Tráfego pago como alternativa ao tráfego orgânico é uma estratégia realmente poderosa para atrair novos públicos de maneira simples e prática.
Por meio do tráfego pago, é possível escalar ofertas para novos públicos, assim ampliando as possibilidade de novas conversões, além de ser uma vantagem frente à sua concorrência.
Quer descobrir como fazer tráfego pago com sucesso?
Neste guia, aprenda passo a passo como fazer tráfego pago e ampliar as oportunidades do seu negócio ou projeto.
Confira.
Por que fazer tráfego pago?
A princípio, você deve saber que tráfego pago é uma estratégia alternativa ao tráfego orgânico.
Enquanto o tráfego orgânico demanda uma série de eventos alheios à vontade do criador, o tráfego pago lhe dá total controle.
Com o tráfego pago você determina para quem, onde, quando e como seu anúncio será exibido na plataforma que escolher.
Sendo assim, com base no seu conhecimento do seu público, você configura sua campanha de modo que a plataforma a exiba diretamente para o público-alvo, assim multiplicando suas oportunidades de conversão.
O que é preciso para começar fazer tráfego pago?
É evidente que fazer tráfego pago requer que você dê um destino a ele. Logo, a primeira ação é escolher o canal para onde direcionará seus potenciais visitantes.
Esse canal deve estar pronto para receber o tráfego da sua campanha e conduzir o visitante no caminho da conversão que você deseja.
É exatamente por isso que, após escolher o canal apropriado, você deverá criar um funil de vendas com todo fluxo da sua campanha.
O funil de vendas será como um guia que deve ser seguido rigorosamente para filtrar todo público alcançado na campanha até chegar ao público “quente”, que é o público da ponta do seu funil e que possui alto potencial de conversão.
Para isso, será necessário instalar um pixel ou tag de acompanhamento de conversões no destino do seu tráfego pago, a fim de enviar eventos das ações dos seus visitantes à plataforma de anúncio.
O envio desses eventos é crucial para a plataforma obter dados de desempenho e direcionar sua campanha com precisão para o público mais qualificado.
Outro elemento importante é usar o rastreio UTM. Esse rastreio permitirá a você identificar quais criativos ou campanhas estão enviando tráfego.
Então se você considera como destino da sua campanha de tráfego pago aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp ou Redes Sociais, saiba que elas não dão suporte para você enviar esses valiosos eventos.
Neste caso, com uma medida alternativa, você terá que coletar essas informações de conversão manualmente e, depois, inseri-las na sua campanha.
Porém, o melhor é que você envie seu público para sites, landing pages ou páginas de biolink, pois assim você conseguirá providenciar o acompanhamento das conversões da campanha.
Como criar um destino para campanha de tráfego pago?
Há várias opções de destinos para tráfego pago, sendo os principais: sites, landing pages e páginas de biolink.
Todas essas opções são perfeitamente capazes de oferecer os recursos necessários para você ter sucesso em sua campanha.
Como já explicado, o sucesso da sua campanha de tráfego pago está na otimização da campanha, rastreio das URLs e no acompanhamento das conversões.
Todas essas opções costumam dar suporte para o uso destes recursos valiosos de aprimoramento de campanhas de tráfego pago.
Agora que você sabe, talvez esteja se perguntando: mas qual delas escolher? Vejamos cada um dos destinos para você direcionar o tráfego da sua campanha.
Enviando tráfego pago para site.
Usar um site é a melhor entre todas as opções disponíveis de destinos para tráfego pago.
Isso porque um site fornece diversas ferramentas capazes de gerar conversões como nenhuma outra opção pode.
Por exemplo, em um site, você pode criar um blog ou página de FAQ, fornecer fotos e detalhes dos produtos, além de integrar checkouts de alta conversão.
Todas essas ferramentas e recursos são valiosos para obter o melhor ROI possível com sua campanha de tráfego pago.
Apesar de um site ser a melhor das opções, criar um pode ser caro e difícil, o que desestimula empreendedores a investirem nele.
Nesse sentido, há muitas soluções no mercado que podem ajudar você a criar um site sozinho, de qualidade profissional e com preço acessível.
A melhor opção do mercado atualmente – principalmente se você pretende vender produtos físicos ou digitais – é a Shopify.
A Shopify é a solução para quem deseja criar uma loja virtual profissional, fácil de cuidar e, principalmente, com muitos recursos para obter o máximo de conversões de vendas.
