Influenciador digital: como fechar a primeira parceria

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Quer se tornar um influenciador digital? Quer saber como fechar parcerias?

Neste artigo, você descobrirá tudo o que precisa saber para começar a trabalhar como influenciador digital e como fechar sua primeira parceria. Confira.


Quantos seguidores é preciso para ser um influenciador digital?

Embora o número de seguidores seja relevante, a quantidade não é o mais importante na hora de se fechar uma parceria.

Ou seja, existem outros itens mais importantes para as empresas avaliarem.

Você pode começar a trabalhar como influenciador digital mesmo que não possua muitos seguidores no Instagram.

Porém, é importante que você faça uma auto avaliação sobre estar ou não apto para começar a fechar parcerias como influenciador digital.

Como ponto de partida, a quantidade ideal mínima de seguidores para ser um influenciador digital no Instagram é de 10 mil.

Essa quantidade não é uma regra, mas é o mínimo que o Instagram exige para liberar alguns recursos muito importantes para os influenciadores, por exemplo, o recurso de links nos stories e critério para monetizar o Instagram.

Então mesmo que não exista uma regra de número de seguidores mínimos, a ideia de ser um influenciador está atrelada a sua popularidade na internet.


Logo, se você não tem total segurança com respeito à sua popularidade, o melhor é trabalhar mais a sua conta antes de começar a fechar parcerias como um influenciador.

Tipos de influenciadores digitais

Começando a trabalhar como influenciador digital no Instagram

Para começar a ser um influenciador no Instagram é importante que você conheça os seus seguidores.

E isso não se limita apenas as métricas apresentadas na seção Insights do Instagram, você precisa ir além disso.

Ou seja, é necessário saber explicar, por exemplo, porque determinadas publicações suas engajam mais que outras, quais sãos os fatores determinantes para o seu público engajar ou não em um post seu.

Para fechar parcerias como influenciador digital, é preciso ter qualidades como:

  • regularidade de publicações na conta (no feed, Story e Reels).
  • habilidade para falar em vídeos, responder comentários de seguidores; e
  • habilidade para criar publicações de qualidade.

outro ponto importante é que você deve possuir uma relação dos temas e assuntos de conteúdo que você aborda em suas publicações.

Isso é importante para as empresas avaliarem se o seu público-alvo é que elas buscam.

Defina seus principais temas de conteúdo e trabalha-os com regularidade em publicações para que as marcas saibam exatamente do que a sua audiência gosta em sua conta.

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Saiba explorar os recursos das mídias sociais

É importante também que você domine o uso do Instagram. Isso gera confiança nos parceiros e potencializa suas oportunidades.

Estude bem o Instagram, TikTok e outros para saber aproveitar ao máximo seus recursos e use seu conhecimento para crescer o seu perfil.


Aprimore sempre seu conhecimento de como cada recurso do Instagram funciona.

Busque saber coisas como as melhores hashtags para suas publicações, os melhores horários para postar Reels, os melhores horários para postar TikTok e outros.

Explorar os recursos das mídias sociais é uma das principais características dos influenciadores de sucesso.

Recentemente, o Instagram lançou o Reels que tem feito muito sucesso entre os influenciadores.

O Reels caiu no gosto dos usuários, principalmente dos influenciadores, e eles constantemente estão criando conteúdo para seus vídeos Reels viralizarem.

Sendo assim, se dedique ao máximo em conhecer bem cada recurso de mídias sociais para obter os melhores resultados.

Como fechar a primeira parceria como influenciador digital

Após cumprir os critérios recomendados acima, é hora de se preparar para fechar negócio fazendo a sua primeira parceria como influenciador digital.

Para isso, o primeiro passo é construir a sua proposta de valor, afinal, seria muito feio uma empresa querer fechar parceria e você não ter uma apresentação do seu trabalho e respectivos valores.

Portanto, comece elaborando um portfólio claro e objetivo com as principais métricas do seu Instagram, bem como os temas que trabalha e características do seu público.

Seu objetivo deve ser convencer os interessados sobre as vantagens de fechar a parceria com você.


Assim também, deixe bastante claro o estilo do seu trabalho, pois como influenciador, sua tarefa é adaptar o produto da empresa ao seu conteúdo diário de forma natural.

Além disso, construa sua proposta de valor, nossa sugestão é que você crie combos de postagens incluindo postagens bônus (para evitar pedidos de descontos).

Dessa forma, você poderá conseguir fechar parcerias mais interessantes como influenciador digital.

Finalmente, divulgue o seu contato para parcerias, porém, cuidado, pois não é recomendável que seus valores estejam disponíveis para qualquer pessoa acessar.

Isso porque é interessante que você apresente seus valores de forma privada, persuadindo a empresa, e sabendo que, a depender da parceria, os valores podem ser alterados.

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Conclusão: vale a pena se tornar um influenciador digital?

Vale muito a pena investir em trabalhar fechando parcerias como influenciador digital.

Se você naturalmente possui essa competência é melhor ainda, pois grandes marcas tem apostado nesses profissionais e colhido grandes resultados.

Enfim, existem muitas marcas que estão começando a apostar em influenciadores locais para divulgar o seu produto ou serviço.

Portanto, invista, pois, esse tipo de trabalho é uma forte tendência para o futuro.