TikTok Pro: aprenda usar a análise e melhore seus resultados

por Elissandro Dias

Quem deseja melhorar o engajamento no TikTok, precisa conhecer a conta TikTok Pro, que contêm o recurso TikTok análise (ou TikTok Analytics) que possibilita acompanhar e analisar métricas da conta TikTok.

Por isso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber para fazer suas análises de forma correta e melhorar seus resultados. Confira a seguir.

1º mude para uma conta do TikTok Pro para acessar o TikTok Análise (Analytics)

Recentemente, o TikTok apresentou a ferramenta de análise nativa para contas Pro, não muito diferente da ferramenta de análise do Instagram. Assim, o painel de análise do TikTok apresenta ao usuário informações sobre o público em geral, desempenho de conteúdo e métricas da sua conta.

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Nesse sentido, para obter o TikTok Analytics, é necessário mudar para uma conta Pro, o que é muito simples.

Para isso, acesse as configurações do seu perfil, toque na opção “Gerenciar minha conta“. Na próxima tela, toque em “Trocar para a conta Pro“.

 

TikTok análise pro

 

Em seguida, você será solicitado a escolher uma categoria em destaque para sua conta. As categorias incluem: figura pública, blog pessoal, educação, mídia, entretenimento e outros.

Depois, escolha o gênero e toque em “Avançar“.

TikTok análise pro

 

Logo após configurar sua conta TikTok Pro, volte ao menu “Configurações” e você verá a opção “Análise“. Toque nesta opção para abrir o painel de análise do TikTok.

TikTok pro análise

 

Por fim, após mudar sua conta para o TikTok Pro, você perceberá que o painel não exibirá nenhuma métrica. Isso porque é necessário aguardar cerca de sete dias para que sua conta gere um volume de dados suficientes para começar a exibir estatísticas.

Durante esse prazo, recomendamos que você publique o máximo de conteúdo TikTok possível, para gerar o máximo de informações detalhadas.

Após isso, o painel passará a exibir as métricas da sua conta e você poderá explorar todas as informações sobre o desempenho do seu conteúdo no TikTok Pro e iniciar sua análise.

Existem três categorias principais que o TikTok Pro exibe no painel da sua conta na ferramenta análise:

  • Visão geral do perfil
  • Informações de conteúdo
  • Informações do seguidor

Visão geral do perfil do TikTok Pro – Análise

A seção “Visão geral do perfil” exibe as informações gerais, apresentando um gráfico dos últimos 7 ou 28 dias (basta você selecionar) sobre as “Visualizações de vídeo“, “Seguidores” e “Visualizações de perfil“.

Visualizações de vídeo

Aqui você poderá acompanhar a evolução do volume de views dos seus vídeos, que é o número total de vezes que seus vídeos do TikTok foram visualizados. Esses dados são detalhados por dia.

Esta seção do TikTok Pro é útil para analisar, a partir de um panorama geral, se o tema de conteúdo da sua conta gera resultados satisfatórios em termos de engajamento.

Você pode aproveitar este painel, por exemplo, para testar temáticas de conteúdo e fazer comparações de resultados.

Ou seja, sabendo que o TikTok é ainda uma plataforma nova, as métricas do TikTok Pro poderá orientar você no estilo e abordagem de conteúdo que mais engaja seus seguidores.

Portanto, teste, observe e compare os períodos, assim você poderá fazer os ajustes necessários para entregar o melhor conteúdo possível.

TikTok Pro análise analytcs

Visualizações de perfil

A métrica “Visualizações de perfil” mostra quantas vezes seu perfil do TikTok foi visualizado em determinado período. Como essas informações são separadas por dia, você pode ver qual conteúdo está levando os usuários a visitar seu perfil.

Além disso, as estatísticas deste painel no TikTok Pro ajudam a saber e entender o nível de popularidade da sua conta.

Por exemplo, se a sua conta recebeu poucas visitas, isso indica que há um baixo volume de descobertas do seu perfil pelos TikTokers. 

Porém, se a sua conta recebe muitas visitas, obviamente o seu conteúdo está produzindo alta popularidade e descobertas.

TikTok análise

 

Contagem de seguidores

O gráfico de seguidores mostra o total de seguidores em um período de 7 ou 28 dias. As métricas sobre seguidores podem ser usadas para relacionar o conteúdo com os seguidores da conta.

Assim, observando os dias em que você publica vídeos e comparando os resultados com o crescimento de seguidores, você poderá avaliar se os seus vídeos foram atraentes o bastante para levar os usuários a seguir sua conta.

TikTok Pro análise Analytics

 

Dados de conteúdo do TikTok Pro (Análise)

A seção “Conteúdo” nas análises do TikTok Pro apresenta informações sobre os vídeos publicados. Nele é possível ver o total de visualizações de cada postagem de vídeo dos últimos sete ou vinte oito dias, exibidas da ordem que inicia do vídeo mais recente até os primeiros vídeos publicados.

