Usar o WhatsApp Business em seu negócio pode ser muito vantajoso, pois facilitará sua interação com os clientes e ajudará você a conquistar mais vendas.
Com diversas funcionalidades integradas, o WhtsApp Business fornece recursos para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.
O WhatsApp Business é um aplicativo pensado para o pequeno empreendedor e, embora tenha diversas configurações, o aplicativo ainda mantém funcionalidades visuais e recursos do WhatsApp Menssenger.
Vantagens do WhatsApp Business
As pessoas usam o WhatsApp em diversas atividades pessoais e profissionais, e muita gente gosta dele porque ele é prático.
Com o WhatsApp é possível fazer chamadas de áudio e vídeo, enviar mídias, documentos, e o melhor: tudo fica registrado.
No entanto, para os negócios, o WhatsApp Menssenger não tem recursos suficientes para suporte no atendimento ao cliente.
Então o WhatsApp desenvolveu a versão própria para negócios, o WhatsApp Business.
O WhatsApp Business é feito para empresas. Ele integra diversas configurações de personalização e funcionalidades úteis para os negócios.
Portanto, se você possui um negócio, pode se cadastrar com uma conta comercial no aplicativo e usufruir de recursos que facilitam o atendimento aos clientes.
Para quem serve o WhatsApp Business?
Entrar em contato com as empresas por meio do WhatsApp é um hábito comum de muitas pessoas.
Com a popularidade do aplicativo, é natural que elas o usem para quase tudo, e receber atendimento por empresas também é uma dessas utilidades.
Nesse sentido, aprimorar o atendimento ao cliente por meio do WhatsApp é importante para garantir que eles tenham uma boa experiência.
Quanto mais transparente você for com eles, maiores serão suas chances de garantir que eles tenham uma boa experiência.
Disponibilizar informações de horário de funcionamento, localização do estabelecimento, produtos disponíveis e outros, são algumas das formas de oferecer um atendimento de qualidade.
O aplicativo comum do WhatsApp não é apropriado se você deseja oferecer um bom atendimento ao cliente pelo aplicativo.
Por isso, o ideal é migrar para o WhatsApp Business.
Com ele, você poderá personalizar o seu negócio e fornecer informações completas como: endereço, mídias sociais, catálogos de produtos, e-mails, horários de funcionamento e outros.
Portanto, o WhatsApp Business serve para quase todo tipo de negócio, com exceção daqueles que são restringidos pelas Políticas Comerciais do Facebook.
Funcionalidades do WhatsApp Business
O atendimento on-line tem muitas limitações, e a menos que o seu negócio funcione 24h e 7 dias por semana, provavelmente você receberá mensagens de clientes fora do seu horário comercial.
Algumas demandarão mais tempo de atendimento por serem indecisas, outras exigirão um atendimento amigável, e por aí vai.
Sendo assim, algumas configurações do WhatsApp Business podem ajudar nesses desafios.
Como dito, com o WhatsApp Business, é possível configurar informações do seu negócio em seu perfil como, categoria, localização, horário de atendimento, e-mail para contato, site e mídias sociais.
Além disso, nele, é possível também configurar mensagens automáticas de boas-vindas, e até aviso de ausência após o horário comercial.
Então você pode configurar o aplicativo para enviar mensagens às pessoas que contatarem você fora do horário de funcionamento estabelecido no aplicativo.
Dessa forma, quando você receber uma mensagem fora do seu horário de atendimento, o cliente será avisado que naquele momento não há atendimento.
Você pode aproveitar a oportunidade e tranquilizar a pessoa dizendo que ao retornar o atendimento a mensagem recebida será respondida.
Já com o recurso de envio de mensagens de boas-vindas, você pode aproveitar para dar as informações que são pedidas com mais frequência, e também sugerir um roteiro que possa tornar o atendimento mais rápido.
Por exemplo, você pode aproveitar a mensagem de boas-vindas para informar preços, politica de entrega, formas de pagamento e outros.
Assim também, pode dizer a pessoa que o atendimento será mais rápido se ela especificar a quantidade, prazo que deseja receber e como prefere pagar.
Por fim, você pode acompanhar as Estatísticas do aplicativo para visualizar o volume de mensagens que foram enviadas, entregues e lidas.
