a forma de pagamento do Instagram e Facebook Ads