Se ficou interessado, pode criar hoje mesmo sua loja na Shopify e testar a solução durante 3 meses por apenas USD $1/mês e avaliar se vale a pena.
Além da Shopify, outra solução é a Nuvemshop. Com a Nuvemshop também é possível criar uma loja virtual profissional de maneira fácil e a baixo custo.
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Enviando tráfego para uma landing page.
Podemos definir landing page como um site de página única desenvolvida especialmente para conversões, podendo ser conversões de vendas e captação de leads.
Uma landing page é um site, mas existe uma diferença entre landing page e site tradicional que é sua estrutura.
Enquanto um site tradicional possui diversas páginas, uma landing page é uma página única com um objetivo muito específico.
Um dos usos mais comuns para uma landing page é a captação de leads, vendas de cursos ou de produtos digitais como e-books.
Se você pretende direcionar o tráfego pago para uma landing page e quer descobrir onde criar, uma excelente ferramenta para isso é o Canva.
Mas para realmente ter uma boa experiência com essa ferramenta, vale muito a pena investir no Canva Pro, pois assim você tem acesso a templates premium e outros ótimos recursos.
Com uma landing page de alta qualidade, você pode receber tráfego pago e gerar conversões de vendas, inscrições e outros mais.
Enviando tráfego pago para uma página de biolink.
Devido a redes sociais como Instagram, TikTok e outras semelhantes oportunizaram um campo para você inserir somente um único link, surgiram soluções que “driblam” essa limitação e empoderam esse único link que você pode ter em sua biografia.
Essa solução são sites criadores de biolinks. Com esses sites, você cria uma página onde é possível inserir diversos links, oferecer produtos, inserir textos, botões e muito mais.
É por isso que usar biolink como destino para o seu tráfego pago é uma ótima ideia, pois com todos os seus recursos, você pode prepará-la para conduzir seu visitante a fazer a conversão que deseja.
Mas onde criar páginas de biolink?
Ferramentas de biolinks como a Aveli Biolink são perfeitas para enviar seu tráfego pago, simplesmente porque ela possui recursos para instalar os mais variados tipos de pixels.
Com a ferramenta Aveli Biolink, você pode instalar pixels do Facebook, TikTok, Pinterest, LinkedIn, Quora, Snapchat e Twitter, além das tags do Google Analytics e Google Tag Manager.
Entendendo os principais termos do tráfego pago
Tudo bem, ainda há pouco você descobriu opções para onde enviar seu tráfego pago, agora, é interessante que você aprenda sobre os principais termos usados neste mundo.
Aprendê-los é útil para saber do que se trata cada etapa da configuração da sua campanha de tráfego pago, além de que a maior parte destes termos é comum nas principais plataformas de anúncios.
CPC – custo por clique.
O nome em si já é muito intuitivo, em suma, CPC é quanto custa cada clique que o seu anúncio recebe.
A maioria das plataformas de anúncio oferecem a possibilidade de você otimizar sua campanha para CPC e ofertar um lance máximo, ou optar por maximizar os cliques nos anúncios.
Se você der o seu lance de CPC, então a plataforma não ultrapassará sua oferta no leilão. Essa escolha tem como vantagem o controle do orçamento, porém, se for uma oferta muito abaixo do mercado, você corre o risco de não receber cliques nos anúncios.
Já a opção de maximizar cliques permite que a plataforma dê os lances por você e garanta muitos cliques em seus anúncios.
Isso é adequado se você não está preocupado com o orçamento, mas fique sabendo que essa escolha pode tornar o CPC caro.
CPA – custo por ação.
O custo por ação é uma opção mais complexa, porque, neste caso, você está buscando pessoas que realizam uma ação de conversão específica.
Então o seu lance será o valor máximo que estará disposto a pagar pela conversão, para isso, você deverá configurar o ROI – retorno sobre o investimento – e a tag ou pixel de acompanhamento de conversão.
Às vezes o CPA também servirá como uma referência quando optar por maximizar cliques na sua campanha. Isso significa que a plataforma de anúncio buscará aproximar o máximo possível os lances automáticos ao valor definido de CPA.
CPM – custo por mil impressões.
Assim como o CPC, o CPM tem nome intuitivo. Significa que você dá um seu lance correspondente a quanto deseja pagar por cada mil impressões dos seus anúncios.
Neste caso, a plataforma de anúncios tem apenas a obrigação de mostrar seu anúncio para o público que você definiu, sem o compromisso de tentar gerar conversões.
