aveli.com .br
aveli.com .br

5 motivos de você estar perdendo seguidores no Instagram

No Instagram, o número de seguidores costuma ser um indicador muito importante para avaliar a autoridade e a credibilidade de um perfil.

Marcas e empresas que buscam influenciadores e criadores para colaboração e publicidade usam o número de seguidores como ponto chave em suas seleções.

Assim também acontece com os consumidores, eles instintivamente consideram o número de seguidores como uma característica chave para avaliar a credibilidade de uma empresa.

Por esses e outros motivos, ganhar e reter seguidores é uma prioridade para quem usa o Instagram para ganhar a vida, além de ser um desafio muito grande.

Mas, e quando se está perdendo seguidores incontrolavelmente, o que fazer? Como saber quando a perda de seguidores está fora do normal? 

Neste guia, você entenderá 5 motivos mais comuns que explicam o porquê você está perdendo seguidores, e ainda, o que fazer para interromper isso.

O que faz alguém perder seguidores no Instagram?

A princípio, se estiver perdendo seguidores no Instagram, você deve analisar sua situação de forma individual, pois provavelmente sua realidade não será a mesma de outros perfis.

Embora os motivos pelos quais o seu perfil talvez esteja perdendo seguidores sejam únicos, é também provável identificar aspectos comuns a outras contas que enfrentam o mesmo desafio.

A seguir, vamos listar cinco motivos comuns que podem vir a ser a causa de alguém perder seguidores no Instagram.

1 – Seguidores fantasmas.

Seguidores fantasmas são seguidores que não se engajam com suas postagens por algum motivo. As razões podem ser porque são pessoas com baixa atividade no aplicativo, ou são contas fake, ou não tem interesse em seu conteúdo.

Uma característica comum desse tipo de seguidor é que eles foram conquistados por meio de algum atalho, como o uso de hashtags para ganhar seguidores, grupos de aplicativos de mensagens, sites, aplicativos, sorteios e outros.

Esses seguidores, por não terem interesse em seu conteúdo, após um tempo, deixam de seguir perfis que não consideram serem relevantes para eles.

A maior parte deles já seguem uma conta com a intenção de deixar de segui-la após um tempo determinado, por essa razão, a perda desse tipo de seguidor, principalmente quando são obtidos pelo mesmo método, ocorre em massa.

Já os seguidores cujas contas são fake, geralmente tem seus perfis excluídos pelo próprio Instagram após uma triagem de detecção de contas falsas.

Estudos indicam que em 2020, o Instagram tinha algo em torno de 95 milhões de contas falsas passando-se por pessoas reais.

De tempos em tempos, o Instagram deleta contas sinalizadas como spam, e se você tiver esse tipo de seguidor, você verá seu número de seguidores cair toda vez que esse evento ocorrer.

2 – Conteúdo irrelevante ou de baixa frequência.

Quando alguém segue o seu perfil, essa pessoa tem a expectativa de que você crie conteúdo com regularidade e com, no mínimo, a mesma qualidade dos que atraíram sua atenção.

Se uma dessas expectativas não é prontamente atendida, esse seguidor pode decidir que deve deixar de seguir você.

Além disso, de certa forma, para muitos usuários, a diferença entre seguindo e seguidores ressoa como um status social. O contraste define o seu nível de popularidade.

Por exemplo, se alguém tem um número de seguidores superior ao número de contas que está seguindo, essa pessoa é vista como alguém popular. 

Daí o motivo de muitos usuários manterem um rigoroso controle do número de perfis que segue, pois eles não desejam seguir um número de perfis além do necessário.

Então, de tempos em tempos, estão fazendo uma varredura em seu perfil buscando por contas que não precisam mais seguir. 

Se durante essa varredura essa pessoa entender que sua conta não tem conteúdo relevante ou com baixa frequência de postagens, ela poderá se sentir tentada a deixar de segui-lo.

Por conteúdo irrelevante, podemos citar o excesso de conteúdo publicitário, que tem como principal característica apenas anúncios de produtos/serviços e pouco ou nenhum conteúdo educativo. 

3 – Perfil muito antigo.

Se você tem uma conta antiga, isso pode significar que parte dos seus seguidores também são, pois eles são da mesma época em que sua conta foi criada.

Nesse sentido, ao longo do tempo, muitos usuários perdem o acesso às suas contas, principalmente por esquecimento das suas credenciais de login, o que as motivam a criarem novos perfis e abandonarem o seu antigo.

Essas contas abandonadas, após um período de inatividade, são excluídas pelo Instagram. Embora não haja informações claras da rede social a respeito desse tipo de exclusão, pode-se ter um sinal ao ler a política de nome de usuário.

Quando essas contas são excluídas, seu número de seguidores também é reduzido, já que esses perfis seguiam você. 

Além disso, você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que desativam suas contas do Instagram por motivos pessoais e depois não voltam a utilizá-las.

Muitas dessas pessoas, após desativar sua conta, acabam criando novas contas e deixando a sua antiga de lado, com isso, seu perfil pode experimentar uma redução de número de seguidores.

4 – Você está sendo cancelado.

Nos últimos anos, a palavra “cancelar” se tornou uma expressão popular na internet e o principal fantasma de influenciadores e criadores de conteúdo.

O cancelamento é um fenômeno atual de proporção massiva em que uma pessoa ou um grupo perde sua posição de influência ou fama na internet e sociedade.

Os motivos que podem eclodir um fenômeno assim podem ser vários, podendo ser uma opinião ou atitude, desde que seja socialmente considerada repugnante.