Além disso, esta seção mostra quais dos seus vídeos foram mais populares para sua conta nesse período, bem como o número total de visualizações que esses vídeos somaram ao longo do tempo.

Ou seja, através desta seção, é possível você fazer uma análise dos assuntos explorados no conteúdo do seu vídeo, descobrindo quais são os que tiveram maior popularidade.

Desse modo, você saberá quais assuntos apresentam resultados melhores, e assim explorar testá-los em novos vídeos.

TikTok análise

 

Por outro lado, se você deseja obter informações de uma postagem individual, basta tocar na miniatura da postagem para abrir seu painel particular. As análises para cada postagem apresentam:

  • Contagem total de curtidas
  • Número total de comentários
  • Total de compartilhamentos
  • Tempo total de reprodução do vídeo
  • Total de visualizações de vídeo
  • Tempo médio de exibição
  • Tipos de origem de tráfego
  • Territórios do público-alvo

TikTok Pro análise analytics

 

Dicas sobre como usar essas informações

Essas informações do TikTok Pro (Análise) são relevantes para você ter uma noção das variações de resultados que cada assunto apresenta.

Nesse sentido, existem vídeos que geram maior engajamento (curtidas e comentários), outros no entanto apresentam maior volume de compartilhamentos. Desse modo, você saberá qual assunto explorar para obter determinado objetivo em sua conta.

Outras informações como as relacionadas ao tempo de reprodução do vídeo são importantes para entender a eficiência do o estilo ou formato do vídeo. Isso porque, embora o assunto seja interessante, diferentes formas de abordagem apresentam resultados diferentes em termos de tempo de reprodução.

Como sugestão, você pode abordar um mesmo assunto de modos diferentes, testá-los e fazer uma análise no TikTok Pro para saber qual é capaz de fazer o usuário passar um tempo maior assistindo o vídeo.

Dados de seguidores do TikTok Pro (Análise)

A seção “Seguidores” nas análises do TikTok apresenta os dados demográficos do seu público. Assim, você visualizará uma divisão por sexo e uma porcentagem do seu público-alvo por local.

Além disso, existe os dados dos territórios do público-alvo que ajudam a identificar se um conteúdo específico combina com diferentes dados demográficos do público.

Portanto, ao revisar o envolvimento do território para postagens individuais, você pode comparar esses dados com os territórios do público geral revelados na seção Seguidores.

Assim, no TikTok Pro, observe se diferentes formas de conteúdo ressoam com novos públicos de diferentes locais. Se você perceber que certas postagens têm melhor desempenho em determinados locais, você pode aumentar o volume de publicações semelhantes.

TikTok Pro análise

 

Análise outras contas TikTok com o Pentos

Se você quer obter informações sobre marcas no TikTok ou sobre influenciadores com os quais deseja fazer parcerias, você pode recorrer a plataforma Pentos. Essa plataforma aproveita os dados de perfil que estão disponíveis publicamente para exibir informações sobre as contas do TikTok.

Portanto, este site permite que você analise o desempenho de outras contas, além de obter informações sobre os principais desafios de hashtag. Além disso, este site ainda oferece um período de teste durante 14 dias, com o seu preço inicial a partir de 29 euros.

Diferente da ferramenta de análise nativa do TikTok Pro, o Pentos começará a exibir dados históricos do perfil imediatamente quando você começar a rastrear uma conta.

Você verá um painel exibindo os dados dessa conta TikTok. Esses dados incluem:

  • Taxa média de engajamento para o perfil
  • Total de curtidas
  • Número total de vídeos postados
  • Média de curtidas
  • Média de comentários
  • Número total de contas que o perfil segue

Nesse sentido, o Pentos calcula uma taxa média de envolvimento para perfis. Se você estiver interessado em fazer parceria com um influenciador, essa é uma métrica importante para sua avaliação.

Além disso, o Pentos também revela insights sobre os desafios de hashtag. Portanto, essa é uma ferramenta é útil para marcas que desejam permanecer ligadas e criar conteúdo para tags em alta. 

Dessa forma, ao identificar o desempenho das hashtags de tendências, você pode determinar rapidamente se vale a pena criar um conteúdo para desafios relevantes.

O painel de desafio da hashtag apresentará as seguintes informações:

  • Taxa média de engajamento de hashtag
  • Total de visualizações do conteúdo da hashtag
  • Número total de postagens
  • Média de curtidas

Por fim, a partir da análise dos desafios da hashtag do TikTok, você será capaz de decidir se é ou não conveniente participar do desafio, uma vez que é importante publicar rapidamente o conteúdo antes que a hashtag fique saturada ou obsoleta.

Gostou? Então conte nos comentários sua experiência usando o TikTok análise.

Até a próxima!

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