Aprenda como funciona o algoritmo do TikTok para seus vídeos bombarem!

algoritmo do tik tok como funciona
Publicidade

Quer entender como funciona o algoritmo do TikTok? Quer descobrir o que fazer para que o algoritmo funcione a seu favor? Então veio no lugar certo.

Neste artigo vamos aprender como funciona o algoritmo do TikTok e como usá-lo para viralizar os nossos vídeos.

Porque você deve saber como funciona o algoritmo do TikTok

É fato que o TikTok é uma plataforma completamente diferente de todas as outras que conhecemos. Mais ainda no que diz respeito a como funciona o seu algoritmo.

O TikTok apresenta muitas novas possibilidades quando comparado a outras mídias sociais como Instagram e Facebook.

Enquanto o Instagram e o Facebook condicionam a exibição de uma publicação quase que exclusivamente ao número de seguidores do criador, no TikTok é muito diferente.

Isso porque o algoritmo do TikTok, ao contrário do algoritmo de outras mídias sociais, distribui o conteúdo totalmente diferente.

Enquanto nas outras mídias sociais você precisa conquistar um grande volume de seguidores para obter visualizações, no TikTok isso não é uma regra.

O TikTok não impõe essa condição! Na verdade, ele exibe uma publicação para um grande volume de usuários, ainda que o criador não tenha muitos seguidores.

Se você parar um pouco, vai reparar que em sua linha do tempo no TikTok é exibido vídeos de usuários totalmente desconhecidos.

E quando você entrar no perfil delas, verá que, embora o vídeo apareceu para você, a pessoa não tem milhares de seguidores.

Esse fato é uma indicação clara de como o algoritmo do TikTok funciona diferente das demais plataformas.

Obviamente, isso cria uma gama de oportunidades para influenciadores iniciantes, pois o alcance das publicações do TikTok, aparentemente, são mais democráticas e virais para os usuários.

Vantagens do algoritmo do TikTok

Publicidade

Para se ter uma ideia de como funciona o algoritmo do TikTok, vamos apresentar alguns dados que revelam como o aplicativo tem obtido grandes resultados.

Em 2019, os usuários do TikTok gastaram em média 52 minutos na plataforma assistindo a mais de 1 milhão de vídeos de 15 segundos.

Como parâmetro, podemos usar o Instagram cujos usuários atualmente gastam por dia em média 53 minutos.

Ou seja, a diferença é quase nenhuma. E ainda, o mais impressionante é que o Instagram levou anos para atingir esse tempo médio, enquanto o TikTok é muito recente.

Além disso, o TikTok tem como diferencial o estímulo aos criadores de conteúdo do aplicativo.

Para isso o TikTok investiu em um fundo para criadores de conteúdo, cerca de mais de R$ 1 bilhão para remunerar diretamente alguns dos criadores que publicam conteúdo na plataforma.

Ou seja, a empresa atrai mais e mais pessoas para o aplicativo investindo pesado. Daí a importância de sabermos como funciona o algoritmo do TikTok e como tirar vantagem dele.

Embora ainda não esteja muito claro quais são as formas de se ganhar dinheiro com o TikTok, o fato é que a plataforma já demonstrou muito interesse em estimular os criadores de conteúdo com monetização.

Sendo assim, se você gosta de criar conteúdo para o TikTok, entender como funciona o seu algoritmo é a chave para ter mais sucesso no aplicativo e ganhar dinheiro com ele.

Como funciona o algoritmo do TikTok?

Publicidade

O algoritmo do TikTok exibe os vídeos com base na experiência de cada usuário no aplicativo. Isto é, a plataforma identifica o que provavelmente alguém gosta e exibe mais publicações semelhantes para este mesmo usuário.

Basicamente, o algoritmo do TikTok analisa sete postos-chave para a exibição de um conteúdo para outros usuários.

