WhatsApp Business: como utilizar em seu negócio!

por Elissandro Dias

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo pensado para o pequeno empreendedor, pois ele facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

O WhatsApp Business possui as mesmas funcionalidades, visual e recursos do WhatsApp Menssenger.

Leia também: Como aumentar o engajamento no Instagram 2020!

O que você aprenderá neste artigo?

  1. Porque utilizar.
  2. Para quem serve.
  3. Quais as funcionalidades.
  4. Como configurar.
  5. Como divulgar.

1. Por que utilizar o WhatsApp Business?

Imagine a seguinte situação: Ana é uma jovem que deseja comprar um vestido de festa. Ana quer economizar tempo, por isso, ela faz uma rápida pesquisa no Instagram e encontra um vestido que parece perfeito.Então, Ana entra em contato com um consultor de vendas pelo direct da loja. A conversa vai bem, Ana tira várias dúvidas, porém, enquanto conversa com o seu consultor de vendas, o WhatsApp de Ana começa a notificar novas mensagens e Ana passa a ter que conversar em dois aplicativos, quase que simultaneamente.

Isso ocorre mais vezes do que imagina!

Neste caso, o ideal para a loja seria transferir a conversa para o WhatsApp, desse modo, caso o cliente receba outras mensagens durante o processo de compra, ele não terá tanto incomodo.

Imagine também que um cliente entre em contato com uma loja pelo WhatsApp após o horário comercial. No dia seguinte a loja responde a mensagem do cliente, mas ele já está irritado, pois acredita que a loja não possui um atendimento rápido.

Neste caso, a irritação do cliente seria menor se, ao ele enviar a mensagem, fosse avisado de que a loja não funciona após x horário e, portanto, seria atendido imediatamente no dia seguinte.

Essas são situações comuns e com a ferramenta do WhatsApp Business é possível as empresas otimizarem o seu atendimento.

2. Para quem serve?

Para quase todo tipo de negócio, por isso, antes de começar a utilizar, verifique se o produto ou serviço que irá comercializar não viola as Políticas Comerciais do Facebook  para evitar transtornos futuros.

3. Quais as funcionalidades?

Com o WhatsApp Business é possível inserir informações do seu negócio no seu perfil, como: categoria, localização, horário de atendimento, email para contato, site e redes sociais.

É possível configurar mensagens automáticas de boas-vindas e aviso de ausência após o horário comercial. Além disso, você pode acompanhar as Estatísticas para visualizar o volume de mensagens que foram enviadas, entregues e lidas.

4. Como configurar?

O aplicativo está disponível para os dispositivos Android e iOS. Para os dispositivos Android o download é feito na Google Play Store, e para iPhone o download é feito na Apple Store.

1. Instale o aplicativo, insira o número e prossiga. Escolha uma imagem para o perfil, insira os dados da sua empresa: nome comercial, categoria e breve descrição do seu negócio.

WhatsApp Business

2. Toque nos três pontos no canto superior a sua direita e vá para “Configurações”.

WhatsApp Business

3. Vá em “Configurações da empresa”.

WhatsApp Business

4. Ao tocar em perfil comercial você poderá editar o nome do negócio e inserir um recado para seus contatos.

WhatsApp Business

5. Em “Catálogo” você pode inserir produtos. Assegure que os produtos que comercializará não viola as Políticas Comerciais do Facebook.

WhatsApp Business -

6. Você pode adicionar as informações do seu produto, além do link de pagamento e o código do produto.

Catálogo de Produtos

7. É possível também você acompanhar as estatísticas do seu WhatsApp sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

WhatsApp Business

8. Você pode também criar um link curto que conectará as pessoas ao seu número de WhatsApp Business.

WhatsApp Business

9. Em “Mensagem de ausência” é possível configurar uma mensagem padrão de ausência que será enviada automaticamente quando receber uma mensagem fora do seu horário comercial.

WhatsApp Business

10. Em “Mensagem de saudação” é possível configurar uma mensagem padrão de boas-vindas que será enviada automaticamente quando receber uma mensagem de um novo contato.

WhatsApp Business

11. Em “Respostas rápidas” é possível configurar respostas padrão para perguntas que você recebe com frequência. Nele você pode definir “Atalhos” para inserir a mensagem durante a conversa.

WhatsApp Business

5. Como compartilhar seu WhastApp Business

O link do seu WhatsApp Business pode ser compartilhado nas suas redes socias, sites e outros dispositivos.

Você pode adicionar o link na descrição, por exemplo, do seu Instagram, Fã Page do Facebook, LinkedIn e outros.

Gostou? Deixe seu comentário. Até a próxima.

Comentários