Como configurar o WhatsApp Business
O aplicativo está disponível para os dispositivos Android e iOS. Para os dispositivos Android o download é feito na Google Play Store, e para iPhone o download é feito na Apple Store.
1. Instale o aplicativo, insira o número e prossiga.
2. Escolha uma imagem para o perfil. Em seguida, insira os dados da sua empresa: nome comercial, categoria e breve descrição do seu negócio.
3. Toque nos três pontos no canto superior a sua direita. Depois, vá para “Configurações“.
4. Logo após, vá em “Configurações da empresa“.
5. Ao tocar em perfil comercial você poderá editar o nome do negócio e inserir um recado para seus contatos.
6. Em “Catálogo” você pode inserir produtos. No entanto, antes, assegure-se de que os produtos que comercializará não violam as Políticas Comerciais do Facebook.
7. Você pode adicionar as informações do seu produto. Assim também, pode adicionar um link de pagamento e o código do produto.
8. Continuando, é possível você acompanhar as estatísticas do seu WhatsApp sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.
9. Você pode também criar um link curto. Ele conectará as pessoas ao seu número de WhatsApp Business.
10. Em “Mensagem de ausência” é possível configurar uma mensagem padrão de ausência. A mensagem automaticamente é disparada quando estiver fora do horário comercial.
11. Da mesma forma, em “Mensagem de saudação” é possível configurar uma mensagem padrão de boas-vindas. Ela será enviada automaticamente quando receber uma mensagem de um novo contato.
12. Assim também, em “Respostas rápidas“, você pode configurar respostas padrão para perguntas que recebe com frequência. Nela, você pode definir “Atalhos” para inserir a mensagem durante a conversa.
Como compartilhar seu WhatsApp Business
O link do seu WhatsApp Business pode ser compartilhado em mídias sociais, sites e outras plataformas.
As mídias sociais são excelentes lugares para você direcionar potenciais clientes para o aplicativo.
Portanto, como dica, adicione o link do WhatsApp Business na biografia do seu Instagram, Página do Facebook, LinkedIn e outros.
Assim, as pessoas poderão entrar em contato com você diretamente pelo WhatsApp.
Incentive as pessoas a entrarem no link da biografia das suas mídias sociais para saberem mais detalhes e tirarem todas as dúvidas.
Modelos de mensagens de saudação e ausência para o WhatsApp Business
Tendo em vista a utilidade do WhatsApp Business, que possibilita diversas configurações de automação, trazemos alguns modelos de mensagens de saudação e ausência.
Sendo assim, você pode usá-las em sua conta comercial do WhatsApp business.
Mensagem de saudação 1.
Olá! Seja bem-vindo(a)! Em poucos instantes um consultor atenderá você.
Mensagem de saudação 2.
Oi! Obrigado por entrar em contato! Aguarde, em instantes iremos atendê-lo(a).
Mensagem de ausência 1.
Lamentamos não poder atendê-lo(a) no momento. Mas não fique chateado(a), em breve retornamos para atendê-lo(a).
Mensagem de ausência 2.
Infelizmente recebemos sua mensagem fora do nosso horário comercial. Mas não se preocupe, vamos retornar o mais breve possível.
Estratégia de marketing no WhatsApp Business
Como de praxe, sempre que oportuno, use o aplicativo para fazer branding do negócio. O WhatsApp Business pode ser uma ótima forma de você fazer marketing do seu negócio.
Você pode começar a utilizar algumas práticas que, a curto/médio prazo, podem aumentar suas vendas.
Lista de Estratégias de Marketing e Vendas no App WhatsApp Business:
- Adicione à sua lista de contatos todas as pessoas que enviarem mensagens, dessa forma, poderá exibir seus status a elas.
- Crie grupos e adicione pessoas interessadas. Restrinja quais pessoas poderão publicar nele, assim você evitará que membros desviem o foco do grupo.
- Envie mensagens de felicitações de aniversários, ocasiões especiais e datas comemorativas como natal e ano novo.
- Envie informações de ofertas especiais, promoções e descontos. Mas tenha cuidado! Evite ser inconveniente com o cliente enviando mensagens promocionais com demasiada frequência.
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