A taxa de engajamento é uma métrica que corresponde às interações recebidas em conteúdos publicados em redes sociais como Instagram, TikTok, Pinterest, LinkedIn e outros.
Assim como uma bússola é essencial para quem navega no mar, a taxa de engajamento é um indicador crucial para avaliar o desempenho do conteúdo postado.
Essa métrica auxilia no entendimento de todo o trabalho realizado e, por isso, é muito importante conhecê-la. Neste artigo, você aprenderá 6 maneiras de calculá-la.
Descubra como encontrar a taxa de engajamento, qual é a importância e como interpretá-la para obter insights valiosos. Confira.
Por que é importante conhecer minha taxa de engajamento?
Por diversas vezes em nosso blog, dissemos como é importante conhecer e entender as métricas do perfil. As métricas são indicadores valiosos para realizar ajustes e compreender o desempenho do conteúdo de um perfil.
Ignorar as métricas pode acarretar em muitos prejuízos para marcas, criadores ou influenciadores. Isso porque, sem esse senso de direção, é praticamente impossível ter um plano estratégico de marketing de conteúdo eficaz a longo prazo.
Quando se conhece bem métricas como, por exemplo, a taxa de engajamento, você sabe como está sendo o desempenho das suas postagens e, dessa maneira, é capaz de identificar o que tem surtido efeito positivo e o que não está funcionando.
Então você poderá otimizar o seu trabalho concentrando seus esforços no que de fato está funcionando.
Atuar na criação de conteúdo sem observar informações relevantes de desempenho, pode prejudicar severamente a qualidade do seu conteúdo.
Sendo assim, conhecer e entender a métrica taxa de engajamento auxiliará você a trilhar o caminho mais próspero para o seu projeto nas mídias sociais.
A seguir, veremos 6 formas de calcular a taxa de engajamento das redes sociais.
6 maneiras de calcular a taxa de engajamento
As fórmulas a seguir têm em consideração diversos dados extraídos da sua conta de rede social.
Esses dados são: curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos, visualizações, cliques e outros mais, dependendo da fórmula que escolher para encontrar sua taxa de engajamento.
Nos exemplos que vamos apresentar, o total de engajamento é a soma de todas as interações recebidas.
1 – Taxa de engajamento por alcance (TEA).
A TEA é a fórmula mais comum para encontrar a taxa de engajamento de postagens. Por meio dela, você é capaz de encontrar o percentual de pessoas que interagiram com a sua postagem após vê-la.
O cálculo que envolve essa fórmula é feito em duas etapas: a primeira é para as postagens individuais; a segunda é para um grupo de postagens.
- TEA = engajamento total por postagem / alcance por postagem * 100.
Ex. postagem 1:
- Total de engajamento: 120.
- Total de contas únicas alcançadas: 1.350.
Cálculo: 120 / 1.350 * 100 = 8,88
A taxa de engajamento da postagem 1 por alcance foi de 8,88%.
Para encontrar a média, some todos as TEA das postagens que você deseja calcular a média e divida pelo número de postagens:
- TEA médio = TEA total / total de postagens.
Ex. Postagem 1 e 2:
- Taxa de engajamento da postagem 1: 8,88%.
- Taxa de engajamento da postagem 2: 3,5%.
Cálculo: Postagem 1 (8,8) + Postagem 2 (3,5) / 2 = 6,15
A taxa de engajamento por alcance foi de 6,15%.
Se preferir, ao invés de usar a soma da média de engajamento por postagens, você pode usar o engajamento do perfil dos últimos 7, 14, 30 ou 90 dias.
Esse método tem como principal vantagem a utilização dos dados de alcance para efetuar o cálculo. O alcance é mais preciso que os dados de número de seguidores, pois ele reflete o número real de contas únicas que viram sua postagem.
No entanto, o alcance é um dado que apresenta muita flutuação, pois ele apresenta desempenho diferente de acordo com as hashtags utilizadas, horários das postagens e outros.
Levando em conta isso, se você quiser realmente encontrar a taxa média de engajamento do seu perfil, precisará de um longo histórico de dados do seu perfil para obter com mais precisão sua taxa média de engajamento.
2 – Taxa de engajamento por seguidores (TES).
Semelhante à fórmula anterior, esse método de cálculo fornecerá a você a taxa de engajamento das suas postagens, porém será em relação ao seu total de seguidores.
Esse cálculo é útil para ter uma compreensão de como a rede social está entregando seu conteúdo para os seus seguidores.
- TES = Total de engajamentos em uma postagem / Total de seguidores *100.
Ex. Postagem 1:
- Total de engajamento da postagem: 530.
- Total de seguidores: 5.000.
Cálculo: 530 / 5.000 * 100 = 10,6
A taxa de engajamento da postagem 1 por seguidores foi de 10,6%.