São eles:

  • Visualizações de vídeos.
  • Curtidas e comentários.
  • Seguidores.
  • Encaminhamentos.
  • Compartilhamentos.
  • Salvamentos.
  • Tempo médio de exibição.
  • Taxa de conclusão.
  • Conteúdo do vídeo.

O mais difícil deles (conteúdo de vídeo) está relacionado a direitos autorais de áudios, conteúdo violento ou de apelo sexual.

O algoritmo do TikTok funciona do seguinte modo: primeiro ele exibe para um pequeno grupo de pessoas (geralmente em sua área local). O algoritmo observa as visualizações, comentários e taxa média de tempo assistido.

Se o engajamento do seu vídeo for positivo, ele será veiculado para um público geográfico maior. Quanto mais dados o TikTok recebe, mais ampla é a distribuição do vídeo.

Publicidade

Leia também:

Como usar o algoritmo do TikTok para viralizar meus vídeos?

Para usar o algoritmo do TikTok de forma eficaz, você deve ir além e buscar conhecer outras estratégias importantes.

O conhecimento do algoritmo só é útil quando combinado com outros conhecimentos como: quais são as melhores hashtags para TikTok, o que mais viraliza no TikTok, o que postar no TikTok, etc.

Além disso, você deve aprender a dominar o recurso TikTok análise para obter insights que o ajudarão a aprimorar o seus conteúdos para TikTok.

Diferentemente do Instagram, um vídeo do TikTok não está sujeito a uma vida útil curta.

Em vez disso, parecido com o YouTube, um vídeo TikTok de 30 segundos pode continuar a ser exibido por semanas ou meses.

Nesse sentido, existem algumas estratégias que podemos usar para trabalhar os vídeos em harmonia com o algoritmo do TikTok.

Então para conseguirmos o melhor desempenho do conteúdo, uma dica é não lançar muitos vídeos em uma pequena janela de tempo.

O algoritmo do TikTok precisa de tempo para avaliar um vídeo. Se publicarmos cinco ou seis vídeos em um curto espaço de tempo, basicamente estaremos colocando nossos vídeos um contra o outro.

Além disso, é importante a constância de publicações no perfil. O TikTok gosta disso. Por isso, o ideal é publicar, pelo menos, dois vídeos por dia.

À medida que os vídeos receberem engajamento positivo, podemos aumentar o volume de publicações diárias.

Se em 48 horas o vídeo não tiver um volume considerável de visualizações, provavelmente ele não foi bem recebido. Ainda assim, não há necessidade de excluí-lo.

Isso porque, mesmo que não tenha recebido visualizações dentro desse período, pode ser que o TikTok leve mais tempo para encontrar pessoas que gostem dele.

Usando os vídeos do TikTok para direcionar o tráfego

Publicidade

Para direcionar o tráfego no aplicativo, podemos adotar algumas estratégias utilizando o algoritmo do TikTok.

Em vez de usarmos o compartilhamento de links do TikTok, usamos o vídeo para apresentar Por que ir para o outro canal, e não Como, e então, usamos um gatilho para direcionar o tráfego, como: “Ei, se você quiser ver mais sobre isso, dê uma olhada no meu Instagram …”

Assim podemos usar o algoritmo do TikTok a nosso favor para garantir mais visualizações dos vídeos e levar o público para outros canais.

Conclusão

Conhecer como funciona o algoritmo do TikTok é muito importante para quem deseja ser um criador de conteúdo digital da plataforma ou utiliza o TikTok para empresas.

Como vimos, o algoritmo do TikTok difere de algoritmos de outras plataformas, a exemplo do Instagram.

O TikTok apresenta novas oportunidades para os seus usuários, pois o algoritmo possibilita que qualquer pessoa possa alcançar um grande volume de visualizações sem depender do seu número de seguidores.

Por fim, se desejamos crescer no TikTok, devemos observar pontos importantes como constância de publicações e qualidade de conteúdo. Dessa forma, o sucesso é garantido.

×