Influenciador digital: como fechar a primeira parceria

por Elissandro Dias

Neste artigo mostraremos a você os principais aspectos necessários para começar a trabalhar como influenciador digital, e também como fechar sua primeira parceria com empresas. Confira.

Preciso de muitos seguidores para trabalhar como influenciador digital?

Não necessariamente. Embora o número de seguidores seja relevante, a quantidade deles será provavelmente o último aspecto que uma empresa avaliará na hora de fechar parceria.

Ou seja, existem outros itens mais importantes para as empresas avaliarem.

Nesse sentido, você pode começar a trabalhar como influenciador digital mesmo que não possua muitos seguidores.

Porém, é importante que você faça uma auto avaliação honesta sobre estar ou não apto para começar a fechar parcerias como influenciador digital.

Isso porque, embora não exista uma regra de número de seguidores mínimos, a ideia de ser um influenciador está atrelada a popularidade na internet.

Logo, se você não tem total segurança com respeito à sua popularidade, o melhor é trabalhar mais a sua conta antes de começar a fechar parcerias como um influenciador.

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Do que eu preciso para começar a trabalhar como influenciador digital?

É importante que você conheça os seus seguidores. E não estamos falando apenas das métricas apresentadas na seção análise da sua conta, você precisa ir além disso.

Ou seja, é necessário saber explicar, por exemplo, porque determinadas publicações sua engajam mais que outras, quais sãos os fatores determinantes para o seu público engajar ou não em um post seu.

Além disso, para fechar parcerias como influenciador digital, é necessário também apresentar aspectos como: regularidade de publicações na conta (no feed e stories), habilidade para falar em vídeos, responder comentários de seguidores e habilidade para criar publicações de qualidade.

Por fim, você deve possuir uma relação dos temas principais de conteúdo que você aborda em suas publicações. Isso é importante para as empresas avaliarem se o seu público-alvo é o mesmo delas. 

Neste caso, o ideal é ter, no mínimo, 5 temas de conteúdo para sua conta. Para ilustrar, existem uma série de temas para conteúdo, como: looks, viagens, cabelo, comida, maquiagem, música, dança, treinos, humor, etc.

Portanto, defina os seus principais temas de conteúdo e trabalha-os com regularidade em publicações para que as marcas saibam exatamente do que a sua audiência gosta em sua conta.


influenciador digital


Como fechar minha primeira parceria como influenciador digital?

Após cumprir os quesitos que foram apresentados acima, é hora de se preparar para fechar negócio fazendo a sua primeira parceria como influenciador digital.

Para isso, o primeiro passo é construir a sua proposta de valor, afinal, seria muito feio uma empresa querer fechar parceria e você não ter uma apresentação do seu trabalho e respectivos valores.

Portanto, comece elaborando um portfólio claro e objetivo com as principais métricas do seu Instagram, bem como os temas que trabalha e características do seu público.

Seu objetivo deve ser convencer os interessados sobre as vantagens de fechar a parceria com você.

Assim também, deixe bastante claro o estilo do seu trabalho, pois como influenciador, sua tarefa é adaptar o produto da empresa ao seu conteúdo diário de forma natural.

Além disso, construa sua proposta de valor, nossa sugestão é que você crie combos de postagens incluindo postagens bônus (para evitar pedidos de descontos). Dessa forma, você poderá conseguir fechar parcerias mais interessantes como influenciador digital.

Finalmente, divulgue o seu contato para parcerias, porém, cuidado, pois não é recomendável que seus valores estejam disponíveis para qualquer pessoa acessar.

Isso porque é interessante que você apresente seus valores de forma privada, persuadindo a empresa, e sabendo que, a depender da parceria, os valores podem ser alterados.

Conclusão: vale a pena se tornar um influenciador digital?

Vale muito a pena investir em trabalhar fechando parcerias como influenciador digital. Se você naturalmente possui essa competência é melhor ainda, pois grandes marcas tem apostado nesses profissionais e colhido grandes resultados.

Enfim, existem muitas marcas que estão começando a apostar em influenciadores locais para divulgar o seu produto ou serviço. Portanto, invista, pois esse tipo de trabalho é uma forte tendência para o futuro.

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Conteúdo para Instagram: o que grandes blogueiros ensinam - Aveli 18 de junho de 2020 - 15:34

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