Isso é útil se você quer reconhecimento de marca ou confia muito na segmentação e configuração do seu anúncio e quer pagar pouco.
Rastreamento UTM.
Sabe aqueles links enormes? Então, é bem possível que eles sejam grandes porque estão usando parâmetros de rastreamento UTM.
UTM é um acrônimo para Urchin Tracking Module, um método para marcar e rastrear links na web. Foi desenvolvido por uma empresa chamada Urchin Software, que posteriormente foi adquirida pelo Google.
Esse rastreamento permite que você adicione palavras-chave a um link e o atribua especificamente a um tipo de criativo ou campanha de tráfego pago.
Com os parâmetros UTMs, por meio de ferramentas como Google Analytics, você descobre qual criativo ou campanha está enviando tráfego para a página de destino, além de outras informações valiosas.
Como fazer tráfego pago nas 5 principais plataformas de anúncio
Você tem o produto, o funil de vendas e a página de destino, agora você pode começar a configurar sua campanha de tráfego pago.
Há diversas plataformas onde você pode fazer tráfego pago de alta qualidade, e nada o impede de usar mais de uma ao mesmo tempo.
Estas são as principais plataformas para fazer tráfego pago em ordem de qualidade:
- Google Ads;
- Meta (facebook e Instagram);
- Taboola;
- Pinterest; e
- TikTok.
Além destas há muitas outras, como: RevContent, Outbrand, Megapushe e Propellerads.
No entanto, suas moedas de pagamento são em dólares americanos ou euros, o que pode tornar sua campanha relativamente cara.
Neste guia, nos concentramos apenas nas principais. Vamos mostrar com detalhes como configurar sua campanha em cada uma delas.
Fazendo tráfego pago com o Google Ads.
O Google é o maior buscador do mundo. Todos os dias, milhões de pessoas fazem pesquisas para encontrar respostas, sites e outras informações.
Além de ser o maior buscador, o Google é ainda a proprietária do YouTube, do Gmail, do navegador Chrome e possui milhões de sites parceiros do seu programa de monetização Google AdSense.
Toda essa dominância dá ao Google posse de uma fonte riquíssima de dados, o que significa que usá-lo para criar campanhas de tráfego pago é garantia de sucesso.
O Google Ads é perfeito para quem deseja obter conversões a partir de pesquisas da SERP, de sites ou conteúdos do YouTube relacionados ao seu produto.
Com a otimização certa, o Google mostra o seu anúncio para pessoas que estão prontas para realizar uma compra, uma vez que seus algoritmos são capazes de saber com precisão quando essas pessoas são mais propensas a comprar algo.
No Google Ads, você também conta com muitas opções de segmentação de anúncio como idade, sexo, palavras-chave, segmentação geográfica e interesses.
Estes são alguns dos muitos motivos para fazer tráfego pago com o Google Ads.
Porém, sendo a melhor para anunciar, logicamente existe uma concorrência muito alta, o que torna o Google uma das plataformas mais caras para anunciar – isto é, fazer tráfego pago.
Isso sem dúvidas é um dos primeiros impedimentos para usar o Google para criar campanhas de tráfego pago. No geral, as pessoas desejam investir o mínimo possível antes de realizar qualquer teste da plataforma.
Embora a competição pelo topo da SERP do Google seja alta – o que por consequência infla seus preços – você pode usar outras opções como a Rede Display, o Gmail ou YouTube para anunciar.
Com essas plataformas, você pode ter custos muito inferiores ao da pesquisa, pois, neste caso, você anunciará a partir de conteúdo gerado por parceiros do Google.
Vale avisá-lo, no entanto, que há editores (parceiros) desonestos que enviam tráfego bot e não há nada que possa identificá-los para que você possa bloqueá-los.
Portanto, é bom considerar isso ao escolher fazer tráfego pago na Rede Display e outras do Google.
Ainda explorando o Google Ads, um dos seus principais recursos é o planejador de palavras-chave.
Esse planejador é um gerador de palavras-chave e permite que você analise o volume de tráfego de palavras-chave, além do preço mais alto e mais baixo de CPC que foi dado em lance pelo topo na pesquisa do Google.
O planejador de palavras-chave do Google é muito útil e você ainda pode usar outra ainda melhor nisso, a ferramenta Semrush.
A ferramenta Semrush, um dos melhores SEO tools do mercado, permite que você veja o volume de tráfego de palavras-chave, tendências e o melhor, análise da sua concorrência.
Então você pode usar a Semrush para, por exemplo, analisar um concorrente e descobrir qual página, produto ou palavra-chave dele tem tido mais sucesso.
