WhatsApp Business: como ativar e configurar no seu negócio

Aprenda de forma fácil passo a passo como configurar o WhatsApp Business para o seu negócio.

WhatsApp Business

Configurar o WhatsApp Business para o seu negócio é muito vantajoso, ele facilita a sua interação com os seus clientes e pode ajudar você a conquistar mais vendas.

Com diversas funcionalidades integradas, ele fornece ferramentas úteis para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

O WhatsApp Business é um aplicativo pensado para o pequeno empreendedor. Embora tenha diversas configurações, o app mantém as funcionalidades visuais e recursos do WhatsApp Menssenger.

Vantagens do WhatsApp Business

As pessoas usam o App WhatsApp em diversas atividades pessoais e profissionais, e muita gente gosta de usá-lo porque ele é prático.

Com ele é possível fazer chamadas de áudio e vídeo, enviar mídias e documentos, e o melhor, tudo fica registrado nele.

No entanto, para os negócios, o App do WhatsApp Menssenger não possui recursos suficientes para a demanda de atendimento ao cliente.

Nesse ínterim, o WhatsApp desenvolveu uma versão própria para negócios, o App do WhatsApp Business . O WhatsApp Business é feito para empresas, ele integra diversas configurações de personalização e funcionalidades úteis para os negócios.

Portanto, se você possui um negócio, pode se cadastrar com uma conta comercial no aplicativo e contar com recursos que facilitam o atendimento aos clientes.

Para quem serve o WhatsApp Business

É fato que já é um hábito das pessoas fazerem contato com as empresas por meio do WhatsApp.

Com a popularidade do aplicativo, é natural que as pessoas usem ele para quase tudo, e o atendimento de empresas também está incluso.

Nesse sentido, aprimorar o atendimento ao cliente por meio do WhatsApp é muito importante para garantir que eles tenham uma boa experiência.

Quanto mais transparente você for com eles, maiores serão as chances de garantir que eles tenham uma boa experiência.

Disponibilizar as informações de horário de funcionamento, localização do estabelecimento, produtos disponíveis e outros, são algumas das formas de oferecer um atendimento de qualidade.

O App comum do WhatsApp não é apropriado se você deseja oferecer um bom atendimento pelo aplicativo. Por isso, o ideal é migrar para o App do WhatsApp Business.

Com ele você poderá personalizar o seu negócio e fornecer informações completas, tais como: endereço, mídias sociais, catálogos de produtos, e-mails, horários de funcionamento e outros.

Portanto, o App do WhatsApp Business serve para quase todo tipo de negócio, com exceção daqueles que são restringidos pelas Políticas Comerciais do Facebook.

Funcionalidades do WhatsApp business

O atendimento on-line tem muitas limitações difíceis de vencer. A menos que o seu negócio funcione 24h por dia e 7 dias por semana, provavelmente, pessoas enviarão mensagens fora do seu horário comercial.

Algumas, vão requerer mais tempo de atendimento por estarem indecisas, outras gostam de um atendimento amigável, e por aí vai…

Sendo assim, algumas configurações do App do WhatsApp Business podem ajudar nesses pontos.

Com o WhatsApp Business, é possível configurar informações do seu negócio em seu perfil, tais como: categoria, localização, horário de atendimento, e-mail para contato, site e mídias sociais.

Além disso, nele, é possível também configurar mensagens automáticas de boas-vindas e aviso de ausência após o horário comercial.

Você pode configurar o App para enviar uma mensagem as pessoas que contatarem você fora do horário de funcionamento que você estabeleceu no aplicativo.

Ou seja, quando você receber uma mensagem fora do seu horário de atendimento, o remetente será avisado que naquele momento não há atendimento.

Você pode aproveitar a oportunidade e tranquilizar a pessoa que ao retornar o atendimento a mensagem dela será respondida.

Com as mensagens de boas-vindas, você pode aproveitar para dar as informações que são pedidas com mais frequência, e também sugerir um roteiro que possa tornar o atendimento mais rápido.

Por exemplo, você pode aproveitar a mensagem de boas-vindas para informar preços, politica de entrega, formas de pagamento e outros.

Assim também, pode dizer a pessoa que o atendimento será mais rápido se ela especificar a quantidade, prazo que deseja receber e como prefere pagar.

Por fim, você pode acompanhar as Estatísticas do aplicativo para visualizar o volume de mensagens que foram enviadas, entregues e lidas.