Para calcular a média, some todas TES das postagens que você deseja calcular a média e divida pelo número de postagens:
- TES médio por postagem = TES total por postagem / Total de postagens.
Cálculo: postagem 1 (10,6) + postagem 2 (3,0%) / 2 = 6,8
A taxa de engajamento por seguidores foi de 6,8%.
Esse método de cálculo, diferente do anterior, tem como vantagem a estabilidade, uma vez que o número de seguidores tem nível de variação menor que o alcance.
Você pode usá-lo para saber qual como a rede social distribui seu conteúdo para os seus seguidores. Com isso, você pode entender melhor como é a relação deles com suas postagens.
3 – Taxa de engajamento por impressões (TE impressões).
As impressões são dados que remetem a frequência de exibição da sua postagem. Uma postagem pode receber de um único perfil mais de uma impressão.
Quanto mais alguém visualizar sua postagem, mais impressões desse perfil você obtém.
Esse dado é relevante porque as impressões servem para mostrar como as pessoas estão reagindo à postagem. Se uma postagem possui uma alta taxa de engajamento por impressões, isso pode indicar, no mínimo, que sua postagem chamou a atenção.
Assim como antes, a fórmula passa por duas etapas: postagem individual e perfil completo.
- TE de impressões = Total de engajamentos em uma postagem / Total de impressões *100.
Ex. Postagem 1:
- Total de engajamento da postagem: 220.
- Total de impressões recebidas: 7.340.
Cálculo: 220 / 7.340 * 100 = 2,99
A taxa de engajamento da postagem 1 por impressões foi de 2,99%.
Para encontrar média, some todas as TE de impressões das postagens que você deseja calcular a média e divida pelo número de postagens:
- Média da TE de impressões = total de TE de impressões / total de postagens.
Cálculo: postagem 1 (2,99) + postagem 2 (3,0%) / 2 = 2,99
A taxa de engajamento por impressões é de 2,99%.
Esse cálculo pode ser útil se você estiver veiculando anúncios, como um Reels patrocinado ou anúncio no TikTok ads.
Essa fórmula, naturalmente, apresenta taxas de engajamento menores quando comparadas com as fórmulas de taxas por alcance e seguidores.
4 – Taxa de engajamento diário (TE diário).
Às vezes, pode ser muito interessante medir a taxa de engajamento diário para se ter uma ideia de como seguidores se comportam em relação às suas postagens.
Você pode usar esse cálculo para encontrar os melhores dias e os melhores horários para postar e obter mais engajamento.
- TE diário = Total de engajamentos em um dia / Total de seguidores *100
- TE diário médio = engajamento total por X dias / (X dias *seguidores) *100
Recomendamos que você também faça esse cálculo substituindo o total de seguidores por total de alcance.
5 – Taxa de engajamento por visualizações (TE de visualizações).
Além do alcance e impressões, os vídeos têm uma outra métrica importante: as visualizações.
Se está nos seus planos ter mais visualizações em seus vídeos, então esse cálculo vai interessar você.
- TE de visualizações = Total de engajamentos na postagem de vídeo / Total de visualizações de vídeo *100.
- TE média de visualizações = TE do total de visualizações / Total de postagens.
Use esse cálculo para identificar quais conteúdos estão produzindo mais visualizações e inspire-se neles para criar seus próximos vídeos.
Repita as hashtags e outros elementos que você usou em seu vídeo com as melhores taxas de engajamento para obter resultados semelhantes.
6 – Taxa de Engajamento Fatorada.
É possível também você atribuir pesos para determinados dados no momento de efetuar os cálculos da taxa de engajamento das suas postagens.
Esses pesos servem para você atribuir importância a alguns dados e obter um resultado orientado para o que está procurando.
Se, por exemplo, você considera comentários mais importantes do que curtidas, então o peso dos dados de comentários serão maiores e vice-versa.
- TE ponderado por comentários = (Total de comentários x 2) + todos os outros engajamentos / Alcance por postagem *100.
Ex. Postagem 1:
- Total de comentários na postagem: 30.
- Total de engajamento da postagem: 220.
- Total de alcance da postagem: 3.500.
Cálculo: 30 * 2 + 220 / 3.500 * 100 = 8
A taxa de engajamento de comentários foi de 8%.
Vale observar que essa técnica incha o resultado da taxa de engajamento podendo conduzir o analista ao erro, especialmente porque o uso de taxas de engajamento fatoradas não é difundido.
Cálculo bônus: Taxa de impressões por alcance (TI por alcance).
Se você quer realmente descobrir se um conteúdo seu atraiu ou não a atenção das pessoas, essa fórmula é ótima para descobrir isso.
