TikTok para empresas: vale a pena? Sim. Descubra porque

por Elissandro Dias

Com certeza vale a pena ter uma conta no TikTok para empresas. Quer descobrir por que e como aproveitar? Então confira o nosso artigo.

O TikTok é a nova mídia social do momento, a segunda mais baixada no mundo, é uma das tendências que muitos vem apostando.

Assim com Twitter, Facebook e Instagram, agora, o desafio é aprender como usar o TikTok para empresas, afinal, o aplicativo chinês de vídeos curtos é uma febre, com a marca de mais de 1 bilhão de usuários.

Indo direto ao assunto, o fato é que a dinâmica do TikTok para empresas é totalmente diferente de outras mídias sociais. Embora mídias digitais similares tenham um espaço para as empresas, o TikTok não funciona da mesma forma.

Isso porque o TikTok, por enquanto, não é voltado para usuários comerciais. Ou seja, o TikTok tem peculiaridades que exigem das marcas novas estratégias de abordagens. Portanto, usar o TikTok para empresas demanda uma abordagem de marketing diferente.

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Como usar o TikTok para empresas?

O primeiro ponto importante para aprender a usar o TikTok para empresas é identificar o tipo de conteúdo e público que podemos encontrar na plataforma. Assim, é possível saber como utilizar o TikTok para sua marca.

O TikTok é um aplicativo de vídeos curtos, e grande parte do conteúdo nele publicado são vídeos de humor. Logo, é importante saber que, para usar o TikTok para empresas, é necessário adaptar o seu conteúdo nesse contexto.

Além disso, o público do TikTok é em sua maior parte jovens, saturados e irritados com o volume de anúncios a que são expostos  em mídias digitais como YouTube, Facebook e Instagram.

Assim, estamos diante de um público exigente quanto a qualidade de um conteúdo, seu fim, contexto e sentido.

Portanto, criar uma conta do TikTok para empresas, meramente para divulgar produtos e serviços, não te dará resultados. Ou seja, é extremamente necessário esquecer as abordagens utilizadas em outras mídias e criar uma totalmente nova.

Usando Influenciadores digitais do TikTok para empresas

Visto que o conteúdo de alto valor para os usuários comuns são aqueles produzidos por outros usuários como eles, uma das estratégias que você pode utilizar é recorrer aos influenciadores digitais.

Os influenciadores digitais são usuários populares em determinados grupos ou comunidades digitais. Eles são formadores de opiniões, criadores de tendências e possuem grande influência nos mais diversos aspectos da vida dos seus seguidores.

Já a muito tempo, os influenciadores são utilizados pelas grandes marcas para divulgar seus produtos e serviços. Isso porque as pessoas cada vez mais tomam uma decisão de consumo com base em opiniões de outros usuários.

Desse modo, eles possuem a credibilidade do seu público e suas recomendações costumam ser acatadas por seus seguidores.

Logo, é o momento de você considerar usá-los para divulgar o seu negócio, pois nesta plataforma os influenciadores serão capazes de adaptar o seu produto no contexto do seu conteúdo, e assim divulgar o seu negócio no TikTok.

Usando contas comuns para divulgar seu negócio no TikTok

Se você procurar por marcas nos TikTok, descobrirá que ainda não existem muitos negócios dentro da plataforma. Como dito anteriormente, o TikTok para empresas é uma tendência, e as marcas ainda estão em fase de adaptação a dinâmica da plataforma.

Embora boa parte das empresas não estejam presentes no TikTok, existem algumas que estão começando a ditar os rumos de como as marcas devem se comportar nessa nova mídia social.

Um exemplo é a Starbucks (@starbucksrecipeswithm) que, através da conta de uma de suas funcionárias, tem criado a presença da empresa no TikTok e, dessa forma, realizado o marketing do negócio.

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Maya, funcionária da Starbucks, já possui mais de 1,8 milhões de seguidores. Ela posta vídeos sobre o dia a dia de trabalho na rede de cafeterias e também conteúdo pessoal, com desafios e músicas, como é usual na plataforma.

Dessa forma, a conta não passa a impressão de ser corporativa, mesmo que o nome de usuário dela seja @starbucksrecipeswithm e na bio conste um contato para parcerias.

TikTok para empresas

A Cacau Show também entrou no TikTok e, até o momento, possui apenas um vídeo e quase 7 mil seguidores. Já a Amaro aposta na presença da marca no TikTok produzindo um conteúdo criativo, semelhante ao que os usuários tem publicado, e voltado pro cotidiano.

Portanto, a tendência das empresas no TikTok é inovar o processo criativo de marketing, entregando ao usuário um conteúdo relacionado ao seu dia a dia, com bom humor, sem forçar a ideia de consumo da marca.

Usando Challenge (desafios) no TikTok para empresas

Os challenge tem se apresentado um método de resultados virais no TikTok. A todo momento surgem desafios divertidos que os usuários reproduzem em suas contas.

Nesse sentido, no TikTok, as empresas podem utilizar challenges para recrutar usuários para participarem das campanhas da empresa. Esta estratégia apresenta grande potencial de engajamento dos usuários do TikTok.

Afinal, vale a pena uma empresa ter conta no TikTok?

O TikTok para empresas apresenta diversos desafios para as marcas e negócios. Embora essa novidade ainda não esteja muito clara para as marcas, como toda tendência, o melhor momento de inciar é agora.

Nesse sentido, sugerimos que aposte no TikTok, pois seu crescimento indica um novo canal digital de interações para as pessoas e, portanto, exige uma nova abordagem de marketing dos negócios.

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