Como configurar o WhatsApp Business

O aplicativo está disponível para os dispositivos Android e iOS. Para os dispositivos Android o download é feito na Google Play Store, e para iPhone o download é feito na Apple Store.

1. Instale o aplicativo, insira o número e prossiga.

2. Escolha uma imagem para o perfil. Em seguida, insira os dados da sua empresa: nome comercial, categoria e breve descrição do seu negócio.

WhatsApp Business

3. Toque nos três pontos no canto superior a sua direita. Depois, vá para “Configurações”.

WhatsApp Business

4. Logo após, vá em “Configurações da empresa”.

WhatsApp Business

5. Ao tocar em perfil comercial você poderá editar o nome do negócio e inserir um recado para seus contatos.

WhatsApp Business

6. Em “Catálogo” você pode inserir produtos. No entanto, antes, assegure-se de que os produtos que comercializará não violam as Políticas Comerciais do Facebook.

WhatsApp Business -

7. Você pode adicionar as informações do seu produto. Assim também, pode adicionar um link de pagamento e o código do produto.

Catálogo de Produtos

8. Continuando, é possível você acompanhar as estatísticas do seu WhatsApp sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

WhatsApp Business

9. Você pode também criar um link curto. Ele conectará as pessoas ao seu número de WhatsApp Business.

WhatsApp Business

10. Em “Mensagem de ausência” é possível configurar uma mensagem padrão de ausência. A mensagem automaticamente é disparada quando estiver fora do horário comercial.

WhatsApp Business

11. Da mesma forma, em “Mensagem de saudação” é possível configurar uma mensagem padrão de boas-vindas. Ela será enviada automaticamente quando receber uma mensagem de um novo contato.

WhatsApp Business

12. Assim também, em “Respostas rápidas”, você pode configurar respostas padrão para perguntas que recebe com frequência. Nela, você pode definir “Atalhos” para inserir a mensagem durante a conversa.

WhatsApp Business

Como compartilhar seu WhatsApp Business

O link do seu WhatsApp Business pode ser compartilhado nas mídias sociais, sites e outros dispositivos.

As mídias sociais são excelentes plataformas para você direcionar potenciais clientes para o aplicativo.

Portanto, adicione o link do WhatsApp Business na biografia do seu Instagram, Página do Facebook, LinkedIn e outros. Assim, as pessoas poderão entrar em contato com você diretamente pelo WhatsApp.

Então não perca a oportunidade de usá-las a favor do seu negócio. Incentive as pessoas a entrarem no link da biografia das suas mídias sociais para saberem mais detalhes e tirarem todas as dúvidas.

Modelos de mensagens de saudação e ausência para o WhatsApp business

Tendo em vista a utilidade do WhatsApp Business que possibilita diversas configurações de automação, trazemos alguns modelos de mensagens de saudação e de ausência.

Sendo assim, você pode usá-las na sua conta comercial do WhatsApp business.

Mensagem de saudação 1.

Olá! Seja bem-vindo(a)! Em poucos instantes um consultor atenderá você.

Mensagem de saudação 2.

Oi! Obrigado por entrar em contato! Aguarde, em alguns instantes vamos atendê-lo(a).

Mensagem de ausência 1.

Lamentamos não poder atendê-lo(a) no momento. Mas não fique chateado(a), em breve retornamos para atendê-lo(a).

Mensagem de ausência 2.

Infelizmente recebemos sua mensagem fora do nosso horário comercial. Mas não se preocupe, vamos retornar o mais breve possível.

Estratégia de marketing no App WhatsApp Business

Como de praxe, sempre que oportuno, use o aplicativo para fazer branding do negócio. O WhatsApp Business pode ser uma ótima forma de você fazer marketing do seu negócio.

Você pode começar a utilizar algumas práticas que, a curto/médio prazo, podem aumentar suas vendas.

Lista de Estratégias de Marketing e Vendas no App WhatsApp Business:

  1. Adicione a sua lista de contatos todas as pessoas que enviarem mensagens, dessa forma, poderá exibir seus status a elas, pois, provavelmente, elas adicionaram seu número aos seus contatos.
  2. Crie grupos e adicione pessoas interessadas. Restrinja quais pessoas poderão publicar nele, assim você evitará que membros desviem o foco do grupo.
  3. Envie mensagens de felicitações de aniversários, ocasiões especiais, e datas comemorativas como Natal e Ano Novo.
  4. Envie informações de ofertas especiais, promoções e descontos. Mas, tenha cuidado para não ser inconveniente com o cliente enviando mensagens promocionais com demasiada frequência.

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