Se gostou dessa dica, pode criar sua conta e testar essa ferramenta gratuitamente durante 14 dias somente com o nosso link exclusivo Semrush.
Só com esse link você consegue 14 dias de teste, qualquer outro que encontrar ofertará apenas 7 dias, então aproveite o nosso.
Por fim, eis mais algumas dicas finais ao fazer trafego pago com o Google Ads:
- Faça uso de rastreamento UTM
- Use menos palavras-chave em seus grupos de anúncios;
- Otimize os anúncios do Google usando palavras-chave negativas;
- Use tipos de correspondência de palavras-chave relevantes;
- Use TODO o espaço do anúncio;
- Ajuste os lances com base no dispositivo;
- Use as configurações de idioma a seu favor;
- Ajuste os lances para segmentação geográfica.
Fazendo tráfego pago com o Facebook Ads.
A Meta – controladora do Facebook, Instagram, WhatsApp e outras – detém as redes sociais mais populares do mundo.
Só o Facebook conta com mais de 2,9 bilhões de usuários ativos mensais, enquanto o Instagram conta com mais de 2 bilhões.
Isso quer dizer que, semelhante ao Google, a Meta possui uma imensa quantidade de dados capazes de garantir sucesso para quem busca fazer tráfego pago com ela.
Com o Facebook Ads, você conta com opções de acompanhamento de conversões, rastreio UTM e opções de otimização muito interessantes.
A partir do seu pixel, é possível rastrear as ações das pessoas em cada etapa do seu funil de vendas, desde a prospecção até a seleção do público quente, e assim criar públicos específicos de cada etapa para fazer remarketing.
Pondo isso em perspectiva, suponha que você tenha uma loja de dropshipping e que deseja anunciar um massageador eletrônico.
Com o Facebook Ads, você pode veicular anúncios em vídeo, depois criar um público personalizado com pessoas que interagiram com este anúncio por mais de 5s, por fim, você pode criar um novo anúncio direcionado para o público com alto potencial de comprar este produto.
Em termos de custos, de maneira parecida ao Google, fazer tráfego no Facebook Ads pode não ser barato, uma vez que sua concorrência também é grande.
Para começar a anunciar no Facebook, é necessário possuir uma página e uma conta no Instagram. Após isso, ainda será preciso criar uma conta de gerenciador de negócios e abrir uma conta de anúncios.
Veja algumas dicas finais para ter sucesso com sua campanha de tráfego pago no Facebook:
- Otimize seu anúncio para visualizações da página de destino.
- Use o Pixel para acompanhar as conversões e parâmetros UTMs para rastrear os anúncios que estão enviando tráfego.
- Crie públicos personalizados segmentados com base em etapas do funil.
- Limite seu público adicionando combinações de interesses.
- Use vários anúncios em um único conjunto de anúncios ao invés de 1 conjunto para cada anúncio.
- Escolha os posicionamentos manuais.
- Selecione o tipo de dispositivo se as conversões forem maiores em um específico.
Fazendo tráfego pago com o Taboola.
O Taboola é uma plataforma de anúncios com foco em sites que buscam promover produtos ou serviços por meio de publicações editoriais.
Os anúncios do Taboola costumam ser exibidos como postagens sugeridas ao fim ou na barra lateral de editores parceiros da plataforma.
Uma das grandes vantagens do Taboola é seu preço. Comparado ao Google Ads e Facebook Ads, o Taboola é o que possui o preço mais baixo.
Assim como o Google Ads e o Facebook Ads, o Taboola permite que você crie e adicione um pixel ao seu site para fazer o acompanhamento de conversões, além do uso de parâmetros UTM.
Você pode ofertar lances de CPC, CPA e CPM para os seus anúncios no Taboola ou optar por maximizar conversões.
O Taboola é uma ótima alternativa para quem deseja fazer marketing de afiliados com conteúdos de review de produtos/serviços, ou sites com conteúdos de blog que promovem seus produtos.
Mas há uma desvantagem em usar o Taboola, essa desvantagem são os bots.
Muitos editores do Taboola enviam tráfego bot e você precisará bloqueá-los para não desperdiçar o seu orçamento.
Para isso, será necessário usar parâmetros UTMs e analisar o tempo de sessão de cada editor que está enviando tráfego para então bloqueá-lo no painel do Taboola.
Estas são algumas dicas para fazer tráfego pago no Taboola:
- Use parâmetros UTM para rastrear editores ruins e bloqueá-los.