Por meio dela, você terá uma média de quantas impressões uma única conta produziu em sua postagem.
Se houver um alto número de impressões por contas únicas, isso pode indicar que o conteúdo postado chamou a atenção das pessoas com louvor.
Mas existe um detalhe importante nesta fórmula, aqui você se concentra em ter as menores taxas.
- TI por alcance = Total de alcance da postagem / Total de impressões da postagem * 100
Ex. Postagem 1:
- Total de alcance da postagem: 5.000.
- Total de impressões da postagem: 15.000.
Cálculo: 5.000 / 15.000 * 100 = 33,33
A taxa de impressões por alcance da postagem 1 foi de 33,33%.
Quanto é uma boa taxa de engajamento?
Honestamente? Não existe uma resposta precisa para essa pergunta, pois cada nicho de conteúdo tem sua faixa média de engajamento.
Uma conta de rede social do setor de Marketing Digital terá um engajamento diferente do uma conta que atua no nicho Life Style.
Especialistas apontam que uma boa taxa de engajamento fica entre a faixa de 1% a 5%, e quanto mais seguidores uma conta possuir, mais essa taxa tende a ser menor.
Qual é a taxa média de engajamento do Instagram?
Em um estudo da Later entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021, após analisar milhões de postagens no feed do Instagram (excluindo Reels), descobriu-se que a taxa média de engajamento é de 2,88%.
Segundo o estudo, as taxas médias de engajamento para postagens em carrossel são de 3,11%, as imagens são 2,76% e os vídeos são 2,60%.
Na relação abaixo, entre 2019-2021, em 30 setores de industria, por meio de um estudo das postagens de feed do Instagram (excluindo Reels e vídeos do feed), a Later chegou às seguintes taxas médias de engajamento:
- Animais – 2%.
- Artes e Cultura – 1,82%.
- Designer – 1,69%.
- Educação – 1,48%.
- Entretenimento – 1,55%.
- Família e filhos – 1,23%.
- Vestuário de moda – 1,24%.
- Finanças e Negócios – 1,34%.
- Alimentos e bebidas – 1,55%.
- Saúde e bem estar – 1,39%.
- Decoração e Mobiliário – 1,37%.
- Jóias e Acessórios – 1,32%.
- Estilo de vida – 1,53%.
- Luxo – 1,42%.
- Maquiagem e beleza – 1,19%.
- Marketing – 1,45%.
- Motivação – 1,72%.
- Música – 1,63%.
- Notícias e mídia – 1,30%.
- Outdoors e natureza – 1,91%.
- Pessoal – 1,63%.
- Fotografia – 1,99%.
- Imóveis e Construção – 1,25%.
- Religioso – 1,77%.
- Restaurante – 1,45%.
- Espiritualidade e Filosofia – 1,92%.
- Esportes e Fitness – 1,75%.
- Tecnologia – 1,31%.
- Viagens e Turismo – 1,83%.
- Casamento e noiva – 1,38%.
Sendo assim, você pode usar as informações acima para identificar qual é o setor do seu conteúdo e, depois, comparar o estudo e os dados da sua conta para saber se seu perfil possui ou não uma boa taxa de engajamento.
Como saber minha taxa de engajamento do Instagram?
Você pode encontra a taxa de engajamento do seu perfil acessando o painel Insights da sua conta. Para isso:
- Entre no seu perfil.
- Abaixo da sua foto, localize e toque no botão Insights.
- Localize e toque em Contas com engajamento.
- Role a página e localize Interações com publicações.
Com essa informação, você pode efetuar os cálculos anteriores e encontrar sua taxa de engajamento do Instagram.
O que é classificação de taxa de engajamento?
Engajamento não se limita apenas ao orgânico, podemos incluir também os conteúdos patrocinados nas redes sociais.
Nesse sentido, existe a classificação de taxa de engajamento. Essa métrica é um indicador de comparação do desempenho de um anúncio com os demais que estão competindo pela atenção do mesmo público.
Essa taxa leva em conta a estimativa de alguém clicar no anúncio ou de alguma forma engajar nele.
Essa taxa é importante para medir o índice de qualidade do anúncio e afeta o desempenho de acordo com a classificação obtida, que pode ser: abaixo da média, média ou acima da média.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu 6 maneiras de calcular a taxa de engajamento da sua conta de rede social.
Como visto, existem diversas maneiras de se calcular taxas de engajamento e cada uma delas remete a um possível insight diferente.
Recomendamos que você sempre acompanhe a evolução da taxa de engajamento das suas contas e aposte no que tem apresentado resultados sólidos.
Além disso, não se deixe desanimar. Como pôde notar, as taxas de engajamento não são naturalmente elevadas. Então isso quer dizer que muito provavelmente sua conta estará com um desempenho, no mínimo, normal.