Cancelamentos não atingem somente as celebridades, eles acontecem com todas as categorias de influenciadores, do micro ao macro influenciador, todos estão sujeitos.

Geralmente, o cancelamento se dá em torno de opiniões ou atitudes que endossam o preconceito, a discriminação ou injustiças.

5 – Você fez alguma mudança.

Tudo deve evoluir com o passar do tempo, e isso implica que você realize mudanças para se adequar ao que existe de mais atual.

No entanto, por mais que essas atualizações sejam necessárias, algumas costumam ter efeitos não desejados, como por exemplo a perda de seguidores.

Fãs podem ser muito resistentes a mudanças, principalmente quando estão habitualmente expostos a conteúdos que respeitam um determinado padrão.

Mudanças bruscas podem ter efeitos negativos, como a perda de seguidores, principalmente quando acontecem sem o devido planejamento do criador.

Estou perdendo seguidores no Instagram, o que fazer?

A princípio, você deve buscar entender o motivo pelo qual está perdendo seguidores. Identificar o motivo possibilitará você ir para a próxima etapa que é a solução.

Veja a seguir possíveis soluções para cada um dos motivos pelo qual você pode estar perdendo seguidores no Instagram.

Solução para seguidores fantasmas e  perfil antigo.

Por mais que não goste da ideia, não há muito o que fazer a respeito desse tipo de seguidor. Eis os motivos:

  • Seu conteúdo é irrelevante para eles: dificilmente esses seguidores se envolverão com o seu conteúdo, na verdade, enquanto eles forem seus seguidores, seu engajamento pode ser bastante prejudicado.
  • Eles prejudicam seu engajamento: eles não interagem, o Instagram entende que seu conteúdo é de baixa relevância, e você tem o alcance reduzido toda vez que isso acontece.
  • Você não tem nenhum controle: se são contas fake ou perfis inativos no aplicativo, logo serão excluídos e você não pode fazer nada sobre isso.

O que você pode fazer é continuar postando seu conteúdo normalmente, mas é muito importante que você utilize CTAs (chamadas para ação) poderosas para obter engajamento destes usuários.

Sempre que possível, provoque-os a curtir, comentar, compartilhar e salvar sua postagem em cada postagem que fizer no Instagram.

Solução para conteúdo irrelevante ou de baixa frequência.

Para você parar de perder seguidores no Instagram por esse motivo, você deve se concentrar em encontrar o melhor conteúdo capaz de reter esses usuários.

Use o Instagram Insights para obter informações do seu perfil e postagens, tente identificar quais postagens tiveram o melhor desempenho e inspire-se nelas no momento de criar o seu próximo conteúdo.

Você pode melhorar a qualidade das suas postagens com as nossas dicas de fotos, postando conteúdos populares do Instagram, ou postando Reels nos melhores horários.

Além disso, calcular sua taxa de engajamento é uma forma de saber se conteúdo irrelevante é o motivo de você estar perdendo seguidores no Instagram.

Se você entender que a frequência de postagens está sendo o motivo mais provável de estar perdendo seguidores, então siga o nosso guia sobre quantas vezes postar no Instagram

Solução para cancelamento no Instagram.

Se você está enfrentando um duro cancelamento no Instagram, é importante você tentar entender exatamente qual foi o seu erro. Refletir sobre ele é crucial para você buscar possíveis soluções.

Identificado o erro, é o momento de pensar nas soluções, tais como: publicar uma nota pública, um manifesto, fazer uma declaração ou, se for o caso, uma retratação.

Antes de tudo, é importante considerar se vale ou não a pena comentar mais sobre o assunto, e isso inclui as atitudes que listamos acima.

Às vezes, a depender da gravidade e sensibilidade do tema, o mínimo erro de abordagem pode inflamar ainda mais o cancelamento, sendo neste caso uma alternativa melhor você se desligar por um tempo.

Solução para mudanças.

No caso de você estar perdendo seguidores porque fez alguma mudança, é importante que você avalie o estágio em que essa mudança se encontra.

Algumas mudanças têm como consequências inevitáveis a curto prazo a perda de seguidores, mas a longo prazo muitos benefícios, então você deve ter paciência, pois é necessário aguardar esse período de adaptação.

Além disso, é necessário inserir seus seguidores neste processo, tornando-os parte da sua equipe na construção do seu projeto. Essa é uma ótima maneira de mantê-los engajados e também retê-los.

Como saber se estou perdendo seguidores fora do normal?

Perder seguidores não é algo incomum, pois o motivo desses unfollows é que alguns dos seus seguidores vão desativar a conta, outros deixarão de segui-lo, e isso não merece sua preocupação.

No entanto, vale a pena ficar atento a redução de seguidores, pois em alguns casos elas podem assumir características fora do padrão e, neste caso, você deve se preocupar.

Para saber se está ou não perdendo seguidores de forma incomum, acesse o Instagram Insights por meio do seu perfil e toque na opção Total de Seguidores.

Verifique o gráfico apresentado e tente comparar perca de seguidores usando o filtro de período de análise. Isso servirá para você saber se em certo momento houve ou não uma quantidade fora da média de unfollows em sua conta.

Conclusão

Perder seguidores no Instagram é um dos maiores medos de quem cria conteúdo na plataforma, afinal, eles são a chave para o sucesso de qualquer perfil.

Como visto, há cinco possíveis motivos pelos quais você pode estar perdendo seguidores no Instagram, podendo ser até mesmo a combinação de mais de um deles.

É muito importante identificar e entender a razão de estar perdendo seguidores, pois assim você poderá planejar a melhor forma de interromper isso sem ter maiores prejuízos.

Você curtiu?