- Adicione botões de CTA em seus anúncios para aumentar o CTR dos anúncios.
- Crie campanhas separadas para dispositivos móveis e desktop.
- Use a segmentação contextual em seus anúncios.
- Defina a localização geográfica para veiculação dos anúncios.
Fazendo tráfego pago com o Pinterest.
Poucas pessoas sabem, mas o Pinterest é uma excelente plataforma para fazer tráfego pago.
Com seus mais de 445 milhões de usuários ativos mensalmente, sendo destes mais de 46 milhões do Brasil, a rede social tem muito potencial de atrair um valioso tráfego para sua página.
Por ser uma rede social de pesquisa, o Pinterest é semelhante aos anúncios na pesquisa do Google Ads, ou seja, você também poderá direcionar seu anúncio para pessoas que estão pesquisando ou possuem interesses em palavras-chave.
O Pinterest disponibiliza seu pixel e, ou, API de conversões que podem ser instalados em seu site, semelhante ao Facebook e Taboola.
Além disso, o Pinterest oferece uma variedade de formatos de anúncios, como Pins, Carrosséis, Anúncios de vídeo e Anúncios de coleção.
Isso permite que você escolha o formato que melhor se adapta aos seus objetivos de negócios e ao seu público-alvo.
Uma das grandes vantagens de fazer tráfego pago no Pinterest é que a plataforma é altamente visual.
Isso significa que, se você tiver imagens atraentes, terá uma vantagem sobre seus concorrentes e poderá capturar a atenção do seu público-alvo com mais facilidade.
Uma das desvantagens do tráfego pago no Pinterest é a configuração de campanhas otimizadas para conversões.
Se você quiser otimizar seu anúncio no Pinterest para conversão, você terá está limitado a conversões de checkout, adicionar ao carrinho, inscrição e lead.
Caso sua conversão seja de visualizações de página, por exemplo, não será possível otimiza-la para conversão.
Em outras palavras, no Pinterest, uma campanha com objetivo de obter visitas em uma página será otimizada para cliques no anúncio e não para cliques no link ou visita a página de destino.
Logo, se você não vende um produto diretamente, criar anúncios no Pinterest pode não ser eficaz uma vez que cliques no anúncio não garantem visitas de página.
Fazendo tráfego pago com o TikTok Ads.
O TikTok oferece uma variedade de formatos de anúncios, como anúncios In-Feed, anúncios Brand Takeover, anúncios TopView, anúncios Branded Hashtag Challenge e anúncios Branded Effects.
Cada formato de anúncio oferece uma maneira única de atingir seu público-alvo e alcançar seus objetivos.
O TikTok oferece uma segmentação avançada – você também pode criar e instalar um Pixel – que permite que você alcance as pessoas certas com seu anúncio.
Você pode segmentar por idade, gênero, localização, interesse e comportamento de compra.
Isso permite que você exiba seu anúncio para pessoas que estão mais propensas a se interessar pelo que você tem a oferecer.
O TikTok Ads é perfeito para fazer tráfego pago de produtos visuais.
Por ser uma rede social com predominância de público da geração Z, o tipo de anúncio que converte no TikTok, no geral, precisa ser criativo, autêntico e divertido.
Para começar a criar anúncios no TikTok Ads, é necessário criar uma conta de anúncios e configurar sua campanha de anúncios.
Você pode escolher o formato de anúncio, o público-alvo, o orçamento e a programação do anúncio.
Conclusão
Tráfego pago pode ser uma estratégia extremamente eficaz para atrair novos públicos e ampliar as oportunidades do seu negócio ou projeto.
Ao investir em tráfego pago, você tem a possibilidade de escalar suas ofertas para novos públicos, aumentando assim as chances de conversões e obtendo uma vantagem frente à concorrência.
Aqui, apresentamos um guia passo a passo para você começar a fazer tráfego pago com sucesso.
Aprendemos sobre as principais plataformas de tráfego pago, como definir o público-alvo ideal, criar anúncios eficazes e monitorar os resultados.
Lembre-se de que o tráfego pago exige planejamento e estratégia, além de testes e ajustes constantes.
Porém, com dedicação e persistência, você pode obter resultados significativos e impulsionar seu negócio para o sucesso.
Portanto, se você está pronto para dar o próximo passo em sua estratégia de marketing e aumentar sua base de clientes, comece a explorar o tráfego pago hoje mesmo e veja o que ele pode fazer pelo seu negócio.